Dicas para escolher uma mangueira de encanamento no chuveiro

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dimensões (editar)
  3. Projeto
  4. Materiais de manufatura
  5. Tipos e sua finalidade
  6. Qual é a melhor escolha?

O chuveiro é um dispositivo bastante complicado que tem muitos recursos e sutilezas. Neste artigo, vamos falar sobre qual é a melhor opção para escolher uma mangueira de chuveiro, de que é feita e que tipo de chuveiro é.

Peculiaridades

Para entender qual mangueira de chuveiro é melhor escolher, você deve entender quais designs de tais dispositivos existem hoje, de que materiais são feitos e quais categorias de conexões existem. Estruturalmente, tal peça pode consistir em um tubo de plástico ou borracha localizado dentro, uma trança sólida de um tipo sólido e um par de porcas do tipo de conexão, que permite conectar um regador e conectar a mangueira à torneira.

Em algumas soluções, a trança protetora externa não é contínua ou pode nem estar presente. A trança de proteção é feita de aço inoxidável ou plástico, que antes era torcido em uma espiral. É necessário para proteger o tubo selado interno da deformação do mecanismo e dar uma melhor aparência a todo o dispositivo. Continuando com o tópico do enrolamento de proteção, acrescentamos que seu design afetará significativamente o preço.

Modelos caros ou soluções de preço médio são protegidos contra torções e mau funcionamento.

O comprimento também é um critério para a seleção da mangueira. Fornece água para qualquer parte do banheiro. Indicadores comuns variam de 125 a 200 centímetroso que geralmente é suficiente.

O diâmetro da mangueira é de meia polegada em ambas as extremidades, embora modelos de 3/8 de polegada também estejam disponíveis... Neste caso, a conexão é feita com regadores e misturadores por meio de adaptadores especiais. Existem também soluções combinadas, onde uma porca estreita é equipada com uma rosca do tipo métrico e uma em forma de cone com rosca em polegadas.

Dimensões (editar)

Os tamanhos foram mencionados um pouco acima, mas este tópico deve ser abordado com mais detalhes. A mangueira pode ser curta ou longa. Tudo aqui vai depender do que for necessário para cada caso específico, bem como do tamanho físico do banheiro.

O padrão na questão em consideração é considerado um comprimento de 1,5 metros... Essas mangueiras são as mais populares, proporcionam total liberdade motora, e geralmente chegam aos locais mais remotos do chuveiro e esses locais podem ser lavados sem problemas. Ao mesmo tempo, essa mangueira não é muito longa e não interfere com ninguém, e torce-a com muita força, também, desnecessariamente.

Mas, como mencionado, o comprimento da mangueira pode variar dependendo do modelo. Você pode encontrar uma variedade de opções nas lojas. Por exemplo, 1,75 ou 2 metros. É verdade que a última opção é bastante difícil de encontrar e essas soluções são mais frequentemente adequadas para painéis de chuveiro muito altos. Na hora de escolher o comprimento do produto é imprescindível levar em consideração as características do box de chuveiro ou banheira, bem como suas dimensões.

Uma mangueira muito longa ou muito curta pode causar muitos transtornos. A escolha de tal produto deve ser tratada da forma mais responsável possível.

Outro aspecto importante em termos de dimensionamento será o diâmetro da rosca das porcas que se encontram em ambas as extremidades.

O padrão, como mencionado, é de meia polegada, mas existem modelos de 3/8 de polegada.Deve ser dito aqui que é extremamente importante que o tamanho das peças de conexão da mangueira coincida com o tamanho dos mesmos elementos que estão localizados no regador e no misturador. Caso contrário, será necessário o uso de adaptadores especiais.

Um ponto importante para um entendimento completo do problema é que hoje o sistema métrico em polegadas na determinação do tamanho da rosca é usado em todos os lugares, mas difere do sistema métrico que usamos, portanto, pode haver pequenas inconsistências. Regadores e mangueiras onde nosso sistema métrico é usado são quase impossíveis de encontrar. Saber que tipo de fio é usado em um determinado modelo é difícil até mesmo para um profissional, não como uma pessoa comum. Mas como uma opção você pode levar a versão antiga para a loja antes de comprar uma nova e simplesmente compará-los.

Projeto

O design deste dispositivo é bastante simples e consiste nas seguintes partes:

  • mangueira interna;
  • enrolamento;
  • várias partes do tipo de conexão.

O primeiro elemento é geralmente feito de plástico ou uma única peça de borracha. Também existem soluções quando a mangueira é de plástico sem enrolamento. Tal produto parece bonito, mas será relevante apenas nos casos em que a água atenda aos padrões, caso contrário, muito rapidamente, vários tipos de depósitos começarão a aparecer em suas paredes, o que reduzirá significativamente as características estéticas do dispositivo.

O enrolamento é necessário porque as mangueiras estão sujeitas a cargas diferentes. Não estamos falando apenas sobre o efeito das altas temperaturas, e o efeito é permanente, mas também sobre o estresse físico sério. Isso geralmente força os fabricantes de tais componentes a usar materiais de trança de mangueira que são tão resistentes ao desgaste quanto possível. Normalmente são materiais poliméricos, fios cromados, náilon e metal.

Se você olhar o enrolamento como critério de seleção, deve-se observar que a melhor solução seria a opção onde ainda existe um sistema que evita que a mangueira se dobre.

Os elementos de conexão são outro componente. A mangueira tem uma rosca para um spray pull-out em uma extremidade e na outra para conexão a um misturador. Para a instalação são utilizados cones, uma porca com rosca externa e uma porca com rosca interna. A porca é aparafusada no bico de mistura e o regador é aparafusado na conexão da mangueira tipo cone. Muitas vezes acontece que o cone recebe uma conexão do tipo dobradiça, que fornece rotação livre da gaxeta e protege o produto de torções.

Além disso, não se esqueça disso deve haver uma junta nos pontos de conexão que os protegerá dos efeitos da água... Em geral, como você pode ver, não há dificuldades no projeto do tipo de mangueira em consideração.

Materiais de manufatura

Os materiais mais populares para a fabricação de tranças para mangueiras de chuveiro hoje são:

  • soluções trançadas de silicone;
  • versão de metal;
  • opção de plástico.

O enrolamento de metal é a versão clássica. Na maioria das vezes, o aço inoxidável é usado para sua fabricação. Menos comumente, você pode encontrar opções de bronze ou cobre.... Você pode descobrir exatamente esse corpo por sua forma espiral. Ele dá flexibilidade ao dispositivo enquanto protege o tubo interno de dobras e dobras. A mangueira parece muito bonita, pode ter uma superfície cromada. O custo dessas soluções é bastante baixo, embora também apresentem desvantagens. Primeiro, eles não são duráveis. Em segundo lugar, depois de um tempo, o enrolamento esfolia, quebra e simplesmente se desenrola, o que pode causar danos ao tubo interno. Além disso, a sujeira e o calcário são muito visíveis no metal.

Se falamos de uma caixa do tipo PVC, então ela lida bem com a exposição a altas temperaturas.

Distingue-se pela alta flexibilidade e resistência à corrosão.É fácil de limpar e pode ser espiral ou liso. Nas lojas, você encontra várias opções - coloridas, transparentes e cromadas. Estes últimos praticamente não diferem dos de metal em suas características, embora externamente pareçam mais impressionantes. Mas esta é apenas a primeira vez. O fato é que por causa da água de qualidade não muito alta, manchas e manchas pretas aparecem rapidamente neles.

O principal as desvantagens de tal enrolamento serão uma tendência a rachar e secar... Para prolongar a sua vida útil, é melhor não enrolá-los com muita força, uma vez que tal caixa não pode ser reparada. Existem também opções de plástico, reforçadas com arame metálico. Essas soluções têm maior resistência, maior durabilidade e também são resistentes a microfissuras e dobras.

Uma solução bastante interessante pode ser uma mangueira de metal com revestimento de silicone.

Uma camada adicional fornece proteção ao metal contra a delaminação e também aumenta significativamente sua durabilidade. Também aumenta a flexibilidade e a firmeza. Tais mangueiras têm vida útil mais longa, menor risco de vazamentos e mantêm a aparência original por mais tempo, pois fungos não podem aparecer no silicone. A desvantagem dessa opção será maior peso e custo mais alto.

Tipos e sua finalidade

Em lojas de encanamento, geralmente você pode encontrar quatro categorias de mangueiras de chuveiro:

  • para um bidé ou para um lavatório;
  • para o banheiro;
  • para banho e jacuzzi;
  • para uma caixa de hidromassagem.

Esta classificação é bastante arbitrária devido ao fato de que não há uma distribuição clara entre eles. Quaisquer mangueiras podem ser utilizadas em várias situações, dependendo do comprimento, tamanho, material de fabricação, presença de umidade no ambiente, etc. Agora um pouco sobre as próprias mangueiras.

Se houver necessidade de comprar uma mangueira flexível, então uma solução de plástico será da mais alta qualidade, pois se dobra facilmente.

Além disso, é higiênico em suas propriedades, ao contrário do metal, que pode oxidar por exposição à água.

A versão em metal também não é ruim, pois está mais protegida de danos físicos. Nesses modelos, a propósito, a mangueira interna pode ser de plástico ou silicone, não acumulará nenhum depósito, o que terá um efeito benéfico em sua aparência. Mas, é claro, tudo aqui vai depender das necessidades das pessoas em cada caso específico. Além disso, muito mais vai depender do tipo de interior da casa de banho ou do duche e de como este ou aquele tipo de mangueira para a canalização do duche será adequada.

Qual é a melhor escolha?

Até o momento, a escolha dos acessórios em questão é muito rica. E muitos se interessarão pela questão de como se tornar o dono de uma boa mangueira de canalização no chuveiro, de modo que ela satisfaça plenamente todas as necessidades necessárias e tenha uma ótima aparência como um elemento deste ou daquele interior. Isso pode ser feito de acordo com vários critérios:

  • fabricante;
  • o material de que a mangueira é feita;
  • comprimento;
  • equipamento;
  • inspeção visual.

Agora vamos falar sobre cada um dos critérios em ordem. Se estamos interessados ​​em um fabricante, não é surpreendente que produtos de empresas alemãs produtoras de produtos sanitários são considerados os mais confiáveis ​​do mercado... Via de regra, todos esses produtos pertencem ao segmento premium. Eles são da mais alta qualidade, mangueiras anti-torção, design elegante e uma vida útil bastante longa.

Se as soluções alemãs forem muito caras, então no segmento de preço médio, você pode prestar atenção aos produtos de empresas da Rússia, República Tcheca e Hungria.

O próximo ponto importante é o material de fabricação. O mais confiável e durável será uma trança de silicone... Você não pode ter medo de dobrar essa mangueira, arranhar o banheiro com ela. Além disso, é muito higiênico. Além disso, uma boa solução seria mangueiras com uma trança de metal.

Outro aspecto é o comprimento.Afeta não só a usabilidade, mas também a vida útil. É extremamente fácil fazer uma escolha de acordo com esse critério. Basta entender como será utilizada essa mangueira, bem como medir as dimensões da banheira ou chuveiro.

Se a opção for adquirida exclusivamente para lavagem, um comprimento de 125 centímetros será mais do que suficiente.

Se a banheira ou duche for pequeno ou médio, pode usar a versão de 150 cm. Se o banheiro for grande ou houver um box amplo, você pode escolher a versão de 200 cm... Digamos que uma mangueira selecionada corretamente permitirá evitar problemas de torção permanente do núcleo, bem como problemas durante o uso.

Outro critério é o equipamento. As partes onde se realiza a ligação do dispositivo em questão ao misturador e ao regador possuem um cone giratório ou rolamentos especiais que não permitem a torção do dispositivo. Também aqui os modelos alemães são reconhecidos como os melhores. Seus A confiabilidade depende de um sistema especial denominado "Anti-torção", que evita dobras onde a mangueira é conectada.

Você também deve prestar atenção à conformidade dos momentos roscados das conexões das mangueiras com o chuveiro e as conexões de mistura. Não será supérfluo ter um revestimento de tipo antibacteriano na mangueira.

A última etapa é um exame físico de rotina em busca de danos e inconsistências. Ele permite que você identifique uma série de deficiências, se houver, mesmo antes de instalar o dispositivo no sistema.

Antes de comprar uma mangueira de chuveiro, você deve prestar atenção a alguns sinais que indicam que o produto pode ser de má qualidade. Esses incluem:

  • a presença de rebarbas;
  • espessamento no produto;
  • não homogeneidade da cor da trança;
  • espessura não muito uniforme da trança ondulada;
  • a presença de flacidez nas articulações;
  • a presença de algum tipo de espessamento no próprio dispositivo;
  • threads desiguais nas conexões.

Mesmo que pelo menos uma das desvantagens mencionadas esteja presente, seria melhor procurar outros modelos.

Além disso, fabricantes reconhecidos fornecem um conjunto de diferentes juntas com o dispositivo. Além disso, a embalagem deve conter informações completas sobre o produto, que incluirão o comprimento do produto, o material do qual a trança é feita, o tamanho das conexões roscadas, a integridade e assim por diante. Em geral, como você pode ver, escolher uma mangueira de encanamento no chuveiro não é muito difícil. O principal é saber por quais critérios você deve escolher tal produto, e também levar em consideração as principais características dessas mangueiras para a canalização do chuveiro.

Dicas para escolher uma mangueira de encanamento no chuveiro estão no próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado por este parágrafo: "Se você olhar o enrolamento como critério de seleção, deve-se notar que a melhor solução seria com um sistema para evitar o dobramento da mangueira."

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário