Aquecedores elétricos instantâneos de água para chuveiro: uma visão geral dos tipos

Aquecedores elétricos instantâneos de água para chuveiro: uma visão geral dos tipos
  1. Recursos e requisitos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Princípio de operação, tipos e modelos
  4. Como escolher?
  5. Uso: conselho e feedback

Se você não tiver um fornecimento de água quente constante ou houver interrupções frequentes no fornecimento de água, você pode usar um aquecedor de água instantâneo para resolver o problema. A unidade é facilmente conectada à rede e ao sistema de abastecimento de água. Mas antes de comprá-lo e conectá-lo, você precisa se familiarizar com mais detalhes com os recursos deste dispositivo.

Recursos e requisitos

Os aquecedores de água modernos podem ser instantâneos e de armazenamento.

Eles podem ser diferentes:

  • potência;
  • dimensões;
  • nível de performance;
  • preço

Se um aquecedor instantâneo for usado, um fornecimento contínuo de água é garantido. Se você instalar um dispositivo de fluxo, demorará algum tempo para encher o tanque de armazenamento. Ao mesmo tempo, o volume de água é limitado.

Ao operar modelos acumulativos, a energia é gasta ao longo do tempo. Em seguida, é necessário manter a temperatura dentro de uma determinada faixa. Ao usar unidades de fluxo contínuo, a energia é consumida rapidamente, porque a água é aquecida instantaneamente. Deve ser entendido que a mesma quantidade de eletricidade é necessária para aquecer água por grau Celsius.

Vantagens e desvantagens

Cada tipo de aquecedor elétrico tem suas próprias vantagens e desvantagens. Deve-se observar que a energia é consumida aproximadamente na mesma quantidade. A única diferença é o período de tempo em que o mesmo volume de água é aquecido pelo aparelho. Quando a tecnologia de fluxo está funcionando, o elemento de aquecimento liga automaticamente.

As vantagens do equipamento flow-through incluem o facto dos modelos permitirem poupar espaço livre na casa de banho. Eles são compactos em tamanho, o que é uma diferença importante do equipamento de armazenamento.

Isso também economiza tempo. Você pode aquecer a água com rapidez suficiente para lavar. Por exemplo, para obter dez litros de água quente, é necessário usar o acumulador por meia hora. Assim, levará aproximadamente cinco horas para obter cem litros. Ao mesmo tempo, através de um sistema de fluxo contínuo, você receberá o mesmo volume de água instantaneamente, bastando abrir a torneira. Esta é a vantagem mais importante desta técnica.

Entre outras coisas, as unidades de fluxo raramente requerem reparos. O fato é que não estão sujeitos à corrosão, pois não se acumulam incrustações no interior. Este equipamento praticamente dispensa manutenção. Apesar de, durante a operação, um sistema de vazamento elétrico consumir uma quantidade limitada de energia elétrica, o custo total será menor do que o do equipamento de armazenamento, que leva muito tempo para aquecer a água e manter a temperatura estável.

Se falamos sobre as desvantagens inerentes aos aquecedores de fluxo contínuo, não se pode deixar de notar o fato de que, ao usá-los, vários pontos de água não podem ser fornecidos. A água aquece até no máximo 40 graus. A operação deste equipamento requer uma pressão alta e estável no sistema de abastecimento de água. Um requisito importante para o funcionamento do sistema é a presença de uma tensão estável na rede, pelo menos 220 volts.

Princípio de operação, tipos e modelos

Cada dispositivo que funciona com a tecnologia de aquecimento de água por fluxo usa o mesmo princípio.Um fluxo de água fria corre pela caixa, que abriga uma peça especial. Fornece aquecimento da água. Depois de abrir a torneira, o interruptor de pressão é acionado. Por um curto período, a água aquece até um nível que você define usando o regulador.

Além disso, o dispositivo possui um disjuntor que corta a corrente elétrica quando a temperatura atinge um valor crítico. Por meio de um estabilizador de pressão, também equipado com o dispositivo, o sistema fica protegido contra variações de pressão.

Existem diferenças entre os modelos de aquecedores de fluxo, devido a:

  • dispositivo de controle de dispositivo;
  • tipo de elemento de aquecimento;
  • peculiaridades do trabalho.

Para ligar e desligar o aquecimento e manter um determinado nível, pode ser utilizado um sistema de controle, que pode ser mecânico ou eletrônico. No caso de sistema mecânico, o aquecedor está equipado com uma unidade hidráulica. Possui uma membrana que se move após o fluxo da água, movendo uma alavanca especial. Ao mesmo tempo, se a água for fornecida com uma pequena pressão, a membrana não reage e o dispositivo não funciona.

A vantagem do sistema eletrônico é que funciona a qualquer pressão. A água é necessariamente aquecida à temperatura definida. A eletrônica permite economia de energia.

O elemento de aquecimento é o principal componente de todos os equipamentos. Pode ser aberto e fechado. A primeira opção é uma espiral, a segunda é um elemento de aquecimento. As peças abertas são feitas na forma de um corpo de plástico com tubos de plástico, e a espiral de arame está localizada dentro desses tubos. A eletricidade, passando em espiral, aquece a mais fina camada de água que a lava.

A vantagem dos elementos fechados é sua maior segurança contra incêndio. Eles são encontrados dentro de cones de latão ou cobre. Neste caso, não há contato direto do elemento com a água.

Os dispositivos podem operar usando tecnologia de pressão e sem pressão. No caso de equipamentos de pressão, a água está constantemente sob pressão da rede de abastecimento de água.

Se você selecionar corretamente a potência, instalar com precisão um aquecedor de água deste tipo, então é possível obter água quente de diferentes torneiras.

Modelos sem pressão são mais fracos em potência, eles são projetados para trabalhar com um guindaste. O dispositivo tem uma pressão interna comparável à pressão atmosférica. Por onde entra a água, o aparelho está equipado com uma torneira que regula a forte pressão. Em seguida, a água sai pela saída. Esses modelos funcionam necessariamente com um chuveiro, uma batedeira especial.

Este misturador possui tubos através dos quais a água:

  • entra no misturador;
  • é alimentado na direção do aquecedor.

Além disso, há um tubo que conecta o dispositivo à saída do misturador.

Um modelo muito popular de equipamento de pressão é um dispositivo Thermex System 800... Você pode comprá-lo por 3330 rublos. O dispositivo é equipado com controle mecânico, o indicador de energia é de oito quilowatts, as dimensões do modelo são 27 * 170 * 95 milímetros. A principal vantagem é o baixo custo da unidade. As desvantagens incluem não a mais alta qualidade de construção.

Caso você esteja interessado em adquirir um dispositivo mais potente, considere o equipamento do fabricante Siebel... Por exemplo, o modelo Eltron DHC-E 12... Custa de 25 a 26 mil. O indicador de desempenho do dispositivo é 5 l / min.

O dispositivo é equipado com um controle mecânico, consome dez quilowatts durante a operação e tem dimensões de 200 * 360 * 104 mm. Uma vantagem importante desse modelo é a proteção embutida contra superaquecimento. A desvantagem é o preço alto.

Os dispositivos sem pressão funcionam com o mesmo princípio que os dispositivos com pressão, mas estão equipados com um misturador especial. É necessário fechar a torneira na entrada. Durante a operação, o misturador descarrega o excesso de água. Existem muitos modelos no mercado de várias empresas.É necessário considerar todos os prós e contras que eles possuem.

Uma das opções de tecnologia de orçamento é o modelo Timberk WHE 3.5 XTR H1, cujo custo não excede 2,5 mil rublos. O aquecedor está equipado com um sistema de controle mecânico, consome 3,5 quilowatts durante a operação, tem dimensões de 124 * 210 * 82 mm. O indicador de desempenho é de 2,45 litros por minuto e o peso do aparelho é de apenas 0,8 quilos. As vantagens, além do baixo preço, incluem a presença de um sistema de proteção contra superaquecimento. A desvantagem não é o melhor desempenho do dispositivo.

Um bom aquecedor de gravidade que pode ser encontrado no mercado é um modelo da Electrolux NP4 Aquatronic... Essa técnica custa pouco mais de cinco mil rublos. O indicador de consumo de energia é de quatro quilowatts, o dispositivo tem dimensões de 191 * 141 * 85 milímetros.

O aparelho, que pesa 1,42 quilo, aquece dois litros de água em um minuto. Tamanho compacto, baixo preço com boa qualidade podem ser consideradas as vantagens indiscutíveis deste modelo. As desvantagens incluem não o maior poder da unidade.

Equipamentos baratos que podem ser usados ​​em apartamentos incluem o modelo Atmor Basic 5... O aparelho é mais barato que dois mil rublos, funciona com controle mecânico. O indicador de consumo de energia é de cinco quilowatts, o modelo aquece três litros de água por minuto.

O aparelho se completa com um chuveiro, uma mangueira e um plugue para uma tomada. As vantagens incluem o baixo preço do equipamento, seu tamanho compacto. A desvantagem é o comprimento insuficiente da mangueira.

Você também pode destacar caldeiras de aquecimento de água com um display Electrolux e Alvin... Esta versão de enchimento é de alta qualidade.

Como escolher?

Um grande número de modelos de aquecedores que operam com a tecnologia flow-through são apresentados no mercado moderno. Ao escolher, você precisa se concentrar em suas necessidades. Por exemplo, se você precisa de um aparelho para a temporada de verão, durante a qual a temperatura inicial da água é muito alta, não haverá sentido em equipamentos potentes com 25 quilowatts. Se você deseja usar constantemente o aquecedor para se lavar no chuveiro e lavar a louça na cozinha, então, comprar um aparelho com uma potência de 4 a 5 quilowatts será inútil.

Ao comprar um aquecedor, você deve imaginar quanta água um aparelho pode aquecer em um minuto. Informações sobre o desempenho, que é indicado em litros por minuto, podem ser encontradas nas instruções. Compare isso com o consumo real de água para ver se este equipamento é adequado para você.

Há uma recomendação simples para calcular o consumo pessoal de água. Você pode colocar um balde debaixo do chuveiro, abrir a água, determinar o tempo durante o qual ficará cheio. Se um balde de dez litros for cheio em um minuto, a vazão será de dez litros por minuto. Se isso exigir metade do tempo, a vazão será de vinte litros por minuto. Se você planeja usar vários guindastes, calcule o valor cumulativo.

Para calcular a potência necessária do dispositivo, você pode usar a fórmula. P = Q × (t1 - t2) × 0,073. Q é o caudal (litros por minuto), que é multiplicado pela diferença entre as temperaturas da água à saída e à entrada no aparelho. Por exemplo, se a água flui com uma pressão de oito litros por minuto, você pode obter uma temperatura final de quarenta graus (a inicial é de sete graus), usando um dispositivo com capacidade de 19,3 quilowatts.

Observe que é extremamente difícil obter conforto total com a ajuda de equipamento monofásico de baixa potência (potência não superior a 12 quilowatts). Ao mesmo tempo, nem toda a fiação pode lidar com modelos que consomem muita energia (potência de 12 a 27 quilowatts). Sabe-se que equipamentos potentes não possuem plugue e cabo de alimentação, para não conectá-lo acidentalmente a uma tomada comum.

Ao escolher a potência do dispositivo, você deve entender que ele pode ser operado sob certas condições. Por exemplo, se você mora no antigo "Khrushchev", então alguns problemas são bem possíveis. O fato é que nessas casas o limite de consumo de um apartamento é de três quilowatts por hora.

A instalação de um aquecedor instantâneo requer não apenas fazer alterações na fiação da casa, mas também atualizar a fiação do quadro elétrico da garagem.

Se você mora em um edifício moderno de vários andares equipado com fogões elétricos, a situação é mais simples. Aqui, o padrão de consumo de corrente elétrica para um apartamento é de pelo menos dez quilowatts. No entanto, você não poderá ligar vários dispositivos domésticos em paralelo. Nesse caso, ele não derrubará os plugues da blindagem. Você se protegerá de um problema como um curto-circuito.

Uso: conselho e feedback

Existem várias recomendações úteis para o funcionamento de aquecedores de água que todos devem conhecer.

  • É muito importante instalar corretamente um dispositivo de fluxo para aquecimento de água. Não é segredo que este equipamento é muito potente, portanto, uma grande quantidade de energia elétrica é desperdiçada durante seu funcionamento. A rede não superaquecerá se você usar uma fiação elétrica separada. Claro, para criá-lo, é melhor recorrer a especialistas. A instalação de alta qualidade e a conexão correta do equipamento são a chave para a operação normal e segura do aquecedor.
  • O dispositivo funcionará perfeitamente se usado corretamente. Você deve saber como reduzir os custos associados ao pagamento da eletricidade. Quanto menor a distância entre o aquecedor e a torneira, menor será a perda de temperatura da água.

Se for fornecida água com alta dureza em seu apartamento, você deve usar filtros especiais. Isso é necessário para estender a vida útil do dispositivo.

  • O dispositivo de aquecimento não irá falhar se você não deixá-lo em uma sala onde a temperatura cai para valores negativos.
  • Avaliações de usuários dizem que, quando você liga o dispositivo de fluxo direto, é necessário verificar a pressão da água. Se a pressão for fraca, vale a pena abandonar a configuração de uma temperatura de aquecimento elevada. O fato é que neste caso o aquecedor pode não funcionar.

Se você quiser usar um aquecedor de fluxo em sua casa de verão, preste atenção a alguns comentários de clientes e recomendações de especialistas.

  • Em primeiro lugar, é importante determinar corretamente o local onde o dispositivo será colocado. É necessário pendurar o aparelho próximo ao chuveiro para que fique longe de respingos.
  • Se o modelo pode funcionar em diferentes modos de operação, ele deve ser colocado a uma distância de um metro. Você pode alternar entre os modos, ligar o dispositivo e desligá-lo convenientemente. A unidade de aquecimento deve ser posicionada de forma a que seja fácil a ligação à rede eléctrica e ao abastecimento de água. Para estender o tempo de operação da unidade, instale filtros de limpeza na área de entrada.
  • Após determinar o local em que o dispositivo será instalado, remova a tampa. Depois disso, prenda a unidade à parede do chuveiro para marcar os futuros orifícios e alinhar. Use um nível para alinhar. Usando uma furadeira, fure a parede e instale as buchas.

    Observe que você pode precisar de fixadores adicionais mais longos. Em seguida, o equipamento de fluxo é fixado à parede. O procedimento termina com a ligação do aparelho à rede de abastecimento de água e à rede.

    Observe que não é recomendável conectar um aquecedor elétrico que não esteja cheio de água à rede elétrica. Nesse caso, de acordo com muitos usuários, o dispositivo costuma falhar.

    Como escolher um aquecedor de água, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário