Casa de banho ao estilo "minimalismo": características da escolha de móveis, canalizações e acessórios
Na maioria das casas antigas e pequenas residências modernas, o banheiro acaba sendo um recanto lamentável. Isso porque as construtoras simplesmente não tiveram nenhuma outra saída durante sua organização. Mas mesmo esse espaço insignificante pode ser totalmente utilizado se você se concentrar nos melhores exemplos de minimalismo.
Especificações
O design minimalista é adequado para todas as instalações possíveis. Ele prevê a conformidade com dois requisitos importantes: o menor número de itens e a maior quantidade de espaço livre.
Existem também outras características atraentes que tornam o minimalismo popular entre uma ampla variedade de pessoas:
- geometria estrita e lacônica;
- a prioridade da funcionalidade sobre a abundância de decoração;
- rejeição da variegação e consideração do conceito geral.
Na maioria das vezes, os interiores minimalistas são decorados com materiais naturais. Eles criam superfícies homogêneas - eles tentam não abusar do relevo e até mesmo de padrões atraentes. Mas se a mobília deve ser solene e rígida, então é perfeitamente possível realizar experimentos de design com encanamento. O que é categoricamente inaceitável são os acessórios. Mesmo os cabides de trajes de banho devem ser descartados para manter o conceito escolhido até o fim.
Como organizar o espaço corretamente?
O fato de o minimalismo economizar espaço não significa que você pode ignorar a qualidade dos móveis e outros itens instalados, "se fosse mais compacto". Pelo contrário, são preferíveis materiais de alta qualidade e excelentes resistentes ao desgaste. Além disso, eles devem ser aparentemente simples (não pretensiosos), mas relativamente caros. A maioria dos designers geralmente acredita que combinar materiais diferentes é muito mais conveniente do que coisas feitas de uma única coisa.
Como em qualquer banheiro, pias e banheiras brancas parecem perfeitas.
O design minimalista é combinado apenas com os acessórios de banheiro de aparência intransigentemente moderna e incomum. As melhores características estéticas, segundo os especialistas, são os vasos sanitários suspensos e os lavatórios. Entre as formas da banheira, a oval está em primeiro lugar, depois - retangular, só depois delas - todas as demais formas geométricas. Elementos redondos ou próximos a eles são fortemente indesejáveis. Quanto menos armários e prateleiras, melhor será o resultado.
Com a ajuda de um armário embutido fechado, você pode livrar o banheiro de todas as peças redundantes. Sua expansão visual é conseguida por grandes espelhos e superfícies brilhantes. Esconder e disfarçar a própria presença do móvel é ajudado colocando-o dentro de nichos. Freqüentemente, as fachadas dos móveis são acabadas com os mesmos materiais das paredes - isso ajuda a apagar a borda e a criar uma sensação de verdadeira liberdade. As estruturas de vidro parecem sem peso, como se estivessem suspensas no ar.
Direção ambiental
O último grito da moda no final dos anos 2010 é o eco-minimalismo. Surgiu há apenas alguns anos, mas em termos de influência nas mentes dos designers, já se tornou comparável à Provença, à abordagem escandinava e ao classicismo. Uma diferença importante do minimalismo "simples" é a exclusão do metal dos móveis. Em casos raros, é deixado em pequenas quantidades como um acento decorativo.
De acordo com os cânones do minimalismo ecológico, o interior deve ser o mais leve possível., especialmente no caso em que a iluminação da sala é insuficiente. Peças de móveis escuras às vezes são aceitáveis como toques expressivos, mas é melhor não confiar na sorte e no seu próprio gosto, mas consultar designers qualificados. O piso e o teto de madeira exigidos neste estilo em um banheiro pequeno (e também em um grande) são impraticáveis. Mas há uma oportunidade de lidar com esse problema - usar um material que imite esse tipo. Na maioria das vezes, são ladrilhos de cerâmica ou terracota.
Os móveis não devem ter apenas aparência leve - uma silhueta baixa se torna um requisito obrigatório. Devido às especificidades da casa de banho, é preferível recusar a utilização de produtos de mobiliário com estofos em tecido natural.
Recomenda-se entrar em contato com designers e planejadores profissionais para fazer a escolha certa:
- pontos de conexão de comunicação;
- o tamanho do encanamento e sua cor;
- tipo de teto;
- material para decoração de parede.
Nuances adicionais
A iluminação é de grande importância em banheiros minimalistas. O fluxo de luz deve ser bastante abafado. A preferência por luminárias embutidas discretas em vez de lustres suspensos clássicos é bastante justificada. Se houver janelas, você deve cuidar o máximo possível do fluxo natural de luz. Dispositivos de iluminação multinível também funcionam bem e a luz de fundo pode ser usada para dar originalidade à sala.
Em um banheiro minimalista, apenas um número limitado de acessórios é permitido. Atenção deve ser dada ao dispensador de sabonete compacto, mas também é uma boa ideia escolher prateleiras pequenas para cosméticos. Para tornar o espaço mais bonito e dar forma a realces, é permitida a utilização de uma única planta (em vaso) ou painel de parede. Em termos de cores, os melhores resultados são obtidos com tintas brancas, cinzas e pretas. Como combiná-los exatamente é uma questão de escolha pessoal.
Os profissionais geralmente recomendam combinar tonalidades com base no princípio do contraste. O acabamento preto do teto ecoa perfeitamente a parede cinza; Também é uma boa ideia colocar uma faixa escura no meio das paredes brancas. A solução tradicional com a cor branca impecável da sala também não vale a pena rejeitar: fica muito bem com um uso habilidoso.
Em qualquer caso, uma regra principal deve ser aplicada: três tons de uma vez é o máximo, idealmente deveria haver apenas dois deles. Além disso, as cores claras têm prioridade absoluta - as cores escuras só se justificam se corresponderem estritamente ao conceito de design.
O tipo de encanamento - banheira ou chuveiro - não se limita a uma abordagem minimalista. Aqui você pode se concentrar com segurança nos gostos pessoais. A disposição dos acessórios de encanamento não deve ser menos cuidadosa do que a aparência de cada um deles. Ao mesmo tempo, a localização de itens específicos em um lugar incomum é bem-vinda.
O principal é não esquecer que o estilo também exige uma funcionalidade estrita, a ausência do menor incómodo; é aconselhável adquirir cada item em um design multifuncional.
Você aprenderá sobre o que mais procurar ao decorar um banheiro minimalista assistindo ao vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.