Varões no banheiro para cortinas: seleção e instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Variedades
  4. Desenhos e formas
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Como instalar corretamente?

Qualquer tratamento de água para manter a higiene pessoal requer condições adequadas. Se não houver chuveiro ou banheira normal, é improvável que você consiga tomar banho adequadamente. Além dos elementos básicos dos procedimentos de banho, é importante sentir conforto e aconchego, principalmente quando se trata de tomar banho. Para conseguir o que deseja, você precisa cuidar da compra e instalação de uma barra especial.

Peculiaridades

A área do banheiro pode ter uma grande variedade de dimensões, ser isolada do banheiro e combinada com ele. Em qualquer caso, é importante se esforçar para criar um ambiente de banho aconchegante e confortável. Porém, não se esqueça de decorar o espaço. Se o orçamento permitir, você pode propor muitas soluções fora do padrão, comprar encanamentos caros e de alta qualidade. Se você não tem muito dinheiro, pode sobreviver com soluções decorativas mínimas.

Para dar ao banheiro um visual interessante, vibrante e animado, você pode pendurar cortinas nele. Isso ajudará a evitar o excesso de umidade no chão que respinga durante o banho. Com uma casa de banho conjunta, a presença de uma cortina permitirá que várias pessoas utilizem uma divisão ao mesmo tempo, sentindo-se protegidas e seguras. Em casas mais antigas, o banheiro geralmente tem uma janela que leva à cozinha ou a outro cômodo. O vidro lá nem sempre é matizado, por isso as cortinas também podem ser úteis neste caso.

Para um uso confortável das cortinas, elas devem ser devidamente fechadas. Isso requer uma barra. Quanto mais populares forem as cortinas, mais variações de barras poderão ser encontradas em lojas de materiais de construção. As diferenças estão relacionadas com o material de que são feitas, bem como com a sua forma. Dependendo das tarefas enfrentadas pela montagem da cortina, você precisa fazer a escolha apropriada.

Materiais (editar)

Uma cortina em um banheiro pode transportar mais do que apenas uma carga decorativa. É capaz de proteger o ambiente da umidade, que é prejudicial para eletrodomésticos e alguns materiais de construção, se não forem selecionados corretamente. Para posicionar a cortina com segurança, é necessário um bastão que servirá por muito tempo, fornecendo todas as funções necessárias. Para que a vida útil seja longa o suficiente e a facilidade de uso seja maximizada, é importante escolher o material certo com o qual a estrutura será feita.

As principais opções são plástico e metal. O plástico pode ter uma composição diferente. É necessário para a fabricação de escoras retas, onde a cortina não ultrapasse 2 metros de comprimento. O metal é usado para o varão da cortina, tem paredes finas que podem suportar um peso significativo. Trata-se de uma matéria-prima versátil, ficará bem em qualquer banheiro, dada a variedade de características de design dessas salas e a presença de encanamentos.

Os tubos de plástico têm várias vantagens e desvantagens. Os aspectos positivos são a resistência à corrosão e outras influências negativas deste tipo, bem como a facilidade de uso, o movimento silencioso dos anéis da cortina. O lado negativo é a curta vida útil. Os produtos plásticos são frágeis, não servirão por muito tempo.

Barras de metal de aço inoxidável são a opção mais popular. Eles têm uma aparência atraente, são resistentes à corrosão, mas seu custo nem sempre está ao alcance de um simples comprador.Os tubos de bronze também resistem bem à corrosão, mas são frágeis e não são usados ​​com muita frequência. Se falamos de produtos que contêm bronze, então eles combinam todas as melhores características do metal e do bronze, o que torna essas cornijas desejáveis ​​em todos os banheiros onde a cortina será colocada.

Se não for possível comprar um produto realmente de alta qualidade, mas você não quiser comprar um plástico de vida curta, a escolha de uma haste de cortina de alumínio será ideal. É mais flexível e é uma opção perfeitamente aceitável. Ao comprar estruturas de canto de metal, é importante prestar atenção à linha de dobra. Se houver dobras, o material do produto é de má qualidade, logo começarão a aparecer rachaduras e corrosão nele, o que levará à necessidade de substituição do equipamento.

Escolhido o material da cornija, é preciso prestar atenção aos ilhós. Se forem de metal, farão muito barulho durante o uso. A melhor opção nesse caso seria usar peças de alumínio, que são revestidas com plástico macio na parte superior. Para indicadores externos harmoniosos da barra com um obturador, é possível selecionar seu esquema de cores apropriado. Os mais populares são os tons de ouro, prata, bronze, mas também podem ser encontradas variações de cores.

Variedades

Criando um ambiente aconchegante e confortável no banheiro para procedimentos de tomada de água e relaxamento, é preciso estar atento ao banho em si: se ele é adequado para a execução de todas as tarefas, se deve ser substituído. Você pode construir sobre este elemento escolhendo cortinas e uma barra transversal. Cores, espessura do material, dimensões - tudo é importante na escolha da cortina certa. A cornija, neste caso, não será exceção. É escolhido com base no local do banho e no material de proteção selecionado. Se considerarmos os tipos de tubos, então vários dos principais podem ser distinguidos.

Direto

O design reto permite que dois lados opostos sejam conectados um ao outro, dividindo a sala em áreas funcionais. Esta é uma das opções mais populares. É usado no caso de banheiras retangulares e ovais. A barra transversal é uma estrutura plana, que é colocada na parede com o auxílio de fechos, tendo em conta a altura exigida.

Canto

A versão de canto é adequada para banheiras de canto ou salas de tratamento de água fora do padrão. A assimetria das paredes da sala permite utilizar com sucesso este tipo de tubo para restringir o acesso à banheira.

Flexível

A estrutura em uma base flexível é conveniente para uso em salas semicirculares e redondas. Graças ao alumínio na composição, você pode dar ao produto qualquer formato. A facilidade de instalação tornou essas opções bastante populares.

Assimétrico

Um projeto assimétrico é usado em salas onde é difícil usar um tubo ou um suporte de um tipo padrão. Os materiais de fabricação são metal e plástico. A flexibilidade deste produto é garantida por meio de acoplamentos especiais que permitem que a haste da cortina se curve em diferentes direções. A localização dos fechos deve coincidir com o contorno do encanamento localizado na sala.

Telescópico

A barra transversal telescópica contém tubos com diâmetros diferentes, que podem ser estendidos livremente, perfazendo o comprimento necessário para uma determinada sala. O tubo telescópico mais longo tem 3 metros. Os materiais para a sua fabricação são tanto o plástico quanto o metal. Como o design é único, interessante e fácil de usar, sempre há interesse nele. Para encaixar organicamente o produto em qualquer interior, pode escolher um cachimbo de cor e material adequados, cujas opções são agora muito numerosas nas lojas de ferragens.

Fragmento

A versão em corda da cornija é uma corda fina, mas forte, feita de metal. Graças ao seu baixo peso e funcionalidade, é fácil de instalar e usar.A presença do aço inoxidável na composição permite que a cornija funcione por muito tempo, sem sucumbir à corrosão. Com a escolha correta da cornija, a praticidade pode ser trazida para o banheiro por muito tempo: uma opção adequada servirá com segurança por muitos anos, deliciando os proprietários.

Desenhos e formas

Para escolher a cornija certa na banheira para uma cortina de formato adequado, é necessário levar em consideração alguns fatores que afetam significativamente a escolha. O tipo de anexo é importante. O design pode ser de parede, teto ou combinado. O equipamento pode ser preso com uma grande variedade de grampos.

O tipo de material usado é importante. Para produtos do tipo canto, é usado aço inoxidável. Se houver bronze nele, será uma vantagem indiscutível. Esta opção é a mais preferível, pois funciona por muito tempo e é confiável.

As características de resistência são igualmente importantes. Dependendo das cargas planejadas, vale a pena escolher uma barra sob a cortina. Os mais fortes suportam o peso de um produto úmido ou mesmo lavados com peso total de até 10 kg. Além disso, as hastes diferem em uma variedade de formas. As construções sob a cortina da casa de banho podem ter um aspecto em U, em L, redondo, oval e semicircular.

Barras em forma de L são recomendadas para uso em salas para procedimentos de banho com um layout retangular. O tamanho pode variar de 160 a 190 cm. Externamente, o desenho lembra um tubo dobrado a 90 graus. As melhores opções de materiais neste caso são aço inoxidável ou bronze. O diâmetro desse tubo será de cerca de 20-25 mm, largura - cerca de 1 cm. O principal local de fixação é uma parede, se você quiser e puder, pode instalá-lo no teto.

O material de fixação ideal para a haste são os parafusos auto-roscantes, é conveniente e rápido trabalhar com eles. A instalação de uma cornija em forma de L permitirá que você tome um banho com conforto por muitos anos, pois a resistência do material é alta. A presença de bronze ajuda a proteger contra corrosão e outras destruições. Esse cachimbo não cederá, não perderá suas qualidades mesmo depois de muitos anos. Para a instalação, além dos parafusos auto-roscantes, são necessários um parafuso de fixação, um flange de montagem e um refletor decorativo.

Uma cornija em forma de U com uma cortina é usada se um encanamento redondo ou oval for instalado na sala, bem como no caso de ficar o mais próximo possível da parede. É difícil encontrar esses designs em uma loja: eles geralmente são feitos sob encomenda. O material do produto é aço inoxidável, em alguns casos pode estar presente bronze. Esta opção é fixada com duas bases na parede e duas adicionais no teto.

O tipo radial ou arco é usado se o banho tiver uma forma oval ou uma estrutura assimétrica. Esta opção de cornija é a mais elegante e atraente em design de interiores. Um tubo curvo desse tipo é aparafusado em duas paredes. Você pode montá-lo em prateleiras verticais para que não dobre com o tempo e o peso e sirva muito mais tempo. O material do produto é o aço inoxidável, a vantagem será a presença do bronze na composição. Se o produto for de alumínio, que é várias vezes mais barato, vai durar muito menos.

A barra semicircular é usada para decorar acessórios de encanamento ovais ou triangulares. O tubo pode ser preso de maneiras simples e complexas. Existem projetos em que, além do tubo principal, existe uma barra adicional. O tipo duplo de varão de cortina é conveniente para usar quando é necessário secar a roupa.

Os materiais de fabricação são aço inoxidável e alumínio. Os produtos em que existe uma mistura de bronze ou um revestimento com esta substância têm-se mostrado bem. Independentemente da aparência, as hastes das cortinas de chuveiro devem ser de alta qualidade. Com base na composição, é melhor procurar produtos com estrutura de bronze ou pelo menos de aço.Para escolher o formato correto da cornija, é necessário levar em consideração o desenho da sala, o tipo de encanamento e sua localização.

Também existe um tipo de barra transversal reta, sobre a qual é conveniente colocar a cortina., se o banheiro for pequeno, mas for necessário proteger os eletrodomésticos de respingos ou simplesmente dividir o espaço. Um cabo flexível pode ser usado como haste de cortina, o que é conveniente ao usar uma cortina de luz. As opções telescópica e deslizante são mais caras, mas dão ao interior do banheiro um visual interessante e estiloso. Se um tubo for usado, uma versão redonda de seu design será a mais lógica e conveniente. Isso facilita fechar e abrir a cortina sem ruído. Para fazer a escolha certa, é preciso analisar as dimensões do banheiro, do encanamento que está instalado.

Modelos populares

As marcas mundiais e nacionais estão representadas no mercado com uma vasta gama de produtos. O varão de cortina Swedish Flex é um produto incomum. É um produto que pode ser exibido para condições específicas devido à sua estrutura flexível. O material é o alumínio, que pode assumir qualquer forma dependendo da força aplicada.

Conveniente para usar hastes de cortina Flex em quartos não padrão ou junto com acessórios de encanamento do projeto original. Graças ao corpo de alumínio, este tubo é leve, qualquer pessoa pode segurá-lo. Os suportes estão localizados na parte superior, conectando-se ao teto, o que torna a barra mais segura e evita que ela caia. Se você comprar um conjunto de tal haste de cortina, terá ripas de alumínio de 3 metros de comprimento, 2 conectores, o mesmo número de montagens de parede, 24 ganchos de cortina. O esquema de cores para esta opção é cinza.

Se falarmos de outras empresas conhecidas, o próximo representante será a Ikea. A cornija deste fabricante possui mecanismo de mola, portanto não requer preparação da parede para instalação, além da realização de furos. A lança é mantida no lugar pela mola com precisão e segurança. Nas extremidades encontram-se almofadas de borracha que permitem proteger as paredes da deformação durante a instalação do aparelho. Para a fabricação, é usado aço inoxidável, ao longo do qual ganchos ou anéis podem se mover facilmente. O comprimento da barra pode ser de 70 a 120 cm, o que permite instalá-la em qualquer local conveniente da sala.

Além dessas firmas, são apresentados no mercado produtos de outras empresas não menos conceituadas. Estes incluem: a marca espanhola Arti Deco, as marcas americanas Blonder Home, Avanti, Kassatex, Creative Bath, as empresas russas Iddis, Bath Plus, Checa Fixsen, Grund, Greek Grekon.

A empresa checa Grund produz uma vasta gama de produtos. Cortinas e cornijas estilosas para eles desta marca são de alta qualidade. Para cortinas decorativas, recomenda-se o uso de tubos telescópicos ou de canto. O fabricante russo Iddis é famoso por suas cornijas telescópicas, que apresentam pontas de silicone para proteção de superfície e fixação mais firme. Uma característica distintiva é a fixação do primeiro e último anéis para que a cortina não se desloque ao longo do tubo.

Os produtos Bellardo (marca da Rússia) se distinguem por altas características estéticas e a capacidade de caber em qualquer interior. Os materiais para todas as hastes de cortina têm alta resistência, eles têm uma longa vida útil. Os produtos são resistentes à corrosão e à ferrugem. O tipo de fixação é montado na parede, mas se necessário, você pode complementá-lo com fixadores de teto adicionais. A empresa alemã Ridder produz cornijas de canto nos tamanhos 90 x 90 e 80 x 80 cm, cujo principal material é o alumínio. A presença de várias opções de cores permite que você escolha um produto para uma sala específica.

Qualquer que seja a empresa escolhida como base, é importante observar a qualidade do produto. A composição da cornija, o sistema de fixação são fatores que devem chamar a atenção ao conhecer os produtos de qualquer marca.A escolha é feita em prol de cornijas resistentes e resistentes que não serão afetadas pelo ambiente, podendo fazer parte da sala, sua decoração e destaque.

Como escolher?

Para entender que tipo de cornija é adequado para um banheiro, é importante se concentrar nas características de um cômodo específico. Para uma sala assimétrica, são necessárias cortinas elegantes, que são colocadas em uma estrutura em forma de L que pode cobrir completamente a área para receber os tratamentos de água. Se houver tetos tensos no chuveiro, a estrutura da cornija deve ser montada na parede de forma que a cortina não corte todo o forro (principalmente quando se molhar). É importante prestar atenção a todos os aspectos da sala. O tipo de decoração da parede e do teto é fundamental, pois determina o tipo de fixação.

Para escolher o tubo certo para a cortina, você precisa medir a distância da parede a parede e medir o diâmetro do banho. Essas figuras são de particular importância se você planeja comprar uma versão oval ou redonda da cornija. Se a barra transversal serve como uma oportunidade para secar toalhas, outras lavagens ou um corrimão ao entrar e sair da banheira, você não deve construir uma estrutura de teto. Melhor montá-lo na parede. Encontrar um porta-cortinas de boa qualidade é fácil.

O modelo mais orçamentário é uma cornija de plástico, no entanto, ele irá falhar rapidamente, entortar e pode quebrar. Outra desvantagem de tais modelos é o aparecimento de uma camada amarela, que é extremamente difícil de remover. Melhor do que o plástico para estruturas de alumínio de qualidade, que são maleáveis ​​para mudar de forma. Isso é benéfico em alguns casos, como quando você deseja criar um trilho de cortina exclusivo para uma banheira assimétrica.

O líder de todos os produtos é o aço inoxidável, que supera significativamente todas as outras opções de preço.

Essas barras transversais não têm medo de umidade, bem como de muito peso. Se forem devidamente instalados e tratados adequadamente, esses produtos servirão por muitos anos, fazendo as delícias de seus proprietários. As estruturas metálicas podem ser de uma variedade de cores e tons para melhor caber na decoração do banheiro.

Como instalar corretamente?

Instalar uma haste de cortina em um banheiro não é difícil. No entanto, como em qualquer tipo de trabalho, há uma série de recursos que você precisa conhecer. Cada tipo de barra transversal é montado de sua própria maneira.

Para proteger um tubo reto, você precisa seguir um determinado algoritmo.

  • Medição da casa de banho e determinação das dimensões da banheira.
  • Compra de uma cornija recta de acordo com o desenho da sala e a ideia geral.
  • O novo produto deve ser anexado ao local onde será localizado no futuro.
  • Com um lápis ou marcador, você precisa marcar os locais dos parafusos ou os pontos de contato das laterais do tubo.
  • Em seguida, você precisa fazer furos para os parafusos auto-roscantes com uma broca ou perfurador.
  • Isso é seguido pelo processo de fixação da estrutura em buchas pré-colocadas.

Se as dimensões da casa de banho sugerirem a utilização de uma cornija de canto, o trabalho deve ser executado numa sequência diferente.

  • Medição das dimensões do banheiro.
  • Comprando um produto adequado.
  • Ajustando as laterais às dimensões reais da sala e aparando os comprimentos em excesso.
  • Marcação para furos de montagem.
  • Instalação da estrutura, sua fixação final.

Se você precisar pendurar uma haste de cortina sobre uma banheira não padrão, o suporte para a cortina deve ser flexível para poder dar-lhe a forma desejada.

O trabalho, neste caso, será reduzido a vários pontos:

  • Seleção de uma haste de cortina flexível de comprimento apropriado.
  • Dando a forma necessária.
  • Marcações de montagem.
  • Instalação de construção flexível.

O método mais simples é instalar uma haste telescópica. Para este processo, é necessário determinar a altura e instalar a estrutura de maneira uniforme. Ao comprar esse produto, é importante verificar a presença de pontas de borracha ou silicone que encostem na parede e não a deformem.Se não houver nenhuma, com o tempo, uma depressão começará a aparecer na parede, que se transformará em um buraco. A resistência da estrutura do beiral ficará comprometida.

Ao escolher a versão mais ideal da barra transversal na banheira, na qual uma cortina especialmente selecionada será colocada, você precisa prestar atenção a outras nuances. Para uma fixação mais confiável e um visual estético, vale a pena comprar varões para cortinas onde há um suporte. Isso dará maior resistência e resistência à estrutura. No caso de as paredes da casa de banho terem acabamento em gesso cartonado, é importante utilizar não buchas normais, mas sim fechos “borboleta”, que fixam com segurança o parafuso auto-roscante e evitam que o material da parede artificial se quebre. Criando um visual completo do banheiro, delimitando as áreas funcionais, dá para conviver com a compra de uma cortina, instale-a na cornija correta. No entanto, comprar uma barra resolverá um grande número de tarefas.

A instalação da haste da cortina para a cortina do banheiro é mostrada no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário