Regras para escolher acessórios para cabines de duche de vidro
Em um apartamento moderno, é difícil passar sem uma cabine de chuveiro, que substituiu com sucesso banheiras ultrapassadas e com sua variedade de tipos de design atrai um número cada vez maior de compradores. Ao mesmo tempo, ocupa muito menos espaço, adapta-se melhor ao design da casa de banho e tem muito mais funções. Um dos elementos mais importantes para isso é a escolha de ferragens para cabines de duche, o que garantirá segurança, durabilidade e fiabilidade de utilização.
Tipos de vidro para cabines de chuveiro
Em separado, deve-se insistir na escolha do vidro para cabines de duche, que é utilizado em várias versões, diferindo tanto no design como no grau de segurança durante a utilização.
As seguintes opções são mais comumente usadas:
- vidro comum - com o impacto, ele se desfaz em fragmentos;
- curvo - vidro mais durável, obtido por tratamento térmico especial (dando a forma desejada);
- chanfrado - com processamento especial da borda do vidro, que o torna liso e protege contra cortes;
- fosco - obtido por jato de areia, possivelmente com a aplicação de todos os tipos de padrões;
- vitrais - feitos através da colagem de diferentes partes de vidro de diferentes cores;
- triplex - vidro especial composto por várias camadas, resistente a impactos.
Os principais tipos de acessórios e as regras para a sua seleção
Atualmente, as cabines dos chuveiros são feitas de plástico, policarbonato e vidro. O plástico é um material mais barato, mas com o uso prolongado em condições de mudanças bruscas de temperatura e umidade, ele perde a aparência. As cabines de vidro possuem alto custo, mas também maior durabilidade, resistência a temperaturas extremas e confiabilidade. Ao escolher acessórios para cabines de vidro, deve-se ter um cuidado especial e levar em consideração o fato de que o vidro é frágil, quebra ao bater ou deforma-se, o que pode ser perigoso para o homem.
Portanto, todos os acessórios não devem permitir choques bruscos e vibrações dos produtos de vidro usados no box do chuveiro.
Um conjunto padrão de acessórios para box de chuveiro inclui vários elementos básicos.
- Rollers. Eles são usados em versões de cabines com portas de correr. Na condução ao longo das guias, as portas não devem ter folga lateral que permita a vibração, e também ter um movimento suave e uniforme para a frente e para trás.
- Selos. Usado para selar e evitar o vazamento de água para fora da cabine de chuveiro. Instalado entre portas, painéis, paredes de banheiro e painéis de box de chuveiro. Ao mesmo tempo, eles devem aderir firmemente aos produtos a serem conectados, não perdendo suas propriedades com as mudanças nos indicadores de temperatura e umidade, caso contrário, a água irá inevitavelmente fluir para fora do box do chuveiro.
- Dobradiças da porta. Eles são usados para garantir a abertura da porta. Nesse caso, as dobradiças devem segurar a porta de vidro com firmeza suficiente, evitando que ela se rache. É necessário também levar em consideração o fato de que as portas de vidro, ao contrário das de plástico, têm um peso muito maior, o que certamente afetará a carga nas dobradiças da porta.
- Puxadores para abrir e fechar portas. Eles têm muitas opções. Um dos mais comuns é um modelo com fechadura para fixação de portas de box.
- Fechadura da porta. Usado para consertar portas e evitar que abram. É utilizado separadamente, se não combinado com a maçaneta de abertura das portas. Além disso, dispositivos de travamento magnético são freqüentemente usados em vez de fechaduras.
- Injetores - regadores adicionais de vários formatos. São utilizados na modalidade de hidromassagem, instalados na lateral do estande em plataformas especiais. Freqüentemente, é possível mudar a direção do fluxo do jato de água em diferentes direções.
Além disso, suportes de espelho são usados em chuveiros, que geralmente são montados nas paredes.
Eles devem garantir a montagem confiável do espelho em condições de mudanças de temperatura e alta umidade.
Materiais para acessórios
O requisito mais importante na escolha de acessórios é sua resistência às mudanças de temperatura e a capacidade de trabalhar em condições de alta umidade. Por isso, a principal preferência na escolha das ferragens deve ser dada às opções de latão, alumínio, plástico, além de produtos fabricados em aço inoxidável.
Ao escolher o material com o qual é feita a vedação do box de chuveiro, deve-se ter em mente que os materiais utilizados na sua fabricação (borracha, PVC, silicone, elastômero termoplástico) apresentam várias vantagens e também algumas desvantagens. Por exemplo, vedações de borracha têm baixo custo, mas ao mesmo tempo baixa resistência à abrasão mecânica.
Perfil de PVC de vedação tem resistência à abrasão significativamente maior e não está sujeito a deformação quando exposto à temperatura. Os produtos de silicone são resistentes a várias temperaturas, não racham nem deformam, aderem perfeitamente aos elementos estruturais. Os lacres magnéticos (lacres de silicone com inserções de ímãs) também são confeccionados em silicone, que garantem a estanqueidade entre as portas fechadas do estande. O elastômero termoplástico combina as vantagens da borracha, silicone, PVC, mas tem um custo elevado.
Para uma visão geral das conexões de vidro do chuveiro, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.