Escolhendo portas de chuveiro em um nicho
Os chuveiros são muito procurados pelos proprietários de apartamentos pequenos. O chuveiro é adequado tanto para casas de banho minúsculas que não permitem a colocação de banheira, como para grandes áreas onde seja possível encontrar local para duche e banheira. O estande normalmente economiza muito espaço no banheiro, os preços dos chuveiros agora são aceitáveis e a variedade de opções permite que eles se encaixem em qualquer interior. Uma das opções de chuveiro mais econômicas é um nicho equipado com portas especiais. Arranjo de um nicho é frequentemente muito mais barato do que instalar uma cabine e praticamente não concede a isso funcionalmente. O principal nessa questão é escolher e instalar corretamente as portas para o nicho, o que será discutido a seguir.
Visualizações
É fácil comprar e instalar um nicho de chuveiro, o mais difícil é decidir como abrir a porta para o nicho. Existem 4 tipos de portas mais populares adequados para esta situação:
- balanço;
- deslizamento;
- dobrando;
- pêndulo.
Não é tão fácil escolher uma opção específica, tudo depende das suas preferências e do tamanho da sala - numa pequena não poderá equipar um grande nicho e instalar portas batentes com duas folhas. Antes de decidir sobre essa característica, é necessário considerar todas as opções com mais detalhes.
Oscilante
A opção mais familiar e, sem dúvida, muito confiável. Fácil de instalar. Eles são montados em dobradiças especiais ou diretamente na parede ou em um poste vertical. Ao longo do perímetro, possuem elementos especiais que evitam vazamentos. O material é resistente, as dobradiças e os parafusos costumam ter tratamento anticorrosivo, o que é muito importante para uma estrutura que fica constantemente em ambiente úmido. Eles podem ser de folha única e folha dupla, abertos para fora ou para dentro. Equipamento adicional é possível com um perfil contramagnético que fixa a porta.
Desvantagens:
- alto risco de danos;
- pouco adequado para banheiros pequenos.
Deslizante
As portas deslizantes não são tão suscetíveis a danos mecânicos, ocupam muito menos espaço do que as portas giratórias e não requerem espaço livre na frente do nicho. As portas movem-se em linha reta sobre trilhos usando um sistema de rolos ou rolamentos.
Desvantagens:
- opções de design não removíveis são difíceis de manter e substituir;
- um determinado comprimento da parede adjacente ao nicho é necessário para garantir o deslocamento necessário de 2 faixas;
- a instalação é mais difícil do que outras opções.
Dobrável
Uma opção universal. Portas rebatíveis - os "acordeões" poupam espaço, podem ser de diversos materiais (no caso de materiais duros, abrem-se como a capa de um livro, se a base for macia deslizam devido às dobras) e têm uma vantagem como a possibilidade de abertura parcial. O número de seções da porta depende apenas do tamanho do banheiro.
Desvantagens:
- menos isolamento térmico;
- menos isolamento acústico;
- o grau de confiabilidade do mecanismo.
Portas pendulares
Muito menos popular, mas muito interessante visualmente e estruturalmente opção com uma longa vida útil. Abre em ambas as direções. A lâmina gira em um mecanismo especial de dobradiça. A rotação pode ser realizada em torno do eixo central e de deslocamento, ou a própria borda da teia pode se projetar como eixo.
Desvantagens:
- adequado apenas para grandes áreas;
- difícil de instalar;
- requerem cálculos preliminares significativos e marcação de espaço.
Materiais (editar)
A escolha do material da porta para um nicho de chuveiro depende de 4 fatores principais:
- a frequência de uso do chuveiro;
- Projeto;
- preferências do proprietário;
- preço.
Na maioria das vezes, as portas são feitas de plástico e vidro. As portas de vidro e plástico têm suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos considerar as duas opções.
Plástico
Prós:
- na maioria dos casos, o preço do produto é baixo;
- facilidade de construção;
- fácil montagem e desmontagem.
Desvantagens:
- fragilidade;
- sujo;
- medo de altas temperaturas;
- pode ser facilmente inflamável;
- risco de estratificação;
- risco de burnout.
Portas de plástico simples são uma boa opção temporária. Para minimizar o risco de danos à aparência, é melhor optar por opções transparentes. E, claro, você deve examinar cuidadosamente as portas antes de comprar, pelo menos avaliando visualmente a qualidade do material e seu processamento. As melhores opções são hpl (plástico de alta pressão com boa resistência e resistência à água) e policarbonato (durável, leve, não tem medo de altas temperaturas). O acrílico é durável, mais pesado que o policarbonato, seguro, pois não forma arestas vivas quando se quebra, mas é altamente inflamável. As versões de poliestireno são leves e bem protegidas da umidade, mas desbotam rapidamente.
Copo
Prós:
- confiabilidade, resistência à água e temperatura;
- durabilidade - a vida útil de tais portas é praticamente ilimitada;
- facilidade de limpeza;
- segurança;
- design variado.
Desvantagens:
- Preço Alto;
- peso significativamente maior do que as versões de plástico;
- a complexidade do transporte e da instalação.
São fabricados em vidro temperado com elevada resistência ao choque, cobertos por uma película especial que evita que os fragmentos se separem em caso de avaria. Ou, no caso dos modelos econômicos, feitos de acrílico. A segunda opção é mais fácil, mas perde a aparência mais rápido. A espessura ideal é de 6–8 mm.
Dimensões (editar)
Não é difícil encomendar portas do tamanho que mais lhe convier, mas pode implicar despesas adicionais. Se você precisar evitá-los, concentre-se na faixa de tamanho padrão. É necessário medir com precisão todas as dimensões da abertura para a cabina de duche e, idealmente, também medir de forma independente os elementos da porta, não se concentrando apenas nas informações da descrição do produto - um erro de até vários centímetros é sempre possível.
Lembre-se de que muitas empresas que vendem portas oferecem um serviço como ligar para um medidor.
A faixa de tamanho para diferentes marcas varia. As opções de largura mais comuns são:
- 60 cm;
- 70 cm;
- 80 cm;
- 90 cm;
- 100 cm;
- 110 cm;
- 150 cm, etc.
A largura mais comum é de 60 cm. Com um tamanho de 120 cm, pode ser mais fácil fazer uma porta de várias secções ou ficar sobre uma porta de folha dupla do que procurar o tamanho certo - também deve prestar atenção a isto. No caso de uma versão composta, a largura dos blocos pode ser igual ou diferente. Por exemplo, os mesmos 120 cm podem ser obtidos com duas abas de 60 cm, ou com uma combinação de 90 cm mais 30 cm, e 140 cm a partir de dois blocos de 70 cm.
Normalmente, as portas giratórias não têm mais de 90 cm de largura. Podem surgir problemas na busca de tamanhos que não sejam múltiplos de 10 cm - 115 cm, 145 cm, 175 cm, etc. Lembre-se que a largura da abertura pode ser compensada usando um perfil ajustável ou elementos adicionais, girando, por exemplo, 130 cm em 120. É importante não esquecer as lacunas para a vedação - serão cerca de 10 mm.
Projeto
A decoração de portas para nichos de duche é um grande campo para a sua criatividade. Escandinávia, loft, rococó - você pode escolher uma opção para qualquer estilo. Além do design da própria tela e do design do nicho, os detalhes desempenham um papel importante.
A seleção correta de acessórios ajudará a definir os acentos e também a tornar o design integral. Mas vale a pena começar mesmo assim com o desenho da própria tela.
Uma das vantagens das portas de vidro é a possibilidade de decorar os quartos com a ajuda delas. Eles são assim.
- Transparente. Uma opção adequada para um banheiro separado.
- Mate. O efeito é obtido por jato de areia do vidro com compostos especiais ou filme fosco. O vidro pode ser totalmente ou parcialmente fosco.
- Vitral. Se o efeito não for criado com filme, essa opção será muito cara.
- Padronizado. O desenho pode ser aplicado por meio de gravura, tinta, impressão de fotos ou adesivos especiais resistentes à água e à temperatura.
- Matizado. São fabricados em várias cores e cabem facilmente no interior geral.
No momento, você pode encomendar portas com seu próprio design de vários fabricantes, mas o custo desse serviço será alto. Você pode escolher a opção com uma decoração pronta para se adequar ao design do seu banheiro, ou experimentar por si mesmo usando diferentes filmes, tintas vitrais ou com um gravador. Mas não devemos esquecer que todos os materiais devem ser adequados para ambientes com alta umidade e mudanças freqüentes de temperatura, caso contrário, sua criatividade não durará muito.
Agora vamos passar para as dobradiças e puxadores. A primeira coisa a ter em conta é que a casa de banho é uma divisão com um microclima específico diferente do resto da casa. Isso deve ser levado em consideração ao escolher as conexões - ferrugem e corrosão não irão decorar nenhum projeto. O elemento chave das ferragens (se não estamos falando de portas de correr) são as dobradiças. Na hora de escolhê-los, além do material e aparência, deve-se levar em consideração a possível carga prescrita nas instruções.
As dobradiças e os puxadores estão disponíveis em aço inoxidável, cromo, latão, bronze ou níquel. O design das canetas pode imitar a aparência desses ou de qualquer outro (por exemplo, ouro) materiais com várias decorações - de incrustações de cerâmica a gravuras.
As alças também são de plástico. O formato das alças pode ser qualquer, o principal é que é conveniente para você, não é tão importante se é um botão ou um suporte.
As alças são montadas em ambos os lados ou apenas do lado de fora. As portas para nichos diferem em sua forma, o que afeta não só o processo de sua instalação, mas também o componente visual. Para um banheiro pequeno, portas quadradas simétricas são uma boa escolha e opções arredondadas também se encaixam bem.
Outro detalhe notável pode ser a moldura da porta. As portas sem moldura podem parecer o mais minimalistas possível. Estrutura - mais fácil de instalar e capaz de alterar radicalmente o design. A cor do perfil de metal - preto, cromo, níquel, etc. - deve caber no interior geral do banheiro. O que pode ser dito sobre o design das portas em geral - elas devem se adequar ao estilo geral da sala.
Como escolher?
- Os critérios decisivos são durabilidade, confiabilidade e segurança. Eles compensam totalmente os custos.
- Espessura da porta - pelo menos 4 mm.
- Os suportes devem ser protegidos da entrada de umidade.
- Os acessórios e fixadores devem ser feitos apenas de materiais que não sejam expostos a altos níveis de umidade ou que possuam um revestimento especial.
- As vedações protegem contra vazamentos, por isso devem receber atenção especial: devem ter uma folga para compensar a dilatação térmica. Erros durante a seleção e instalação da vedação são repletos de vazamentos e momentos desagradáveis associados à abertura das portas.
- Para formatos de nicho fora do padrão, pense em opções personalizadas - isso economizará tempo e esforço.
- Ao escolher uma porta de vaivém, não se esqueça de prestar atenção se ela abre para dentro ou para fora.
- Considere o estilo do seu banheiro e escolha um design que combine com ele.
Instalação
A primeira regra que deve ser seguida ao instalar portas para um nicho de chuveiro é se você não está confiante em suas habilidades, entre em contato com um especialista. O custo de substituição de portas danificadas pode ser muito mais caro do que seus serviços. No entanto, a instalação de portas de chuveiro na maioria dos casos não é tão difícil. O principal é seguir claramente todas as instruções. Aqui estão dois exemplos de instruções de instalação de portas.
Instalação de uma porta de vidro giratório
Normalmente, não há problemas com a instalação de portas de vidro, mas ainda assim não é a coisa mais fácil para um iniciante. Em primeiro lugar, você precisa estudar cuidadosamente as instruções e preparar todas as ferramentas necessárias que serão úteis no processo, na forma de: um nível, uma chave de fenda, bits e chaves de fenda do formato exigido, brocas, um marcador, um lápis de construção, silicone, grampos, chaves sextavadas. Depois disso, é importante verificar se as portas e acessórios estão completos. Somente se tudo estiver no lugar, o trabalho pode começar.
- O primeiro passo é marcar a posição da guia vertical na partição. É importante ter o máximo de cuidado possível, pois é ao longo dessas marcas que serão feitos os orifícios nos quais serão inseridos depois os pinos - este será o próximo passo. Para aumentar a confiabilidade desse projeto, você pode preencher os orifícios resultantes com pregos líquidos.
- O lado restante deve ser tratado com um selante que é vendido em qualquer loja de ferragens. Depois disso, você pode instalar e aparafusar a guia, na qual a própria porta é inserida.
- Verifique o alinhamento das dobradiças com os furos feitos e fixe-as com grampos. Comece instalando a peça de encaixe da porta e marque a posição do perfil. É importante que esteja localizado no mesmo plano do portador.
- Em seguida, é necessário fazer marcações na parede oposta e fazer furos ao longo delas, nos quais futuramente serão inseridos buchas. O plano reverso também é tratado com um selante, então o elemento é firmemente fixado com buchas.
- Agora você pode começar a instalar a alça, para a qual você precisa comprar almofadas de silicone. Quando as alças estiverem no lugar, você precisará prosseguir com a instalação da placa inferior.
- A última etapa é verificar a funcionalidade da porta. Se houver algum problema, a posição da porta pode ser facilmente ajustada com parafusos.
Instalação de uma porta de vidro deslizante
Releia as instruções várias vezes e verifique se todas as peças estão lá e em que condições estão. É importante fazer isso antes de iniciar a instalação.
- Primeiro, determine onde estão as partes superior e inferior do vidro. Isso é feito de duas maneiras: pelo número de orifícios - geralmente há mais furos na parte superior, e pela largura dos painéis - os superiores são mais largos.
- Faça um nível (você pode usar laser ou bolha) marcando os furos para o perfil vertical na parede e fure-os com uma broca adequada para o material da parede. O tamanho da broca deve corresponder ao tamanho das cavilhas. A proporção correta do tamanho é mais frequentemente indicada na embalagem com fechos.
- As peças de plástico do pino são cravadas na parede e um perfil vertical é fixado a elas. Em seguida, instale as guias horizontais de fixação na parte superior dos perfis.
- Repita essas operações para o lado oposto do nicho e comece a instalar a cortina no perfil.
- Dobre o selo de borracha. Fixe batentes especiais na parte inferior da tela, levando em consideração a localização do vidro. Trate esta operação o mais cuidadosamente possível!
- Remova as restrições do perfil superior e instale os fechos no vidro. Depois disso, as restrições voltam. Coloque espaçadores especiais na borda superior do vidro para protegê-los da abrasão e, em seguida, fixe o perfil horizontal. Suportes são instalados nele.
- A porta deve ser colocada nos pontos de fixação e fixada com parafusos e juntas. Depois de concluir este procedimento, verifique se a porta está segura e fácil de mover.
- É imperativo anexar um limitador ao corpo do rolo por cima e colocar vedações de silicone nas bordas laterais. Agora você pode começar a instalar as maçanetas e decorar as portas - os orifícios para as ferragens ficam escondidos sob os plugues e o perfil inferior é reforçado.
- Em seguida, é necessário aplicar silicone antibacteriano no perfil e verificar a funcionalidade e a qualidade da porta.
O comentário foi enviado com sucesso.