Restauração de banho de ferro fundido: métodos populares
Mesmo encanamentos de alta qualidade se deterioram com o tempo. As banheiras esmaltadas são danificadas e ficam cobertas de manchas de ferrugem, amarelecimento e rachaduras. A restauração do banho de ferro fundido permitirá que o produto volte ao seu aspecto original. Consideraremos os métodos populares de reparo com mais detalhes neste artigo.
Peculiaridades
Os banhos de ferro fundido são muito procurados, devido à boa qualidade do encanamento e ao baixo custo. No entanto, é necessário cuidado especial com os tanques de ferro fundido, caso contrário, o revestimento de esmalte se deteriora e o produto perde sua aparência original.
A banheira em si pode durar mais de 50 anos, o que, infelizmente, não se pode dizer do esmalte. Como o revestimento está constantemente exposto aos efeitos negativos de fatores externos, sua camada torna-se mais fina com o tempo. Nem sempre é possível substituir um banho de ferro fundido antigo por um novo. A restauração oportuna estenderá a vida útil de encanamentos antigos e retornará o revestimento à sua aparência original.
O conserto de uma banheira de ferro fundido pode ser facilmente executado por conta própria, sem recorrer aos caros serviços dos mestres.
É aconselhável recorrer ao restauro de canalizações antigas nos seguintes casos:
- Economizando dinheiro na compra de um novo encanamento. Nem sempre é possível substituir um banho de ferro fundido danificado por um novo tanque.
- Características do banheiro e a forma do encanamento. Em certos casos, a desmontagem da banheira pode ser complicada pela impossibilidade de tirar a tigela da sala sem danificar o acabamento ou a porta. Além disso, o encanamento pode ter uma forma ou tamanho fora do padrão e é extremamente difícil encontrar um substituto com parâmetros adequados.
- Espaço de vida alugado. Não é aconselhável substituir o encanamento por conta própria em um apartamento alugado.
Causas de dano
A banheira é uma loiça sanitária sujeita a um uso intensivo. Com o tempo, mesmo o revestimento de esmalte da mais alta qualidade se deteriora com a exposição regular à água, agentes de limpeza e estresse mecânico.
As lesões mais comuns e as causas de sua formação incluem o seguinte:
- Formação de manchas amarelas na superfície. Esse defeito surge como resultado do impacto negativo da água corrente, que contém uma grande quantidade de ferro. Se a placa não for removida em tempo hábil, a ferrugem aparecerá no lugar das manchas amarelas.
- Danos mecânicos na forma de arranhões e abrasões ocorrem como resultado do uso de agentes abrasivos e escovas de metal para a lavagem do banho.
- Mesmo os impactos da queda de pequenos objetos podem rachar ou descascar o esmalte.
- Rachaduras podem aparecer no esmalte como resultado de tensões mecânicas na superfície ou mudanças de temperatura.
Trabalho preparatório
Antes de prosseguir com a restauração do banho, o reservatório deve ser preparado para trabalhos subsequentes. Sem uma preparação preliminar, não será possível realizar uma restauração de alta qualidade do revestimento. Em primeiro lugar, é necessário inspecionar cuidadosamente a superfície do encanamento quanto à ferrugem. Se o esmalte estiver corroído, deve-se removê-lo com uma solução à base de ácido oxálico ou acético.
A mistura é aplicada nas áreas danificadas e deixada por 30 minutos, após os quais a sujeira é enxugada com uma esponja úmida. Se o ácido não ajudar a eliminar a ferrugem, será necessário aplicar um método de limpeza mecânica.
Após a remoção dos depósitos de ferrugem, a superfície do tanque é lixada com lixa ou esmeril. Isso remove a velha camada de esmalte. Na presença de danos mecânicos graves na forma de fissuras profundas ou cavacos, é necessário selar os defeitos com massa para veículos.
A etapa final do tratamento de superfície é o desengorduramento. O banheiro pode ser lavado por dentro com bicarbonato de sódio comum, após o que a substância restante deve ser bem lavada com água quente.
Só é possível iniciar o restauro da canalização depois de completamente seca. O sistema dreno-transbordamento é preliminarmente removido e um recipiente fundo é instalado sob o orifício do dreno, para dentro do qual o excesso do agente restaurador usado será drenado. Partículas de poeira e sujeira da superfície do banho são removidas com um aspirador de pó.
Métodos: descrição detalhada
Mesmo um artesão inexperiente pode restaurar uma banheira de ferro fundido com as próprias mãos em casa. Basta escolher o método mais adequado, ter paciência e seguir todas as instruções.
Existem três maneiras principais de renovar banheiras de ferro fundido:
- esmaltagem;
- revestimento de superfície com acrílico líquido;
- instalação de um forro acrílico.
Restauração de esmalte
Uma das formas mais populares de restaurar o revestimento de um banho de ferro fundido é esmaltar a superfície. Este método não requer grandes despesas e é bastante simples de usar. Os acessórios de encanamento são pintados com tinta epóxi de secagem rápida ou misturas mais caras.
O processo de restauração do esmalte é o seguinte:
- Um material de tinta e verniz é aplicado a uma superfície previamente preparada usando um pincel de cerdas naturais.
- A composição de coloração deve ser aplicada começando pelas laterais do banho e avançando em direção à parte profunda. A camada de tinta deve ser uniforme e fina.
- Se houver uma camada muito espessa de tinta e verniz no fundo da banheira, o excesso deve ser espalhado com cuidado sobre a superfície ou removido.
- A tinta epóxi é aplicada em pelo menos três demãos. O intervalo entre as aplicações deve ser de meia hora. Recomenda-se que a última camada seja aplicada com pistola.
- Recomenda-se fechar o banheiro após a pintura do tanque. O processo de secagem completa dura no mínimo cinco dias. É proibido usar o banho de ferro fundido durante a secagem.
Segundo as críticas dos mestres, para restaurar o revestimento de esmalte branco, é melhor usar misturas de corantes especiais para banhos. Formulações especiais permitirão um melhor resultado. Alternativamente, tintas para iates podem ser usadas, mas o acabamento resultante não será durável. Uma banheira de ferro fundido também pode ser restaurada com poliéster. O esmalte de poliéster possui uma ampla gama de tonalidades, o que permite criar revestimentos não apenas brancos.
A principal vantagem em utilizar o método de esmaltação da superfície do matagal é o custo mínimo da reparação. Além disso, este método de restauração é considerado o mais simples e não requer habilidades especiais.
No entanto, esmaltar a banheira tem suas desvantagens:
- A tinta está sujeita a manchas amarelas. Depois de um tempo, a superfície precisará ser restaurada novamente.
- A maioria das tinturas de banho de ferro gusa não pode durar mais de 5 anos.
- A secagem prolongada do esmalte cria algumas dificuldades. A banheira não pode ser usada por quase uma semana.
- O esmalte não será capaz de mascarar as irregularidades na superfície da tigela.
Acrílico líquido
Terminar um banheiro com um vidro a granel é um processo mais trabalhoso do que esmaltar. O acrílico é um material moderno que contém dois componentes principais: acrílico e endurecedor. Quando a mistura é aplicada, forma-se na superfície uma película acrílica densa, cuja espessura pode ser de 0,4 a 0,8 centímetros.
Devido à sua boa fluidez, o acrílico líquido adere bem à superfície do ferro fundido em uma camada uniforme. A polimerização da substância não ocorre de imediato, o que permite, se necessário, corrigir os defeitos obtidos na aplicação do vidro.
Antes de iniciar o trabalho de reparo, a superfície da banheira é limpa e polida. A área próxima ao tanque deve ser coberta com filme plástico ou papelão grosso para proteger a superfície de contaminação. A seção da parede adjacente ao banheiro é colada com fita adesiva.
Enrole a torneira com um pano seco e fixe um saco plástico ou filme sobre o tecido. Isso é necessário para que a água do misturador não entre acidentalmente no acrílico líquido durante os trabalhos de reparo. O ralo é fechado com uma rolha especial ou copo de plástico descartável.
Antes de processar a superfície do banho com acrílico líquido, é necessário preparar uma solução de trabalho. A base e o endurecedor são misturados em um recipiente conveniente. A solução resultante é bem misturada por 10 minutos. A mistura finalizada deve ser despejada em um recipiente adequado. A solução é despejada na área externa do tanque próximo à parede. Gradualmente, as laterais do banho são despejadas com uma solução, movendo-se ao longo de todo o perímetro.
O acrílico líquido escorrerá para a tigela e se espalhará uniformemente por toda a superfície. Se algumas áreas permanecerem sem pintura, a mistura é aplicada a elas com uma espátula de plástico. Os movimentos da espátula devem ser suaves de baixo para cima.
Após a distribuição do acrílico líquido, o dreno deve ser aberto. O excesso de solução deve ser drenado para um recipiente previamente preparado. A secagem completa do tanque tratado ocorrerá após um dia. Recomenda-se usar o banho de acordo com as instruções, não antes de dois dias depois.
As vantagens de usar este método incluem o seguinte:
- secagem rápida da superfície;
- com a ajuda de acrílico líquido, forma-se um revestimento bastante durável;
- o revestimento não está sujeito à formação de manchas amarelas;
- a vida útil da camada de acrílico pode ser de até 10 anos;
- o revestimento de acrílico líquido é praticamente antiderrapante.
As desvantagens desse método incluem o alto custo dos materiais utilizados e a complexidade do trabalho de reparo. Sem certas habilidades, será difícil criar uma cobertura de alta qualidade.
Com forro
Atualizar uma banheira de ferro fundido com um forro de acrílico é muito fácil. A remoção da camada antiga de esmalte antes da restauração não é necessária neste caso. Normalmente, este método é usado quando o reservatório está muito danificado. A essência deste método reside no fato de que um acrílico especial em forma de tigela é instalado no banheiro, que repete o formato do tanque.
A parte mais difícil de usar este método é fazer medições precisas do banho e dos orifícios de drenagem e transbordamento. Nem sempre é possível encontrar um forro acrílico de formatos e tamanhos adequados. No entanto, muitas empresas fazem tigelas sob medida de qualquer parâmetro para banheiras de ferro fundido. Um forro de acrílico de qualidade deve ter pelo menos 0,6 centímetros de espessura.
Antes de fixar o acrílico, se houver defeitos graves na superfície do tanque, as áreas danificadas devem ser betumadas. Além disso, é necessário remover o sistema de transbordamento e o misturador. Além disso, as laterais do banheiro são removidas e parte do ladrilho, que fica na parede ao lado do tanque, é cortada.
O forro acabado é instalado no tanque, os locais da fenda de drenagem são marcados a lápis.A tigela de acrílico é removida da banheira e são feitos orifícios para drenar. O forro deve ser reinserido no reservatório. Se todos os orifícios estiverem presentes e não houver erros, você pode começar a consertar a tigela.
A área ao redor do dreno é tratada com um selante especial, e uma mistura adesiva é aplicada à superfície da inserção. A tigela é colocada no banho. As juntas entre o tanque e a inserção de acrílico devem ser seladas com um selante, após o qual a tigela é enchida com água. Depois de um dia, você pode drenar a água e começar a usar o banho para o fim a que se destina.
A vida útil desse revestimento pode ser de 15 anos. A superfície não é suscetível à formação de placa amarela e ferrugem. O forro de acrílico permite mascarar irregularidades e muitas outras imperfeições da superfície, criando um acabamento uniforme e suave.
Este método de restauração também tem algumas desvantagens:
- a tigela de acrílico tem baixa resistência ao impacto e outros esforços mecânicos;
- altos custos para reparos;
- a necessidade de trabalhos adicionais na medição do liner e na formação de orifícios.
Dicas úteis
A qualidade do trabalho de restauração dependerá da preparação da superfície do banheiro bem como dos materiais escolhidos. Deve ser dada preferência a marcas comprovadas e produtos de qualidade. A escolha do método de restauração também deve ser abordada com toda a responsabilidade. Em primeiro lugar, é importante avaliar corretamente suas habilidades e pontos fortes, bem como considerar o lado financeiro da questão.
Ao usar o método de cobrir a tigela com acrílico líquido, lembre-se que a tonalidade da mistura deve coincidir com a tonalidade da superfície esmaltada. Ao remover a camada de esmalte antiga, algumas áreas não são completamente limpas. O revestimento antigo pode aparecer através da camada de acrílico com manchas de um tom diferente. Se necessário, o acrílico líquido pode ser tingido por você mesmo, usando pastas especiais de tingimento.
Se a restauração do banho for pelo método de revestimento de esmalte, recomenda-se realizar o trabalho com respirador e luvas. Depois que todas as camadas de tinta foram aplicadas, a qualidade da superfície pode ser verificada com uma tocha manual. Quando a luz de uma lanterna atinge um revestimento de alta qualidade, a tigela não lançará brilho. Para secar a tinta e o verniz, o banheiro deve ser ventilado regularmente.
Para várias maneiras de restaurar um banheiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.