Biombos com prateleiras para armazenamento de produtos químicos domésticos: características de design e métodos de instalação

Biombos com prateleiras para armazenamento de produtos químicos domésticos: características de design e métodos de instalação
  1. Propriedades construtivas
  2. Variedades
  3. Montagem

Mesmo os designs de banheiro mais modernos e da moda podem ser estragados pela aparência nada apresentável das laterais da banheira. Para solucionar esse problema, pode-se instalar uma tela com prateleiras na tigela, que não só cobrirá sua parte inestética, mas também se tornará um local para guardar utensílios domésticos. Antes de começar a trabalhar na criação de uma tela funcional, você precisa considerar os tipos de estruturas e como instalá-las.

Propriedades construtivas

Um biombo para uma banheira é um elemento necessário do interior das pequenas casas de banho, uma vez que permite uma utilização mais racional do espaço. As cavidades da estrutura podem ser abertas tanto horizontalmente quanto verticalmente. A tela com uma prateleira dobrável, que, devido ao elevador a gás, proporciona uma abertura silenciosa, é muito popular. Painéis articulados fixam as portas com segurança nas posições aberta e fechada.

Como regra, os produtos químicos domésticos ou utensílios domésticos na forma de panos de limpeza, esponjas e outras coisas são armazenados nas prateleiras da tela. As dimensões do design permitem acomodar até embalagens volumosas de detergentes devido ao formato côncavo do corpo da tigela.

Além da função estética, as telas de banho também desempenham um papel protetor e utilitário. A função de proteção é esconder o encanamento da vista do público, e o utilitário permite que você explore o espaço inferior da tigela colocando coisas em uma escotilha especial.

Você pode instalar a tela em torno de uma banheira ou banheira de hidromassagem. A tecnologia para a sua instalação é quase idêntica e não apresenta dificuldades particulares - basta seguir à risca as instruções de produção. Além disso, a instalação de telas é possível para banhos não só retangulares, mas também semicirculares.

Variedades

As telas para decorar banheiros podem ser de diferentes tipos:

  • padrão - é um perfil de plástico emoldurado imitando mármore;
  • multifuncional - trata-se de um perfil de plástico emoldurado por moldura de alumínio, dotado de portinhola ou portas de correr que permitem ocultar o fundo da casa de banho;
  • fim - possui um design dobrável que permite fechar apenas uma parte da tigela.

Por tipo, as telas de banheiro são divididas em modelos deslizantes e fixos. O tipo deslizante está equipado com portas funcionais ou uma ranhura, que é uma porta deslizante. Dispositivos fixos não possuem elementos móveis e, portanto, não mudam sua posição estacionária. Raramente são utilizadas estruturas fixas, pois bloqueiam totalmente o acesso ao equipamento hidráulico e, se ele quebrar, será necessário desmontar toda a tela.

De acordo com o material de fabricação, distinguem-se as telas de plástico, metal, vidro, cerâmica e madeira. A opção mais simples é uma construção de plástico com uma estrutura de metal. Isso garante alta resistência à corrosão por um longo tempo.

As telas de vidro são particularmente bonitas e vêm em uma variedade de designs e cores. Graças à ampla gama de produtos, você pode escolher entre vidro fosco, transparente ou padronizado. Além disso, o vidro de alta resistência é usado na fabricação de telas, que não tem medo de solicitações mecânicas.

As telas de aço ou metal são mais frequentemente selecionadas para instalação sob banhos de ferro fundido, uma vez que são altamente duráveis ​​e podem manter sua aparência original mesmo após vários anos de uso regular. A única desvantagem dos produtos siderúrgicos é o preço alto, que muitas vezes decide a questão de comprá-los.

Muitas vezes, o MDF resistente à umidade é usado para bloquear o espaço sob a tigela, que não se deteriora nem incha, mesmo com o contato constante com a água. Mas os produtos de MDF têm uma vida útil curta e são facilmente deformados sob influências externas.

As estruturas de plástico são duráveis, leves e baratas. Os painéis de plástico possuem uma grande seleção de cores e texturas. Além disso, são fáceis de montar com as próprias mãos. As desvantagens significativas do material incluem instabilidade a altas temperaturas e fogo.

Os painéis cerâmicos são acessíveis e esteticamente agradáveis. A tela de cerâmica do banheiro, via de regra, é feita de gesso cartonado, que é revestida com azulejos na parte superior. Você mesmo pode fazer esse design se seguir as instruções detalhadas.

Os modelos de madeira são práticos, duráveis ​​e acessíveis. São fáceis de cuidar: basta enxugá-los periodicamente com um pano úmido. Apesar de todos os aspectos positivos da madeira, ela ainda tem uma série de desvantagens. Em primeiro lugar, a árvore apresenta um alto risco de incêndio e, em segundo lugar, não tem uma resistência muito alta à umidade.

As telas de banho podem ser uma combinação de vários materiais. Por exemplo, existem designs que consistem em uma parte inferior de metal e uma parte superior de vidro.

Montagem

Você pode usar uma estrutura pronta como uma tela para um banho ou pode construir painéis com suas próprias mãos. É muito mais fácil montar um modelo comprado do que feito em casa, pois o processo pode levar apenas 20-30 minutos. Mas um produto feito por você mesmo terá as dimensões ideais para um determinado banho. Por isso, os especialistas dão preferência à instalação de um aparelho caseiro.

Independentemente do modelo e material de fabricação da tela, a instalação da estrutura é realizada na seguinte seqüência:

  • Usando um nível no chão e na parede, são feitas marcações, ao longo das quais serão feitas fixações no futuro;
  • Os locais ao longo dos quais a tela será montada são marcados;
  • As medidas necessárias são feitas com fita adesiva: as medidas de altura são feitas em pelo menos três pontos para montar o aparelho em ângulo - isso vai facilitar o escoamento do líquido para o ralo;
  • É criada uma moldura, para a qual pode ser usado um perfil de metal ou barras de madeira (uma tela de tijolo não requer moldura);
  • Todos os elementos da moldura são fixados de acordo com a marcação;
  • As peças são cortadas do material selecionado;
  • Os painéis cortados são fixados à moldura;
  • No final, é executado o trabalho de revestimento.

Para montar a tela sob uma banheira de acrílico, basta fazer os fechos diretamente nas laterais. A tigela de ferro fundido requer um processamento sério, caso contrário, o revestimento de esmalte pode ser danificado.

    A complexidade da instalação depende da complexidade do projeto. A instalação de uma tela com painéis deslizantes exigirá construção acima e abaixo do perfil de guia. Em seguida, você precisará cortar duas portas com comprimentos ligeiramente diferentes. E depois disso, eles devem ser inseridos no perfil da guia e as alças devem ser fixadas.

    Para dar rigidez à estrutura, o espaço entre a parte superior da moldura e a lateral da tigela deve ser preenchido com espuma de poliuretano. Você pode substituí-lo por selante de construção, e postes verticais adicionais ajudarão a fortalecer a estrutura.

    No próximo vídeo, você verá como fazer uma tela de banho "faça você mesmo".

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário