Cornija de banheiro semicircular: tipos e dicas de escolha
Não é segredo para ninguém que alguns banheiros localizados em casas do tipo elite, que foram desenvolvidos levando em consideração planos de design exclusivos, têm um pequeno problema - a dificuldade de selecionar estruturas de proteção para separar a área de banho do resto do espaço. Muitas vezes as pessoas recorrem a este problema por causa dos banhos triangulares, que, como sabem, são muito difíceis de escolher as cortinas ou biombos certos. Mas, sem dúvida, a melhor escolha para esses banhos é uma cornija semicircular.
Eles são feitos de uma grande variedade de materiais. Mas também não devemos esquecer os fechos, que são domésticos e estrangeiros.
Para instalar essa cornija, você não precisa fazer muito esforço., porque não há nada difícil neste assunto. A instalação demorará literalmente meia hora, mas é preferível contactar imediatamente verdadeiros profissionais que o farão em questão de minutos e com a máxima qualidade.
Características e propósito
O primeiro e único propósito da barra de cortina semicircular no banheiro é fixar o material que seguirá com segurança o contorno especificado por você ou pelo mestre. Sem uma boa barra, todo o componente decorativo não importa, pois tudo ficará coberto não só com manchas de sabão, mas também com manchas úmidas.
Sem dúvida, banheiras ovais decorativas feitas diretamente de acordo com o projeto de design, ou triangular não dispensará um bom beiral em formato semicircular. Existem dois tipos deles, a saber, linha única e linha dupla. Além disso, eles costumam oferecer hastes de cortina com ripas adicionais, por exemplo, para secar toalhas ou outros atributos. Além disso, há duas fixações da tela na cornija, que são designadas na vida cotidiana como simples e complexas.
No momento, é a haste telescópica muito popular entre os consumidores, que em sua aparência se assemelha a um arco. Essas cornijas são muito convenientes de usar, pois não estragam as paredes durante a instalação. No entanto, ao instalar essa cornija, são necessários parafusos adicionais, nomeadamente no teto. Este tipo é um dos mais difíceis de instalar, por isso é melhor procurar imediatamente ajuda profissional.
Se a instalação for bem sucedida, a cornija ficará bem fixada, poderá pendurar absolutamente quaisquer cortinas: de qualquer material e de diferentes pesos.
Se esta barra específica for usada, você pode esquecer os problemas de design., porque já vai conferir ao interior da casa de banho um aspecto sofisticado e apelo estético. Além disso, se a cortina selecionada for de um material realmente de alta qualidade, seu quarto (banheiro) terá o estilo mais inimitável e único.
Se você chegar à conclusão e vai construir uma banheira triangular com as próprias mãos, então a seleção da cornija e da cortina deve ser feita da seguinte forma: primeiro é preciso medir o raio do produto, e no próximo estágio, adicione alguns centímetros à figura resultante. Esta é a maneira mais fácil e confiável, pois na hora de comprar outros produtos você precisará contar com uma série de fatores que lhe trarão muitas preocupações. Este método de escolha tem apenas críticas positivas.
Variedades de designs
Dependendo do material utilizado, as hastes semicirculares são divididas em três tipos.
- Plástico. É a opção mais barata e acessível para humanos.Suas vantagens estão apenas no peso leve, fácil instalação e, claro, baixo preço. No entanto, também existem desvantagens, a saber: aparência pouco atraente, baixa resistência, rápido acúmulo de sujeira.
- Alumínio. Um pouco melhor que a versão anterior. Este tipo é de qualidade superior: não enferruja e tem boa resistência. Além disso, uma das vantagens é a aparência, que permanece realmente atrativa por muito tempo após a compra. No entanto, esses modelos também apresentam uma série de desvantagens: com o tempo, eles começam a desbotar, deformar e emitir um som desagradável quando as cortinas se movem ao longo deles.
- Aço (aço inoxidável). Este produto é a melhor escolha, pois pode manter a sua aparência original durante anos, mesmo que a casa de banho não se encontre nas condições mais favoráveis. No entanto, apressamo-nos em avisá-lo: é melhor não efectuar a instalação de tal produto, uma vez que requer uma fixação muito forte e boa, que só um profissional pode fornecer.
Por características de design, os seguintes tipos de cornijas semicirculares são diferenciados:
- telescópico (deslizante);
- cordas;
- flexível.
A melhor opção no momento é a visão telescópica. Sua peculiaridade e diferença é que o comprimento original, que foi definido por você ou pelo mestre, pode mudar. Uma cornija semelhante afasta-se de forma semelhante a um telescópio, pelo que recebeu este nome. A propósito, esta opção de montagem é a mais confiável: gaxetas de borracha especiais estão localizadas nas extremidades da haste. A este respeito, as paredes durante o processo de instalação não precisam ser perfuradas.
Prós:
- instalação rápida e fácil de instalação;
- o melhor preço do mercado;
- um bom indicador de resistência para cortinas padrão e folhas de vinil;
- preserva as superfícies das paredes;
- adequado para qualquer interior de banheiro.
Desvantagens:
- a instalação não é possível em todos os casos - principalmente na presença de um banho de forma padrão;
- não suporta muito peso, por isso nem todas as cortinas são adequadas (por exemplo, em vez de uma única cortina, pode colocar duas cortinas 150x90).
A cornija de corda é simples, mas funcional. Na aparência, lembra uma fina corda de metal. Muitos fabricantes estão aprimorando este modelo a cada ano e, no momento, é a opção mais prática.
É importante notar que esta espécie não apresenta desvantagens como tal, mas apresenta várias vantagens:
- a capacidade de instalação em qualquer local;
- instalação fácil;
- suporta qualquer peso, pelo que pode pendurar cortinas de qualquer material e tamanho, seja 180x200 ou 240x200 cm;
- imperceptibilidade (é o caso quando uma pessoa deseja enfatizar a beleza das cortinas que escolheu);
- uma ampla gama de cores, mas a versão dourada é especialmente digna de destaque.
Quanto aos varões flexíveis para cortinas, aqui as vantagens são imediatamente perceptíveis, bastando olhar para o produto em si. Eles são feitos de um tipo especial de alumínio que se curva facilmente, para que possam receber absolutamente qualquer forma, o que é muito importante para a forma incomum de banheiros e banheiros não padronizados. Varões de cortina flexíveis são fixados na parede e no teto, o que lhes dá confiabilidade adicional. Não há desvantagens como tal, e realmente é.
Mesmo assim, vale a pena escolher a cornija certa com base nas necessidades, gostos e preferências pessoais.
Regras de instalação para cornijas não padronizadas
Sem dúvida, você mesmo pode prender estes produtos à mão, mas não deve esperar um resultado positivo se não tiver levado em conta todas as nuances do trabalho.
Se, no entanto, você decidir por uma instalação independente, então você precisa prestar atenção a alguns pontos importantes.
- O sistema que você instalará deve estar a alguns centímetros da borda da banheira ou do banheiro. A moldura deve se fundir com o material da cortina, por assim dizer, "combinar".
- A fixação a um ladrilho será problemática para a auto-instalação.E, se acabou de fazer reparos, é melhor entrar em contato imediatamente com um profissional, pois, muito provavelmente, você terá que fazer "cosméticos".
No momento, os consumidores preferem opções com hastes telescópicas, que, além dos fechos padrão, também são montadas no teto. No entanto, este tipo de montagem não é adequado para todos os casos, uma vez que requer uma casa de banho muito espaçosa, de preferência com tectos altos. Se você é dono de um banheiro assim, sem dúvida está com sorte, porque esses sistemas parecem muito atraentes e o risco de colapso é zero. Desmontar essas cornijas também é bastante fácil, enquanto o teto e as paredes permanecerão inalterados.
Montagem em degrau
Antes de iniciar o trabalho, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais necessários, a saber:
- um conjunto de borboletas que são vendidas em qualquer loja de ferragens;
- conjunto de brocas;
- broca ou broca de martelo;
- o cachimbo e a própria cortina;
- nível de construção;
- lápis (servirá para marcas).
No início, você deve medir a área e encontrar o local certo para os fixadores. Para fazer isso, você precisa de um lápis, com o qual deve colocar pontas no local onde vai perfurar. No entanto, não se esqueça de que eles precisam ser dispostos de modo que fiquem no mesmo nível (em uma linha). Como os ladrilhos podem se lascar, é melhor furar ao longo da costura.
Importante! Nesta fase, você precisa de atenção plena. Primeiro você precisa verificar todos os pontos que definiu. Eles não devem se cruzar de forma alguma com outras comunicações presentes.
Para que você se sinta mais confortável ao tomar banho ou ducha, é necessário fazer uma boa ventilação. Para fazer isso, você precisa recuar cerca de 10-15 centímetros do teto.
O suporte, que se destina a cortinas, deve estender-se cerca dos mesmos centímetros além da borda da loiça. Isso evita que correntes de ar e respingos inundem o chão.
O próximo passo é prender a cornija. Você deve fixá-lo com buchas de expansão. Mas vale lembrar que existem parafusos especiais para drywall, que também são vendidos em qualquer loja de ferragens.
Esta estrutura deve ser fixada em elementos pré-fixados.
Se necessário, você deve colocar bonés decorativos.
A próxima e última etapa é prender a corda, bem como cortar as âncoras. Esta etapa só é necessária se você estiver montando uma haste que funcione com um tipo de corda.
Como fazer uma haste para cortina de banheiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.