Cabines de chuveiro para chalés de verão: tipos e opções de localização
Não é segredo que no campo você não quer se sentir menos confortável do que em um apartamento na cidade. A cabina de duche é uma coisa útil e necessária em qualquer casa de verão, porque permite refrescar-se num dia quente de verão e será simplesmente insubstituível depois de trabalhar na horta ou na horta. Portanto, muitos proprietários se questionam sobre como conseguir condições confortáveis em suas casas de verão com a ajuda de chuveiros.
Recursos e tipos
Você mesmo pode construir uma cabine de chuveiro ou pode comprar uma estrutura pronta que você só precisa instalar corretamente. Anteriormente, um chuveiro externo era feito de madeira na forma de uma pequena casa, mas essa opção há muito tempo perdeu sua utilidade e novos designs de vários materiais vieram para substituí-la.
Existem vários tipos de cabines de duche country, que serão discutidas a seguir.
Cantos do chuveiro
A opção mais comum é considerada os chamados gabinetes de chuveiro, que são uma estrutura simples feita de uma palete e duas paredes laterais. O design deste formulário apaixonou muitos residentes de verão por seu custo relativamente baixo, instalação e operação simples. Não será difícil para uma única pessoa montá-la e, como essa estrutura não tem funções, ela sobrevive facilmente ao inverno sem nenhum dano.
Ao escolher um box de chuveiro, deve-se prestar atenção ao palete, às laterais e ao material de que são feitos. É melhor comprar uma estrutura de acrílico que esquente rapidamente. Mas a cerâmica e o metal são considerados materiais mais frios, portanto, para tomar um banho, primeiro você precisa aquecer o ambiente. O acrílico é uma opção mais leve, mas ao mesmo tempo tem uma resistência maior.
A palete pode ser ondulada ou lisa. Um piso corrugado não é feito por beleza, mas por praticidade - tal superfície é menos escorregadia e, em comparação com uma lisa, não é traumática. Se a família tiver filhos, você pode comprar um palete com laterais.
Ao escolher cabines de chuveiro, você também deve prestar atenção ao sistema de abertura da porta da cabine, que pode ser de gancho ou de rolo. Como mostra a prática, o sistema de rolos é mais durável, uma vez que os ganchos voam rapidamente e as abas começam a ficar tortas.
Cabine de duche móvel
A principal vantagem de tais cabines de duche é a sua ligação aos utilitários. Se desejar, você pode até comprar uma chamada cabana de inverno, dentro da qual está instalado um aquecedor de água. Após a compra, basta levá-lo para a rede elétrica - e você pode tomar banho sem esperar o pré-aquecimento.
Normalmente, o conjunto padrão inclui os seguintes elementos estruturais:
- palete interna;
- cabide;
- válvula de gaveta.
Será um prazer visitar uma cabine de duche quente de verão em qualquer época do ano.
Chuveiros abertos
Eles são considerados os mais baratos e mais simples. Suas características de design são a presença de uma, duas e até três paredes. Via de regra, são pré-fabricados, portanto o funcionamento posterior do estande depende de uma instalação correta e de alta qualidade.
Cabines de duche fechadas
Esta é a opção de chuveiro de verão mais popular e freqüentemente usada. Essas cabines são altamente funcionais - muitas vezes vêm completas com hidromassagem ou banho de vapor. Sua construção consiste em quatro paredes, um telhado e um estrado. Normalmente são vendidos pré-montados, falta fazer a conexão com os sistemas de engenharia - e a cabine está pronta para uso.
Cabines embutidas
Esta versão das cabines pode ser considerada com segurança a mais cara de instalar. Seu design é caracterizado pela complexidade e grandes dimensões. Freqüentemente, vem completo com um gerador de vapor, assentos e um chuveiro de massagem embutido. Alguns modelos representam uma hidrobox - uma combinação de chuveiro com banheira. Com uma cabana assim, mesmo no interior, você pode se sentir no seu melhor.
Localização
Existem muitas maneiras de organizar as estruturas do chuveiro em uma casa de campo de verão. Uma excelente opção para criar condições de conforto para ficar fora da cidade é equipar uma casa de banho completa com duche. É claro que, em comparação com métodos mais simples, essa opção é mais cara, mas o resultado vale a pena.
O local principal do chuveiro de verão é a área próxima à casa e ao jardim.
A primeira opção tem vários prós e contras. Por outro lado, é muito conveniente ter um sistema de esgoto comum com a casa, mas a umidade constante afeta negativamente o revestimento externo do edifício. Por outro lado, ao montar esse box de chuveiro, será necessário equipar uma drenagem de alta qualidade - caso contrário, a fundação da casa será prejudicada. Você também precisa considerar cuidadosamente o sistema de drenagem e revestir a parede da casa. Com a abordagem certa, é perfeitamente possível equipar um excelente duche exterior sem prejudicar o edifício.
Instalar um chuveiro no jardim é uma opção mais econômica e prática. Hoje, você encontra à venda uma excelente cabine de baixo custo, que já será entregue montada, e os proprietários só terão que equipar a rede de esgoto e o abastecimento de água.
Se desejar, essa cabine pode ser facilmente construída com suas próprias mãos. Mas, neste caso, apenas uma montagem da moldura levará muito tempo. Mas a seleção independente de materiais duráveis e a fabricação de uma estrutura durável criarão o chuveiro externo perfeito.
Materiais (editar)
Ao comprar cabines prontas ou fazer essas estruturas com suas próprias mãos, você deve considerar cuidadosamente a escolha do material, porque a vida útil e a facilidade de operação da cabine no futuro dependem de suas propriedades de qualidade e resistência.
Cabines de duche em madeira
Os edifícios de madeira são um clássico do chuveiro de uma casa de campo de verão. Muitas vezes são instalados no jardim, onde fica frio à noite e a água tem tempo para esquentar bem durante o dia. Além disso, essa cabine pode ser facilmente construída por você.
Se falamos de sua durabilidade, então o molhamento diário tem um efeito negativo na madeira, respectivamente, não se pode dizer que tal cabine irá durar muitos anos. Você pode estender a vida útil usando produtos de madeira especiais. Eles criarão uma camada protetora e evitarão que as paredes se molhem, desenvolvam fungos e apodreçam.
A construção dessas cabines é simples e rápida. O principal é calcular antecipadamente as dimensões ideais, equipar a iluminação, colocar uma porta ou pendurar uma cortina, pensar no sistema de abastecimento e escoamento da água e pendurar ganchos para roupas. Recomenda-se instalar uma grade no chão, para que não haja poças e sujeira ao lado do chuveiro.
Cabines de chuveiro de plástico
Esses designs em suas formas e tamanhos praticamente não diferem das opções anteriores. A moldura de plástico é fácil de instalar, mas ao mesmo tempo é bastante durável e pode durar mais de uma década. Comparadas às estruturas de madeira, as cabines de plástico apresentam vantagens mais significativas: resistência do material a temperaturas, precipitação, umidade e danos mecânicos.
Obviamente, como qualquer outro material, o plástico precisa de cuidados, por isso é muito importante manter o interior e o exterior da cabina limpos.
A variedade de cabines de chuveiro de plástico inclui muitos modelos que diferem em parâmetros, design e presença de funções diferentes. Portanto, será muito simples escolher a melhor opção para uma determinada área suburbana.
Cabines de chuveiro de metal
Em termos de durabilidade e confiabilidade, essas cabines são incomparáveis. No entanto, por muitos anos eles não foram solicitados - isso se deve à complexidade de instalação e operação. Em primeiro lugar, poucas pessoas querem se dedicar à soldagem de chapas de metal, se você puder comprar uma estrutura pronta, que não é pior do que uma de metal. E, em segundo lugar, essas cabines de chuveiro precisam ser pintadas anualmente, o que não é muito conveniente.
Policarbonato
Hoje, as estruturas de policarbonato podem ser consideradas as mais práticas e lucrativas.
Essas cabines de chuveiro têm muitas vantagens:
- peso leve;
- excelentes propriedades de resistência;
- Resistência ao impacto;
- excelente nível de isolamento térmico e acústico;
- plasticidade do material, que permite criar qualquer formato de cabine de duche;
- resistência ao calor;
- montagem rápida;
- resistência ao fogo;
- durabilidade.
Claro, o policarbonato, como qualquer outro material, tem algumas desvantagens. É fácil de arranhar e muitos arranhões pequenos estragam imediatamente a aparência de toda a estrutura. Nesses arranhões, a sujeira se acumula ativamente, o que será mais difícil de lavar. Apesar de o material tolerar bem altas e baixas temperaturas, sua diferença pode levar à deformação. Portanto, os especialistas costumam deixar pequenas lacunas ao montar uma estrutura.
Outra desvantagem é o "medo" da radiação ultravioleta, embora hoje a maioria dos fabricantes ofereça cabines cobertas por películas protetoras.
Critérios de escolha
A maioria dos residentes de verão prefere construir um chuveiro ao ar livre à moda antiga - por conta própria. Mas o ritmo de vida moderno às vezes simplesmente não permite que você perca tempo fazendo chuveiros com suas próprias mãos. Hoje, os chuveiros de fábrica para chalés de verão combinam alta funcionalidade com facilidade de uso, e a linha é apresentada em muitos modelos, para que todos possam escolher uma opção com base em seus requisitos e capacidades.
Ao escolher cabines de chuveiro, você deve prestar atenção a muitos fatores.
- Dimensões da estrutura. Não deve ser muito grande para não ocupar muito espaço no site. Ao mesmo tempo, a cabine deve se encaixar harmoniosamente no exterior e ser confortável para todos os membros da família.
- Preço. É melhor optar por designs do segmento de preço médio - tais produtos combinam qualidade de construção e excelente desempenho. Claro, o custo depende diretamente do material de que a cabine é feita.
- Volume do tanque. Se a família for numerosa, então o banho de chuveiro requer muita água. Neste caso, o volume do tanque deve ser de pelo menos 30-40 litros.
- Funções adicionais. Se os proprietários não visitam a dacha com tanta frequência, você pode comprar uma cabana com um conjunto mínimo de funções.
Instalação e equipamento
Ao configurar um chuveiro com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração muitos fatores. Mesmo a não observância de pelo menos um deles pode inutilizar o chuveiro.
Lado de fora
Como já mencionado, um chuveiro ao ar livre pode ser construído a partir de vários materiais: madeira, metal ou perfil de plástico.
Além dos materiais básicos, você precisará preparar os seguintes elementos:
- tubos e acessórios de água para abastecimento e descarga de água;
- tanque de água;
- torneiras e regador;
- palete.
Se a cabine for aquecida, um elemento de aquecimento elétrico é adquirido separadamente.
A localização do futuro chuveiro é determinada preliminarmente, é feito um esboço da cabine e calculada a quantidade de materiais necessários.
O primeiro estágio para arranjar uma cabana em uma cabana de verão é o abastecimento de água. Uma simples mangueira de jardim funcionará e se conectará a qualquer torneira no local, economizando dinheiro e espaço.
Em seguida, prossiga para o abastecimento de tubos de água. É necessário cavar buracos ao longo de todo o futuro sistema, cuja profundidade deve ser maior que a profundidade de congelamento do solo, o que permitirá o uso do chuveiro mesmo na estação fria. Na montagem da tubulação, o elemento final deve ser uma torneira de água. É aconselhável isolar o abastecimento de água com qualquer material, por exemplo, lã mineral.
Depois de colocar os tubos, você pode começar a instalar o elemento de aquecimento e só então preencher o solo.
A próxima etapa é o equipamento de drenagem. Existem várias formas: drenagem para o solo e disposição para o local de disposição. O primeiro caso é adequado para uma área com solo leve e bem permeável. A segunda é considerada mais prática e envolve a descarga de águas residuais em uma fossa.
A etapa final é a montagem da própria cabine. Primeiro, você precisa montar a estrutura usando uma conexão aparafusada ou solda (com base no material usado). A moldura acabada deve ser fixada com segurança no local preparado.
Se se trata de um chuveiro de fábrica, deve seguir atentamente as instruções de montagem do fabricante. Alguns modelos requerem a organização de uma base pontual.
Então você precisa instalar o tanque. Se a instalação de elementos de aquecimento for planejada, eles serão instalados antes da montagem do tanque. É muito importante posicionar corretamente os elementos de aquecimento dentro do recipiente - eles não devem tocar uns nos outros e na superfície do tanque, e sua localização deve ser o mais próximo possível do fundo do recipiente.
O chuveiro faça você mesmo está quase pronto. Resta instalar regador, cabides e bolsos para acessórios de banho. Se desejar, um chuveiro ao ar livre pode ser decorado com vários elementos.
Tendo todas as ferramentas necessárias e um pouco de experiência com elas, você pode construir um chuveiro ao ar livre em apenas 1 dia, e o custo desse chuveiro será muito menor do que comprar uma estrutura pronta.
Na sala
Após a instalação da cabine de duche na divisão, deverá estar preparado para uma elevada humidade do ar após o início do seu funcionamento, portanto, em primeiro lugar, deve cuidar do isolamento e protecção das paredes internas. Você pode fechá-los com papel alumínio e estofá-los com folhas de fibra de gesso. As paredes costumam ser de azulejo, mas no país também é possível usar painéis de PVC, cujo custo é bem inferior ao da cerâmica.
A próxima etapa importante é a disposição do revestimento do piso. A impermeabilização também desempenha um papel importante aqui. A betonilha de cimento é uma excelente solução para este problema. É aconselhável fazer o pavimento da cabina de duche multicamadas: primeiro - o contrapiso, depois - a película à prova de vapor. Em seguida, é necessário colocar isolamento ecowool, folha de OSB, placa de fibra de gesso, filme plástico, betonilha de cimento, impermeabilização elástica e, por fim, ladrilhos cerâmicos. Para reduzir o peso da betonilha, é aconselhável utilizar um enchimento leve - argila expandida.
Um pré-requisito para a disposição do piso no chuveiro é a inclinação para a drenagem. Assim, toda a água que cair no chão será drenada para o ralo.
Normalmente, as cabines de duche prontas são instaladas no interior. Antes de iniciar a instalação, é importante ler atentamente as instruções e seguir exatamente os passos especificados.
Recomendações de uso
Para que durante a operação não haja problemas, é necessário monitorar o uso correto da estrutura, bem como remover em tempo hábil a sujeira e o pó de fora e de dentro da cabine.
A escolha de detergentes e agentes de limpeza é necessária dependendo do material de que a cabine é feita.Existem à venda produtos em plástico, metal, vidro, cuja utilização dá um excelente resultado em questão de minutos, até porque os produtos modernos não causam alergias e não emitem substâncias tóxicas. De vez em quando, recomenda-se passar por todas as superfícies do chuveiro com um desinfetante especial.
Deve-se notar que o uso frequente de produtos abrasivos pode danificar a superfície. É indesejável o uso de formulações em pó, pois elas arranham facilmente a superfície e, com o tempo, prejudicam a aparência da cabine.
É muito importante eliminar a tempo as gotas de água e sabão das paredes da cabina, pois pode formar-se calcário, o que será muito difícil de tratar no futuro.
Você pode assistir como limpar o chuveiro de calcário neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.