Instalando uma banheira de acrílico: os meandros do processo
Deve ser equipado um local para uma casa de banho em todas as casas e apartamentos, uma boa canalização na casa de banho e WC ajudará a alcançar a comodidade de usar estas instalações. Se for necessário consertar o banheiro e substituir todo o conteúdo, deve-se cuidar da escolha correta do novo equipamento e da instalação adequada. Se você precisar escolher uma banheira, a opção mais popular, relativamente barata e fácil de instalar será o produto de acrílico, que se tornará uma decoração funcional de qualquer banheiro.
Peculiaridades
O conserto de qualquer cômodo é importante, e mais ainda no banheiro, porque tudo aqui não passa um ou dois anos, mas pelo menos cinco ou dez anos. O elemento mais importante do arranjo não será trabalhar com superfícies de parede, mas sim a escolha de um banho e sua correta instalação. Existem muitas opções de fontes modernas: variedades de ferro fundido, aço, pedra e acrílico. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, mas o mais popular agora é um produto de acrílico.
Para um banho de acrílico, é importante criar as condições de cuidado adequadas para que a superfície esteja seca, limpar e não expor a materiais abrasivos ou produtos químicos corrosivos. Somente neste caso será possível contar com o uso a longo prazo e com a preservação da aparência adequada. A vantagem do acrílico é que é muito leve, mas ao mesmo tempo é fácil de quebrar se a força de impacto for maior do que o normal. Devido às peculiaridades de tal produto, uma etapa importante será o processo de sua instalação.
Instalar um banheiro de acrílico em um chuveiro é bastante simples, pois é leve o suficiente para realizar com conforto os trabalhos de instalação do ralo e quaisquer outras manipulações. Devido à fragilidade do produto, a vontade de guardar o banho tornou-se uma necessidade, para a qual a melhor solução é montar uma moldura. Instalar a banheira de hidromassagem em tal estrutura minimiza o risco de rachaduras e qualquer outro dano à camada externa. Neste caso, o local sob a banheira é totalmente espumado ou entupido com lã mineral, para não criar um espaço oco.
Esta é apenas uma das várias opções de como um produto de acrílico pode ser instalado.
A colocação para natação não é considerada menos popular, mas mais simples e barata. no chão por meio de pernas, que podem ser incluídas ou adquiridas individualmente de acordo com o tamanho e peso do equipamento. Se esse método não inspirar a devida confiança, uma alternativa pode ser montar a banheira em uma estrutura de metal, que pode ser solicitada para um produto específico ou soldada por conta própria.
Qualquer que seja a opção escolhida, o mais importante para um banho confortável é um produto de qualidade e o cuidado adequado. Se você tiver cuidado para não deixar cair objetos pesados na fonte de acrílico, então não haverá nada com que se preocupar, a área de banho será sempre atraente e o processo em si será o mais conveniente possível.
Preparação de ferramentas e materiais
O processo de instalação de uma banheira de acrílico com as próprias mãos requer a preparação do local onde ficará o futuro objeto, os materiais e ferramentas necessárias. É importante criar um ambiente de trabalho completo para que nada interfira na sala, então o procedimento será realizado em um ritmo ideal e a qualidade do reparo será o melhor.
Para um trabalho completo na instalação de uma banheira de acrílico, você deve ter com você:
- o próprio produto a ser instalado;
- materiais para um tipo específico de fixação: pernas, estrutura, tijolos;
- martelo;
- Búlgaro;
- perfurador;
- selante de silicone;
- nível;
- chave de boca ajustável;
- fita isolante ou fita de montagem;
- tubo corrugado;
- Suportes com os quais a banheira será fixada ao chão ou à parede.
Para que o processo de reparo corra bem, é importante fazer tudo em uma ordem específica:
- fechando o abastecimento de água;
- desmontar o antigo banho;
- substituição da velha ameixa;
- limpar o buraco do esgoto;
- instalação de uma nova corrugação na tomada de esgoto;
- engraxar a junção da ondulação com o esgoto;
- o processo de nivelamento do piso para novos equipamentos.
Assim que todo o trabalho estiver concluído, você pode começar a instalar o novo produto de acrílico.
É melhor decidir com antecedência qual opção de instalação será usada para ter tudo o que você precisa com você.
Métodos de instalação
O trabalho de instalação da banheira sempre foi um processo complexo, que não pode ser feito sem profissionais. Devido às suas grandes dimensões e grande peso, apenas quem sabe bem o que fazer e como fazer pode manusear recipientes de metal. Novos materiais possibilitaram criar uma variação mais leve do mesmo item de encanamento, o que possibilitou um trabalho independente.
A instalação de uma banheira de acrílico pode ser feita de várias maneiras, dependendo de qual projeto e materiais necessários para ela forem selecionados.
Existem quatro opções principais de como exatamente a instalação pode ser feita, são elas:
- uso de pernas;
- instalação em uma estrutura de metal, que deve ser montada primeiro;
- fazer suportes de tijolo nos quais a fonte é colocada;
- fazer um pódio de tijolos onde o produto é baixado.
Além dessas opções, também existem combinações que têm seus próprios recursos característicos. Escolhendo o tipo certo de instalação, é importante levar em consideração o tamanho da banheira: se as dimensões são 170x70 cm, então todos os métodos possíveis são adequados, para os mais compactos será conveniente deixar as pernas, pois o peso é significativamente reduzido, e para mais volumosos é melhor fazer um pódio.
Se não há experiência na instalação de banheira, então é melhor recorrer aos serviços de profissionais, pois o material do produto é muito frágil, e qualquer descuido levará a uma rachadura ou furo. Além disso, é necessário proceder aos trabalhos de reparação o mais rapidamente possível após a compra, porque o armazenamento na posição errada e em condições erradas pode alterar a forma da tigela.
O processo de instalação em si é diferente para cada opção, e antes de começar a trabalhar, é necessário estudar as características de cada uma para escolher a mais adequada para as condições específicas.
Nas pernas
A maneira mais fácil de montar a banheira é instalá-la nas pernas de apoio. Freqüentemente, eles já estão incluídos e combinados com o produto. Para fixar os suportes, normalmente não requer um grande número de ferramentas, mas às vezes é necessário fazer furos para os fechos. Se a situação forçar tais ações, então a broca é usada para carpintaria e o furo é feito em baixas velocidades da ferramenta.
O processo de instalação das pernas se resume em prendê-las com segurança e colocá-las no lugar certo, o que dará a altura necessária para a instalação de tubos e sifão.
Na verdade, o trabalho consiste em duas etapas.
- O processo de fixação das pernas, que são instaladas em locais especiais fornecidos pelo fabricante. Normalmente estão marcados com um autocolante especial ou algum tipo de símbolo para que possa identificar facilmente o local de aterragem dos apoios. Em alguns casos, o orifício do fixador já está perfurado e em outros não.É importante usar exatamente os locais atribuídos e fazer orifícios onde for necessário, caso contrário, o peso do corpo de uma pessoa durante o banho será distribuído de forma desigual na banheira, e será danificado.
- O processo de ajuste das pernas de suporte. Quase todas as estruturas modernas que envolvem instalação em suportes podem ser ajustadas em relação à altura do chão. Isso permite adequar o encanamento às necessidades dos moradores. Pessoas altas acharão conveniente ter uma banheira de hidromassagem a mais de 15 cm do chão, e pessoas com uma altura média e abaixo dela precisarão abaixar o fundo um pouco menos do que a altura padrão.
O primeiro passo é instalar a banheira na parede e depois começar a aparafusar as pernas. A próxima etapa é o alinhamento do produto ao longo de uma linha horizontal, para a qual o nível do prédio, que é colocado na lateral da banheira, é útil. O processo de ajuste dos suportes na forma acabada é executado com uma chave inglesa.
Quando a altura da tigela está no nível ideal, as pernas são fixadas e o trabalho vai para a parede, onde o produto também deve ser fixado. Para este processo, é necessário pré-instalar ganchos de plástico ou metal e, posteriormente, utilizá-los para aparafusar a banheira à parede. Feito o trabalho, a última etapa será a selagem das juntas, o que é feito com selante de silicone.
Processa todas as juntas do banho com as paredes.
No quadro
Se houver o desejo de fazer um suporte confiável para uma banheira de acrílico, então sua instalação com o auxílio de uma moldura será a mais adequada. Este processo não é muito complicado, mas requer conhecimento do assunto e estrito cumprimento das instruções.
Vamos considerar a ordem das ações.
- Montagem do quadro. Este projeto é comprado com antecedência, as instruções para ele são estudadas. Com a ajuda dos parafusos auto-roscantes, fornecidos no kit, torce-se peça a peça.
- Instalação da estrutura acabada no banho. Para este processo, ele deve ser virado e, em seguida, colocado na moldura. A fixação é feita por meio de racks e pinos, que são aparafusados na banheira. Eles precisam estar localizados no centro, primeiro - aqueles que estão perto da parede, devem haver dois deles, e depois - dois no painel frontal, eles precisam de três.
- Quando foi possível fixar a moldura, pés de plástico com rolamentos axiais são aparafusados na estrutura acabada, que regulam a altura de todo o produto, que não deve ser superior a 65 cm.
- Só então a banheira pode ser virada e verificada se todos os elementos estão instalados corretamente e se a banheira de hidromassagem está nivelada.
- Se necessário, o recipiente de banho pode ser adicionalmente preso à parede usando um gancho ou canto de metal.
- A próxima etapa é conectar o sifão e o transbordamento.
- Tendo recebido uma estrutura quase completa, pode-se começar a instalar o mixer, que deve ser selecionado corretamente em função das funções que irá desempenhar na sala.
- Para ocultar o tipo de instalação e o tipo de estrutura metálica de estranhos, é melhor instalar uma tela decorativa. Pode ser de plástico, madeira, com ladrilhos decorativos, tudo depende das preferências e capacidades.
O uso de uma moldura permitirá que você fixe a banheira com segurança e evite que ela se mova. Além disso, a massa de quem se banha é melhor distribuída assim, e a tigela definitivamente não fica deformada.
Para evitar o ruído da água na superfície, é possível preencher o espaço por baixo da banheira, o que proporcionará um efeito insonorizante.
Em suportes
Você pode montar uma banheira de acrílico não apenas nas pernas e em uma estrutura, mas também em suportes. A opção mais conveniente para eles seria um tijolo simples. Com apenas doze peças, podem ser erguidos quatro suportes, sobre os quais pode ser instalada a cisterna de banho. Ao contrário do pódio, que também exige um tijolo, neste caso a estrutura é leve e não cria pressão desnecessária no piso do chuveiro.
Para colocar o banho em suportes, você deve aderir a uma determinada sequência de ações.
- Depois de desmontar tudo o que há de supérfluo na sala, é necessário trazer canalização nova, é melhor não desempacotar para não danificá-la, e depois fazer marcações para futuros apoios.
- É necessário distribuir racionalmente os apoios em relação ao comprimento do banho. Se for grande, então três colunas devem ser colocadas no comprimento, se for pequeno, duas serão o suficiente. É importante colocar um embaixo da banheira na parte inferior e dois nas bordas do produto.
- Após a marcação, remova a fonte e comece a dispor as postagens. Sua altura não deve ser superior a 20 cm, para que a banheira não fique mais alta do que 65 cm acima do nível do chão.
- O tijolo é colocado sobre uma argamassa, que deve secar por pelo menos 12 horas, mas é melhor esperar 24 horas para ter total confiança na resistência da estrutura.
- Quando os suportes estão prontos, o banho é instalado. É importante preencher a junta com o tijolo com selante de silicone.
- Para maior confiabilidade, é necessário instalar cantos de metal ou ganchos nos quais a fonte é montada.
Se você tiver dúvidas sobre a condutividade térmica ou resistência do material acrílico, pode cobrir o fundo da cuba com espuma antes da instalação para evitar esses problemas.
No pódio
No caso de haver o desejo de fazer uma estrutura bonita e, o mais importante, confiável para uma banheira de acrílico, então a melhor maneira seria construir um pódio, especialmente se esta for uma opção angular para a colocação de acessórios de encanamento. Isso requer uma grande quantidade de tijolos e várias outras ferramentas. Se você seguir todas as etapas corretamente, poderá obter um resultado decente.
O trabalho de instalação consiste em várias etapas.
- Desmontagem de tudo o que é estranho e desnecessário na nova casa de banho. Deslizamento de novo encanamento em filme e instalação no local pretendido. Nesse caso, além do ponto de referência para a construção da moldura, deve-se observar também o local do dreno.
- A construção de um pódio de tijolos com solução especial é feita até a altura da estrutura acabada de 60 cm.
- Quando a alvenaria está pronta, em compensado resistente à umidade, é cortada uma moldura, que fica um pouco mais alta que o pódio, para cobrir a área de espuma entre a alvenaria e o banheiro.
- Um pódio de tijolos deve ser coberto com uma camada de espuma e madeira compensada presa a ele.
- Instalando a banheira no pódio acabado e verificando a regularidade da estrutura com um nível.
- Para que a espuma se solidifique corretamente, é preciso levar água ao banho, cerca de metade e esperar cerca de um dia.
- Ligação do tanque de banho a um ralo com transbordamento e montagem em pódio acabado por meio de cantos ou ganchos.
Ao instalar este tipo de encanamento, não se deve fazer nenhum declive em direção ao ralo, pois isso já está previsto no próprio projeto do produto.
Para dar ao pódio uma aparência completa, você pode revesti-lo com ladrilhos decorativos diretamente sobre os tijolos.
Opções combinadas
Para não sobrecarregar o piso do apartamento com a instalação do pódio, pode-se fazer um suporte forte e confiável para a banheira de acrílico usando pernas e tijolos ao mesmo tempo. É importante calcular corretamente a altura da estrutura de tijolo e elevar a fonte à mesma altura usando as pernas. Não é fácil lidar com esse trabalho, mas se você quiser e tentar é possível.
Para facilitar a tarefa, você deve inicialmente colocar a tigela de banho sobre as pernas. e selecione a altura ideal para este encanamento, após o que a distância entre o chão e o fundo da banheira é determinada. Isto permite perceber qual a largura e altura que terá a alvenaria. Não deve ser colocada uma estrutura de tijolo perto do fundo da banheira, deve ser deixado um espaço de um centímetro entre elas, que posteriormente é preenchido com espuma.
Pode-se usar outra opção, quando é erguida uma base plana de tijolos, que serve de suporte para o fundo, e as pernas já fixam toda a estrutura para que ela não cambaleie e fique firme.
Neste caso, também não se deve permitir que o tijolo entre em contato com o fundo, deixando uma lacuna para a espuma.
Dicas úteis
- Se se pretende instalar uma banheira de acrílico na cabina de duche, que substituirá a banheira em ferro fundido, é importante conhecer as características de trabalhar com o novo material e decidir o método de instalação mais adequado para as condições específicas. Após a desmontagem, é necessário antes de mais nada arrumar a parede, nivelá-la e massajá-la.
- É bastante simples instalar a tubulação de acrílico por conta própria, por ser leve, mas é melhor ter um ajudante que ajudará em qualquer transporte do produto, o que protegerá contra danos a superfície frágil da nova banheira.
- Na hora de instalar uma banheira de hidromassagem, a primeira coisa a se cuidar é o alinhamento com o nível do solo para que a estrutura fique segura e a verificação da altura das pernas para que a banheira não balance. Ao instalar um produto sobre uma base de tijolo, é importante monitorar o nível dos suportes a cada nova camada para que não haja distorção do encanamento posteriormente.
Se você não puder resolver esse problema, deve considerar a alteração do método de instalação do produto. Se houver um desejo de garantir que o tanque de banho não balance, então a melhor opção seria construir um pódio. Esta opção é perfeita para residentes do primeiro andar ou de uma casa privada, e em edifícios antigos de altura é melhor abster-se de um peso tão significativo no piso da casa.
- Caso não seja possível construir algo volumoso, o reforço da banheira de acrílico pode ser feito com uma moldura de metal ou uma versão combinada com pernas e alvenaria. A escolha da opção depende das competências e habilidades, das condições de trabalho e do tamanho da fonte. Terminada a instalação, é necessário fechar a junção da banheira com a parede. Isso pode ser feito com um selante. Mas é melhor usar um canto de plástico, que na base é cortado a 45 graus para que você possa colar uniformemente na superfície.
- A instalação da banheira deve ser complexa, levando em consideração os parâmetros de altura do fundo da banheira em relação ao solo, para que o ralo e o sifão possam ser montados livremente e garantam o máximo conforto de uso. A altura média da tigela no chuveiro deve ficar entre 50 e 60 cm para pessoas com altura média e 70 cm para pessoas altas. A estrutura, pernas, suportes ou pódio devem ser erguidos somente após a medição da altura ideal para os membros de uma determinada família, levando em consideração todas as suas características, a presença de crianças ou pessoas com deficiência.
Você aprenderá mais sobre como instalar uma banheira de acrílico no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.