Telas de banho: características de design e instalação
O banheiro é um cômodo muito importante da casa, pois permite procedimentos de higiene diários. E para os encanamentos que realizam suas tarefas funcionais no banheiro, há uma série de dispositivos modernos que proporcionam o máximo conforto a uma pessoa durante sua operação. A liderança nesta lista é ocupada pelos biombos de banheiro, apresentados no mercado nos mais variados tipos.
Características e propósito
Biombos de casa de banho, cortinas com dobradiças ou rígidas, persianas - estes não são todos os nomes deste design. No entanto, apesar da ampla escolha de nomes, a tela realiza, na verdade, uma tarefa. Durante os procedimentos de água no banheiro, gotas de água e produtos de higiene caem parcialmente em todas as superfícies da sala, incluindo móveis. Como resultado, a sala apresenta um microclima úmido, que é repleto de danos aos móveis, bem como o desenvolvimento de fungos e mofo que são perigosos para o homem, o que acarreta a necessidade de reparos freqüentes ou a compra de novos móveis.
Além disso, o piso molhado é uma superfície bastante perigosa na qual um adulto e uma criança podem escorregar facilmente.
Para eliminar o risco de tais situações traumáticas, bem como a formação de humidade e humidade excessivas na casa de banho, bastará adquirir um ecrã especial que irá reduzir significativamente o nível de humidade da divisão.
Esse tipo de tela de proteção para o chuveiro é oferecido em supermercados aos consumidores em uma grande variedade., que lhes garante a compra de uma tela deslizante, giratória ou qualquer outra configuração de uma tela em matérias-primas duráveis e de alta qualidade, com uma variedade de cores, apresentando uma ampla seleção de decoração para divisórias.
Telas, como persianas e cortinas, são um atributo muito útil do banheiro, mas em comparação com os análogos acima, eles têm uma série de vantagens indiscutíveis.
- o projeto oferece proteção máxima para paredes, móveis e piso contra respingos de água: ao instalar portas em vez de cortinas, nenhuma gota de água sai;
- a tela não necessita de nenhum cuidado específico e instalação de um espaçador de cortina;
- vários microrganismos podem se desenvolver em cortinas comuns - as estruturas em consideração eliminam completamente esse problema;
- uma vasta selecção de diferentes modelos e formas permite-lhe escolher um desenho em vidro ou policarbonato, com ou sem moldura, pelo que o desenho estará em perfeita harmonia com o interior geral da casa de banho;
- com base em inúmeras avaliações de clientes, a operação das telas é várias vezes mais confortável, uma vez que as cortinas padrão são frequentemente coladas ao corpo e dobradas como um acordeão em um estado úmido, abrindo com uma corrente de ar;
- as matérias-primas com as quais as estruturas são produzidas apresentam alto grau de durabilidade;
- a instalação dos produtos adquiridos pode ser feita por qualquer proprietário de casa com as próprias mãos.
Com base nas características positivas deste produto acima, tendo estudado os tipos e modelos apresentados no mercado, você pode fazer a escolha certa.
Variedades
Todas as telas disponíveis comercialmente podem ser classificadas com base nos seguintes critérios:
- o método de abertura das portas da estrutura;
- recursos de configuração;
- o tipo de matéria-prima utilizada para a produção da tela.
Atendendo à forma como as portas se abrem, existem vários tipos de biombos para casas de banho.
- Construções em forma de acordeão. Vale a pena escolher se um banheiro redondo ou arredondado está instalado no banheiro. As desvantagens de uma tela de chuveiro dobrável incluem a necessidade de algum espaço, pelo que é melhor instalar tais modelos em banheiros espaçosos. Além disso, as peças de conexão da estrutura se deterioram com o tempo, o que pode causar danos a todo o produto.
- Tipos de swing. Recomenda-se comprar para quartos grandes com banheira de canto.
- Produtos deslizantes. Modelo mais popular, a sua popularidade explica-se pelas especificidades da configuração, devido à qual os biombos com esta forma de abertura do caixilho podem ser instalados em todas as divisões sem excepção, mesmo em casas de banho com pequena área. E o que é importante, tais produtos são perfeitamente compatíveis com banheiras retas e semicirculares padrão, que são equipadas com quase todos os apartamentos, já que funcionam por analogia com guarda-roupas.
As características de design sugerem a presença de três tipos de telas.
- Produtos sem moldura. Consiste em vários elementos, principalmente em vidro. Por segurança, os cantos desses produtos são arredondados.
- Telas do quadro. São compostas por várias folhas (em média de 2 a 6) e uma estrutura de suporte. De todas as seções, via de regra, uma atua como porta. Ele abre com uma mudança para o lado. A instalação é realizada em estantes, a fixação à própria canalização é feita por meio de guias.
- Modelos combinados. Eles combinam todas as propriedades dos dois tipos anteriores de estruturas. A maioria desses modelos possui uma peça parcialmente instalada no perfil. Graças a esse recurso, ele é ajustado.
Com base na variedade de matérias-primas utilizadas, as telas são divididas em produtos de vidro e produtos de policarbonato. Cada material possui características individuais positivas e negativas.
Quanto ao policarbonato, trata-se de uma matéria-prima bastante versátil, procurada para arranjar estruturas para chalés de verão, por exemplo, estufas, bem como para arranjar várias divisórias na própria casa.
Ele tem uma série de vantagens que são relevantes para estruturas como uma tela de banheiro:
- resistência às flutuações de temperatura;
- resistência mecânica, que elimina o risco de rachaduras por impacto acidental;
- neutro para a maioria dos compostos de limpeza químicos;
- devido ao seu baixo peso, permite fazer e instalar portas grandes, por exemplo, até 190 cm de altura;
- durante a instalação, o risco de estragar o material é mínimo;
- os produtos feitos com essas matérias-primas se comparam favoravelmente com seu custo acessível.
O vidro é um material bastante frágil, mas essa propriedade não afeta em nada sua popularidade como divisórias para banheiras e chuveiros.
Isso se explica pela presença das vantagens das matérias-primas, dentre as quais se destacam:
- não sujeito a deterioração e corrosão;
- tem um bom nível de resistência química;
- fungos e mofo não se formam no vidro;
- a vida operacional das telas de vidro excede significativamente a dos produtos de plástico, a instalação de cortinas de tecido também não difere em durabilidade;
- um pequeno indicador de condutividade térmica;
Telas de vidro com várias decorações coloridas permitem transformar o interior do banheiro com detalhes em cores, o que não é possível com divisórias de plástico.
Os modelos populares de telas de banheiro de vidro são:
- tela de vidro deslizante Cascade 170x150 cm com três portas;
- Primo 85x140 cm;
- tela frontal com porta toalha Sensea Optima 140x85 cm;
- Vidro transparente Mezzo 170x150 cm.
Critérios de escolha
Ao escolher uma tela, é necessário levar em consideração uma série de características importantes que são inerentes a um determinado modelo:
- antes de encomendar a estrutura, devem ser tomadas medidas adequadas na sala, tendo em atenção que deve haver uma distância entre o tecto e o rebordo do produto para garantir a ventilação;
- para paredes que não tenham uma superfície perfeitamente plana, é preferível adquirir uma estrutura com dobradiças reguláveis;
- na hora de escolher um modelo de tela, é necessário levar em consideração o tamanho do cômodo para que os produtos adquiridos não se tornem um obstáculo no banheiro;
Para salas pequenas, é melhor optar por telas transparentes;
- a vida útil de todo o produto depende muito da confiabilidade das conexões;
- se as paredes da estrutura forem de materiais de cores diferentes, será útil equipar iluminação adicional na área de sua instalação;
- em banheiros combinados, você pode instalar uma tela lateral de 90x90 cm em um design transparente, que não sobrecarregará visualmente o espaço;
- A instalação de alta qualidade é um componente importante do qual depende a durabilidade da tela.
Métodos de instalação
A instalação de uma tela de vidro pode ser feita manualmente. Em alguns casos, a tecnologia pode ser um pouco diferente, mas em geral as instruções de instalação passo a passo incluem as seguintes etapas:
- Em primeiro lugar, é necessário adquirir uma ferramenta de trabalho: fixadores, um perfurador e uma broca, um selante e uma pistola, bem como uma fita niveladora e uma fita adesiva;
- primeiro, um perfil é fixado à parede, que funciona como uma espécie de cerca para tal cortina;
- você precisa tirar o trilho dele e usar o nível para marcar os pontos de fixação;
- buracos são feitos nesses locais;
- o perfil é tratado com um selante e fixado à superfície;
- a folha de vidro é instalada no perfil e fixada com fechos, sem torcer ao máximo;
- um selo é inserido na distância esquerda entre os elementos estruturais, após o qual todos os parafusos são apertados até o fim;
- todas as lacunas existentes entre a parede e a tela são preenchidas com silicone;
- depois que a composição solidificou completamente (após cerca de 24 horas), você pode usar o banho para o fim a que se destina.
Uma tela de plástico de moldura é instalada usando a seguinte tecnologia:
- com a ajuda de fechos, a parte principal da estrutura é montada;
- a faixa, que servirá de porta, é instalada na moldura e se encaixa;
- marcações são feitas na parede para fixar as guias;
- furos são feitos nesses locais e perfis são instalados;
- as juntas da estrutura com a parede são lubrificadas com um selante;
- então a tela é instalada em seu lugar e é fixada;
- após a completa solidificação da composição, o cabo é aparafusado ao caixilho e a película protetora retirada do produto.
Dicas de uso e cuidados
A manutenção de tais estruturas não requer habilidades específicas e produtos de cuidados especiais. No entanto, a adesão regular a regras simples de operação permitirá que você preserve a aparência original do produto por um longo tempo e também estenda sua vida útil. O primeiro passo é deixar as abas ajustáveis abertas após cada uso para que o excesso de umidade não se acumule dentro. As estruturas de vidro podem ser processadas com qualquer composto e é melhor lavar o policarbonato com produtos químicos domésticos suaves, caso contrário, há o risco de estragar a superfície.
Todos os elementos do sistema de deslizamento da estrutura devem ser lubrificados de vez em quando. Gotas de água podem se acumular nas vedações das peças finais, que podem causar a formação de mofo - nessas situações, recomenda-se a substituição dos componentes.
O cumprimento de recomendações simples permitirá que o biombo se transforme numa decoração da casa de banho, o que proporcionará adicionalmente um elevado nível de conforto durante os procedimentos de higiene.
Para informações sobre como instalar corretamente a tela na banheira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.