Como fazer um forro com as próprias mãos?
A confecção do forro em casa é indicada exclusivamente para quem tem muito tempo livre à sua disposição, tem paciência e perseverança. A partir deste artigo, você descobrirá os menores detalhes de sua fabricação com suas próprias mãos, enquanto economiza significativamente seu orçamento, uma vez que a discrepância de preço entre a ripa e a tábua não cortada é significativa. Os aspectos positivos da utilização do forro são visíveis a olho nu: trata-se, antes de mais nada, do baixo custo do próprio material, e como o processo de instalação é extremamente simples, não há necessidade de contratação de equipe de trabalho, dá conta. com seus próprios esforços.
Sobre o material
Antes de começar a fazer o forro, é recomendável entender com qual material você está lidando. Esse conhecimento será útil para tomar as melhores decisões por conta própria, enquanto trabalha em casa.
O próprio processo ocorre em várias etapas.
- Produção de placa. O chicote é tomado como base - o tronco, que já foi limpo da parte da raiz e dos nós. Com a ajuda de uma serraria de fita ou disco, o chicote é cortado de acordo com os parâmetros especificados. É considerado um valor aproximado para a espessura da placa dentro de quinze milímetros e para a largura cem milímetros.
- Secagem de madeira serrada. A madeira fresca tem muita umidade. Durante o transporte, serragem ou armazenamento, pode consumir ou acumular umidade em sua composição em maior ou menor grau. Além disso, a madeira é um material higroscópico, ou seja, é capaz de absorver o vapor d'água do ar. Para aplicações de construção, é necessário o máximo de material de madeira seca. Para reduzir a quantidade de resíduos, umidade e minimizar o risco de rachaduras na placa, esta etapa é extremamente importante.
É realizada em uma câmara especializada de secagem.
- Ordenação. A madeira é classificada de acordo com a qualidade. Para a produção de forro, é selecionado um cartão com qualidade não inferior à classe B (segundo grau). A diferença de nota é baseada nos defeitos externos da placa, sua presença ou ausência.
- Produção de forro. Neste estágio, uma poderosa plaina de quatro lados está envolvida. Graças a vários cortadores e facas, são processados até quatro planos de cada vez, ou seja, os perfis desejados são obtidos em dois minutos.
- Controle de qualidade, colocação e armazenamento. Isso completa o processo de obtenção de forro na produção. Este é um trabalho rotineiro e não implica complexidade se você tiver o equipamento necessário. Para preservar as qualidades do forro, é necessária a correta criação de um local para armazenamento deste material. Uma sala seca e nivelada com uma copa instalada, é possível usar uma película regular coberta sobre as tábuas. É importante fornecer ventilação sistemática.
É aconselhável pré-instalar paletes.
Onde o forro é usado?
Não há necessidade de listar todos os aspectos positivos do forro. Nas lojas de materiais de construção, é o material mais procurado para a decoração e acabamento de paredes e tectos, sendo utilizado tanto no interior como no exterior. O forro é feito de diferentes tipos de madeira, por isso seu posterior aproveitamento está conectado. Por exemplo, a tília ou o amieiro são usados no revestimento de paredes de saunas devido às suas propriedades à prova de umidade e resistência a variações bruscas de temperatura.
O forro de abeto e pinho é usado principalmente para decoração de interiores devido à baixa umidade e temperaturas estáveis de dois a trinta graus.
Equipamento necessário
Primeiro você precisa selecionar e preparar para o trabalho uma máquina grande e poderosa. A segunda máquina será uma compra prática. Devido ao fato de que mesmo a máquina mais potente após um certo período de tempo começará a superaquecer, deixá-la descansar e esfriar será um momento de trabalho obrigatório. A característica exigida da máquina é uma potência não inferior a um quilowatt. É necessário cumprir duas funções principais - serrar e unir, ou seja, nivelar a superfície de madeira.
Ao dar preferência a qualquer modelo, chame a atenção para a presença de folga - folga, nos locais onde as peças são ajustadas. Uma máquina para trabalhar madeira de alta qualidade, por exemplo, uma americana, não ultrapassa a largura de quinze a vinte centímetros. Mas também as réguas e o sistema de refrigeração devem ser de alta qualidade.
Não dê preferência a uma máquina com mesa e régua de alumínio.
O alumínio tende a deixar marcas pretas na madeira. É possível aplicar listras no produto acabado com uma serra de vaivém. Como resultado, os defeitos afetam adversamente a aparência do material após o processamento, e o revestimento acabado deve ser pintado quando o verniz incolor puder ser dispensado. Para o funcionamento da serra, é pretendida uma tampa especializada, que é colocada na base da serra para não manchar a madeira, quando tanto a mesa como a régua não possuem dispositivos de proteção.
Você pode fazer o forro de amieiro manualmente, por exemplo, com uma fresa ou circular. O método de fresagem é de qualidade superior.
O material caseiro feito desta forma possui bons indicadores técnicos.
Dimensões do forro
Em primeiro lugar, você precisa escolher o tamanho certo para uma placa não cortada. O comprimento necessário é definido com base no comprimento médio das pranchas à sua disposição e no comprimento necessário. Um revestimento com mais de dois metros de comprimento é extremamente difícil de processar e, portanto, esse tipo de comprimento não é economicamente lucrativo. Mas, em geral, qualquer comprimento pode ser usado com eficácia.
A prancha de aparência mais despretensiosa, que às vezes vai direto para o lixo, pode ser transformada em um lindo parquete DIY. Isso salvará seu bolso de custos desnecessários e não deixará seus olhos mais encantados do que comprar na loja. Em seguida, você precisa determinar a largura do forro. Com uma placa estreita, o forro sairá largo, ou seja, um forro - uma placa. Com uma placa larga - dois forros estreitos.
Muitos especialistas afirmam que o uso de um forro com largura de sete a dez centímetros é muitas vezes mais prático. Não se esqueça que o forro que você está usando deve ter a mesma largura.
Material de qualidade é produzido, por exemplo, por este método. como escovar.
Fazendo forro com suas próprias mãos
A segurança é a primeira coisa que vale a pena mencionar. Em nenhum caso é recomendável usar roupas com detalhes decorativos. Um robe simples e confortável sem elementos desnecessários é a melhor opção. Use óculos de segurança, se possível. A serra deve estar em uma capa especial com uma faca separadora, que vai facilitar o corte e ao mesmo tempo protegê-lo no uso da máquina. O trabalho monótono muitas vezes embala a vigilância do trabalhador, e neste caso existe a possibilidade de serrar acidentalmente algo que não era necessário. Portanto, preste atenção ao superaquecimento do motor.
Para fazer isso, corte as placas em lotes primeiro de um lado e só depois pegue no outro.
O próprio processo começa com o desenho de linhas retas., ao longo da qual as laterais das tábuas serão serradas posteriormente.Recomenda-se o uso de lápis de cor verde ou azul, isso é necessário para que as linhas fiquem bem visíveis, caso a madeira esteja úmida e comece a ficar azul. Para cortar a placa, colocamos sobre a mesa da máquina de forma que as linhas marcadas anteriormente sejam uniformes. Coloque ênfase na extremidade da placa com o seu corpo e empurre-a diretamente para a lâmina da serra. Muitas pessoas adquirem uma lâmina de serra para simplificar o processo de corte, preferindo círculos de grande diâmetro.
Ao mesmo tempo, é importante ficar de olho no tabuleiro, não deve beliscar o círculo.
Para cortar o outro lado da placa, a máquina deve ser reconfigurada. Para fazer isso, defina a régua para a largura necessária. É prática comum usar dois grampos para prendê-lo no lugar durante o processamento. Em seguida, a segunda face da tábua é serrada de acordo com a régua ajustada, ao serrar a face lateral sem usar régua, o serrado sob a régua aparecerá na saída. Coloque-os em um local separado, eles serão úteis para as ripas.
Para quem tem interesse em determinar a largura das lâminas, a resposta é simples, para isso é colocado um forro serrado, que será utilizado no lugar de uma régua.
Não faz sentido saber a largura em milímetro, pois isso não afetará a qualidade do forro.
Tábuas de junção
A placa torna-se uniforme e lisa após o procedimento de junção. Este é um estágio extremamente importante e requer igual atenção e concentração. Para fazer isso, a máquina deve ser reconfigurada novamente. As pranchas são aplainadas uma após a outra, estritamente de um lado. As placas que se enrolaram no processo de aplainamento em espiral são imediatamente jogadas fora, porque não estão mais sujeitas a uso posterior. Para obter placas uniformes e iguais em largura, conte quantas vezes você levou para deslizar sobre a máquina e repita o mesmo número a cada nova placa, aplicando a mesma força.
Ao trabalhar do outro lado, ligeiras diferenças de espessura não serão notadas.
No final do processamento da placa, é necessário fazer ranhuras. São obtidos com cortadores ou lâmina de serra de pequeno diâmetro, mas é necessário instalá-los obliquamente. Só vale a pena utilizá-lo se você não tiver cortadores disponíveis, pois o método é bastante trabalhoso, sendo necessário ajuste adicional do equipamento.
A primeira coisa a fazer é configurar a régua., para fazer isso, levante e abaixe a mesa até definir a profundidade necessária para a ranhura. Depois disso, corte as ranhuras em ambos os lados da placa. Não há necessidade de cortar estrias estritamente no meio da placa, deixando a ranhura um pouco mais próxima da superfície - visualmente dá a sensação de um revestimento mais fino do que realmente é.
Implementação de resíduos em reiki
As pranchas antes não realizadas, que foram colocadas de lado, serão transformadas em ripas, que servirão para fixar o forro durante a sua instalação. Como material de junta, a ripa não precisa ter o mesmo comprimento que o forro. O comprimento, neste caso, não importa, uma vez que a junta está escondida atrás da ripa. Mas o trilho deve ser menor do que a ranhura.
Devido à curvatura do carril, ficará perfeitamente fixado nas ranhuras, neste aspecto, não é aplainado, com uma serra de alta qualidade, o carril acaba por ser bastante liso.
Se a aparência for sua prioridade, remova pequenos chanfros em ambos os lados do cartão. Isso levará muito tempo. Mas, ao fazer isso, o resultado será imediatamente surpreendente. A vida útil do revestimento é de aproximadamente quinze a vinte anos. Desde que tratado com um agente protetor especializado contra fungos, podridão e insetos, a durabilidade do forro aumenta significativamente.
O forro feito em casa poupará seu bolso de despesas desnecessárias, dará ao quarto uma aparência mais estética e atraente. Não se esqueça que o forro é um material de alta condutividade térmica e é um material ecologicamente correto, o que significa que não emitirá substâncias tóxicas nocivas em saltos de alta temperatura.
Você pode descobrir mais informações sobre este assunto assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.