Forro em design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projeto
  3. Cores
  4. Estilo
  5. Âmbito de aplicação
  6. Lindos exemplos no interior

As lojas modernas oferecem uma ampla variedade de opções de forros para todos os gostos e bolsos. Mas mesmo algumas décadas atrás, era difícil imaginar que esta placa de acabamento, usada apenas para o revestimento interno de carros, não perderá seu significado hoje. Infelizmente, muitas pessoas são céticas e até tendenciosas sobre este material. Todo mundo está acostumado a acreditar que ele só pode ser usado para decorar casas de campo, e em apartamentos só é adequado para enfrentar loggias, salas de armazenamento e outras salas de serviço.

Este artigo irá dissipar mitos sobre as possibilidades estilísticas limitadas do forro e mostrar todos os benefícios de usá-lo.

Peculiaridades

O forro ou revestimento é um material verdadeiramente interessante. Graças à sua boa resistência à umidade e excelentes propriedades de economia de calor, torna-se uma excelente maneira de criar um interior durável e literalmente um ambiente aconchegante em casa.

Além disso, o forro é uma "opção descomplicada" para o acabamento das instalações, porque para tal não é necessário preparar as paredes com antecedência e, devido à sua leveza, a instalação é bastante rápida. Além disso, este tipo de placa em si irá mascarar perfeitamente quaisquer irregularidades e até mesmo ajudar a esconder a fiação, o que muitas vezes é uma questão difícil para qualquer casa de campo.

Vale ressaltar as possibilidades de cores do material. Se você está cansado da cor atual das paredes, uma lata de tinta - e você tem um interior atualizado na cor desejada. A pintura deste material de acabamento é rápida e fácil.

Deve-se observar também a variedade de tipos de forro.

Forro de madeira maciça (freixo, álamo tremedor, faia e outros)

É dividido em classes desde o maior “0” (prancha sem nó ou ponto) até o menor “C” (irregularidades naturais são possíveis), o que sem dúvida afeta o custo do material. No entanto, todos os tipos de painéis de madeira são usados ​​no interior para criar uma grande variedade de estilos. Afinal, mesmo a placa mais barata pode ser decorada e pintada com sucesso.

As vantagens desse tipo de forro são a compatibilidade ambiental, o agradável aroma amadeirado e a durabilidade. A única desvantagem pode ser considerada a necessidade de atualização da cor, o que em certas condições pode ser considerada uma oportunidade para atualizar o interior.

MDF

Esse forro também é feito de madeira, mas, ao contrário do primeiro tipo, é obtido por colagem de cavacos sem adição de impurezas.

O MDF é mais barato do que os painéis de madeira maciça, mas ao mesmo tempo não perde o seu atractivo natural. A textura densa do material e a fácil manutenção são especialmente cativantes. Mas com tal ripa, você precisa tomar cuidado com a umidade excessiva.

Forro de plástico

É extrudado a partir de grânulos de PVC. Em termos de propriedades, lembra a madeira, exceto pela textura. Mas o forro de plástico não pretende substituir os dois tipos anteriores. Suas principais vantagens são baixo preço, facilidade e simplicidade de instalação.

Vale a pena dizer algumas palavras sobre a variedade de formas do painel de revestimento.

Vamos listar os mais comuns:

  • eurolining - uma placa lisa feita de espécies de madeira valiosas;
  • casa de bloco, uma reminiscência de uma alvenaria de toras;
  • "American", que é uma imitação de placas sobrepostas.

Projeto

O forro é perfeitamente aplicável para decorar uma casa de campo e um apartamento. Além disso, pode ser usado para decorar não só paredes, mas também tetos. Uma cor especial pode ser obtida de uma forma original de assentamento, pois o forro oferece um amplo campo de imaginação.

É interessante notar que este painel de revestimento se dá bem no interior com vários materiais., que é a melhor opção para criar um determinado design de cômodos da casa. O forro ficará mais impressionante com couro, cerâmica, tecidos ásperos, bem como com detalhes de interior de plástico, metal e vidro.

Além da excelente compatibilidade estilística, o forro lida perfeitamente com a solução dos problemas espaciais da sala. Basta colocar a prancha de uma determinada maneira - e você já terá obtido o efeito desejado.

Existem várias maneiras comuns de organizar as placas nas paredes ou no teto.

  • Longitudinal ou transversal. O método preferido de colocar o forro por muitos horizontalmente ou verticalmente. O primeiro método irá expandir bem a sala e o segundo ajudará a aumentar visualmente os tetos. Porém, vale a pena considerar que ao utilizar este método em todo o perímetro da sala, pode surgir uma associação indesejável com o camarim.
  • Diagonal. Colocar a placa em um determinado ângulo em uma parede ou teto adicionará dinâmica ao ambiente, mas também fará com que você trabalhe duro.
  • Misturando texturas, por exemplo, decorar a parte inferior da parede com ripa e a parte superior com papel de parede. Uma opção econômica e ao mesmo tempo incomum. Para evitar que a transição de uma superfície nervurada para uma lisa pareça bagunçada, é recomendado o uso de molduras.
  • Criação de desenho. O processo de colocação de "árvores de natal", "xadrez" e "tijolos" é bastante caro e trabalhoso, mas o resultado irá agradá-lo.
  • Tábuas alternadas de diferentes espessurascolorido com a mesma cor, mas com intensidades diferentes. Esse interior parece fresco e muito original.
  • O uso de forro apenas em um fragmento da parede. Se você decorar um espaço assim, por exemplo, com fotos de família, obtém um grande destaque no interior.

Então você decidiu usar uma ripa para decorar sua casa e quer ótimos resultados.

Então, as seguintes dicas de designer serão úteis:

  • a combinação de lacado claro e forro fosco para a decoração de paredes e prateleiras vai expandir o ambiente e torná-lo mais arejado;
  • é necessário pintar a placa antes de fixá-la na superfície desejada, sendo melhor não aplicar a cor com pincel, mas esfregar com as mãos;
  • devido à sua resistência ao fogo, este material transfere perfeitamente o trabalho com maçarico: tais painéis são confiáveis, como o tijolo, utilizam-no para criar um padrão incomum, e posteriormente fixam o resultado com tinta a óleo.

Cores

Os fabricantes de forros acompanham os tempos e oferecem uma variedade de tons de materiais, para que qualquer pessoa, mesmo o conhecedor mais sofisticado, encontre uma cor do seu agrado. No entanto, a escolha da cor deve ser abordada ao pormenor para que o futuro interior se mantenha totalmente no estilo escolhido.

Preferindo o tom dourado-mel da madeira natural, lembre-se que o uso excessivo desta cor torna o interior mais pesado e faz com que o ambiente pareça uma sauna. Para evitar este efeito indesejável e, ao mesmo tempo, tornar a atmosfera da sala acolhedora e convidativa ao descanso, adicione quaisquer cores contrastantes à atmosfera - azul, verde, bordô, creme. E também é recomendável usar um acabamento fosco. Atende as tendências da moda e confere ao interior um visual sofisticado.

Os tons de chocolate do forro ficam ótimos no interior na forma de pinceladas brilhantes. Todos os tons claros são adequados para essas cores. Para evitar que a decoração da sala fique sobrecarregada estilisticamente, coloque placas escuras em apenas uma das paredes e apoie a tonalidade de madeira escolhida com acessórios.

A tendência atualmente em voga de pintar todas as paredes forradas com ripas de branco pressupõe necessariamente a presença de elementos de cor claramente consistentes no interior. Para evitar que o ambiente fique frio e desconfortável, acrescente detalhes e móveis em bordô, pistache, terracota e outras cores calmas.

O uso de vários tons de tinta do mesmo esquema de cores parece bastante orgânico combinado com madeira natural. Por exemplo, as cores azul e branco do teto e das paredes, apoiadas em duas cores de madeira, criarão um ambiente invulgarmente agradável para o quarto de uma criança.

Como podemos ver, existem várias opções de cores. Você só precisa decidir do que gosta - um forro colorido ou, por exemplo, um mais claro.

Estilo

Sujeito a certas regras, o forro se encaixa perfeitamente em quase qualquer estilo de interior.

Muitos estilos modernos populares usam ripas no interior.

  • País. Para realçar o carácter emotivo e original desta tendência, dê preferência aos perfis "landhouse" com ranhuras decorativas características.
  • Ecostyle. Este estilo é caracterizado pela utilização de materiais naturais. Complemente o interior com couro, pedra, muito verde - e a decoração resultante do quarto irá encantá-lo com sua atmosfera.
  • Provence. Para que o interior atinja seu objetivo estilístico, cubra o forro com verniz. O brilho requintado da madeira evoca associações agradáveis ​​com a costa ensolarada da França.
  • Vintage. O forro é o melhor suporte para a decoração "antiga". Para um efeito ainda maior, você pode usar escovar uma das paredes.
  • Escandinavo. É caracterizada por tábuas de madeira, pintadas de branco e complementadas por detalhes em cores suaves.
  • Rústicos e outros grupos étnicos. Forro envelhecido e caiado de freixo, pinho e carvalho usado.
  • Moderno. O forro é perfeito, pintado de cinza e prata. Isso não irá contradizer a direção do design urbano e se tornará uma solução elegante e inteligente.
  • Shabby chic. As paredes, forradas em madeira, realçarão efetivamente os itens de interior envelhecidos.
  • Loft. Para este estilo, dê preferência ao forro "americano", que irá enfatizar favoravelmente a "aspereza" do estilo industrial.

Âmbito de aplicação

Conforme mencionado acima, a placa de acabamento é um material universal. Portanto, podemos dizer com segurança que ele pode ser usado com eficácia em absolutamente qualquer ambiente.

Além de decorar corredores e varandas, que logo vêm à mente com a menção da palavra “forro”, esta prancha pode ser o seu salva-vidas na hora de decorar salas, por exemplo, uma sala de estar.

Para o quarto, o forro parece mais vantajoso atrás da cabeceira da cama., e as opções de design podem ser limitadas apenas pela sua imaginação. Pode ser uma pintura em madeira, uma "cerca" e um desenho tridimensional.

Para um banheiro, use um forro claro como fundo e um escuro para criar traços contrastantes é perfeito.

Inesperadamente, um grande potencial é revelado por este material no design da cozinha. Se você quiser distinguir entre a área de trabalho e a área de jantar, decore as paredes da área de jantar com tábuas, que se sobreporão em cores aos móveis da cozinha e, assim, criarão um todo estilístico com eles.

Na cozinha, não só as paredes, mas também o teto podem ser decorados com tábuas de madeira. Mas neste caso, é necessário abandonar o visual de madeira, caso contrário haverá dificuldades em manter sua pureza. Nesta sala, a decoração parcial é aceitável, apenas uma parede pode ser de ripa.

Essas são apenas algumas das muitas opções de uso de forro em instalações residenciais. Na dacha, essa opção parece muito estilosa. Qualquer quarto pode ser decorado.

Lindos exemplos no interior

O uso de forro para decoração de parede atrás da cabeceira sempre adiciona um toque de romance e um sabor único ao quarto.E os tons suaves do interior, juntamente com o tom chocolate do tabuleiro, são favoravelmente realçados por detalhes em branco contrastantes.

A combinação de forro multidirecional de tons calmos e móveis claros torna o quarto das crianças harmonioso, aconchegante, mas ao mesmo tempo alegre. Esse esquema de cores não excita a criança, mas, ao contrário, prepara-a para o relaxamento e as brincadeiras calmas.

Se necessário, o forro de cor mel natural pode ser diluído com detalhes claros - móveis, cortinas ou acessórios. Isso permite que você dê uma nova olhada no uso familiar de uma placa de cor sólida em todo o perímetro da sala.

Como pudemos ver, um material tão familiar como o forro oferece um amplo escopo para a criatividade. Isso permitirá que você crie um design verdadeiramente original para qualquer ambiente. E as excelentes propriedades naturais da prancha ajudam a adicionar calor e conforto à sua casa.

Para saber como fazer o revestimento da parede de ripa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário