Variedades de um chuveiro higiênico e seu escopo
O fato indiscutível é que a saúde humana se deve em grande parte à observância da pureza do corpo. A higiene pessoal não pode ser imaginada sem o uso de água limpa, o que significa encanamento adequado. Um dos "auxiliares" desse processo é o bidê.
Porém, nem sempre sua instalação é possível. Uma alternativa seria um chuveiro higiênico, que pode ser instalado diretamente no vaso sanitário ou montado lado a lado. Acredita-se que este dispositivo seja prerrogativa de banheiros exclusivamente separados. Porém, mesmo na versão combinada, o chuveiro higiênico é uma unidade útil. Concordo, é muito conveniente realizar todos os procedimentos em um só lugar.
Peculiaridades
Um chuveiro higiênico é um dispositivo sanitário que permite realizar procedimentos de higiene diretamente acima do vaso sanitário.
Os componentes do conjunto são um regador com botão e um misturador, a sua ligação é possível graças a uma mangueira. A fixação da estrutura na parede é feita pelo suporte do regador.
Equipamentos feitos de materiais inoxidáveis, caracterizados pela segurança ambiental, serão confiáveis.
Via de regra, é de aço inoxidável, latão, cromado. Um regador geralmente é feito de plástico, que é metalizado ou pintado, a mangueira tem uma trança de metal. Apesar da simplicidade do design, distingue-se pela sua funcionalidade.
A demanda pelo dispositivo é explicada pelas seguintes vantagens:
- Capacidade de realizar a higiene imediatamente após usar o banheiro, o que reduz o risco de propagação de doenças infecciosas.
- Economizando tempo gasto em procedimentos de higiene.
- Ergonômico, pois o chuveiro não ocupa espaço no chão, mas é embutido no vaso sanitário ou montado na parede. Esta opção é uma excelente solução para casas de banho pequenas onde é impossível a instalação de bidé.
- Rentabilidade - em comparação com o custo de um bidê, o preço dos chuveiros é 3-4 vezes menor.
- Facilitação de cuidar de idosos, crianças.
- A possibilidade de usar um chuveiro na limpeza de um banheiro, vaso sanitário.
- Facilidade de instalação.
- Possibilidade de reduzir o consumo de papel higiénico ou recusar totalmente o seu uso caso adquira um duche com função de secagem.
- Possibilidade de enxaguar o biberão ou a caixa maca do gato.
Tipos e dispositivo
O chuveiro (também chamado de chuveiro devido ao seu tamanho pequeno) é conectado ao misturador por meio de uma mangueira. O comprimento deste último para uma utilização prática deve ser de pelo menos 1-1,5 M. No corpo do regador existe um botão especial, ao premir o qual é assegurado o abastecimento de água. A válvula no dispositivo é projetada para pressão de curto prazo.
Em termos de características de design e instalação, os seguintes tipos de ducha higiênica são diferenciados:
- Misturador com ducha higiênica. Ele é instalado perto de uma pequena pia (por exemplo, uma pia de canto compacta) e está equipado com uma função de bico. Este último permite evitar uma inundação caso se esqueça de desligar a água. O projeto inclui um bico, uma alavanca e uma saída de água mista adicional. Uma mangueira se estende deste último. Se você abrir a água, ela sai pela bica. Quando você liga o chuveiro higiênico, o fluxo de água muda - é derramado pelo chuveiro. Esta opção também é adequada para banheiros combinados.
- Muro. A instalação é realizada perto da sanita, o sistema corta os tubos que saem da parede.Existem 2 tipos de dispositivos montados na parede: embutidos e montados na parede. O chuveiro embutido também é chamado de oculto, por ser montado em um nicho de parede, apenas o chuveiro permanece no campo de visão. Graças a esta instalação, consegue-se uma aparência mais atraente. O modelo embutido pode ser instalado em qualquer tipo de banheiro. A desvantagem é a complexidade do reparo, pois a batedeira fica instalada na parede e o acesso a ela é difícil.
Os modelos abertos são inferiores em estética, mas são mais baratos e, se necessário, serão mais fáceis de realizar os reparos. Sistemas abertos cortados em dutos, regador montado na parede e a conexão desses elementos é feita por mangueira.
- Com termostato. Recomenda-se escolher esse tipo de kit se o fornecimento de água quente for frequentemente cortado em casa. Neste sistema, é possível definir um regime de temperatura confortável para a água, o funcionamento do chuveiro não depende da presença de água quente no espelho.
Existem também modelos que são montados diretamente no vaso sanitário.
- O banheiro é um bidê. A água é fornecida para a torneira ou bicos localizados nas laterais do vaso sanitário. Após o uso, são lavados e desinfetados automaticamente. Os bicos são retráteis e fixos. O dispositivo pode ser instalado no chão, na parede ou na parede.
- Tampa do bidé com bicos integrados. Em geral, é semelhante à versão anterior, porém, os bicos não são montados nas laterais, mas sim a tampa do vaso sanitário. Funciona por meio de sistema eletrônico, podendo ser dotado de opcionais adicionais: secador de cabelo, iluminação, etc.
A altura ideal para o dispositivo é de 80-85 cm do chão. Não coloque o chuveiro muito alto, pois além de realizar procedimentos de higiene, é utilizado para limpar o vaso sanitário e encher baldes.
Dependendo das características do misturador, o chuveiro higiênico (também chamado de "sanitário") é dos seguintes tipos:
- Duas válvulas. O volume e a temperatura da água são regulados por um sistema de válvula. Opção conveniente, acessível e confiável. A única desvantagem é que, quando a pressão da água muda, sua temperatura muda. Esta desvantagem pode ser nivelada com a instalação de uma válvula de retenção nos tubos. Com a sua ajuda, mesmo em caso de alteração da pressão, é excluída a mistura incorreta de água (quente e fria).
- Alavanca. Parece uma alavanca, controle de temperatura e pressão mudando sua posição. A posição vertical da alavanca é usada para alterar a pressão da água, horizontal - sua temperatura. O aparelho parece mais atraente e moderno. No entanto, nem todos os idosos poderão usá-lo.
Projeto
A maioria dos chuveiros higiênicos são feitos em um estilo minimalista, eles têm uma tonalidade característica de superfícies cromadas. Essa aparência bastante versátil permite que o dispositivo seja montado em vários interiores.
Tradicionalmente, o banheiro é acabado com materiais leves. (Painéis de PVC, azulejos, papel de parede). O chuveiro pode ser montado em uma parede adjacente ao vaso sanitário, por exemplo, próximo a um suporte de papel higiênico. No entanto, o dispositivo pode ser colocado ao lado do vaso sanitário, na mesma parede que ele. A escolha depende apenas das preferências do usuário.
Se, no acabamento do vaso sanitário, forem utilizadas superfícies de bronze ou estilizadas, então o bronze deve estar presente no acabamento do banho higiênico. Tal dispositivo se encaixará organicamente no interior.
Graças à sua versatilidade de design e cor, o bidé de duche adapta-se igualmente bem a interiores clássicos e modernos. Pode ser invisível ou se destacar, por exemplo, se tiver acabamento dourado. Neste último caso, é importante que outros acessórios e encanamentos tenham um design semelhante.
O regador do dispositivo de formato incomum fica bem em interiores de estilo loft de alta tecnologia. É melhor se tiver um acabamento cromado brilhante.É melhor usar plástico para decoração de interiores, uma das paredes pode ser imitada sob tijolo ou concreto. Todo o encanamento deve ser moderno e rigoroso no design.
Para um banheiro Art Déco, por exemplo, com azulejos pretos, pode ser brilhante, cromado ou preto fosco. A última opção não é apresentada por todos os fabricantes, mas você pode encontrá-la.
A escolha mais popular para chuveiros sanitários é o cromo. É brilhante e fosco. Esses dispositivos têm aparência orgânica em interiores modernos. O design em si deve ser lacônico na forma, funcional (não conter elementos decorativos).
A torneira de bronze e outros elementos da cabina de duche encontram-se harmoniosamente nas casas de banho, onde reina a atmosfera country, imperial ou inglesa. Nesse caso, é melhor escolher dispositivos de válvula com belas válvulas decoradas. É importante distinguir entre misturadores de bronze e opções "sob bronze" de outras ligas (aço inoxidável, latão). Ambas as opções são caracterizadas por aparência elegante, resistência à corrosão, segurança e durabilidade. No entanto, o encanamento de bronze será significativamente mais caro.
"Gold" encontrará aplicação em interiores clássicos, vintage e boho, bem como em estilo oriental. Esse chuveiro parece luxuoso contra o fundo de paredes escuras e pretas.
Area de aplicação
O principal objetivo do dispositivo é realizar procedimentos de higiene após usar o banheiro. Nesse aspecto, um chuveiro é análogo a um bidê. A unidade é especialmente procurada por famílias onde moram parentes idosos ou crianças pequenas. Com uma localização conveniente da torneira e uma altura confortável da batedeira em relação ao chão, os primeiros realizarão de forma fácil e rápida os procedimentos necessários.
Crianças pequenas e de meia-idade devem usar o chuveiro sob a supervisão de um adulto.
Uma ducha higiênica é imprescindível no banheiro para quem sofre de constipação ou hemorróidas.pois os jatos de água ajudam a relaxar. Ao escolher um modelo embutido nas laterais ou na tampa do vaso sanitário, você pode se recusar a usar papel higiênico. Como você sabe, com os problemas listados acima, o papel é um fator traumático adicional. Um dispositivo com função de secador de cabelo ajudará a resolver este problema.
É especialmente conveniente ter no banheiro não apenas um chuveiro higiênico, mas também um lavatório. Neste caso, você pode escolher o desenho no lavatório. Você pode se lavar depois de ir ao banheiro e enxaguar as mãos logo depois de ir ao banheiro, o que é muito conveniente.
Por fim, o chuveiro com bidê é usado para limpar o vaso sanitário e você pode limpar facilmente até mesmo os locais de difícil acesso. Graças ao pequeno regador, é confortável de usar para tirar água, por exemplo, para limpar o chão. Ele também é usado para enxaguar e limpar a caixa de areia do animal de estimação. Por motivos de saúde, não é recomendável fazer isso no banheiro.
Como usar corretamente?
Um chuveiro higiênico não é muito diferente de um design semelhante para o corpo. A principal diferença é a presença de uma válvula botão no design higiênico que permite o fechamento da água.
Ao usar o aparelho pela primeira vez, podem surgir problemas na forma de poças no chão e nas paredes do banheiro. Porém, após alguns procedimentos, os usuários adquirem uma certa habilidade, e o uso do chuveiro torna-se conveniente - o jato de água não espirra, derramando-se no chão e nas paredes.
De acordo com as avaliações dos usuários, o chuveiro deve ser instalado do lado da mão que você usa com mais frequência.
Como regra, para destros é a mão direita, para canhotos - a esquerda. No entanto, com um comprimento suficiente da mangueira, esta observação não é importante. Ao pressionar o botão do regador, certifique-se de que o jato seja direcionado para o vaso sanitário.
Fabricantes: análise e análises
Os dispositivos de higiene da marca alemã sempre tiveram a confiança dos clientes. Grohe, em cujo acervo você pode encontrar muitas opções da classe econômica à premium.
Se você está procurando os chuveiros mais modernos com as inovações mais recentes, não procure além dos produtos Kludi.
A classificação também é superada por um fabricante finlandês Oras, cujos produtos, em primeiro lugar, se caracterizam pela alta qualidade. Os usuários observam a longa vida útil das estruturas, a preservação de uma aparência atraente durante todo o período de uso.
Os chuveiros higiênicos da empresa se destacam por seu design impressionante Nicolazzi da Itália. Ela fabrica dispositivos desde 1960. Ao longo do período passado, a empresa alcançou produtos de alta qualidade, sua ergonomia.
Outra marca italiana que merece atenção - Migliore... No acervo do fabricante você encontra unidades de design moderno, além de modelos originais em estilo retrô. Todos os tipos de chuveiros estão representados aqui.
Os modelos da marca são caracterizados pela alta precisão e qualidade. Webert... Eles combinam soluções inovadoras e design original, filosofia de sustentabilidade e tecnologia moderna. Não é de se estranhar que os aparelhos se adaptem bem a qualquer interior, diferindo em sua versatilidade, praticidade e facilidade de uso. A maioria dos produtos são modelos de parede.
Prático e seguro é o chuveiro higiênico do fabricante italiano Bossini... Ao mesmo tempo, eles diferem em um preço acessível (o limite mínimo de preço é de 3.000 rublos). Uma característica distintiva do design é uma ampla seleção de regadores. Podem ser arredondados, ter a forma de um retângulo estreito ou largo, diferem pela presença de uma curva no regador. Também existe uma variedade de mangueiras e braçadeiras de regador. Os últimos são fixos ou rotativos.
Além disso, estão à venda bicos especiais para regador, destinados à limpeza e enxágue do vaso sanitário.
Falando em dispositivos práticos, não se pode ignorar a empresa alemã Wasser Kraft... Os chuveiros higiênicos desta marca são equipados com bicos de silicone que protegem a superfície do chuveiro do calcário. Além disso, os regadores são equipados com arejadores, que reduzem o consumo de água em 10% e garantem um fluxo uniforme mesmo com pressão insuficiente de água. Uma variedade de opções de design e acabamentos (cromo, cromo fosco, cromo-acrílico, bronze claro e escuro) permitem que você encontre “seu” chuveiro higiênico para cada interior.
Combino aparelhos de marca de alta qualidade e baixo custo Frap... O custo mínimo de um banho é de 900-1100 rublos. Os produtos também são caracterizados pelo baixo custo. Padrão Ideal... No entanto, o chuveiro, que custa menos de 1.500 rublos, tem uma mangueira de silicone deste fabricante. É menos durável do que sua contraparte com uma trança de metal. No entanto, você deve pagar um pouco mais e obter uma opção mais confiável. O preço desses dispositivos começa em 1800-2000 rublos.
Os produtos da marca checa são muito populares na Rússia. Lemark... Eles pertencem aos produtos da categoria de preço médio (o custo médio é de 5.000 a 6.000 rublos). Ao mesmo tempo, distinguem-se pela sua fiabilidade devido ao facto de todas as superfícies externas possuírem uma malha metálica (mangueira) ou revestimento de cromo-níquel (regador, misturador). Também existem modelos retro disponíveis em bronze ou banhado a ouro.
É importante que quase todos os fabricantes, além dos chuveiros higiênicos, produzam louças sanitárias para banheiros e vasos sanitários. Isso permite que você complete o banheiro com acessórios de encanamento feitos no mesmo estilo.
Já na tampa do bidê, os aparelhos da marca recebem críticas positivas. Quoss... Além da durabilidade e confiabilidade, os usuários observam a possibilidade de alterar a temperatura da água em incrementos de 1 grau. Alguns modelos estão equipados com a opção de chuveiro de contraste.
Apesar de existirem muitos fabricantes de tampas de bidê no mundo, nem todos os produtos são adequados para uso na Rússia.Isso se deve à diferença de voltagem elétrica, dureza e acidez da água, sua pressão na Rússia e em países europeus, no Japão.
Os melhores modelos, adaptados às condições domésticas de operação, são chamados de dispositivos de marca. Toto and E's Inc (na Rússia, os produtos são fabricados sob a marca Izumi e montados na Coréia do Sul).
Totó - estes são limites de segmento premium com um preço alto (200.000 - 300.000 rublos).
Tampas Izumi - uma opção mais acessível (preço médio - 12.000-15.000 rublos).
As tampas coreanas da YoYo, Senspa e Blooming Bidet também contam com a confiança dos compradores.
A classificação dos fabricantes de banheiros para chuveiro é liderada por uma empresa alemã Padrão Ideal... O aparelho possui ralo horizontal (melhor limpeza do vaso sanitário). A garantia vitalícia do fabricante é a melhor prova da mais alta qualidade de seus produtos.
Os mais "inteligentes" são os modelos japoneses SensPam... O aparelho oferece diversos tipos de drenos (inclusive customizados para o gênero e equipamento do usuário), enema, massagem, sopro de ar e opções de secagem. Propõe-se gerenciar o processo usando o controle remoto. Entre os "sinos e assobios" - água aquecida e assentos sanitários, bicos autolimpantes antes e depois do uso, diagnóstico automático de problemas e relatá-los ao usuário em russo.
É interessante observar como os dispositivos japoneses modernos "crescem demais" com dispositivos divertidos, mas completamente incompreensíveis do ponto de vista da prática. Podem ser chamados de bidê com tocador de MP3, bancada que fica fixada no local onde normalmente fica a tampa e, quando baixada, pode ser usada como espreguiçadeira ou tábua de lavar (o fabricante declara essa funcionalidade desse elemento).
Sutilezas de instalação
Ao escolher o local para a instalação do chuveiro, lembre-se de que deve ser conveniente alcançá-lo sem se levantar do vaso sanitário. O afastamento máximo da estrutura do banheiro está no comprimento do braço.
O chuveiro está ligado à rede de abastecimento de água existente, a água é fornecida à misturadora a partir da rede de abastecimento de água, coluna, banheira ou lavatório. Escolha uma opção conveniente.
Após a instalação dos tubos, conecte o misturador às saídas de água quente e fria. Aperte as porcas com cuidado, mas sem fanatismo, caso contrário as roscas podem ser arrancadas.
Em seguida, conecte uma mangueira com regador na saída da batedeira, usando as porcas para fixá-la. Se a superfície da parede próxima ao banheiro for de azulejos, uma ferramenta especial será entediante, ou melhor, uma furadeira no azulejo. Com a sua ajuda, deve ser confeccionado um alvéolo com 60 mm de profundidade, cujo diâmetro não deve ultrapassar 8 mm. Um pino é inserido no soquete resultante e, em seguida, o suporte do chuveiro é instalado com a ajuda de parafusos de ancoragem.
Isso completa a instalação. É imprescindível realizar um teste de conexão, verificar o aperto das conexões.
Ao comprar um banheiro com chuveiro, você terá que desmontar o antigo. Em vez disso, é instalado um novo, que é fixado no chão ou na parede.
Em seguida, as mangueiras de água são fornecidas e fixadas no misturador. Em seguida, o misturador é inserido no orifício fornecido e fixado.
As pontas das mangueiras são aparafusadas aos canos de água. Neste ponto, a conexão é considerada completa. Resta verificar a qualidade do vaso sanitário com chuveiro embutido, a estanqueidade das juntas.
Ao comprar um chuveiro embutido na tampa do vaso sanitário, você não precisa recolocar a tampa. Basta escolher uma tampa de diâmetro adequado. Depois disso, é necessário fechar a torneira de abastecimento de água e drenar o tanque. Em seguida, desparafusando a mangueira de abastecimento de água, instale o T. Uma das pontas vai se conectar à tampa do vaso sanitário, a outra vai para a cisterna. Se houver um acionamento elétrico, ele é conectado à tomada.
Adendo
Ao comprar um chuveiro, certifique-se de que o chuveiro não seja muito largo. Caso contrário, não será possível obter uma pressão precisa. Preste atenção às características do design.Alguns modelos só podem ser conectados a um tubo.
Se você planeja instalar um modelo de parede oculta, deve ter o cuidado de criar um nicho na parede com antecedência. O painel que esconde o mixer deve parecer orgânico no interior.
Ao comprar um aparelho, não se guie apenas pelo custo e pela aparência visual do aparelho.
Preste atenção aos parâmetros técnicos.
- O tamanho do regador. Segundo a norma, não deve ser grande, dê preferência àqueles aparelhos que dão um ponto de pressão.
- O material com o qual a mangueira é feita. É ideal se for uma mangueira de borracha ou plástico em uma trança de metal flexível.
Depois de usar o regador, a água pode pingar por um tempo. É melhor adquirir modelos equipados com um copo especial - usá-los evitará que uma poça apareça no chão. Se o chuveiro não tiver tais xícaras, após o uso, segure o regador por alguns segundos sobre o vaso sanitário.
Na hora de comprar tampa ou sanita, dê preferência àqueles com bicos deslizantes. Os análogos com bicos fixos são menos convenientes e sujam rapidamente.
Use um detergente especial para encanamento para limpar o dispositivo. Devem ser cremosos e isentos de abrasivos. Caso contrário, arranhões aparecerão nas superfícies metálicas do chuveiro, o que não só prejudicará a aparência, mas também provocará a propagação da corrosão. É inaceitável que a composição de limpeza contenha ácidos.
Use limpadores profundos periodicamenteque eliminam o calcário. Use uma esponja macia ou pano de microfibra. Evite usar pincéis e raladores. Depois de limpar a superfície, seque-a e dê um polimento forte com um pano limpo e seco.
O processo de instalação do bidê é demonstrado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.