Ralo do chuveiro: características de design e instalação

Contente
  1. Recursos do dispositivo
  2. Critérios de escolha
  3. Montagem e instalação
  4. Dicas úteis

A disposição do ralo do chuveiro é importante, pois sem ela não haverá conforto na hora de tomar água. A instalação incorreta do dreno causará vazamento de água.

Recursos do dispositivo

Providencie um local com antecedência e selecione uma opção para um sistema de drenagem de líquidos.

Se for assumido que o banheiro será equipado com uma bandeja, pode haver duas opções:

  • escadas;
  • canais.

Nos chuveiros sem bandejas, são usados ​​com mais frequência ralos de drenagem, dispostos abaixo do nível do chão. Uma característica do sistema é a presença obrigatória de uma plataforma de treliça, sob esta existe um orifício de drenagem. Um mecanismo de drenagem é montado dentro do orifício de drenagem. É necessário para que os ralos não voltem para o chuveiro, caso contrário se formarão estagnação e um odor desagradável.

Para eliminar completamente esses problemas, o piso do chuveiro é montado com uma inclinação em direção à válvula de drenagem. É importante pensar no posicionamento correto, pois se a churrasqueira for instalada no centro do chuveiro, o piso deve ser inclinado em 4 planos, e se a válvula de drenagem for colocada no canto, pode-se fazer inclinando um ou dois aviões.

A escada parece um sistema pré-fabricado, que inclui:

  • a própria escada;
  • sifão;
  • juntas e vedações;
  • selo d'água.

A calha do duche é um corpo rectangular alongado, constituído por grelha com canal de escoamento e ralo. O objetivo direto da espécie é drenar os ralos do chuveiro para o esgoto. À venda você pode ver grades de vários formatos e materiais diversos. As configurações podem ser selecionadas de acordo com as necessidades e capacidades financeiras.

A calha do duche está instalada à porta da casa de banho ou junto à parede. A base deve ser inclinada para um lado (dependendo do local escolhido para o canal). Um canal corretamente instalado fornece uma boa drenagem, caso contrário, a água pode transbordar, o que pode entrar sob o ladrilho.

Mecanismos modernos são capazes de passar até 20 litros por minuto. Os materiais padrão para a fabricação de canais são plástico ou aço inoxidável. Esses sistemas de drenagem são vendidos como peças ou como um conjunto completo. As opções são bastante flexíveis.

A escolha dos esquemas de instalação pode levar em consideração a localização da distribuição de esgoto existente, bem como levar em consideração a altura da base do chuveiro. Dependendo do esquema existente, um ou outro equipamento é adquirido. Considere os tipos de cabines com e sem palete.

Critérios de escolha

As cercas de paletes são inúmeras variações encontradas em grande número nos pontos de venda. O esquema de drenagem é simples: pelo orifício de latão na parte inferior. A disposição de tal sistema é conveniente. Não requer preparação preliminar do piso.

Cercas sem paletes são comuns em banheiros públicos e saunas, mas recentemente também em banheiros domésticos. O papel de drenagem em tais chuveiros é desempenhado por orifícios especiais no chão, que são rebaixados abaixo do nível do chão, na fase de sua instalação.

Existem muitos sistemas de engenharia em lojas modernas, às vezes a linha entre os tipos é confusa e surge a confusão nas definições. Para esclarecer as características dos dispositivos e instalação, vale a pena desmontar com mais detalhes os sistemas para os diferentes chuveiros

A parte principal dos sistemas é um sifão. O principal objetivo desta parte é proteger os canos de esgoto de entupimento.As classificações do sifão estão relacionadas com a altura do produto e o diâmetro da saída.

Existem sistemas de mamadeira e joelho. Como base para a produção, são utilizados aço inoxidável, ferro fundido e plástico.

Diferentes designs de sifão têm diferentes capacidades de fluxo. Se você escolher um aparelho com taxas reduzidas, determinadas pelo volume de água, poderá encher todo o piso enquanto toma banho. Para evitar problemas, é aconselhável calcular o volume de líquido consumido antes mesmo de comprar o aparelho.

Deve-se tomar cuidado especial se os detalhes da construção não forem adquiridos como um kit. As peças individuais e os orifícios devem corresponder.

Independentemente da escolha de um determinado sistema, você, além dos sifões, precisará de:

  • tubos de esgoto em plástico;
  • selante;
  • ferramentas para o trabalho

Agora mais sobre os tipos de sifões.

  • Os usuários podem ver a variante do tipo garrafa em pias e pias, aqui é a visualização principal. Este sifão é adequado para um estande com palete. A forma do sistema lembra uma garrafa conectada a um ralo. Um tubo de conexão sai lateralmente e é direcionado para o ralo de esgoto. A parte inferior da estrutura é uma tampa de rosca que remove toda a sujeira que entrar. O sistema é fácil de configurar e limpar.
  • O sifão da versão de joelho se parece com um tubo (S ou U curvo). A dobra é suportada por braçadeiras. A principal vantagem é a baixa altura. No entanto, a limpeza do dispositivo torna-se muito mais difícil, especialmente se o elemento for ondulado.

    No entanto, essa peça é conveniente de instalar, uma vez que a dobra pode ser colocada em qualquer lugar e em qualquer declive. O tubo corrugado é freqüentemente usado para drenar águas residuais de um box de chuveiro. Devido à sua elasticidade, é possível incorporar um belo sistema externo de escoamento de água.

    Montagem e instalação

    Conforme descrito acima, uma instalação mais simples é um sistema de base de chuveiro.

    Vire a base e fixe as juntas entre a estrutura e o canal de drenagem. Faça a instalação do sistema e proteja-o com as ferramentas do sistema. Certifique-se de que a base esteja acima da borda inferior do sistema. Vire a base e coloque-a no lugar. Ajuste os pés para a altura. Deve haver uma diferença de cerca de cinco graus entre a altura do dreno no sifão e o ralo do esgoto.

    Você pode conectar o dreno: instale a rede e proteja as bordas com selante. Instale o T conectando o tubo curvo ao mamilo usando espaçadores. Se necessário, monte uma válvula especial, aqui ela pode ser substituída por um sistema "dreno-transbordamento" (escolha a seu critério).

    Se não for planejada a instalação de um palete no chuveiro, o piso do banheiro fará o seu papel. Para isso, inicialmente ela se ajusta no ângulo desejado, portanto a base existente terá que ser desmontada. Um sistema de drenagem de canal é instalado diretamente no chão. Fixar em todas as faces com argamassa de cimento. Para evitar danos à superfície polida, cubra a grade do canal com fita adesiva.

    Fixe o duto com suportes especiais na base do piso. Se o corpo da bandeja for de metal, aterre-o. Existem ajustadores nas laterais da caixa, com os quais você pode nivelar o dispositivo de acordo com o nível horizontal. Preste atenção especial ao apertar as porcas: as porcas mal apertadas serão impossíveis de ajustar ou remover. O mecanismo será cimentado na altura do chão.

    Pegue a mangueira de conexão e prenda-a ao bico. A outra extremidade da conexão deve ser disposta no tubo. Certifique-se de que a mangueira esteja bem encaixada. Para evitar vazamentos, você pode tratar o tubo de ramificação com uma fina camada de silicone.

    Em seguida, preencha o espaço deixado nas laterais do canal com cimento. Considere a espessura do material de acabamento a ser colocado no topo.Os ladrilhos cerâmicos podem servir de base para o duche (podem ser substituídos por qualquer outro material à prova de água).

    Para evitar que o escoamento se acumule no canal, o topo do ladrilho deve ser ligeiramente mais alto que o canal. Ao instalar uma cerca sem base, coloque os ladrilhos da estrutura. A junta com ele deve ser perfeitamente plana e as bordas afiadas devem estar ausentes. Para uma melhor drenagem, é necessário fazer um declive reto para o dreno, que deve ser de 1-1,5 cm por 1 m do comprimento de toda a base.

    Após o assentamento, limpe as bordas da estrutura e preencha com selante. A fita protetora da estrutura pode ser removida somente após a camada selada estar completamente seca.

    A instalação do ralo do chuveiro é semelhante às etapas de disposição do projeto anterior. Os sistemas de escada são mais baratos do que os dutos, mas são vendidos sem mecanismos de travamento. Portanto, você deve levar em consideração os diagramas e recursos de instalação.

    A aparência deste mecanismo de drenagem assemelha-se a um corpo simples com detalhes internos: um botão ou uma válvula e um sistema de drenagem. O dispositivo requer uma instalação inicial rígida no nível desejado. A instalação em altura será fornecida por tijolos comuns colocados sob a estrutura. Ladrilhos múltiplos ou outros materiais adequados também funcionarão. É mais difícil ajustar a posição horizontal aqui.

    O controle da localização da estrutura de drenagem só é possível após o vazamento da argamassa de cimento (enquanto seca). A impermeabilização obrigatória é aplicada na betonilha e, a seguir, na demão de acabamento. Após a instalação completa e algum tempo de uso, as partes internas do dispositivo podem ser facilmente desmontadas. O tubo de drenagem só pode ser limpo com um cabo especial.

    Dicas úteis

    Antes de comprar um sifão, meça a distância entre a válvula de saída do reservatório e o chão. A estrutura deve caber sob o palete.

    Certifique-se de que a válvula do reservatório seja dimensionada para corresponder à largura do pescoço do sistema. As dimensões padrão variam: 52, 62, 90 mm

    Preste atenção especial ao sistema de drenagem de detritos na base baixa do box do chuveiro.

    Ao organizar um sistema de canais, considere alguns recursos.

    • A capacidade de fluxo do canal não deve ser inferior ao fluxo de água no chuveiro. Por exemplo, uma hidromassagem convencional consome 10 litros de água por minuto.
    • Leve em consideração a localização da bandeja do tubo do ramal, bem como do tubo de esgoto. Quanto menor for, melhor.
    • Verifique a taxa de transferência do sistema em caso de dúvida. Tente prender a estrutura à base e ao tubo e dê água sob pressão.
    • Leve em consideração o diâmetro da mangueira que sai do bocal. Não deve ser inferior a 40 mm. Sua inclinação deve ser de 30 mm por 1 m.
    • Para facilitar o acesso à estrutura (para limpeza), escolha a opção seccional. Está montado na porta da sala.
    • Consulte profissionais e (somente se você tiver confiança em suas próprias habilidades) prossiga com a instalação do sistema.

    Para informações sobre como montar um box de chuveiro, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário