Variedades e instalação de sifões para cabine de duche

Contente
  1. Variedades
  2. Projetos e dimensões
  3. Critérios de escolha
  4. Instalação
  5. Limpeza e substituição

No projeto do boxe, o sifão desempenha uma espécie de papel intermediário. Proporciona o redirecionamento da água usada do reservatório para o esgoto. E também tem como função fornecer uma vedação hidráulica (mais conhecida como tampão de água), que nem sempre pode ser detectada devido à presença de análogos de membrana que protegem o apartamento do ar com odor fétido de esgoto. O ar do efluente pode ser perigoso para o sistema respiratório e para a saúde humana, pois é tóxico.

O design do sifão padrão consiste em dois elementos - um dreno e um transbordamento, que também nem sempre está presente. O mercado moderno oferece aos consumidores uma grande variedade e seleção de uma grande variedade de sifões, diferentes em design, método de operação e tamanhos.

Variedades

Com base no mecanismo de ação, todos os sifões são classificados em três grupos principais.

  • Ordinário - a opção padrão e mais comum com a qual a maioria dos consumidores está familiarizada. O esquema de ação de um sifão comum é o seguinte: quando a tampa é fechada, a água é coletada no recipiente; quando você abre o bujão, a água vai para o ralo de esgoto. Consequentemente, essas unidades devem ser controladas completamente manualmente. Esses sifões são considerados totalmente desatualizados, embora sejam os mais baratos e orçamentários. Portanto, na maioria das vezes eles preferem modelos mais modernos com um mecanismo aprimorado.
  • Automático - estes modelos foram concebidos principalmente para paletes altas. Neste projeto, há uma alça especial para controle, graças à qual o usuário abre e fecha de forma independente o orifício de drenagem.
  • Com design Click & Clack - é a opção mais moderna e conveniente. Em vez de uma alça, há um botão aqui, que fica na altura do pé. Portanto, se necessário, o proprietário pode abrir ou fechar o ralo pressionando.

Ao escolher um sifão, em primeiro lugar, é necessário focar no espaço por baixo da palete, pois é aí que a estrutura será posteriormente instalada.

Modelos atingindo 8 - 20 cm são mais comuns, portanto, para recipientes baixos, um sifão baixo é necessário.

Projetos e dimensões

Além de diferirem em seu mecanismo de ação, os sifões também são subdivididos de acordo com seu design.

  • Garrafa - quase todo mundo conhece um projeto semelhante em sua casa, no banheiro ou na cozinha. Com base no nome, fica claro que esse design é semelhante em aparência a uma garrafa ou frasco. Uma extremidade se conecta a um ralo com uma grade de filtro na panela, a outra a um cano de esgoto. Essa garrafa coleta e acumula todo o lixo que entra no ralo antes de ser descartado na rede de esgoto. Mas também suas funções incluem fornecer ao sistema um selo d'água. Ele é criado devido ao fato de que o sifão sai um pouco mais alto do que a borda do tubo de entrada.

Existem dois tipos no total: o primeiro - com um tubo submerso na água, o segundo - com duas câmaras comunicantes, separadas por uma divisória. Apesar da ligeira diferença de design, os dois tipos são igualmente eficazes. Em geral, este tipo de construção distingue-se pelas suas dimensões impressionantes, o que praticamente não permite utilizá-las em conjunto com cabinas de duche de base baixa (um pódio especial ajudará aqui).São cómodos apenas na medida em que são muito fáceis de limpar da sujidade acumulada no interior, para isso basta desapertar a tampa lateral ou através de um orifício especial no fundo.

  • Cachimbo clássico - também são modelos bastante comuns, visualmente se parecem com um tubo dobrado na forma da letra “U” ou “S”. A válvula de retenção está localizada no segmento de curva natural do tubo. A estrutura é confiável e altamente estável devido à sua rigidez. Este tipo, devido às paredes lisas, não aquece bem a sujidade e por isso não necessita de limpezas frequentes. Os modelos podem ser adquiridos em diferentes tamanhos, que são difíceis de usar com paletes baixas.
  • Ondulado - esta opção é a mais conveniente se o espaço na sala for limitado, uma vez que a ondulação pode ser dada em qualquer posição desejada, o que também irá simplificar o processo de instalação. Consequentemente, uma vedação hidráulica é formada na curva, no entanto, a água deve cobrir completamente a abertura do tubo para que a trava hidráulica funcione corretamente. A desvantagem de um tubo corrugado é sua fragilidade e o rápido acúmulo de sujeira nas dobras, o que exige limpeza preventiva frequente.
  • Dreno de armadilha - caracterizado pela simplicidade de design e instalação. Projetado para estandes com base baixa, não possui plugues e entradas de overflow. A altura do ralo chega a 80 mm.
  • "Seco" - este projeto foi desenvolvido com o menor valor de altura, enquanto os fabricantes abandonaram a clássica fechadura hidráulica e a substituíram por uma membrana de silicone, que, ao ser endireitada, permite a passagem da água, assume seu estado original e não libera danos gases de esgoto. Visualmente, parece um tubo de polímero bem enrolado. A vantagem de um sifão seco é que ele funciona perfeitamente em temperaturas abaixo de zero e piso aquecido (faz com que o selo d'água seque). Caberá até mesmo no palete mais baixo. No entanto, esses acessórios são os mais caros e, em caso de entupimento ou quebra da membrana, o reparo será caro.
  • Com estouro - a sua instalação efectua-se apenas se estiver prevista na concepção da palete, caso em que será necessário um sifão adequado. A diferença é que um tubo adicional passa entre o sifão e o transbordamento, ao mesmo tempo que os acessórios podem ser qualquer um dos listados acima. Normalmente feito de tubo corrugado, para alterar a localização do transbordamento se necessário. O transbordamento permite que você use a bandeja na profundidade adequada para lavar as coisas ou como banho para uma criança pequena.
  • Com uma cesta especialque pode ser recuperado. Há mais células nessa grade do que nas encontradas em sifões autolimpantes.
  • Escadasequipado com uma grelha e um tampão que fecha o orifício de drenagem.

Prestar atenção ao tipo mais comum de paletes, nomeadamente baixo, ondulado é perfeito para isso, e ainda melhor - uma escada de esgoto.

O dreno é inserido como um sifão normal no orifício de drenagem ou é despejado diretamente na base de concreto (na mesa de concreto), que atua como um palete. É importante considerar que quanto menor a altura da escada, mais eficientemente ela desempenha sua função.

Critérios de escolha

O princípio de operação e design não são os únicos critérios para a escolha de um sifão. Suas características técnicas e principalmente seu diâmetro são importantes.

Para que o encanamento funcione por muito tempo e execute todos os seus trabalhos com alta qualidade, as características necessárias devem ser levadas em consideração na escolha.

  • A primeira coisa a considerar é o espaço entre a palete e o chão. Este é o critério principal e decisivo, todas as características subsequentes são levadas em consideração na próxima curva.
  • O valor do diâmetro do orifício de drenagem. Por norma, as paletes têm diâmetros de 5,2 cm, 6,2 cm e 9 cm, por isso, antes de comprar, deve saber com certeza o diâmetro do orifício de escoamento medindo-o.Se o sifão de ligação à rede de esgotos já vem com duche e é totalmente adequado em todos os aspectos, é melhor utilizá-lo.
  • Largura de banda. Isso determinará a velocidade com que o recipiente será esvaziado de água usada, a rapidez com que a estrutura irá entupir e com que freqüência ele precisará ser limpo. O caudal médio para cabinas de duche é de 30 l / min, um maior consumo de água só pode ocorrer com funções adicionais, por exemplo, hidromassagem. O indicador de vazão é determinado medindo-se a camada de água localizada acima do nível da superfície do dreno. Para a remoção completa da água, o nível da camada de água deve ser: para um diâmetro de 5,2 e 6,2 cm - 12 cm, para um diâmetro de 9 cm - 15 cm. Portanto, sifões de diâmetros menores (50 mm) são utilizados para paletes baixas e para paletes altas, respectivamente, grandes. Em qualquer caso, as instruções do chuveiro devem indicar a vazão recomendada, que deve ser levada em consideração na escolha do sifão.
  • A presença de elementos adicionais. Mesmo os sifões de melhor qualidade e funcionais ficam obstruídos de vez em quando. Para não ter que desmontar e desmontar completamente o sistema no futuro, a proteção do dreno deve ser pensada com antecedência. A partir do momento da compra, é preferível dar preferência aos modelos autolimpantes ou produtos com tela para estancar pequenos detritos, o que evitará que o ralo se entupa rapidamente. Importante: em nenhum caso o bloqueio deve ser limpo com ar comprimido, isso pode levar a vazamentos nas conexões e a ocorrência de vazamentos. Um fato interessante é que quanto menos conexões uma estrutura possui, mais forte ela é e menor a chance de ser despressurizada.

Instalação

Apesar de algumas diferenças, todos os coletores de chuveiro têm a mesma ordem de instalação. Apenas elementos adicionais são conectados de maneiras diferentes, por exemplo, alças para sifões "secos", um botão para Click & Clack e assim por diante. No entanto, é melhor esclarecer com antecedência em que ordem a instalação ocorre diretamente com o fabricante, uma vez que diferentes marcas podem ter suas próprias características.

Antes de começar a trabalhar, vamos nos familiarizar com os componentes da estrutura do sifão.

  • Quadro. Fixados com hastes roscadas de liga resistente à corrosão, podem ter de duas a quatro peças. O próprio corpo é geralmente feito de polímeros e o resto do recheio é colocado dentro dele.
  • Selagem de elásticos. O primeiro é instalado entre a superfície do palete e o corpo, o segundo - entre a grelha e o palete. Ao comprar, é importante observar a superfície dos elásticos. Os fabricantes estrangeiros produzem juntas nervuradas, e isso aumenta significativamente o nível de confiabilidade da vedação, com uma diminuição na força de aperto. Este último proporciona uma vida útil mais longa. Ao contrário deles, os fabricantes nacionais produzem juntas absolutamente planas, o que, ao contrário, afeta negativamente a vida útil.
  • Ramo de tubulação. Este é um tubo curto usado para conectar o sifão ao tubo de esgoto externo. Pode ser reto ou angular, com liberação adicional (ajuste de comprimento).
  • Junta autovedante, porcas com anilha. Eles são presos ao tubo do ramo e a porca é aparafusada na rosca do ramo no corpo.
  • Vidro de vedação de água. Ele é inserido na caixa para impedir que o ar do esgoto entre na sala e reter grandes detritos. Fixado com parafusos de metal.
  • Válvula de segurança. Protege o sifão durante o trabalho. A válvula é feita de papelão e plástico.
  • Selo de água. Equipado com anéis de vedação de borracha, localizados no vidro.
  • Escorra a grelha. Fabricado em liga resistente à corrosão. Equipado com ganchos e fixado na superfície superior do vidro. Essas travas protegem a churrasqueira contra liberação não intencional durante o banho.

A instalação é mais prática após a colocação do palete na base.

  • Limpamos a cola velha com a qual os ladrilhos foram fixados. Na hora do trabalho de faceamento, a linha inferior nunca é completada até o fim, ela precisa ser instalada somente após o trabalho de acabamento com o palete. Efetuamos a limpeza da sala e removemos todos os detritos resultantes.
  • Processamos a parede próxima ao palete com material impermeabilizante. A área a ser tratada terá aproximadamente 15 a 20 cm de altura, podendo a mástique ser utilizada como impermeabilizante, observando todas as recomendações dos fabricantes. O número de camadas depende diretamente da condição da parede.
  • Fixamos as pernas no palete. Primeiro, espalhamos as folhas de papelão para que a superfície não seja arranhada e colocamos o palete de cabeça para baixo sobre elas. Escolhemos o arranjo de pernas mais adequado, levando em consideração seu tamanho e as características da superfície de apoio. Em qualquer caso, as pernas não devem entrar em contato com a tubulação de esgoto. Você precisa fixar as pernas com parafusos auto-roscantes, que devem vir completos com o próprio palete. Eles já foram pensados ​​para calcular o fator de segurança. Não aperte parafusos auto-roscantes reforçados, pois podem danificar a parte frontal da palete.
  • Colocamos o palete com as estantes fixas no local pretendido e ajustamos a posição com os parafusos localizados nas pernas. A linha horizontal é verificada em ambas as direções. Primeiro, definimos o nível no palete próximo à parede e ajustamos a posição horizontal. Em seguida, definimos o nível perpendicular e horizontalmente novamente. No final, volte ao palete e alinhe. Em seguida, apertamos as contraporcas para evitar que a rosca se solte automaticamente.
  • Insira um lápis simples no orifício de drenagem e desenhe um círculo embaixo dele no chão. Desenhe linhas ao longo da borda inferior das prateleiras. Retiramos a palete.
  • Aplicamos uma régua e destacamos as linhas com mais clareza. É aqui que os elementos de apoio lateral serão fixados.
  • Aplicamos elementos de fixação nas marcas e marcamos a localização dos pinos. A parte superior dos dispositivos está claramente alinhada.
  • Agora, perfuramos os compartimentos de fixação das buchas cerca de 1 - 2 cm mais profundos do que o comprimento do bico de plástico. É necessário um local sobressalente para que a poeira assentada não impeça os bicos de entrarem firmemente. Fixamos toda a estrutura com buchas.
  • Colamos uma fita impermeabilizante nos cantos do palete, colocamos em fita dupla-face.

    Depois de preparar a base e fixar o palete, pode-se começar a instalar o sifão. As instruções passo a passo do tipo "faça você mesmo" para conectar um sifão incluem várias operações sequenciais.

    • Desembalamos o sifão e verificamos a integridade da embalagem e a confiabilidade da conexão rosqueada.
    • Colocamos uma porca e uma borracha de vedação no tubo do ramal (tubo curto). O resultante é inserido no ramo do corpo. Para evitar que a gengiva seja danificada, pode ser lubrificada com óleo técnico ou água com sabão comum.
    • Colocamos o sifão no círculo delineado anteriormente, medimos o comprimento do tubo conectado e o cortamos. Se o tubo e o ramal estiverem em ângulo, você precisará usar o cotovelo. Conectamos o joelho. Deve ser fixado na direção da entrada do esgoto. Deve ser colocado antes de ser realizado o teste de estanqueidade do box. Não devemos esquecer que cada conexão deve ter uma vedação de borracha. Verificamos a inclinação do tubo de drenagem, que não deve ser inferior a dois centímetros por metro.
    • Pressionamos a palete o mais próximo possível da parede e verificamos a estabilidade, as pernas não devem oscilar. Fixamos a borda inferior da lateral na parede. Nós verificamos e nivelamos tudo.
    • Desmontamos o sifão e removemos a válvula de drenagem.
    • Desaparafusamos a manga do corpo, retiramos a tampa com a junta.
    • Aplique selante ao longo da borda do dreno.
    • Colocamos a junta removida anteriormente na ranhura ao longo da qual a composição hermética foi aplicada.
    • Agora aplicamos o selante na própria gaxeta.
    • Colocamos a tampa removida no orifício de drenagem do palete, a rosca da tampa deve ser totalmente idêntica à rosca do orifício. Imediatamente fazemos uma conexão e percorremos a manga da tampa.
    • Em seguida, você precisa consertar o ralo. Para fazer isso, aperte a conexão com uma chave de caixa e insira a válvula.
    • Prosseguimos com a instalação do overflow. Tal como acontece com a instalação do dreno, aqui é necessário colocar uma gaxeta com um selante. Afrouxe o parafuso de fixação e retire a tampa. Combinamos a tampa de extravasamento com o orifício de drenagem na panela. Depois que a conexão é apertada com uma chave ajustável.
    • Finalmente, conectamos o joelho. Isso é feito principalmente com uma corrugação e, se necessário, use os adaptadores adequados.
    • Verificamos a conexão quanto a vazamentos de água. Nesta fase, não se deve ter pressa e é importante verificar tudo cuidadosamente para ver se há pequenos vazamentos. Caso contrário, durante a operação, podem permanecer pequenos vazamentos invisíveis, que causam o crescimento de fungos e destroem o material de revestimento.
    • Com um pincel médio ou um rolo pequeno, aplique outro impermeabilizante na parede, processando com especial cuidado as juntas.
    • Sem esperar que a aroeira seque completamente, colamos o filme hidrorrepelente e revestimos a segunda camada de aroeira. Estamos aguardando a secagem completa do material, que em média leva um dia, especificamos na embalagem.
    • Instalamos uma grelha decorativa no sifão e verificamos a fiabilidade da fixação.

    O sifão está instalado e agora você pode começar a decorar a parede com azulejos, ligando torneiras, chuveiro, chuveiro e assim por diante.

    Limpeza e substituição

    Nenhum equipamento dura para sempre, incluindo sifões, não importa o quão alta qualidade eles sejam. Portanto, você precisa saber como alterá-los. Em primeiro lugar, removemos o painel decorativo na parte inferior da base para ducha, que na maioria das vezes é preso com clipes de encaixe. Pressionamos a periferia do painel com um pouco de esforço e eles se abrem.

    Agora desmontamos o sifão antigo na ordem inversa da instalação:

    1. separe o joelho do tubo de esgoto externo;
    2. desparafuse o joelho do palete com uma chave ajustável ou arruela;
    3. se um estouro for fornecido, desconecte-o;
    4. e ao final desmontar o ralo na ordem inversa de sua coleta.

    Para todos os ralos, exceto para 9 cm, é necessário deixar o chamado orifício de revisão, graças ao qual será possível remover os entulhos. Em 90 mm, o resíduo é descartado pelo ralo. Semestralmente, é necessária a realização de limpezas preventivas, podendo ser limpas com o auxílio de produtos químicos especiais destinados às tubagens.

    Como substituir o sifão no box do chuveiro, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário