Como construir um chuveiro aquecido ao ar livre em uma cabana de verão?
Hoje, quase todo morador da cidade tem uma cabana de verão. Este é um ótimo lugar para relaxar dos dias de trabalho, onde você pode passar ótimas férias e final de semana com a família e amigos. Para proporcionar uma vida confortável fora da cidade, é necessário não só decorar com beleza o projeto paisagístico do local, mas também dotá-lo de uma estrutura tão importante como um chuveiro. O sistema de aquecimento é especialmente popular entre os residentes de verão. Ao contrário de outros tipos de estruturas, é fácil de instalar e permite que se refresque em qualquer altura do ano.
Peculiaridades
Um duche campestre é uma estrutura única com um tipo combinado de aquecimento, no qual nos dias quentes a água é aquecida pelo sol, e quando está frio no exterior é colocado em funcionamento um dez especial. Você mesmo pode construir esse chuveiro em um terreno, uma vez que a instalação requer um número mínimo de peças componentes. Além disso, se o edifício estiver decorado de forma original, complementará harmoniosamente o design do chalé.
Antes de iniciar a instalação da estrutura, deve-se escolher e preparar corretamente um local para ela. Uma vez que no verão a água deve aquecer sozinha sob a influência dos raios solares, não é aconselhável colocar a sala de banho à sombra. A melhor solução seria construí-la em uma área aberta no jardim, mas ao mesmo tempo, vale a pena dar acesso à eletricidade, que será necessária para o funcionamento dos elementos de aquecimento.
Um chuveiro de verão deve incluir:
- racks;
- tanque;
- tocar;
- tapete;
- regador.
Para que a estrutura seja durável, seus racks devem ser bem reforçados. Além disso, é aconselhável instalar o tanque em uma cor escura, pois é ele quem vai "atrair" o calor e aquecer a água na estação quente. No interior do edifício é necessário colocar um tapete de borracha, graças ao qual o banho será o mais cómodo possível, e as prateleiras podem ser revestidas com material resistente à humidade em forma de cortina ou película.
Muitos também colocam um chuveiro próximo à casa, neste caso ele atua como uma extensão de uma das paredes de um edifício residencial. Mas com tal instalação, é importante atentar para o fato de que os raios solares atingem o tanque em linha reta. Além disso, você precisará proteger a parede dos efeitos negativos da umidade e do isolamento de camadas, bem como dos azulejos. É claro que esse tipo de arranjo fica bonito em um projeto paisagístico, mas a água no tanque não vai aquecer bem devido à sombra criada pela casa.
Projetos estruturais
Não é difícil construir um duche exterior aquecido, o mais importante é primeiro reflectir sobre a sua disposição e fazer um projecto correcto. Graças aos desenhos e diagramas, será possível calcular rapidamente o consumo de material e a quantidade de obra. Vale ressaltar que para instalar tal estrutura não é necessário utilizar os materiais mais caros, você consegue com um acabamento prático e acessível. Para projetar um grande chuveiro de verão, uma base gelatinosa será necessária, e estruturas simples são geralmente instaladas em estacas.
Um ponto importante na escolha de um projeto de design é o material com o qual a instalação será feita. Recentemente, muitos proprietários de chalés de verão escolheram estruturas de tijolos. Eles se encaixam perfeitamente no design do site, mas são caros de construir. Também é possível instalar um chuveiro de madeira com vestiário e aquecimento.
Ao contrário da alvenaria, o revestimento de madeira é caracterizado pela alta estética, mas para prolongar sua vida útil, será necessário, além disso, conduzir uma boa ventilação e tratar as placas para protegê-las do fogo e da umidade com um retardador de fogo.
Projetos de chuveiro de jardim aquecido em policarbonato também são muito populares. O material de acabamento é caracterizado pela leveza e resistência, resistente a fatores externos e fácil de instalar. Para construir essa estrutura com as próprias mãos, eles preparam desenhos do estande e dos vestiários. Normalmente a altura da cabine é de 2 a 2,5 m, e sua largura não deve ser inferior a 1 m. Também é importante indicar no projeto a profundidade do box, para um banho confortável seus indicadores são de 1,2 m .
Além disso, os esboços prescrevem o material para o revestimento da moldura., que pode ser feito de perfis, tubos de metal e vigas de madeira. No projeto, também é necessário exibir a disposição da parte superior do edifício, normalmente ela é coberta com deck e é colocado um tanque plano. Um barril também pode ser usado como recipiente para água. Nos diagramas, deve-se prescrever a instalação da fiação elétrica e do sistema de drenagem. Quanto ao vestiário, suas dimensões são selecionadas individualmente.
Circuitos de aquecimento
Durante a construção de um chuveiro country, você precisa decidir sobre o sistema de aquecimento de água. Para se refrescar confortavelmente em dias quentes depois de trabalhar no campo, a água deve estar morna, caso contrário, você pode pegar um resfriado. Hoje, existem vários tipos de instalação de estruturas, em cada uma das quais é instalado um determinado esquema de aquecimento.
- Chuveiro portátil. É uma versão simples da estrutura em que a água é despejada em um saco especial equipado com um regador. O saco é pendurado em um suporte e preenchido com água pré-aquecida. Você também pode colocar o recipiente e esperar que o conteúdo aqueça sozinho ao sol. A principal vantagem desse sistema é a eficiência, não necessita de equipamentos adicionais, a água é aquecida sem custo de luz, mas o volume da bolsa, que é de 20 litros, não vai permitir que toda a família nade plenamente.
- Chuveiro com aquecimento solar. Graças a equipamentos especiais, é possível aproveitar com lucro a energia solar, que vai gerar calor e tornar o banho quase gratuito. Para isso, em uma casa de veraneio, pode-se instalar uma estrutura de qualquer material de construção e colocar um tanque sob seu teto, previamente pintado de preto ou coberto com uma película escura. Além disso, recomenda-se a disposição adicional de refletores com o tanque na forma de folha ou folha de rolo; espelhos antigos também podem ser adequados para esses fins. Como resultado desta instalação, o tanque irá aquecer sob a influência dos raios solares diretos e refletidos, a única desvantagem deste sistema é o aquecimento desigual da água, uma vez que a água quente ficará no topo do tanque . Mas, para eliminar esse problema, basta colocar uma bóia dentro do tanque, fazendo com que a água aquecida escorra para a mangueira de saída.
- Titânio. Caso seja necessário aquecer a água à força, sem o uso de energia solar, constroem-se chuveiros campestres com sistema de carvão ou titânio a lenha. Nessas estruturas, a água estará sempre quente, independentemente das condições meteorológicas. Para aumentar a eficiência do aquecimento, um expansor é adicionalmente instalado no tanque ou barril, ele distribui uniformemente os fluxos de líquido quente e frio, de forma que a água quente entre diretamente no recipiente e a água fria desça no trocador de calor. Mas vale a pena atentar para o fato de que tais equipamentos pertencem à categoria de perigo de incêndio, por serem equipados com fogo aberto. Portanto, se você não tem experiência na instalação de titânio, então é melhor confiar a construção de um chuveiro a especialistas.
Além disso, é necessário adquirir uma caldeira de alta qualidade de fabricantes consagrados que atendam a todas as normas e medidas de segurança. Além disso, no chuveiro de verão, você precisará dar acabamento às paredes, teto e piso com isolamento térmico e amianto. Isso protegerá a estrutura de um possível incêndio. Se o titânio for planejado para ser colocado externamente, você também deve se preocupar em cercar seu espaço, especialmente em áreas onde as crianças possam brincar.
- Chuveiro com aquecimento elétrico. É considerada a opção de design mais popular e conveniente em que a água é aquecida por meio de um aquecedor elétrico. A única desvantagem de tal sistema é o alto consumo de energia e a carga na rede. Portanto, para este tipo de aquecimento, você deve primeiro pensar na otimização da rede elétrica e instalar uma fiação potente que atenderia a todos os requisitos para uma operação segura. Além disso, todos os interruptores, soquetes e cabos devem ser aterrados e protegidos contra umidade.
- Painéis solares. O tipo mais moderno de aquecimento de água em um chuveiro dacha é um sistema equipado com coletores a vácuo movidos a energia solar. Obviamente, tal instalação é considerada cara, mas sua eficácia, praticidade e segurança serão recompensadas com o tempo. Para montar tal sistema, painéis são fixados na cobertura da estrutura, que consistem em tubos de vácuo, eles armazenam energia e aquecem a água. Ao mesmo tempo, os painéis não requerem fontes de energia adicionais, eles trabalham a partir do sol, convertendo a radiação ultravioleta em energia térmica.
Você mesmo pode instalar tal sistema, sem ter habilidades e experiência especiais para isso, o mais importante é colocar corretamente os painéis e calcular sua carga de produção.
Como construir com suas próprias mãos
A construção de um chuveiro country começa com a escolha de um método de drenagem, pois disso dependerá a conveniência e a duração do funcionamento da estrutura. Se imprecisões forem permitidas neste estágio da instalação, será difícil corrigi-las no futuro. Na maioria das vezes, um sistema de drenagem é usado para um chuveiro rural, que é criado com base em pneus e uma fossa de drenagem. Para fazer isso, a camada superior do solo é aberta, uma vala é cavada, a drenagem é colocada e um duto é colocado.
Esta é a forma mais fácil, em que a água flui do reservatório para um orifício de drenagem e é descarregada no sistema de esgoto. É importante, ao colocar o revestimento do piso, fornecer um pequeno ângulo de inclinação para garantir uma boa drenagem. O orifício de drenagem deve ser limpo à medida que enche.
Depois que o problema com o ralo for resolvido, você pode executar as seguintes etapas de trabalho.
- Crie um esboço da futura estrutura e marque a área para construção. O projeto deve incluir desenhos da moldura, bem como um diagrama da instalação da fundação e sistemas de comunicação adicionais. No caso de a fundação ser preenchida, será necessário cavar uma pequena cova, e para a fundação por estacas basta nivelar o solo e fazer buracos.
- Prepare um local para a instalação de um chuveiro de verão. O local é cuidadosamente nivelado e limpo de entulhos, no local onde é planejada a drenagem, é feito um layout em material resistente à umidade. Para isso, pode ser adequado um filme impermeabilizante, concreto ou chapas de material de cobertura, além disso, é determinado o ângulo de inclinação, uma vez que a água desce melhor sob uma encosta. Para evitar o aparecimento de odores desagradáveis de esgoto no futuro, é importante instalar um bom sistema de ventilação, colocar uma tela de proteção sobre a fossa e cobri-la com tábuas.
- Se a cabina de duche for utilizada por mais de três pessoas, é aconselhável fazer uma fossa de drenagem com 2 a 3 metros de profundidade, colocando-a a uma distância de 3 metros da estrutura. No fundo da fossa de esgoto, é imperativo encher a brita ou areia, e as paredes podem ser feitas com pneus velhos ou pode-se instalar um barril de esgoto especial.Vale a pena atentar para o fato de que o furo do ralo deve estar sempre fechado, caso contrário, crianças ou animais podem cair nele.
- Faça a instalação da moldura. No final de todo o trabalho preparatório, pode-se proceder à construção da moldura. Via de regra, são utilizados perfis de alumínio para a sua instalação, são fáceis de fixar e assumem facilmente a forma pretendida. Os suportes horizontal e vertical também são fixos para o teto superior e a colocação do tanque.
- Faça o revestimento. Para o acabamento externo e interno da estrutura, você pode usar vários materiais de construção, enquanto os especialistas na maioria das vezes escolhem chapas de policarbonato com espessura de 8 a 16 mm para isso.
- Instale o tanque de água. Dependendo do tipo de aquecimento de água selecionado, é possível colocar um aquecedor de água autônomo e um barril comum. Se necessário, é feito isolamento térmico entre a cobertura e o tanque, são montados equipamentos adicionais, película protetora e refletores.
- Anexe as portas e instale ganchos, cabides e prateleiras dentro do chuveiro. A porta é normalmente rebatida de tábuas com espessura de 20 mm, após o que são revestidas com o mesmo material que é utilizado para decorar as paredes. Ele é preso à estrutura por meio de dobradiças que são aparafusadas aos pilares da porta.
Adendo
Recentemente, a maioria dos proprietários de chalés de verão prefere instalar um chuveiro ao ar livre por conta própria, uma vez que tal processo não é particularmente difícil. Mas para que a estrutura seja durável e confortável, você precisa saber como instalá-la corretamente.
Para iniciantes, as recomendações a seguir podem ajudar.
- Antes de construir um chuveiro, é necessário escolher um local para instalar a estrutura. Deve se encaixar harmoniosamente no projeto geral e ser colocado onde não haja correntes de ar.
- O furo de drenagem deve ser feito com base no volume do tanque, deve ser 2,5 vezes maior que este.
- Não instale materiais sépticos e drenos diretamente sob a cabine, isto deve ser feito próximo a ela, caso contrário não será possível evitar a penetração de odores desagradáveis.
- É melhor cobrir o ralo com materiais impermeabilizantes.
- Durante a construção da estrutura, não é recomendável o uso de argila, pois ela se molha e se lava rapidamente, podendo entupir o sistema de drenagem.
- É possível melhorar o fluxo de água instalando o box do chuveiro em local elevado.
- A estrutura deve ser confortável para o banho e ter espaço livre, portanto sua altura não deve ser inferior a 3 m. Além disso, 1 m² m precisa ser alocado para um camarim. A largura ideal para um chuveiro é de 190 cm.
- A base e o caixilho da estrutura devem ser resistentes e fiáveis, devem suportar cargas pesadas, visto que será instalado um tanque com água no topo.
- O revestimento externo de um chuveiro de verão pode ser feito com vários materiais de construção, mas é melhor dar preferência a folhas de ardósia, papelão, policarbonato, compensado resistente à umidade ou forro. Ao mesmo tempo, o material de acabamento não deve apenas ser confiável na operação, mas se ajustar harmoniosamente ao projeto paisagístico do local. Portanto, se necessário, pode ser pintado ou decorado com desenhos e padrões originais.
- Deve-se garantir que as portas da estrutura estejam bem fechadas e não permitam a entrada de ar frio. Além disso, o isolamento térmico pode ser instalado na porta e os elementos de vedação podem ser fixados ao longo do seu contorno. Isso ajudará a reter o calor dentro da estrutura e proteger as portas dos efeitos negativos da umidade.
- Um chuveiro ao ar livre também pode ser usado no inverno, mas neste caso, sua estrutura deve ser bem isolada. Para isso, poliestireno expandido, poliestireno ou lã mineral são aplicados nas paredes e teto do estande. O isolamento térmico é fixado com grampeador e revestido com material decorativo.
Para obter informações sobre como fazer um chuveiro ao ar livre com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.