Cortinas deslizantes de banheiro: características de design e dicas de instalação
Cortinas deslizantes para o banheiro estão se tornando cada vez mais populares recentemente. Eles têm, em sua maioria, apenas comentários positivos de usuários. Esses produtos podem ser facilmente pendurados com suas próprias mãos.
Peculiaridades
O acessório em forma de cortinas deslizantes substituirá perfeitamente a tela de plástico usual. Esta opção permitirá que você combine um chuveiro com uma banheira em um quarto pequeno. Vale destacar a alta praticidade e facilidade de uso da tela deslizante. O principal é fazer a escolha certa e instalá-lo.
Variedades
Os principais tipos de cortinas:
- Deslizante - projetado para pequenos espaços. As cortinas são compactas e podem ser movidas em duas direções.
- Dobrando É uma espécie frágil com muitas seções. Essas cortinas devem ser manuseadas com cuidado.
- Oscilante - a estrutura, composta por duas ou três seções, é feita de material durável.
- Produtos em formato de tela adequado para proprietários de grandes instalações. Essa cortina cobre uma parte insignificante do banheiro. Consiste em duas seções externas.
- Copo os modelos em forma são retangulares, arredondados e redondos. O vidro redondo é perfeito para banheiras de canto. O tipo e tipo de vidro são escolhidos para compatibilidade com o interior da sala. Por exemplo, se você tem uma pia quadrada, vidro do mesmo formato serve.
A estrutura deslizante é composta por 3 partes (2 móveis e 1 fixa). Se a estrutura consiste em um elemento móvel, ela pode ser movida em duas direções. O vidro e o painel de plástico são fixados ao perfil de alumínio.
Materiais (editar)
Os principais materiais para as cortinas do banheiro são de vidro ou plástico.
Os seguintes tipos de óculos são usados para eles:
- vidro com imagem fosca;
- aparência transparente;
- aparência colorida;
- com a presença de inserções padronizadas.
A tela de vidro fosco é ótima para famílias numerosas. Esse visual é relevante para qualquer design. A tela de vidro é feita de material de qualidade e possui inserções padronizadas. A coloração da superfície dá ao interior uma aparência mais dramática. Essa tela tem um alto nível de resistência, o que torna a estrutura mais cara. Apenas vidro durável e temperado é usado para as cortinas.
Os fabricantes podem usar material de baixa qualidade e economizar dinheiro com isso e, como resultado, obter um produto de baixa qualidade. É importante levar esse fator em consideração e ter cuidado na hora de escolher.
Vantagens das cortinas de vidro
As principais vantagens das telas de vidro são as seguintes:
- Grande variedade de sortimento. Você pode escolher uma tela com uma faixa transparente, fosca e de plástico. O produto é adequado para diferentes estilos de interiores e os desejos pessoais dos compradores são levados em consideração na escolha. As cortinas decoram o quarto e conferem-lhe um aspecto mais original.
- Trabalho de instalação para banhos diferentes. Independentemente da localização do banho, a instalação da cortina ocorrerá sem complicações desnecessárias. Se a banheira estiver localizada entre três paredes, um design reto é adequado aqui. E se a banheira estiver no canto da sala, então serão construídas colunas de canto. Se você tiver uma banheira redonda, um balcão curvo será suficiente.
- O material remove facilmente a sujeira e evita o aparecimento de depósitos de fungos e fungos.
- A manutenção da cortina evita a formação de sal e ferrugem.
- O material é forte o suficiente.O vidro temperado é usado na fabricação da tela. Essa tela pode suportar altas cargas.
- As cortinas deslizantes são compactas e ocupam pouco espaço.
- Você pode combinar um chuveiro com uma banheira. Adequado para quartos com pouco espaço.
desvantagens
Além das vantagens, as cortinas de vidro deslizantes têm suas desvantagens:
- Se os produtos não forem limpos a tempo, podem aparecer sal e marcas de gordura.
- Instalação complexa. Na execução dos trabalhos de instalação, é necessário medir o comprimento e determinar a localização dos elementos. Se a tela não se mover no perfil de orientação, pode ocorrer um mau funcionamento. O enviesamento da estrutura também pode ocorrer.
- Essa cortina é cara em comparação com o polietileno.
- Uma tela deslizante torna o ambiente visualmente pequeno.
- Se você usar folhas de plástico, poderá notar pingos de água e manchas de sabão. Devem ser lavados freqüentemente com detergente não abrasivo.
- Se você escolher entre plástico e vidro, é recomendável escolher a segunda opção. As estruturas plásticas são suscetíveis à deformação sob a influência da água, ao contrário do vidro. O vidro, por sua vez, é uma opção estilosa para decoração de interiores.
Recomendações
Se a instalação for realizada de forma independente, é importante considerar os seguintes fatores:
- Material da parede onde os perfis laterais são reforçados. Se a superfície consistir em folhas de placa de fibra de gesso e placa de gesso, a parede deve ser reforçada com um elemento de reforço. Se necessário, uma tira de metal e um canto podem ser usados. Neste caso, os perfis são montados com chumbadores.
- A instalação da moldura pode ser realizada antes da finalização do acabamento. Neste caso, não há necessidade de furar os ladrilhos. Ao mesmo tempo, a moldura assume uma aparência massiva.
- A montagem deve ser realizada em uma superfície plana. Nesse caso, a estrutura será forte e durável. Se a tela for decorada com padrões, o desenho pode adquirir uma aparência pouco apresentável no futuro. Por este motivo, deve-se usar vidro fosco. Nesse caso, a camada interna é decorada com padrões, enquanto a externa permanece lisa.
Stick - o suporte pode ter 170 ou 180 cm de comprimento. Esses são os tamanhos padrão dela. Em vez de uma cortina, você pode pendurar portas sanfonadas nela.
Manutenção de cortinas deslizantes
Se você quiser que as cortinas tenham uma aparência apresentável e tenham uma longa vida útil, você deve seguir as regras de atendimento:
- Use apenas esponjas macias e trapos.
- Use detergentes de vidro especiais.
- Se as manchas não forem removidas, molhe a esponja por meia hora e depois limpe-as.
- Não é recomendado o uso de produtos com substâncias abrasivas. Eles podem deixar arranhões. Nesse caso, a tela fica com uma aparência esfarrapada e enlameada.
- Não é recomendado o uso de detergentes de efeito forte.
- As cortinas devem ser limpas regularmente para evitar calcário e ferrugem no mecanismo do rolo. É necessário limpar bem o mecanismo após o banho.
- Recomenda-se a utilização de um revestimento hidrorrepelente para o tratamento superficial do material. Nesse caso, não haverá gotejamentos, pois a umidade rola para fora da superfície.
- É importante usar materiais de alta qualidade na fabricação de cortinas corrediças. Se desejar, você pode comprar vidro temperado para o caixilho. Esse vidro é forte o suficiente e tem uma aparência apresentável.
Os modelos de plástico se tornarão uma opção econômica. Esses modelos são extremamente resistentes a riscos. É importante não comprar material de qualidade inferior porque isso não justifica a economia. Os produtos vêm em diferentes cores e texturas que podem ser adequados para diferentes interiores de sala.
Sutilezas de instalação
As seguintes ferramentas são usadas para instalação:
- cavilhas;
- parafusos;
- nível de construção;
- perfil de alumínio;
- chaves de fenda.
Juntamente com um conjunto de persianas, acompanha uma instrução com informações sobre o trabalho de instalação.Antes de realizar o trabalho, é necessário medir todos os perfis e faixas. Ao usar uma faixa de plástico, uma faca de pintura pode ser usada. Trabalhar com vidro vai demorar muito, pois deve ser encomendado com antecedência em lojas especializadas.
Antes de realizar o trabalho, você deve se familiarizar detalhadamente com estas informações:
- marcação;
- preparação para fazer um furo;
- fixação das guias a partir do perfil;
- vedação de juntas.
As portas de vidro estão disponíveis em qualquer tamanho. As medições são realizadas de forma independente ou com a ajuda de especialistas. Em seguida, a moldura de um determinado comprimento é experimentada. Ele está preso ao teto, duas paredes e uma banheira.
Os principais elementos do quadro:
- moldura de alumínio;
- guias superior e inferior (a inferior é fixada na banheira, e a superior - no teto);
- postes verticais que são fixados na parede;
- marcação e instalação de um perfil.
A medição dos pontos de perfuração é realizada com fita métrica. Racks verticais são aplicados nas paredes laterais e, em seguida, as marcações são feitas com um marcador. Para uma marcação precisa, um nível de construção é adequado. Depois disso, os furos são feitos.
Durante a perfuração, certas regras devem ser seguidas:
- Para evitar a divisão do ladrilho, é necessário recuar pelo menos 20 mm.
- A perfuração é melhor realizada na área onde os dois ladrilhos se encontram.
- No trabalho é necessário usar uma broca de diamante e vitoriosa.
- Ao perfurar, defina a velocidade de perfuração para baixa.
- Para fixar a broca com segurança e evitar que ela deslize, cole um pedaço de fita adesiva no lugar do orifício.
- Depois de perfurar o ladrilho, você precisa substituí-lo por uma broca de concreto normal.
- Uma rolha ou pedaço de fita isolante deve ser usada para fazer o furo na profundidade correta.
Depois disso, a poeira é soprada para fora dos orifícios e os pinos são inseridos. Em seguida, usando parafusos auto-roscantes, os perfis verticais são fixados. O perfil superior é inserido em trilhos verticais e fixado ao teto (para um teto baixo). Freqüentemente, a distância da lateral do banheiro é de 140 cm e o local é marcado com a guia superior. Na fase final, todas as juntas são tratadas com selante. Isso evita que a água vaze da banheira para o chão. Um ponto importante são as costuras, por onde a água não deve escoar. Para esses fins, use formulações especiais. É necessário que a qualidade das juntas de silicone seja de alto nível.
É inserido nos perfis laterais e fixado com fechos. A guia inferior é inserida na estrutura lateral e fixada na lateral do banho com um selante. Na etapa final, uma tela é inserida. Uma faixa de plástico ou vidro é instalada usando parafusos especiais.
Existem vários sinais a serem considerados:
- Se você usar 1 misturador de banho, a parte deslizante também deve ser levada em consideração.
- Se houver uma torneira separada no banheiro, uma faixa fixa deve ser adicionada.
- A faixa se move com rolos.
O mecanismo do rolo deve ser feito de material de qualidade. Neste caso, o movimento da faixa ficará silencioso.
Critérios de escolha
A escolha das telas deslizantes é ampla o suficiente, mas você pode fazer a escolha certa de acordo com as recomendações dos consultores de vendas. Eles fornecerão informações precisas sobre o produto e o ajudarão a fazer a escolha certa. O principal critério aqui será a relação preço e qualidade.
Na hora de escolher as faixas deslizantes, é necessário levar em consideração os conselhos de especialistas, pois isso é importante:
- As telas com faixas ajustáveis são adequadas para paredes com superfícies irregulares e distorções.
- Ao instalar uma tela deslizante fosca ou colorida, é necessário fornecer uma boa iluminação no banheiro. Uma boa iluminação será uma parte importante do banheiro.
- Ao escolher os produtos, é importante estar atento à qualidade das ferragens. Se o kit incluir um suporte, fechos e mecanismos deslizantes, inspecione cuidadosamente quanto a defeitos.
Tendo feito a escolha certa, o proprietário gostará muito dos procedimentos com água.Ao mesmo tempo, poças e gotas não se formarão no chão.
Também é importante considerar a qualidade do material da tela. Se você tiver alguma suspeita sobre a qualidade da tela fornecida, poderá verificar os documentos que comprovam a qualidade da mercadoria. O produto deve atender a padrões de alta qualidade. Nesse caso, o preço deve variar dependendo da aparência da tela e de suas características.
Como instalar uma cortina de banheiro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.