Como limpar a cortina do banheiro: dicas e truques para limpar
A cortina do banheiro costuma ficar na água e pode desenvolver manchas amarelas e bolor com o tempo. Nem todo mundo sabe como limpar essa cortina. As donas de casa que tentam fazer isso muitas vezes falham, então decidem comprar um novo produto para não perder tempo limpando o antigo. No entanto, esta é uma medida extrema: muitas vezes a cortina pode ser salva. Considere dicas e truques úteis para cuidar desses produtos.
O que deve ser considerado?
Ao escolher a forma de cuidar de uma cortina de banheiro, preste atenção ao material a partir do qual a cortina é criada.
Entre as opções mais comuns, existem várias.
- Acetato de polivinila, cloreto de polivinila. Os produtos de vinil e poliéster são fáceis de limpar, duráveis e duráveis. Para o cuidado de tais materiais, recomenda-se o uso de alvejantes, pós.
- Tecidos com impregnação que repele líquidos. Essas cortinas são práticas e confortáveis. Você pode enxaguar facilmente a água da cortina (graças à impregnação). Depois disso, não haverá mais vestígios. Recomenda-se lavar esses materiais semanalmente.
- Cortinas de polietileno. Eles têm vida curta, são baratos. Na falta dos cuidados necessários, devem ser trocados mensalmente. A limpeza pode ser feita com bicarbonato de sódio ou produtos especiais. Se você cuidar bem dessa cortina, ela pode durar cerca de seis meses (recomenda-se limpar o polietileno, e não lavá-lo).
- Produtos de vidro. Para cuidar de tais superfícies, produtos químicos comuns para limpeza de vidros domésticos são bastante adequados. Os vidros também podem ser limpos com um limpador a vapor.
É melhor limpar a cortina, consultando as regras indicadas na etiqueta. Normalmente lá estão todas as informações necessárias: é possível usar produtos químicos domésticos com cloro, a que temperatura lavar, é possível lavar a cortina do banheiro.
Como lavar?
A cortina de banho pode ser lavada na máquina de lavar ou à mão. Para selecionar o método apropriado, considere as informações no rótulo. O não cumprimento das regras de atendimento pode levar à redução do prazo de validade do produto.
Na maquina de lavar
Em uma máquina de escrever, lavar a cortina sairá rapidamente. Este método pode ser usado para prevenir a ocorrência de sujeira teimosa e placa amarela. Os materiais de vinil devem ser limpos mensalmente.
Ao lavar roupa, você precisa levar em consideração várias nuances.
- A lavagem deve ser delicada. A temperatura máxima não pode exceder 40 graus.
- Você precisa adicionar removedor de manchas ou sabão em pó padrão. Uma pequena quantidade de alvejante pode ser usada.
- É necessário desligar a função de secagem e o modo de centrifugação. Caso contrário, é bem possível que a cortina esteja deformada.
Você pode colocar na máquina não apenas a cortina, mas também toalhas limpas de que não precisa mais. Eles se tornarão uma espécie de escovas de cortina. Este procedimento será suficiente se você lavar o produto mensalmente. Se o material apresentar ferrugem, amarelecimento, antes da lavagem, é necessário deixar o produto de molho em água com alvejante ou removedor de manchas por várias horas. Se o tecido for delicado, você pode usar Vanish.
Se houver anéis na cortina, será necessário lavá-la em uma bolsa especial. Você pode substituir este item por uma fronha que você não usa mais.Isso evitará danos à máquina de lavar. Em alguns casos, os anéis voam e ficam entre o tambor e o tanque. Por causa disso, ocorre bloqueio. Também pode ocorrer um bloqueio (se o filtro de drenagem ficar entupido com objetos estranhos).
Manualmente
Se o tecido for delicado, é melhor lavá-lo à mão.
Isso deve ser feito da seguinte forma:
- misture a amônia e o peróxido de hidrogênio (a proporção recomendada é de 3: 1);
- mergulhe um pincel ou esponja no produto resultante;
- limpe a cortina (a escova precisa ser umedecida com solução de vez em quando);
- quando a sujeira desaparecer, enxágue o material com água limpa.
Para remover o cheiro forte de amônia, use um condicionador especial com um aroma agradável. A cortina, em que existe muita sujeira, pode ser pré-embebida. Para fazer isso, misture água com bicarbonato de sódio ou ácido cítrico. Não é recomendado adicionar produtos de cloro agressivos.
É melhor usar luvas de proteção durante o processo de limpeza. Caso contrário, a pele das mãos pode ser danificada. Se o material for delicado, a temperatura da água não deve ultrapassar 20 graus. Em outros casos, a água pode ser aquecida até 40 graus.
Ferrugem
É fácil remover a ferrugem se ela apareceu recentemente. Por esse motivo, é necessária profilaxia regular. É necessário limpar o material de vez em quando, sem esperar que apareça uma forte contaminação. Você pode limpar o fundo amarelo da cortina com remédios especiais e populares. Muitas pessoas usam uma mistura de amônia e peróxido de hidrogênio para remover a ferrugem.
Se preferir formulações prontas, pode optar pelo Sanita ou similar. Trate a área suja com um agente de limpeza e aguarde um pouco (alguns minutos). Em seguida, retire o produto com uma esponja. Deve primeiro ser umedecido com água limpa.
Limescale
Esse tipo de contaminação aparece com bastante frequência nas cortinas de chuveiro. Eles ocorrem porque a cortina é regularmente exposta à água dura. Recomenda-se que seque bem as cortinas após cada visita à casa de banho. Caso contrário, manchas inestéticas aparecerão rapidamente neles. Você pode remover o calcário usando métodos diferentes.
Muitas pessoas preferem se livrar desses contaminantes com ácido cítrico. Pode ajudar quando a placa é recente. Também é um bom método de prevenção. Ao lavar, adicione uma pequena quantidade de ácido cítrico à bandeja de detergente. Se for lavar à mão, coloque a cortina em ácido cítrico e aguarde um pouco (pode deixar o produto assim durante a noite). Em seguida, escove o material onde houver manchas usando uma escova de cerdas duras.
Você também pode limpar esses contaminantes com vinagre. Para fazer isso, você precisa misturar vinagre de mesa (2 colheres grandes) e 1 litro de água. Mergulhe um pincel ou esponja no produto e remova as manchas. Então você precisa lavar a cortina com água limpa. O uso de ferramentas especiais é possível. Ace e Vanish servem. Adicione um pouco de produto durante a lavagem.
Não use substâncias agressivas que geralmente são usadas para limpar acessórios de encanamento. Caso contrário, a cortina do banheiro pode ser danificada. Produtos agressivos são adequados apenas para remover sujeira de produtos de vidro. Para limpar essas superfícies, você pode usar, por exemplo, "Sanox".
Bolor
Pode aparecer mofo na cortina do banheiro devido à alta umidade do ambiente. Remova o fungo assim que perceber. Tem um impacto extremamente negativo na saúde humana. Não inale vapores de esporos. Você pode usar bicarbonato de sódio ou vinagre para remover o mofo. Têm propriedades desinfetantes, impedindo a propagação do fungo.
Você pode preparar e usar o produto de acordo com as instruções.
- Primeiro você precisa preparar a superfície. Trate manchas de mofo com uma escova de cerdas duras.
- Encontre um recipiente em que a cortina possa caber e coloque água morna nele.
- Adicione 100 g de bicarbonato de sódio ou vinagre de mesa ao recipiente.
- Mexa bem o produto e coloque a cortina suja no líquido.
- Deixe o produto assim por 15 minutos.
- Enxágue a cortina com água limpa.
Após esses procedimentos, é necessário deixar a cortina por um tempo (para que fique seca). Recomenda-se pendurá-lo em uma sala bem ventilada. É melhor mergulhar o produto em água morna. As cortinas de polietileno mofadas terão de ser substituídas.
Se quiser evitar o aparecimento de mofo, ferrugem, não se esqueça das medidas preventivas. Depois de visitar o chuveiro, a cortina deve ser alisada, endireitada todas as dobras. O banheiro deve ser ventilado regularmente. Para evitar contaminação futura (ou pelo menos minimizar sua quantidade), você pode embeber a cortina em solução salina após cada lavagem.
Os meandros de lavar as cortinas do banheiro são descritos em detalhes no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.