Vidro de banho: tipos, prós e contras
O design da cabina de duche pode ser executado com uma variedade de materiais que se adequarão ao interior da casa de banho, bem como às suas tarefas funcionais. Os chuveiros modernos são equipados com vários acessórios, mas o vidro ainda é a matéria-prima mais atraente e exigida para as cercas.
Peculiaridades
Os chuveiros de última geração passaram por muitas melhorias importantes em comparação com os primeiros modelos de chuveiro.
Uma característica distintiva das cabines de duche é o seu custo acessível, devido à sua praticidade e minimalismo. Os designs são projetados para propósitos higiênicos óbvios e, portanto, muitas vezes são projetados sem enfeites.
Apesar de os chuveiros de vidro não terem sido usados no dia a dia há muito tempo, devido às suas propriedades individuais, eles são um competidor digno de outros modelos.
Em primeiro lugar, pela naturalidade das matérias-primas, uma vez que materiais inseguros para a saúde humana não são utilizados na produção de vidro.
A canalização de vidro é uma peça moderna e estética de decoração de interiores. A gama de produtos também é representada por modelos clássicos, que se distinguem pela severidade das linhas, simplicidade e design lacônico.
Chuveiros com paredes de vidro têm várias vantagens:
- apelo estético em combinação com propriedades protetoras destinadas a manter um nível ideal de umidade na sala durante a operação da cabine para o fim a que se destina;
- longa vida útil: os vidros, com manuseio adequado e cuidadoso, duram mais de uma dezena de anos, pelo fato de o material não apodrecer, não envelhecer e não estar sujeito a outros processos de destruição, ao contrário da maioria dos outros produtos;
- o processo de instalação das divisórias de vidro leva um mínimo de tempo;
- confiabilidade estrutural;
- a aplicação de diversos elementos decorativos, como a gravura, não reduz a durabilidade dos produtos;
- a capacidade de decorar com qualquer padrão, padrão ou imagem;
- falta de costuras;
- o vidro é fácil de limpar de sujeira ou manchas de água sem o uso de equipamentos especiais, o que garante facilidade de manutenção da estrutura;
- alta resistência da maioria dos produtos, especialmente aqueles que passam por processamento especial durante a fabricação;
- as dimensões dos chuveiros não estão limitadas a certos limites permitidos, eles são feitos de qualquer tamanho e configuração;
- a segurança do revestimento do vidro, que se deve às especificidades da produção tecnológica desses produtos.
Não há muitas desvantagens dos blocos de vidro para cabines de chuveiro, mas o seguinte pode ser distinguido:
- às vezes, a produção de produtos requer a inclusão de elementos de terceiros, o que afeta negativamente as propriedades do vidro;
- a política de preços depende diretamente do tipo de vidro.
Levando em consideração os aspectos positivos e negativos acima, você pode facilmente fazer a escolha certa em favor dos produtos de vidro.
Tipos de óculos
As divisórias de vidro podem ser classificadas de acordo com os seguintes critérios:
- por formulário;
- aparência;
- resistência do material;
- método de abertura de retalho;
- por opções de fortalecimento da estrutura.
O primeiro grupo inclui produtos retangulares, ondulados e cilíndricos.
A aparência (grau de transparência) do material de vidro também é variada.
- Transparente - as opções mais populares. Graças à utilização de tais produtos, o design clássico da cabina de duche está definido. Além disso, esses materiais estão em boa harmonia com qualquer estilo de interior. Os produtos têm excelente transmissão de luz, por isso não escurecem o ambiente. Eles também são quase invisíveis visualmente. Os blocos de vidro transparentes podem ser preenchidos com enchimento, que é usado como imitação de belas conchas do mar, vida marinha exótica, plantas ou composições de cores.
- Vidro fosco. Essas partições criam um ambiente confortável e isolado na cabine, ao mesmo tempo, sem restringir a visão e mantendo boas propriedades de transmissão de luz. Existem vários tipos de vidro fosco: produtos brancos e coloridos. As últimas versões são feitas em uma grande variedade de cores e servem como decoração para o design da sala. Mas são as partições coloridas que permitem que a luz penetre um pouco pior.
Em casas de banho com pequena área, durante a instalação de tais produtos, é fornecida iluminação artificial adicional.
- Vidro com padrões - produtos em cuja superfície, por meio de gravação ou jato de areia, é aplicado um padrão. Este projeto parece arejado, uma reminiscência de renda perfurada.
- Produtos de vitral - produtos únicos, graças aos quais pode criar uma decoração original e original da casa de banho e duche. Essas divisórias e portas são feitas de acordo com pedidos individuais. A imagem na superfície é o destaque de todo o design. O custo dos vitrais depende diretamente do tamanho e das sutilezas do padrão aplicado: os modelos mais baratos são feitos de maneira muito mais modesta, em contraste com os produtos caros.
Os indicadores de resistência de vidros para chuveiros permitem dividir os produtos nos seguintes grupos:
- material comum;
- triplex;
- vidro tenso.
O primeiro grupo inclui designs que são orçamentários, mas não são uma opção tão popular para chuveiros. O vidro tem uma bela aparência, longa vida útil, não fica riscado, os produtos são fáceis de cuidar e lavar. No entanto, para a construção de cabines, este produto não é escolhido com tanta frequência, visto que o material é bastante frágil, havendo o risco de se partir, formando muitos fragmentos perigosos.
Na maioria das vezes, o envidraçamento triplex é o preferido para organizar um chuveiro. Uma característica do material é sua estrutura, que pressupõe a presença de várias camadas de material com um filme de polímero entre elas. Essa tecnologia de produção permite que você obtenha produtos acabados muito duráveis que podem quebrar, mas não haverá fragmentos pontiagudos. Devido a tais características, o custo dos produtos aumenta significativamente.
Os produtos temperados são feitos por tratamento térmico de vidros comuns. Com isso, obtém-se um material cuja característica distintiva é a resistência. No caso de danos a tal produto, não haverá bordas perigosas dos fragmentos. O alto custo dos produtos se deve à confiabilidade e segurança das estruturas.
Pode haver várias maneiras de abrir as portas do box do chuveiro: existem portas dobráveis, corrediças e giratórias. Cada método envolve o uso de mecanismos especiais para realizar suas tarefas funcionais.
O reforço das estruturas é realizado pelo método frame e frameless. A primeira opção oferece resistência máxima, mesmo levando em consideração o uso de vidros finos.
O último método é um dispositivo de cabine mais simples que permite projetar modelos de chuveiro para todos os gostos.
Desenhos e formas
As cabines de duche em vidro podem ter designs completamente diferentes. Freqüentemente, há chuveiros ou cabines de canto construídas em nichos especiais.Em chalés particulares, eles preferem instalar opções autônomas, que também podem ser complementadas por coberturas peculiares.
Os formulários não se limitam às opções tradicionais, uma vez que as divisórias de vidro podem repetir a forma de um quadrado, oval ou retângulo, e as cabines do tipo semicircular são equipadas na junção das paredes da sala.
A base para um duche de vidro é uma palete, cuja escolha depende da área da divisão, das preferências individuais do proprietário. O pallet não precisa ser comprado, já que a bacia sanitária do chuveiro, principalmente para cabines de vidro, pode ser feita com as próprias mãos.
Os mais comumente usados são paletes de acrílico ou ferro fundido., bem como bases forradas a azulejos ou pedra artificial (ou natural). Os produtos são facilmente montados em seu lugar no banheiro e não requerem condições especiais, além da superfície mais plana.
Para evitar vazamentos de água para fora da estrutura, as juntas das paredes com divisórias de vidro, assim como o vidro com o piso, devem ser vedadas. Onde será localizada a porta, uma pequena elevação é erguida na água do lado.
Projetos que combinam diferentes tipos de produtos de vidro são muito populares. Para fazer isso, é necessário representar o futuro painel de vidro no papel e, em seguida, comprar blocos do tipo necessário na quantidade especificada necessária para criar as paredes.
O tamanho é selecionado de acordo com os desejos dos compradores. As cabines de duche podem ter dimensões standard, concebidas para uma pessoa, ou podem ser sobredimensionadas: nestas estruturas, duas pessoas podem facilmente tomar banho.
As portas de vidro são feitas de material temperado, cuja espessura varia de 4 a 6 mm. Em alguns modelos, pode ter até 10 mm.
As partições podem ter as seguintes dimensões:
- altura de 1850 mm a 1950 mm;
- a largura varia entre 700-1100 mm.
No entanto, uma característica como a dimensão tem valores puramente individuais, que dependem da forma e do tipo de estrutura, bem como da zona da divisão em que será efectuada a instalação da instalação sanitária.
Qual escolher?
Existem muitas opções de vidro diferentes para cabines de duche no mercado hoje.
Existem essas variedades:
- produtos dobrados;
- chuveiros em blocos de vidro;
- chuveiros de plexiglass;
- produtos hidrofóbicos;
- estrutura de vidro refratário.
É por isso que, ao escolher o material ideal, é muito fácil se perder em uma grande variedade de tipos, formas e cores.
Na maioria das vezes, os consumidores confiam em suas próprias preferências de gosto (em termos de design de produto).
Mas quanto às características de qualidade, seria mais correto ouvir a opinião de especialistas e consultores.
Além disso, há uma série de critérios fundamentais em relação à compra de vidros para chuveiros.
- A casa de banho continua a ser um dos locais inseguros da habitação, pelo que é necessário proteger os membros do agregado familiar de trágicos acidentes domésticos nela (especialmente se houver crianças em casa). Ao instalar cabines de duche de vidro, deve considerar as medidas de segurança. A opção mais aceitável seriam os produtos em brasa, que podem ser decorados de qualquer forma: várias cores e texturas.
- É muito importante que a borda do vidro também esteja em conformidade com os requisitos de segurança. Portanto, todas as arestas dos componentes da estrutura devem ser lixadas.
- Um critério importante é a espessura do material. O valor ideal é considerado uma opção de oito ou dez milímetros.
- A praticidade é uma nuance importante para superfícies de vidro para box de chuveiro. Implica facilidade de manutenção, mantendo assim uma aparência atraente de toda a estrutura do encanamento.Vale a pena dar preferência às superfícies polidas, graças às quais pode utilizar absolutamente qualquer meio de higiene corporal na cabina, e também não haverá necessidade de adquirir quaisquer formulações especializadas para a lavagem de toda a estrutura da casa de banho.
- Um critério importante não é apenas a funcionalidade, mas também a beleza e atratividade do vidro e da cabine como um todo.
Como cuidar?
Para prolongar a vida útil de uma cabine de duche em vidro (incluindo a palete e o próprio vidro utilizado para equipar portas e divisórias), é necessário manter a estrutura limpa.
Existem várias diretrizes gerais para atingir esses objetivos.
- Para ventilar e secar completamente todas, sem exceção, as superfícies da cabina de duche, após cada procedimento de higiene, é necessário abrir as portas.
- Para excluir a ocorrência de gotejamentos no vidro (bem como a formação de incrustações), todos os encaixes, cortinas, componentes e divisórias de vidro devem ser limpos até o topo com toalhas de celulose (ou microfibra).
- Produtos de limpeza abrasivos e escovas de metal não devem ser usados para limpar vidros (incluindo chuveiros totalmente em vidro). Uma vez que deformam a estrutura do material e (com o tempo) após o uso regular de um método tão agressivo de limpeza de superfícies, não será mais possível limpar o produto.
- Os componentes da cabina de duche sujeitos à corrosão devem ser tratados regularmente com compostos anti-sépticos. Se até mesmo uma leve ferrugem se formar nas peças, é melhor substituí-las por novas. Deve-se prestar muita atenção à facilidade de manutenção das juntas e várias vedações. A sua deterioração pode afetar negativamente o estado do vidro.
- Mesmo pequenos danos ao vidro requerem a substituição do elemento. Tal deve-se ao facto de a humidade e os diversos produtos de higiene utilizados no duche, aí depositados, entrarem no vidro através de microfissuras e fissuras. Sua presença viola a rigidez de toda a estrutura, o processo de formação e reprodução de fungos e bolores começa.
Você pode aprender como limpar as paredes de vidro do box do chuveiro no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.