Dreno de piso sob telhas: seleção e instalação
Hoje, a cabine de duche é mais popular do que a casa de banho. Esta é uma grande oportunidade para uma pessoa ocupada tomar um banho rápido entre as atividades. Recentemente, modelos mais avançados de cabines de duche estão na moda. Eles não têm lados e são incrivelmente elegantes. Mas o principal atributo desse chuveiro é um ralo para drenar e coletar água, que é instalado diretamente no chão. Como instalá-lo corretamente e se é necessário contratar profissionais para isso, contaremos neste artigo.
Peculiaridades
As cabines de duche modernas assumiram firmemente a liderança na renovação de casas de banho. Hoje, os designers preferem não usar paletes volumosos e outras estruturas. Portas transparentes, ladrilhos antiderrapantes no chão, mangueira com ducha e nenhum preenchimento eletrônico complicado - é assim que muitos imaginam seu futuro banheiro.
O ralo do chuveiro é um ralo que se instala no chão da casa de banho por baixo dos ladrilhos. É utilizado em cabines de chuveiro fixas pré-fabricadas que não possuem bandeja. Este é o motivo do grande número de escadas e bandejas de drenagem oferecidas.
O projeto se assemelha a um funil que coleta água e a drena em um cano de esgoto. Por um lado, o ralo do encanamento tem um adaptador de fixação e, por outro - uma luva para conectar à tubulação. No interior do corpo existe uma grelha filtrante que funciona como veneziana. Mas a instalação de tal dispositivo de encanamento requer uma cobertura à prova d'água no chão.
Para que serve a escada:
- drena as águas residuais para o canal de drenagem principal;
- não permite que contaminantes entrem no tubo de drenagem e, portanto, evita bloqueios;
- firmemente conectado à área de encaixe;
- protege contra odores desagradáveis de esgoto;
- deixa o acesso ao sistema de drenagem para limpeza de tubos de entupimento;
- é um dreno de emergência adicional, que pode ser especialmente importante quando o banheiro é inundado pelos vizinhos de cima.
Visualizações
Os acessórios de encanamento diferem no tipo de design, aparência, forma e tamanho. E em toda essa diversidade é fácil se confundir. Primeiro, vamos definir as principais classificações.
As escadas diferem em design.
- Linear - mais como uma bandeja retangular, instalada nas laterais, no canto ao longo da parede ou na saída. Esse tipo de construção também é chamado de fenda. O processo de instalação é simplificado pelo fato de que neste caso é necessário equipar o talude apenas em uma direção. Além disso, em um minuto, a escada linear passa cerca de 60 litros de água.
- Apontar - tem as dimensões mais compactas e pode ser localizado em qualquer ponto. Na maioria das vezes eles estão localizados na parte central, mas é muito importante que haja uma inclinação uniforme do piso em todos os lados. Apesar de seu tamanho diminuto, a escada pontual é capaz de passar água em uma quantidade de 20-25 litros por minuto.
- Canto (montado na parede) - está localizado próximo à parede e é considerado o mais invisível. A grelha decorativa esconde a junta entre a parede e o chão. O custo desses modelos é um pouco mais alto do que os pontuais usuais, mas em um minuto o ralo da parede escoa até 40 litros de água.Além disso, é muito mais difícil instalar esse modelo e só é possível na fase de construção de uma casa de banho ou durante uma grande revisão.
As escadas lineares são consideradas as mais confiáveis. Eles podem ser usados em uma sala ampla equipada com chuveiro com efeito de chuva. Esses drenos devem ser instalados em chuveiros com alto consumo de água.
Na maioria dos casos, em prédios de apartamentos, os canos de esgoto ficam muito altos e, em tal situação, é necessário elevar o nível do piso em pelo menos 20 cm, o que é totalmente irracional. Portanto, a única opção para instalação de ralo neste caso seria a criação de um pódio com impermeabilização para o chuveiro.
Independentemente de sua aparência, a estrutura interna da escada permanece sempre inalterada:
- corpo em forma de funil;
- grelha decorativa removível;
- grade de filtro para coleta de detritos e cabelo;
- funil para recebimento de água;
- sifão - necessário para prevenir o aparecimento de odores desagradáveis;
- o tubo de ramal para drenagem de água de esgoto - tem posição horizontal ou vertical, o diâmetro do furo deve ser idealmente compatível com o tamanho do tubo de queda.
No interior do sifão existe uma veneziana, necessária para que os odores desagradáveis do esgoto não penetrem na casa de banho.
Os fabricantes modernos oferecem modelos com dois tipos de fechos.
- Armadilha de odores - a opção mais acessível e prática, em que a água atua como uma barreira contra odores desagradáveis. Mas se você não usar o chuveiro por um longo período, a veneziana universal com válvula de retenção não vai aguentar, o ralo vai secar e odores desagradáveis podem vazar.
- Obturador seco - ao contrário de um ralo com selo d'água, o projeto é complicado por uma válvula adicional que fecha a abertura na ausência de água. Portanto, para aumentar a confiabilidade da cabine de chuveiro, raramente utilizada, os especialistas recomendam a escolha de um sifão com vedação seca. Esses amortecedores são abertos por um fluxo de água e, em seguida, fechados e não permitem a passagem dos gases do esgoto.
Materiais (editar)
O principal requisito para o dreno do chuveiro é que ele deve ser feito de materiais anticorrosivos, de modo que os fabricantes produzem ralos de plástico ou metais inoxidáveis. Às vezes, você pode encontrar modelos feitos de materiais combinados.
Para o caso, os fabricantes escolhem:
- O plástico é a opção mais acessível, pode ser usado em um apartamento residencial.
- Aço inoxidável - tem excelentes propriedades anticorrosão e é confiável e durável. Atende aos rígidos requisitos sanitários e higiênicos. Esse corpo pode ser usado em hospitais, sanatórios, creches, piscinas.
- O ferro fundido é um material caro e confiável. Este invólucro possui excelente resistência ao fluxo e à corrosão. A vida útil é de cerca de 50 anos. Pode ser usado em chuveiros públicos, saunas ou piscinas.
- Metal-plástico - pertence à categoria de modelos combinados.
As grades que cobrem a escada desempenham uma função decorativa e de filtragem. Eles podem ser feitos em qualquer cor e têm um padrão único em relevo.
As cores mais populares são o cromo e o bronze e são ótimas para os estilos clássico e moderno. As grades protegem o sistema de abastecimento de água de entupimento com pequenas partículas e cabelos e são capazes de suportar um peso impressionante - cerca de 300 kg.
A parte frontal é feita de materiais duráveis:
- aço inoxidável - polido ou fosco é especialmente popular;
- vidro temperado - em termos de vida útil não é inferior aos elementos de aço inoxidável, mas apresenta um aspecto mais atraente e moderno;
- o plástico é o mais barato, mas tem uma vida útil curta.
Mas se você está planejando instalar um banheiro moderno em uma casa particular, lembre-se de que essas estruturas não podem ser montadas em um piso de madeira.
Tamanhos e formas
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade de tamanhos e formas.
A escada é produzida em 6 formas:
- retangular;
- volta;
- oval;
- quadrado;
- triangular;
- na forma de uma bandeja longa.
Os modelos quadrados e retangulares são os mais populares, isso se deve ao fato de que essas formas simples cabem facilmente no revestimento do piso.
A altura da escada é de grande importância. Em regra, coincide com o nível de elevação do revestimento do piso. A altura varia de 55 a 180 mm. Quanto mais alta a escada, melhor será o fluxo de água. A escada é instalada no ponto mais baixo do piso.
Avaliação de fabricantes
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de produtos de encanamento, o que às vezes pode levar um especialista novato ao estupor. Mas, via de regra, todas as escadas são projetadas para temperaturas de água de até + 80-85 ºС.
As principais razões pelas quais os proprietários de banheiros grandes e pequenos escolhem os chuveiros fixos modernos:
- uma grande seleção de tamanhos e configurações - a cabine de chuveiro pode ser de qualquer tamanho;
- expande visualmente o espaço no banheiro;
- a possibilidade de instalar uma sala de banho em um local fora do padrão;
- design moderno e exclusivo;
- simplifica a limpeza do chuveiro;
- a ausência de um limite é especialmente conveniente para idosos e crianças.
Três empresas podem ser distinguidas entre os fabricantes modernos mais populares de escadas - Viega, Alcaplast, RGW.
Produtos Viega produzido na Alemanha. Os ralos possuem uma tampa adicional para proteção da estrutura interna durante a instalação da mesa. Mas, ao mesmo tempo, a treliça da escada pontual tem um tamanho relativamente pequeno, o que, por sua vez, aumenta o tempo de passagem da água. Mas o fabricante também oferece outros tipos de escadas: lineares e angulares. Segundo os usuários, os ralos Viega devem ser enxaguados com água limpa em até duas semanas, pois mesmo uma pequena quantidade de xampu ou qualquer outro sabonete prejudica o rendimento.
RGW Company (China) fabrica escadas confiáveis de vários projetos. E na fabricação de produtos, o fabricante prefere caixas de aço inoxidável, porém mais produtos são produzidos na cor cromada.
Para os benefícios Fabricante tcheco Alcaplast incluem o custo acessível dos produtos e conexões confiáveis de elementos estruturais. Os modelos deste fabricante estão perfeitamente camuflados no chão. Por exemplo, uma bandeja linear possui uma área adicional na face para fixação de ladrilhos de cerâmica. Assim, apenas duas linhas no piso permanecerão visíveis, o que permitirá a passagem da água. Ao mesmo tempo, a construção da escada pode ser ajustada em altura com apoios laterais, o que é muito conveniente para grandes reparos no banheiro de um prédio de apartamentos.
Como escolher?
Dicas e truques básicos para ajudá-lo a evitar erros ao escolher uma escada.
- Ao escolher uma escada, preste atenção em primeiro lugar ao material de que ela é feita. O produto deve ser durável, durável e fornecer uma conexão firme e confiável com o revestimento do piso.
- Além disso, a direção da saída para o esgoto desempenha um papel importante. A ligação vertical do ramal é mais adequada para esgotos em residências particulares. E o horizontal é considerado a opção mais versátil e se junta ao downpipe lateralmente. Esta opção é mais adequada para edifícios de apartamentos.
- Preste atenção às dimensões da luva que se conecta à tubulação, o diâmetro deve corresponder idealmente às entradas. Portanto, os especialistas recomendam comprar todos os elementos em um conjunto e montagem preliminar.
- Nenhuma parte da estrutura deve ser lascada ou arranhada.
- A escada pode ter uma estrutura pré-fabricada - esta opção é considerada a mais vantajosa. Neste caso, você pode remover as partes superiores e limpar a tubulação durante um bloqueio.
- E a última etapa, mas não menos importante, é a escolha da aparência. Neste caso, uma grade de drenagem decorativa é selecionada. Deve estar em harmonia com o interior da casa de banho e combinar de forma ideal com a cor e a dimensão do revestimento do pavimento.
Como instalar?
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar todas as ferramentas e materiais necessários. A quantidade de consumíveis depende do tamanho do banheiro.
Para trabalhar, você precisará de:
- fita métrica, laser ou régua regular, canto;
- faca de construção;
- marcador;
- um conjunto de chaves e chaves de fenda;
- pinças;
- um balde e uma pá para solução de betonilha;
- Ferramentas manuais para nivelar a base: espátulas, espátulas e talochas;
- cortador de azulejos;
- escada em um conjunto completo;
- tubos de metal-plástico;
- mistura de areia-cimento seca para betonilha (5 kg por 1 m2);
- argila expandida e espuma de concreto - para a primeira camada da mesa;
- folhas de poliestireno expandido com 5 cm de espessura;
- membrana impermeabilizante (3 kg por 1 m2);
- mástique (3 kg n 1 m3);
- isoplasto;
- adesivo para azulejos (5 kg por 1 m2);
- argamassa para juntas;
- pasta selante;
- azulejo de cerâmica.
Instalar uma cabine de duche com um corredor é um processo trabalhoso. Se decidir instalar uma casa de banho moderna com as suas próprias mãos na fase de construção de uma casa privada, neste caso não haverá problemas com o desenho do esgoto.
A situação é diferente se a escada precisar ser instalada no banheiro de um prédio de apartamentos. O trabalho de instalação deve ser feito em etapas. Em primeiro lugar, é feita a colocação de tubos com escada e a execução da betonilha e da camada de impermeabilização. Todas as tarefas devem ser resolvidas simultaneamente. Toda a estrutura é colocada em vários níveis e se parece mais com um bolo multicamadas, que é colocado em uma inclinação de pelo menos 2%. Em seguida, vem a mesa novamente e, em seguida, os ladrilhos.
Instruções detalhadas passo a passo.
- O tubo de drenagem é conectado ao tubo de esgoto em uma inclinação de cerca de 2 cm O contorno da conexão é coberto com uma pasta selante.
- O principal requisito para esses chuveiros é que o revestimento do piso tenha uma ligeira inclinação para uma drenagem rápida da água. Nesse caso, você não precisa instalar adicionalmente amortecedores e bordas ao longo das bordas. Portanto, o próximo passo importante é calcular a altura da mesa. Para fazer isso, experimente uma escada 1,5 cm acima do tubo de saída e use uma régua a laser para marcar a parede. Para um fluxo de água desimpedido, é necessário fazer uma inclinação de cerca de 1 cm por metro linear. Na parede, marque a altura do futuro piso com um marcador.
- Numa casa nova em construção, todo o trabalho pode ser feito sem dificuldades. Em uma casa antiga, você precisará remover o piso do banheiro e substituir os canos, para então fazer todo o trabalho passo a passo. Quanto aos edifícios de apartamentos, na maioria dos casos é necessário elevar o nível do solo em um ângulo de 12-15 cm.
- Em seguida, você precisa limpar completamente a superfície e reparar quaisquer rachaduras ou irregularidades. Subtraímos 8 cm da marca do nível do solo indicada na parede (5 cm para a placa de poliestireno expandido e 3 cm para a betonilha). Usando a nova marca, começamos a trabalhar na mesa áspera. Para garantir um declive suave, é necessário usar ripas de metal especiais. Mas antes é necessário colocar uma fita isolante ao longo das paredes, ela criará o efeito de uma mesa flutuante e não permitirá que o piso se deforme futuramente. Na primeira betonilha utilizamos espuma de betão e argila expandida, necessárias para reduzir o peso do futuro pavimento. Após esta etapa, é necessário secar a camada rugosa da mesa. Geralmente, leva cerca de 14 dias para uma camada de 3 cm.
- Após duas semanas, você pode passar para a camada de impermeabilização. Para isso, é aplicado um tubo de vedação com pincel largo.
- Em seguida, uma camada isolante de calor de poliestireno expandido é colocada. O piso é coberto por partes separadas do material.
- Depois disso, você pode passar para a segunda camada da mesa. Poucos dias após a secagem completa, é necessário instalar uma camada impermeabilizante.Para isso, pode-se usar isoplastos, em folhas separadas o material é colocado no chão e aquecido na parte de trás por meio de um maçarico. Irregularidades e cantos devem ser tratados com um vedante.
- Além disso, o corpo da escada é completamente montado, mas em vez de uma treliça decorativa, um pequeno pedaço de material impermeabilizante é colocado no topo. Isso é necessário para que a argamassa de cimento não obstrua a estrutura interna. Em seguida, é despejada a terceira camada da betonilha, cuja espessura deve ser menor que a altura da escada pela espessura dos ladrilhos e uma camada de solução adesiva. Todo o bolo deve estar completamente seco antes de assentar os ladrilhos. Os especialistas recomendam esperar 40 dias.
- Após algumas semanas, os ladrilhos são colocados de acordo com o padrão escolhido. A instalação começa da escada em direção à parede. Depois de alguns dias, é necessário processar as costuras com uma argamassa resistente à umidade. Em seguida, você pode fechar a escada com uma grade decorativa. A junta entre o ralo e o ladrilho é preenchida com selante de silicone.
- Após a realização de todas as etapas da obra, pode-se proceder à instalação da cerca do box do chuveiro ou deixar o espaço aberto. Nesse caso, você pode escolher divisórias ou cortinas transparentes.
Dicas dos profissionais
A escada é um dispositivo exclusivo que pode economizar espaço livre no banheiro. Porém, ao se instalar, é preciso levar em consideração muitas nuances, pois disso depende se toda a estrutura realizará as funções necessárias. Você pode escolher a opção mais adequada de acordo com o tipo de construção e método de colocação.
Ao escolher uma escada em uma loja, sua altura deve ser levada em consideração. Depende disso quantos centímetros serão necessários para elevar o nível do solo e ajustar a inclinação. E quanto mais alta a estrutura, mais água a escada passa em um minuto. Projetos com altura ajustável são considerados a opção mais prática.
Ao escolher o tipo de válvula, os especialistas aconselham considerar as duas opções, mas é importante saber que a confiabilidade da vedação hidráulica universal é um pouco menor. A própria estrutura pode ser arrancada e, também, se o cabelo ou o fio de uma toalha entrarem, é muito provável que a veneziana desfaça mais rapidamente.
Se você estiver instalando uma armadilha em um banheiro em uma casa de verão, preste atenção aos produtos complementados com uma veneziana mecânica. Eles não têm medo do frio e não congelam.
O ramal que conecta o dreno e o esgoto deve ser o mais curto possível e não apresentar curvas. A conexão deve necessariamente ter uma inclinação em direção ao esgoto.
Para a camada isolante, os especialistas recomendam escolher espuma de poliestireno extrudado. Possui maior dureza e está mais protegido da umidade.
Encontre a posição mais adequada antes de instalar a escada. Faça experiências com ladrilhos. A aparência geral do piso deve ser harmoniosa e holística. Tente escolher uma posição para que um múltiplo dos ladrilhos seja colocado entre a escada e a parede, então você não precisará aparar alguns dos elementos. A opção ideal seria colocar uma grelha decorativa para a escada em vez de um ladrilho. Mas se o ladrilho for muito grande, você pode colocá-lo de forma que a estrutura fique dentro de três ou quatro elementos.
Exemplos de chuveiros no interior
- A escada é um excelente substituto para a conhecida cabina de duche, além disso, é capaz de transformar incrivelmente o familiar interior da casa de banho.
- Até mesmo um banheiro em preto e branco com um box moderno parece leve e elegante. Em vez das cortinas usuais, você pode usar portas divisórias incomuns ou paredes transparentes.
- Para um banheiro familiar grande, um dreno linear seria a melhor opção. Ele permite que mais água passe e parece quase invisível. Alguns modelos furtivos podem ser cobertos com o mesmo material do piso. Assim, apenas quatro linhas permanecerão visíveis da escada.
- As cabines de duche modernas adaptam-se perfeitamente não apenas aos estilos de interior modernos, mas também aos clássicos.
- O interior da casa de banho e duche pode ser reproduzido em qualquer estilo. Então, por exemplo, o interior é em estilo vintage. Nesta versão, a cabina de duche dá um toque especial à casa de banho.
- Num estilo clássico moderno, as formas e linhas simples são preferidas. Ao mesmo tempo, o enchimento funcional fica oculto aos olhos. Portanto, os conhecedores dos clássicos modernos preferem instalar um chuveiro lacônico e compacto no banheiro.
- A cor aqua fica muito harmoniosa no interior do banheiro.
- Delicada casa de banho ao estilo da Provença parisiense.
- Para comodidade de idosos e crianças, um pequeno banco confortável pode ser feito no box do chuveiro. Ele também pode desempenhar o papel de disfarce - por trás dele, você pode ocultar as comunicações.
No vídeo abaixo você terá uma visão geral e instalação do ralo sob as telhas Alcaplast APZ12.
O comentário foi enviado com sucesso.