Casa de banho 4 sq. medidor: idéias de design harmonioso
Dispondo de materiais de construção modernos e de canalizações de última geração, poderá fazer uma remodelação sem falhas, mostrando imaginação, habilidade e bom gosto. Quanto maior for a área da sala, mais fácil será realizar as suas ideias de design.
Área de 4 sq. metro não pode ser chamado de espaçoso, mas para edifícios urbanos do século passado, este é um tamanho bastante aceitável, bastou então instalar uma banheira e um lavatório para atender às necessidades dos proprietários. Hoje o consumidor está mais exigente e procura montar uma cabine de banho, uma máquina de lavar, um bidê, uma instalação com vaso sanitário e pia em 4 quadrados. Os construtores do século passado, ao calcularem a metragem da sala higiênica, nem mesmo assumiram as possibilidades de encanamento de hoje.
Como acomodar tudo?
A pessoa moderna valoriza o conforto. Em uma pequena sala, além da pia e banheira habituais, você precisa acomodar pelo menos uma máquina de lavar. O topo da arte do design está na capacidade de instalar o máximo de itens possível em uma área limitada, sem perturbar a harmonia das coisas.
Você pode tomar medidas drásticas e combinar um banheiro com um vaso sanitário. Para quem acha esta opção inaceitável, deverá escolher a canalização certa e providenciá-la, tendo em conta cada centímetro de área útil. É ainda mais difícil organizar o espaço se em 4 sq. m já tem um lavabo combinado e um banheiro.
4 m2 é uma opção comum para banheiros. Os designers desenvolveram certas técnicas no design de tais instalações.
- Na fase inicial, antes mesmo da reforma, é necessário medir e esboçar o ambiente. Marque a porta da frente e as conexões de utilidades. Decida que tipo de encanamento é necessário, marque no desenho. Durante o trabalho de reforma, você pode precisar ir mais fundo na parede, fazer um pequeno nicho para que a banheira possa caber. Às vezes é necessário transferir os pontos de drenagem, criar partições zonais.
- Se a sala for quadrada (2x2 m), a banheira pode ser colocada em qualquer lugar. Em salas retangulares, para colocar encanamentos e móveis, é melhor defini-lo sob uma parede menor. Para quem gosta de tomar banho, vale a pena considerar a opção com cabine de ducha, pois é prática e ocupa menos espaço.
- Às vezes, uma pia pode ser negligenciada, uma banheira desempenhará sua função. Se você precisar de uma pia e ela não couber bem, pode deslizar um pouco sobre a banheira ou substituí-la por equivalentes em miniatura.
- O vaso sanitário suspenso da instalação ajudará a economizar medidores.
- O encanamento de canto funciona bem para alguns interiores. Essa técnica também se aplica a móveis. Você pode pendurar uma estante de livros ou prateleiras acima do banheiro no canto.
- A técnica clássica de colocar uma máquina de lavar ou armário é sob a pia.
- Em banheiros pequenos, é necessário aproveitar ao máximo o espaço vertical acima da banheira, armário, pia, máquina de lavar. Eles estão cheios de móveis suspensos, prateleiras, espelhos, ganchos de toalha.
- Se houver um nicho, ele pode ser usado para prateleiras abertas ou um armário fechado. A estrutura, feita na cor do acabamento geral, vai se fundir com as paredes e não vai reduzir o espaço. O mezanino acima da porta, ao contrário, distorcerá a geometria da sala.
- Em alguns casos, a porta da frente deve ser movida para um planejamento interno ideal.
- Existem regras para a preservação visual do espaço. Um deles: livrar-se das pequenas coisas. Muitos itens pequenos praticamente "consomem" medidores gratuitos. Cosméticos, detergentes em pó, panos de banho e detergentes devem ficar escondidos em prateleiras e armários, e não ocupar espaço livre nas bordas da máquina de lavar, banheira e pia.
- O uso cuidadoso de superfícies reflexivas pode salvar o dia. Um espelho de parede inteira acima do banheiro duplica visualmente o cômodo, especialmente se for em frente à porta.
Ajustando à forma
Banheiros com área de 4 quadrados podem variar significativamente entre si. A diferença afeta visivelmente sua ocupação com peças de encanamento e móveis. Salas quadradas ou retangulares com uma ligeira diferença na metragem das paredes são consideradas layouts de sucesso. É mais difícil criar interiores em salas com geometria irregular. Temos que procurar banheiras com uma configuração peculiar, usar canalizações de canto e móveis à medida. Os quartos estreitos e longos com a porta da frente no lado mais curto podem ser considerados catastróficos. A banheira fica em frente à porta, e é difícil colocar qualquer coisa sob duas paredes compridas sem comprometer a passagem.
A porta da frente afeta significativamente o arranjo racional da situação, em alguns casos ela tem que ser movida.
Em quartos quadrados com uma porta deslocada para o lado, uma banheira ou chuveiro é instalado contra a parede oposta ou no canto diagonalmente. Uma pia e um vaso sanitário são colocados nos lados direito e esquerdo da banheira. Com a localização central da porta, a banheira é instalada à direita ou à esquerda. O resto do encanamento pode ocupar a parte oposta da sala.
Em uma sala retangular com uma porta lateral, uma banheira ou chuveiro é montada em frente à entrada, e uma máquina de lavar, uma pia e um vaso sanitário são colocados sob longas paredes. A entrada central permite organizar racionalmente a canalização de ambos os lados. Para salas retangulares, é sempre melhor colocar a banheira no lado menor, isso possibilitará a construção completa do restante do encanamento.
Escolha de layout
O banheiro, que tem uma área de 4 metros quadrados, costuma ser combinado com um vaso sanitário. Além do banheiro, pia e máquina de lavar, deve ser colocado um vaso sanitário. Idealmente, é melhor separar essas áreas com uma divisória leve. Você pode usar uma instalação ou uma parede de um box de chuveiro como zoneamento.
Às vezes, por conveniência, o banheiro é instalado em um canto. Em casos particularmente apertados, isso ajuda a não tocar nas paredes. Tendo uma área quadrada da sala, pode-se colocar uma banheira à direita da porta (ocupará toda a parede), à esquerda na entrada para instalar uma máquina de lavar. Um banheiro é montado na parte esquerda traseira da sala. Uma pia com um pequeno armário e um espelho ocupará a parede oposta à porta.
Um exemplo de layout de banheiro malsucedido é um retângulo estreito com uma entrada pelo lado reduzido. Uma pequena banheira pode ser colocada em frente à porta. Para formar uma passagem, o resto do encanamento deverá ser colocado em uma linha. Esta configuração não adicionará conforto ao ambiente, mas fará com que pareça um armazém de coisas. Um nicho no canto esquerdo resolveu a situação, um lavatório foi instalado nele e uma máquina de lavar foi colocada do lado oposto sob a parede direita. Esta opção de layout não é combinada com banheiro.
Uma banheira ocupa a parede esquerda da porta. À direita, há uma pia com um armário amplo, atrás do qual há uma divisória de gesso cartonado que delimita o banheiro. Não havia lugar para uma máquina de lavar neste layout.
O banheiro tem a forma de um retângulo clássico. A entrada divide a parede quase ao meio. Um banho de canto com uma divisória de vidro está instalado à esquerda. Uma máquina de lavar ocupou seu lugar à direita, e uma pia e um vaso sanitário foram colocados contra a parede oposta à porta.Todo o encanamento tem uma linha suave combinada condicionalmente, o que melhora a aparência do ambiente.
Uma sala com geometria complexa: duas paredes formam um ângulo de 90 graus e a terceira, em grande ângulo, vai para o lado. Uma seleção variada de banheiras no mercado de encanamento permite que você escolha qualquer modelo fora do padrão. Isso não só resolverá o problema das peculiaridades do layout da sala, mas também possibilitará a compra de uma banheira de grande volume. A parede oposta à porta é ocupada por uma pia com um amplo armário.
Banheiro estreito retangular com chuveiro. Em frente à porta, contra uma longa parede, há um lavatório de bancada e uma máquina de lavar.
Segredos da ergonomia
Os principais objetivos da ergonomia são segurança, funcionalidade e conforto. É melhor que móveis ergonômicos e louças sanitárias tenham formas arredondadas e suaves. Os ladrilhos não devem deslizar. É necessário que o vidro do box seja durável, não dê fragmentos quando danificado.
O banheiro é tão pequeno que é difícil cumprir todas as dimensões padrão. Por exemplo, nem sempre é possível manter uma distância de 75 cm entre todos os móveis e o encanamento (duas vezes menos parâmetros são permitidos entre o bidê e o vaso sanitário).
Da banheira à pia, é necessário um comprimento de 30 cm. Mas às vezes, por causa da estanqueidade, a pia literalmente "passa por cima" da banheira. Neste caso, certifique-se de que não existem objetos em torno dos quais possa bater, inclinando-se para a água, ou tocá-los com o cotovelo ao escovar os dentes. Aparadores, cómodas e bancadas não devem exceder um metro de altura. Se o vaso sanitário não estiver pendurado na instalação, a distância entre ele e a parede é de 30-50 cm, e na frente do vaso sanitário - pelo menos 50 cm.
As leis da ergonomia devem corresponder às características psicofísicas do proprietário e, literalmente, tudo deve ser levado em consideração na criação de um interior: cor, material de acabamento, iluminação.
Materiais (editar)
Não existem tantas opções de utilização de materiais para o acabamento de um banheiro, é necessário o uso de estruturas impermeáveis. Para o efeito, são adequados ladrilhos, tintas acrílicas impermeabilizantes, painéis de plástico e pedra.
Para o piso, são escolhidos ladrilhos com textura áspera, uma superfície que seja capaz de minimizar o escorregamento. O pequeno desenho selecionado irá dissolver os limites do território.
Ao trabalhar em paredes, grandes ornamentos ou imagens decorativas devem ser evitados. Por outro lado, os mosaicos são bem-vindos. Para a expansão óptica das paredes, um padrão horizontal deve ser escolhido; com tetos baixos, listras verticais ajudarão.
O ambiente ficará mais volumoso com as superfícies brilhantes, isso deve ser levado em consideração na escolha do material de acabamento. O efeito reflexivo do tecto falso duplica a divisão.
Divisórias transparentes e zoneamento da sala com diferentes tipos de materiais também criarão a ilusão de amplitude.
Soluções de cor
A tonalidade desempenha um grande papel na expansão visual do território. A cor preta aproxima, e o branco - remove, expande visualmente os limites do espaço. As paredes escuras de uma pequena sala a transformam em uma caixa opressora da qual você deseja escapar. A amplitude e a leveza são criadas precisamente por cores claras: azul, creme, leitoso, lilás pálido.
Os anfitriões com um caráter enérgico podem diluir os tons claros calmos do interior com detalhes brilhantes e chamativos.
As imperfeições da sala podem ser corrigidas combinando contrastes. Paredes claras com teto escuro darão volume ao ambiente, mas ao mesmo tempo o aterrarão. Paredes escuras com teto claro esticam o espaço, mas o tornam mais estreito.
O minimalismo funciona bem para banheiros pequenos. Falta de decoração e ninharias, centra-se na estilização geral do espaço, não distrai nas peças pequenas. Esta direção é caracterizada por cores preto e branco. Ao compor o projeto de uma pequena sala, deve-se dar preferência ao branco, e enviar o preto como auxiliar.Uma dosagem razoável de preto acentuará a elegância, enquanto o privilégio da luz iluminará o interior.
Iluminação
A luz brilhante combinada com o material de acabamento leve torna a sala espaçosa e positiva. Além da luminária central, vários focos estão instalados. Com tetos baixos, você pode colocar holofotes em todo o perímetro da sala e fazer sem um lustre.
O principal é não criar sombras. Os armários suspensos são equipados com iluminação LED, mas também podem ser usados no projeto do teto. Este é um tipo de iluminação econômica que se assemelha à luz solar.
Você não deve se esquecer da umidade do ambiente e comprar aparelhos de iluminação com esse recurso em mente. Só com tetos muito altos você pode pagar um lustre suspenso, em outros casos é melhor montar as lâmpadas no teto. Com a ajuda de luzes, você pode destacar áreas, por exemplo, um chuveiro ou um banheiro.
Acessórios compactos
Para banheiros pequenos, a melhor opção seria usar uma instalação. Uma sanita e um bidé podem ser fixados a uma estrutura metálica estável de um lado e um lavatório do outro. A instalação é revestida com gesso cartonado e revestida com ladrilhos ou outro material de acabamento. Uma parede falsa semelhante separa o banheiro do banheiro. Todas as linhas e tubagens de abastecimento estão instaladas na instalação, ficando apenas à vista a canalização, a flutuar no ar. Esta opção parece impressionante. Além disso, é fácil limpar sob o equipamento montado. Se uma partição de zoneamento não for necessária, a instalação pode ser montada na parede.
Banho em 4 sq. metros, é melhor instalar uma parede curta retangular em todo o comprimento. Uma banheira triangular combina bem com um vaso sanitário de canto diagonal. Em casos raros, três cantos são usados, conectando outra pia de canto. Esse interior parece original e impressionante.
Muitas pessoas substituem banheiras por chuveiros, o que ajuda a economizar um pouco de espaço. Para quem gosta de tomar banho e tomar banho ao mesmo tempo, existem box. Este projeto é preenchido com todos os tipos de elementos confortáveis na forma de hidromassagem, sauna a vapor, chuva tropical, aparelhos de aromaterapia e muito mais.
Quanto ao lavatório, é mais conveniente usar canalizações espaçosas. Mas essa opção é adequada para banheiros que não são sobrecarregados com vasos sanitários. Em condições apertadas, você pode escolher um modelo em miniatura, mas em profundidade, sua funcionalidade também estará no seu melhor. Se você planeja combinar a pia com um armário ou máquina de lavar, escolha opções planas.
A máquina de lavar pode ser montada ao lado do lavatório, tornando-se um suporte conveniente para o uso temporário de cosméticos ou utensílios de barbear.
Hoje em dia, não é difícil comprar acessórios compactos para um banheiro em miniatura. É importante não só respeitar as dimensões, mas também levar em consideração o conforto e o estilo do interior.
Criação de projeto
Os reparos não são feitos espontaneamente. As ideias são formadas e incubadas com antecedência. Quando chega a hora de mudar, a pessoa sabe exatamente o que quer, qual será o estilo de seu banheiro. Resta apenas pegar as dimensões da sala, transferi-las para o desenho e colocar nele o encanamento. Além do esboço, é feito um orçamento, no qual são trazidos materiais de construção, encanamentos, móveis, decoração, levando-se em consideração o custo de cada compra planejada. Antes mesmo do início das obras, o custo aproximado da obra fica claro.
O plano está traçado, o orçamento se encaixa no orçamento, é hora de começar os reparos. A casa de banho está totalmente isenta de canalizações antigas, o acabamento encontra-se desmontado. Eles verificam os furos de drenagem e, de acordo com o desenho, compram a quantidade necessária de tubos, braçadeiras, adaptadores, ondulações e outros materiais de conexão que irão combinar a tubulação com o dreno.
Na fase inicial, é necessário fazer uma betonilha de cimento. Uma ligeira inclinação deve ser organizada de forma que, durante um vazamento, a água não se acumule sob a banheira, mas se mova para a área observada.Após a secagem total do piso, as paredes são niveladas, sendo preparadas para o acabamento do material. O acabamento clássico são as paredes e ladrilhos de cerâmica. Ele é selecionado de acordo com o estilo escolhido. No projeto do piso podem ser utilizadas pedras naturais ou artificiais, e as paredes são pintadas com tinta látex impermeabilizante. Às vezes, o plástico é usado para decoração, também é adequado para o teto. Todo material de acabamento, de acordo com os requisitos ergonômicos, deve ser resistente à umidade e seguro.
Um ponto importante! Antes de fazer o acabamento em paredes, pisos e tetos, deve-se instalar a fiação e preparar um local para tomadas e interruptores. No final do reparo, os dispositivos de iluminação são conectados. Todo o equipamento elétrico deve ser adequado para trabalhar em uma sala com alta umidade.
Na última etapa, são instalados encanamentos, móveis e decoração. Porém, se o vaso sanitário e outros equipamentos forem instalados na instalação, deve-se cuidar disso antes de terminar.
Exemplos espetaculares de inspiração
Depois de uma boa reforma, o banheiro será transformado até mesmo em "Khrushchev", e em um grande apartamento ou em uma casa privada, levando em conta o estilo, o interior ficará simplesmente perfeito.
Alguns exemplos o ajudarão a verificar isso:
- banheiro com ducha transparente;
- direção leste no projeto do banheiro;
- o estilo minimalista é típico para tais premissas;
- sala com instalação e banheira de canto;
- exemplo de zoneamento de toalete e banheiro.
Com a formulação correta da questão, 4 sq. metro de um banheiro não é uma frase, mas um campo de atividade fascinante para a imaginação do design.
Para uma visão geral do projeto de um banheiro com área de 4 metros quadrados, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.