Casa de banho: tipos e ideias de design
Existe uma casa de banho (unidade sanitária) em cada casa ou apartamento. Claro, é mais comum chamá-lo de banheiro, banheiro ou banheiro. Para a maioria, sabe-se que os banheiros são conjugados e separados. No entanto, você pode e deve aprender muito mais sobre eles para transformar este lugar em sua casa em algo belíssimo e agradável.
O que é isso?
O dia de cada pessoa começa e termina em um cômodo, que é chamado de banheiro. É especialmente agradável quando tem um visual bonito e harmonioso que permite relaxar e entrar em sintonia com o positivo.
Freqüentemente, a área da habitação não permite alocar muitos metros para um banheiro, portanto a escolha recai em opções combinadas. Eles têm um banheiro e um banheiro no mesmo quarto. Esta solução é especialmente relevante para apartamentos em edifícios da era soviética. Claro, opções combinadas podem ser encontradas em apartamentos modernos e espaçosos e até mesmo em casas particulares.
Não é tão fácil escolher o projeto do banheiro e organizar corretamente todos os elementos de encanamento nele. E às vezes no banheiro você também quer colocar eletrodomésticos, por exemplo, uma máquina de lavar ou um aquecedor de água. Hoje, os designers apresentam muitas opções de interiores para banheiros combinados e separados. Vários exemplos mostram como até mesmo a menor área pode acomodar vários acessórios de encanamento. Resta apenas escolher uma opção que seja adequada à área do apartamento, e começar a implementá-la.
Porém, não se esqueça que o banheiro deve antes de tudo ser prático e depois bonito.
Para tornar o espaço de banho o mais funcional possível, as canalizações devem ser posicionadas de forma que fiquem separadas umas das outras. Por conveniência, deve haver espaço livre nas laterais e na frente. Para destacar zonas individuais no banheiro, você pode usar várias texturas, incluindo sua combinação, enfatizar com certas cores e instalar divisórias decorativas. Mesmo um banheiro combinado deve ter pelo menos três áreas de trabalho, a saber:
- vaso sanitário;
- cartuchos;
- banheiras (chuveiro).
Ao planejar o interior de um banheiro, o ponto de partida deve ser a rede de esgoto. Afinal, quanto mais longe dele estiver o encanamento, mais tubos serão colocados. Além disso, o dreno do talude deve ser mantido em todo o seu comprimento. A prática mostra que um vaso sanitário, que fica a 2-3 metros de distância do esgoto, deve ser instalado em um pódio, caso contrário, a saída de água não ficará muito boa.
Muitas pessoas pensam que o design de uma casa de banho é apenas uma escolha de materiais para acabamentos e cores. Porém, na realidade, tudo é mais complicado. Afinal, também é necessário pensar no layout do abastecimento de água e da fiação elétrica, levando em consideração a localização das instalações hidráulicas. Hoje, esse processo pode ser simplificado com a ajuda de programas de computador, que permitem visualizar o interior em grande detalhe. Se você considerar cuidadosamente todos os pontos ao planejar um banheiro, você vai acabar com um ambiente muito harmonioso, confortável, bonito e funcional.
Peculiaridades
Cada tipo de banheiro tem suas próprias vantagens e desvantagens. Para melhor imaginar qual escolher para esta ou aquela habitação, vale a pena familiarizar-se com elas com mais detalhes.
Banheiros combinados
É quando o banheiro e o toalete são combinados em um único espaço. A principal vantagem deste tipo de banheiro é a economia de espaço, o que é especialmente valioso para apartamentos pequenos. Recentemente, em apartamentos em edifícios novos, banheiros combinados tornaram-se bastante comuns em projetos de classe econômica ou de conforto, onde a maioria deles são apartamentos estúdio e apartamentos com uma sala de estar. Outra vantagem desse banheiro é que ele requer uma pequena quantidade de materiais para seu acabamento ou reparo. Especialmente quando comparado com a decoração de dois quartos separados com banheiro e banheira.
Em termos de limpeza, um quarto também é mais conveniente do que dois.
As desvantagens dos banheiros combinados começam a se manifestar se mais de duas pessoas morarem na família. Afinal, é difícil usar o banheiro e o banheiro ao mesmo tempo. A desvantagem é que você terá que organizar todos os itens no banheiro de forma muito compacta. Assim, quando é possível colocar um vaso sanitário, um banheiro, uma pia, uma máquina de lavar em um cômodo, praticamente não há espaço para a conveniência humana. Esse banheiro seria ideal para uma família sem filhos ou para dois. E também a opção de uma unidade sanitária combinada é adequada se o apartamento tiver outro banheiro adicional. Essas opções são muito comuns em edifícios novos.
Banheiro adjacente separado
É quando os encanamentos, encanamentos e ralos do banheiro e do toalete são compartilhados, mas são dois quartos separados. A principal vantagem de tal banheiro é a reparação simplificada, especialmente em termos de drenagem e tubos comuns, que são um para dois quartos. Este banheiro é perfeito para famílias numerosas. Afinal, o banheiro e o toalete podem ser usados ao mesmo tempo. Das principais desvantagens, deve-se notar a maior quantidade de espaço que é necessária para implementar tal banheiro.
Além disso, nesta versão, a área do banheiro e do lavabo é muito pequena, o que gera transtornos adicionais. Esta solução é especialmente inconveniente para pessoas com excesso de peso que precisam de espaço. O melhor de tudo é que esse banheiro é adequado para famílias com crianças, bem como para quem vive sob o mesmo teto ao mesmo tempo.
Casa de banho separada
Isso ocorre quando o vaso sanitário e o banheiro estão localizados em diferentes partes da casa. Na maioria das vezes, essa opção é encontrada em edifícios modernos e edifícios residenciais espaçosos. Ainda no final da década de 1980 e início da década de 1990, era possível encontrar apartamentos com quatro e cinco quartos, cada um com dois banheiros. A principal vantagem de tal banheiro é que pode ser planejado como você deseja.
Você pode fazer um vaso sanitário e um banheiro totalmente separados ou pode combinar o vaso sanitário, por exemplo, com um chuveiro. Ou faça um banheiro combinado e outro banheiro, por assim dizer, para os hóspedes. Esta opção é muito fácil de usar. No entanto, não é possível organizar tal unidade sanitária em todos os apartamentos e até mesmo em uma casa.
Visualizações
Os banheiros vêm em tipos completamente diferentes e podem diferir na distribuição do banheiro e do toalete, nos materiais e no tamanho, sem falar no design de interiores, cores e muito mais. E também os banheiros também são diferentes em termos de equipamentos. Afinal, uma versão conjunta de banheiro, além de banheira e vaso sanitário, também pode ser com chuveiro, caldeira, vaso sanitário infantil, máquina de lavar, bidê e outros itens.
Material
De acordo com os materiais que são utilizados para o acabamento do banheiro, hoje existem vários tipos.
Parede de gesso resistente à umidade
Eles são usados para acabamento na maioria das vezes se as paredes precisarem ser niveladas. No entanto, é necessário escolher drywall precisamente resistente à umidade com alta densidade.Sua resistência à umidade é proporcionada por uma substância especial que é aplicada ao papelão pelos dois lados. No banheiro combinado, você também pode instalar uma pequena divisória usando drywall úmido, que separará visualmente o banheiro do vaso sanitário. A única coisa, essa opção vai reduzir um pouco a área da unidade sanitária. É melhor se ao decorar as paredes com gesso cartonado, ladrilhos ou painéis serão usados ao redor da banheira.
As paredes em gesso cartonado podem, se desejado, ser rebocadas e pintadas, bem como decoradas com mosaicos, azulejos, cortiça ou pedra (naturais ou artificiais).
Painéis de plástico
Eles são uma opção de acabamento conveniente e econômica. As principais vantagens desse acabamento são leveza, segurança contra incêndio, resistência à umidade e durabilidade. Além disso, são fáceis de montar horizontalmente, verticalmente e até mesmo em ângulo. Graças ao acabamento do banheiro com painéis de plástico, você pode escolher um esquema de cores interessante. No entanto, deve-se ter em mente que tais painéis não toleram impactos e, com o tempo, ficam cobertos de rachaduras.
Ladrilhos de cerâmica, espelho ou vidro
É uma solução clássica para o acabamento de uma casa de banho. Até o momento, esse tipo não perdeu de forma alguma sua relevância. Além disso, a variedade de ladrilhos só aumentou. Entre as vantagens desse acabamento, a higiene está em primeiro lugar. Afinal, as paredes de ladrilho são fáceis de limpar e tratar com soluções desinfetantes. Além disso, os ladrilhos de cerâmica são duráveis e têm uma boa aparência ao longo dos anos.
Além disso, agora você pode escolher painéis e ladrilhos totalmente acabados com desenhos, cores e tamanhos originais. Devido a isso, você pode criar um interior único.
Gesso decorativo
É um material prático, com preço acessível e de boa qualidade. As paredes com este acabamento serão resistentes à umidade e ao vapor. Dentre as vantagens desse acabamento, destacam-se a boa impermeabilização, capacidade de absorção de umidade, fácil aplicação em paredes, durabilidade, segurança. Além disso, se quiser prolongar a vida útil do gesso no banheiro, é melhor cobri-lo com cera hidrofugante.
Pintura com tintas impermeáveis
É mais uma opção clássica para decoração de paredes. Na maioria das vezes, são utilizadas tintas dispersas em água ou à base de látex. As vantagens desta opção são óbvias - são a simplicidade e uma vasta seleção de cores. Além disso, o interior pode ser diversificado aplicando desenhos brilhantes originais na parede.
Papel de parede
O papel de parede de banheiros e vasos sanitários tornou-se disponível não há muito tempo, apenas com o advento do papel de parede à prova d'água. Agora a escolha é muito ampla, podendo ser diferenciados de outros tipos de papel de parede por um sinal especial em forma de três ondas, que é aplicado ao rótulo. É melhor escolher papel de parede feito de vinil e acrílico. Eles são especialmente adequados para um banheiro com chuveiro. Isso se deve ao fato de que mesmo papel de parede à prova d'água tem um ponto fraco - as juntas. Como resultado, eles terão que ser trocados com frequência em um quarto com banheiro. As vantagens na forma de uma variedade deste material para as paredes da casa de banho são evidentes.
Os designers recomendam combinar acabamentos de diferentes materiais para obter interiores mais originais. As decorações usando mosaicos, madeira, ladrilhos de vidro com padrões holográficos parecem especialmente impressionantes. Para o acabamento do piso de banheiros, é aconselhável utilizar grés porcelânico com superfície não muito lisa. Uma solução interessante seria combinar o mesmo piso e azulejos, mas em tonalidades diferentes. E também populares entre os designers são os pisos de pedra ou opções que imitam a madeira.
Em um banheiro pequeno, serão azulejos de madeira que ficarão bem, e em um grande - lajes de granito em forma de quadrados. É melhor deixar o teto dos banheiros branco. Para criar uma superfície perfeitamente plana, você pode usar tetos elásticos.Ladrilhos com ornamentos macios também são adequados para tetos.
Dimensões (editar)
Por tamanho, as instalações sanitárias também podem ser divididas em tipos.
Banheiros pequenos
O tamanho de 1,5 x 2 ou 2 x 2 m são freqüentemente encontrados em "Khrushchevs". Esta área é minimamente confortável. E também casas de banho deste tamanho podem ser encontradas em casas de painel e é melhor fazê-las combinadas.
Banheiros médios
Com uma área de 4 a 6 metros quadrados, permitem colocar no seu espaço não só uma casa de banho e uma sanita, mas também um pequeno armário ou máquina de lavar roupa. Neste banheiro, o encanamento é melhor colocado em torno do perímetro do espaço ou em lados opostos.
Para tornar o interior mais confortável, é necessário levar em consideração a localização da porta.
Banheiros grandes
Uma área de 7 metros quadrados permitirá que você coloque todos os encanamentos, móveis e eletrodomésticos necessários.
Às vezes, o banheiro pode ser estreito e longo. Nesse caso, eles tentam colocar o chuveiro ou o banheiro na parte de trás. Nesse caso, a pia e o vaso sanitário são instalados ao longo da parede. Por conveniência, ao colocá-los, deve-se levar em consideração a frequência de uso deste ou daquele item hidráulico.
Cores
O uso de cores diferentes pode ampliar visualmente o espaço ou criar uma certa atmosfera nele. Por exemplo, verde ou amarelo arenoso traz conforto ao espaço. O vermelho, o azul, bem como o cobre e seus tons permitirão criar um clima alegre. O azul e o prateado proporcionam uma sensação de frescura e agradável frescura. As cores branco e bege são mais frequentemente encontradas em banheiros de estilo escandinavo. Recentemente, no entanto, eles não têm sido usados com tanta frequência. Mas a versão em preto e branco do banheiro agora não é incomum, o que não é surpreendente dada sua elegância.
Das últimas tendências de cores, vale destacar a utilização de ladrilhos da mesma cor, mas em tonalidades diferentes. Por exemplo, para o estilo marroquino, os azulejos nas cores areia ou azul e com motivos bege e castanhos são adequados. Deve-se ter em mente que para ampliar visualmente o ambiente, é melhor usar cores claras, e para reduzir - as escuras. Marcações coloridas em um fundo claro também são usadas para expandir o espaço. Para um banheiro relaxante e mais aconchegante, é melhor usar azul pastel, verde, branco ou roxo. Mas em grandes quantidades na mesma sala, os designers não recomendam o uso das cores cinza, marrom e preto.
Estilo e design
O interior de um banheiro moderno não deve ser apenas prático, mas também atraente. Cômodos discretos com restos de papel de parede e um pedaço de linóleo no chão ou ladrilhos estão gradualmente se tornando uma coisa do passado. E estão sendo substituídos por projetos que combinam comodidade, funcionalidade e, claro, beleza. Hoje, muitas vezes você pode encontrar opções muito originais de banheiros, por exemplo, com janela, instalação, paredes de tijolo. Agora o banheiro se tornou estiloso e interessante, não apenas enfadonho e prático.
Agora é muito fácil encontrar ideias originais para decorar uma casa de banho. Existe algo interessante para cada projeto. Por exemplo, banheiros combinados, onde uma banheira com vaso sanitário está localizada em uma área decente, podem ser decorados em qualquer estilo, por exemplo, de alta tecnologia ou escandinavo. Claro, é um pouco mais difícil projetar espaços mais compactos de uma forma atraente e com um certo estilo, mas também aqui os designers estão prontos para oferecer muitas opções.
Contribui para a criação de interessantes interiores de casas de banho e uma abundância de materiais modernos. Por exemplo, para uma sala em estilo loft, as superfícies que imitam tijolo ou concreto são ideais. Para uma sanita e uma casa de banho no estilo inglês clássico, é melhor escolher azulejos com um efeito "crepitante" antigo. Um banheiro barroco parece interessante ao usar materiais que lembram a textura de tecidos caros.
Não se empolgue apenas com cores lisas ou azulejos elegantes, os designers recomendam fortemente o uso de sua combinação.
Em estilo retro, as casas de banho com banheiras de pernas arredondadas em branco têm um aspecto especialmente original. Além disso, em quartos espaçosos, é melhor colocá-lo no centro. Torneiras e torneiras de bronze ou latão são um ótimo complemento para isso.
O encanamento com linhas retas é mais adequado para interiores minimalistas. Além disso, é melhor optar por itens na cor branca. Banheiros suspensos e chuveiros transparentes adicionarão um efeito especial. Você pode colocar laminado no chão.
Um banheiro Art Nouveau ficará ótimo se for equipado com luminárias, como acrílico. Neste caso, você pode usar banheiras de canto, ovais ou retangulares, que são idealmente combinadas com vasos sanitários suspensos na parede. O interior de um banheiro em estilo provençal é mais bem preenchido com formas despretensiosas. Por exemplo, uma excelente solução seria o efeito de arrastar em objetos, bem como cores claras. Prateleiras pequenas irão adicionar conforto em tal interior.
Os interiores em estilo chalé são caracterizados por móveis simples, às vezes com um toque retrô. Objetos feitos de madeira ou materiais que os imitem têm uma aparência especialmente impressionante.
Nos banheiros modernos, os acessórios são de grande importância. Afinal, eles trazem aconchego, estética e às vezes até praticidade para o interior. Coisas pequenas como tecidos ou porta-toalhas devem se encaixar harmoniosamente no interior. Por exemplo, para um estilo náutico, um espelho de vigia e toalhas nas cores azul e areia serão uma excelente adição. E o estilo shabby chic fica ainda mais brilhante com itens patinados.
Como escolher?
Ao escolher um layout e design de banheiro, a primeira coisa a se concentrar é a funcionalidade. Para começar, eles planejam quais itens e onde ficarão na sala. Como regra, o encanamento é posicionado de forma que haja a maior distância possível entre eles. Normalmente, o encanamento é colocado de forma linear, quando todos os objetos estão opostos um ao outro, ou radialmente, enquanto o encanamento é colocado em torno do perímetro da sala.
Deve-se ter em mente que não há trivialidades na criação de um design completo. É por isso que, ao escolher o encanamento, você deve prestar atenção às prateleiras, ganchos, torneiras, suportes, saboneteiras, porta-toalhas e outros acessórios. Vale a pena colocar essas pequenas coisas em uma mão estendida.
Todos os aparelhos no banheiro devem parecer harmoniosos juntos. O principal é o material, o estilo e a forma. A pequena área da sala pode afetar significativamente o tamanho do encanamento. Hoje é fácil escolher entre modelos modernos que economizam espaço, mas ao mesmo tempo são confortáveis e de alta qualidade. Se a casa de banho for pequena, deve dar preferência a canalizações suspensas, de canto ou de encastrar. Além disso, é imperativo levar em consideração o físico dos convidados. Por exemplo, se você for alto, não será muito conveniente nadar em um banheiro de um metro e meio de comprimento, bem como em um banheiro pequeno para uma pessoa grande.
O tamanho do lavatório desempenha um papel importante. Uma pia compacta nem sempre é conveniente. E também é necessário levar em conta se o espaço embaixo dele será ocupado, porque neste caso é melhor escolher modelos com um sifão deslocado para trás. A escolha da cor e dos materiais de acabamento depende principalmente da preferência pessoal. No entanto, é muito bom se os materiais forem bonitos, resistentes à umidade e práticos. Ao escolher um teto plano ou ondulado, é importante considerar a altura das paredes. Por exemplo, a altura da sala será reduzida em 5 centímetros ao usar estruturas suspensas.
Se diferentes materiais de acabamento forem usados para decorar o teto, as paredes e o piso, eles devem ter uma aparência orgânica em todo o interior.
dicas e truques
Colocar a canalização do banheiro para ser prático e bonito é uma verdadeira arte.No entanto, mesmo para iniciantes, existem várias dicas e truques de especialistas que o ajudarão a transformar o banheiro em um local de relaxamento. Para um uso conveniente do encanamento, é melhor colocá-lo a uma certa altura. É melhor escolher um lavatório com um tamanho de 48–61 centímetros. Caso contrário, até mesmo suas mãos serão inconvenientes para lavar. Ao mesmo tempo, deve haver um espaço livre de 70 centímetros à sua frente.
Se o banheiro tiver prateleiras superiores, elas devem ser colocadas a uma altura não superior a 180 centímetros. O centro do banheiro deve estar a pelo menos 40 centímetros da parede lateral. Se houver um bidê no banheiro, ele é colocado de forma que sua parede lateral seja removida da parede em 30 centímetros ou mais.
Quanto ao porta-papel higiênico, ele está localizado no comprimento do braço. Ao desenvolver um banheiro, a localização dos objetos deve ser pensada levando-se em consideração sua altura e tamanho, para que seja mais confortável.
Se você quiser colocar uma máquina de lavar no banheiro, o lugar sob a pia é o mais adequado. Se não puder ser instalado sob ele, a máquina será instalada sempre que possível. Ao mesmo tempo, acima dele, você pode colocar, por exemplo, uma caldeira ou prateleiras. Quando o banheiro tem uma área pequena, deve-se optar por máquinas de lavar no topo. Num espaço reduzido, é aconselhável substituir a banheira por uma cabina de duche compacta. Você pode instalar uma banheira de canto, que irá liberar completamente outro canto. E você também pode colocar o lavatório parcialmente acima do banheiro, liberando espaço.
Há também a opção de solicitar uma banheira fora do padrão que se encaixe perfeitamente no tamanho do quarto.
Para um banheiro longo e estreito, um chuveiro caseiro é o ideal. Não vai demorar mais que um metro e, além disso, com o desenho original, pode até virar uma decoração do espaço. Com portas de vidro, essa cabine trará harmonia ao banheiro, tornando visualmente todo o seu espaço um todo. Para quartos quadrados, chuveiros caseiros também são uma boa opção. O bidê é melhor colocado próximo ao vaso sanitário, a cerca de 40 centímetros um do outro.
No entanto, existem opções de posicionamento na frente do banheiro. Vale considerar que o bidê, por não ser colocado, ocupa pelo menos um metro de área. Os projetistas não recomendam a instalação de bidês em banheiros com área de 4 a 5 metros quadrados. Em salas pequenas, é melhor usar um chuveiro higiênico. É uma mangueira flexível com um misturador e um bico especial que é acoplado ao vaso sanitário.
Belos exemplos e opções
- Em "Khrushchev", onde o banheiro não é impressionante em tamanho, também pode ser feito bonito e prático. Para um quarto com área de até 5 metros quadrados, um box de chuveiro, que será mais espaçoso que uma banheira, pode ser a opção ideal. O principal é fazer uma boa impermeabilização do palete e das paredes.
- A presença de uma cabina de duche permitirá, para além da sanita, colocar uma máquina de lavar roupa, um roupeiro embutido para toalhas e diversos acessórios de casa de banho. O contraste de cores será uma solução brilhante e incomum para decorar um ambiente. Ladrilhos de pedra marrom escuro e elementos brancos com rosas pretas irão obscurecer quaisquer imperfeições. Gráficos e flores vão suavizar um pouco o estilo áspero do banheiro.
- Em uma casa de madeira, muitas vezes você pode criar qualquer banheiro que desejar. Obviamente, se o tamanho e o layout permitirem, é melhor usar uma opção combinada com um interior escandinavo macio e confortável. Um máximo de madeira, por exemplo carvalho, junto com o branco cintilante criarão um ambiente aconchegante. É melhor complementá-los com elementos de vidro que visualmente não ocupem espaço. Outra característica de um banheiro em uma casa de madeira é que não há itens desnecessários. Todos eles devem ser usados como pretendido.
- Num apartamento típico, a zona da casa de banho permite criar várias opções.Um deles pode ser um banheiro com compartimento para máquina de lavar. A forma alongada da sala é convencionalmente dividida em um banheiro, um banheiro e uma lavanderia. A banheira retangular é instalada em um nicho, que se formou quando os degraus foram escondidos pela caixa. Uma bancada larga com uma gaveta sob a superfície é feita para a pia embutida.
- O bege sólido não parecerá enfadonho se diluído com mosaicos. É melhor colocá-lo na parte inferior da sala.
Um ponto importante em uma sala simples é a geometria e os ângulos retos, caso contrário, quaisquer imperfeições serão muito claras.
Sobre o que é melhor: um banheiro separado ou combinado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.