Tamanhos de forro padrão

Contente
  1. Onde é usado
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Cálculo de área
  5. Exemplos de cálculo
  6. Tamanhos padrão
  7. dicas e truques

A decoração de casas de campo e chalés de verão com "revestimento" de madeira confere-lhes uma aparência aconchegante e nostálgica por dentro e por fora. Uma seleção de peças de acabamento de madeira de materiais de diferentes texturas, formas e qualidade pode ter muitas opções. E graças às habilidades de designers e construtores, a casa se tornará uma obra-prima da arquitetura de madeira.

Onde é usado

Na fabricação dos primeiros carros de passageiros, devido às características de baixa tração das locomotivas a vapor da época, era necessário que o peso do trem correspondesse a essas capacidades. Em seguida, foi proposto fazer a pele dos vagões a partir de tábuas de um formato especial, o que garantiu uma certa estanqueidade dos vagões. Daí o nome "Forro".

Ripa é embainhada ou aparada em vários quartos. É um material para revestimento de paredes interiores de quartos, terraços, varandas, loggias, banhos, vestiários, varandas. Casas com palafita de revestimento externo e estilo americano parecem boas. A necessidade de revestimento é crescente na construção de casas de campo e no setor privado, decoração de apartamentos e escritórios. O número de propostas de novos formatos e perfis de placas de revestimento aumenta a cada ano.

Peculiaridades

O forro é uma placa fresada, geralmente de madeira, amplamente utilizada na construção e decoração de várias instalações domésticas. Este não é um produto reciclado, mas sim um material de madeira maciça, especialmente processado para facilitar a montagem ao revestir paredes, tetos e outros componentes de habitações e salas de utilidades. O material do forro não contém impurezas prejudiciais, com exceção de agentes contra a podridão e ação dos parasitas da madeira.

Todos os produtos acabados na forma de forro devem atender aos requisitos das normas adotadas na UE e na Rússia.

Dimensões principais de acordo com os padrões da UE:

  • espessura;
  • largura (útil);
  • comprimento;
  • tamanho do pico.

A matéria-prima para a produção deste tipo de produto são as coníferas (pinheiro, abetos, lariços), por serem as mais baratas e acessíveis para processamento e utilização. Mas a madeira dura também é freqüentemente usada para revestimentos caros.

Deve-se lembrar que as coníferas, principalmente o abeto e o pinheiro, emitem resina com forte aquecimento, portanto, diferentes raças devem ser combinadas para banhos de revestimento para eliminar sensações desagradáveis.

Para o revestimento de banheiros e salas de banho, um conjunto completo de espécies de árvores é usado a partir do qual o forro pode ser feito. A tília ocupa um lugar especial aqui. Suas propriedades versáteis e medicinais a tornam uma opção de banho ideal.

Os óleos essenciais liberados da tília quando aquecidos têm muitas propriedades medicinais, incluindo propriedades antiinflamatórias e antibacterianas. Ficar em uma sauna a vapor, decorada com tília, alivia resfriados. Além disso, a tília resiste à umidade e retém uma superfície lixada longa.

Visualizações

De acordo com a finalidade, forma, seção, relevo, métodos de montagem do forro, podem haver várias opções que já são utilizadas há muitos anos na prática construtiva. Existem também novas formas oferecidas por designers e desenvolvedores de materiais de construção e acabamento. Diferentes tipos de madeira são usados ​​de maneiras diferentes.

O lariço é o material de madeira mais durável, que ocupa o primeiro lugar em popularidade entre aqueles que vivem em casas com aparas de madeira.

Em terrenos próximos a casas de campo, paredes de casas, entradas, gazebos, varandas são aparadas com revestimento de lariço. Um alpendre de lariço pode decorar uma casa de qualquer formato.Quanto ao respeito pelo meio ambiente, esta espécie de árvore está fora de dúvida. Ao revestir as superfícies externas com material, a atratividade da casa apenas aumenta. Além disso, as características externas e de resistência do revestimento de lariço permanecem por muitos anos.

Um excelente material de acabamento é o amieiro. Como a tília, possui propriedades medicinais, é perfeitamente polida e mantém suas características externas por muitos anos. A árvore não tem medo da umidade, dá uma sensação de calor ao ser tocada, por isso será muito agradável sentar na guarnição do amieiro no banho.

O revestimento das paredes cria uma atmosfera de aconchego e conforto. Cada tipo de madeira utilizada para a produção de placas de forro possui características próprias. A bela decoração de tábuas da casa, tanto interna quanto externamente, confere à casa um design único.

Cálculo de área

Não são necessários cálculos complicados para calcular a área de que você precisa. A instalação para o acabamento de superfícies internas e externas geralmente é realizada de forma independente, e qualquer pessoa que tenha feito o acabamento de sua casa é capaz de calcular a área de trabalho e o número de placas de revestimento. Existem calculadoras pelas quais o número de revestimento é calculado.

As dimensões necessárias são inseridas no quadro de planejamento, a quadratura calculada é obtida e dividida pela área útil da faixa de unidades. Obtenha o número de revestimento para a área de cobertura necessária. Será melhor e mais confiável se você adicionar 10% do cálculo aos resultados obtidos. Esses dados serão precisos para salas com a mesma altura de parede.

Exemplos de cálculo

Para o sótão, é calculada a sua área, realizando sequencialmente várias ações:

  • toda a área é dividida em componentes, cuja área é fácil de calcular;
  • uma tabela de todos os dados medidos é compilada;
  • some todas as áreas individuais dos componentes;
  • a área total é dividida pelo tamanho da área útil de uma faixa do forro.

Ao número de listras resultante, adicione 10-15% para aparar, levando em consideração a complexidade da configuração da sala. O número resultante de placas de revestimento será suficiente para o revestimento.

Tamanhos padrão

Curiosamente, a espécie de árvore também afeta o tamanho do forro de madeira. Na prática, na maioria das vezes outros para a fabricação deste material são usados, como espécies como pinheiro, lariço, cedro, tília, amieiro, carvalho, choupo. Os tipos de rochas também afetam a diferença no custo do material proveniente delas. Se você fizer todos os cálculos corretamente, não haverá pagamento a maior para os volumes de revestimento adquiridos.

A seguir serão fornecidos os dados básicos da placa de forro: largura, comprimento, espessura. O conhecimento dessas dimensões permite escolher o número ideal de placas de revestimento.

Existem algumas diferenças nas variedades:

Aspen

O forro de Aspen é mais frequentemente usado na decoração de banheiras, saunas e hananes. Fabricado e fornecido ao mercado por empresas russas e europeias. Os produtos importados são caracterizados por maiores requisitos de qualidade, condições de umidade e dimensões. Todos os requisitos são definidos na norma DIN 6 da UE.

Nossos GOSTs são menos exigentes em qualidade, então o material é um pouco mais barato, mas ambos os padrões são do mesmo tamanho:

  • espessura: 12 - 40 mm;
  • largura: 76 - 200 mm;
  • comprimento: 0,2 m (mínimo) - 6 m (máximo).
  • espessura: de 12,5 mm a 15,0 mm. (Forro Euro - 12,5 mm);
  • largura efetiva: 88 mm;
  • largura total (dimensão);
  • comprimento: de 1000 mm a 3000 m.

Carvalho

O forro de carvalho é uma textura durável, durável, bonita e nobre. Edifícios residenciais e de escritórios, com acabamento em tábuas de carvalho, distinguem-se por sua atratividade natural.

As dimensões padrão de tal forro:

  • espessura: de 12,5 mm a 15,0 mm. (às vezes acontece - 14 mm ou 12 × 5);
  • largura: de 50 a 108 mm (determinada pelo fabricante);
  • comprimento: de 1000 mm a 3000 mm. (na maioria das vezes 3000 mm, 2700 mm, 2500 mm, 1800 mm.

Pinho

A maior parte do forro é produzida a partir de folhas de pinho. Sua facilidade de manuseio e armazenamento a baixo custo torna o material disponível para a maioria dos compradores.

Dimensões do forro de pinho:

  • espessura: de 12,5 mm a 15,0 mm. (popular - 13 mm ou 12,5);
  • largura: de 50 mm a 108. (determinado na produção);
  • comprimento: de 500 mm a 3000 mm. (de preferência - 3.000 mm, 2.000 mm, às vezes até 6 metros).

Larício

Junto com as dimensões padrão de um revestimento convencional, as fábricas também podem produzir revestimento com dados que diferem dos padrões. No entanto, os indicadores padrão são usados ​​com mais frequência na prática de construção.

Padrões de painéis de madeira:

  • espessura: 12 - 40 mm;
  • largura: 76 - 200 mm;
  • comprimento: 0,2 m (mínimo) - 6 m (máximo);
  • tamanho do pico: 4-5 mm.

Padrões de revestimento de madeira Euro:

  • espessura: 13, 16, 19;
  • largura: 80, 100, 110, 120 mm;
  • comprimento: 0,5 m - 6.000 mm;
  • tamanho do pico: 8-9 mm.

Desvios permitidos:

  • espessura: 0,7 mm;
  • largura: 1 mm;
  • comprimento: +/- 5 mm;
  • tamanho do pico: +/- 0,5 mm.

Uma prancha simples do tipo forro possui uma gama de parâmetros bastante ampla, sua espessura está na faixa de 1,2 a 2,5 cm, largura - de 8 a 15 cm, comprimento - de 60 cm a 6 m.

O padrão da UE é limitado em espessura e largura - 12,5x96 mm e usa 4 comprimentos:

  • 2,1 m;
  • 2,4 m;
  • 2,7 m;
  • 3m.

      Nas empresas russas, outros tamanhos para uso em massa também podem variar: espessura - 1,3; 1,6 e 1,9 cm com largura de 8, 10, 11 e 12 cm, enquanto o comprimento é limitado a 6 metros.

      Às vezes, de acordo com pedidos individuais, os fabricantes também fazem revestimentos com dimensões específicas. (espessura - 20 mm, largura - 120 mm, 125 mm, 140 mm). As placas Euro-forro passam por uma secagem em câmara, para que o teor de umidade padrão do material seja mantido, que deve estar no nível de 10-15%. As placas de revestimento comuns não são levadas a essa umidade, e ela permanece em um nível 2 vezes mais alto do que o nível europeu. Isso afeta a qualidade, mas reduz o custo de produção. A secagem em câmaras especiais é muito cara em termos de tecnologia e finanças.

      O principal parâmetro pelo qual você pode distinguir imediatamente o eurolining de uma placa de revestimento comum é o tamanho do espigão. No forro euro, ocupa 9% da largura do painel (ou 8 mm), no forro convencional a saliência é mais curta - de 4 a 6 mm. Nas pranchas, confeccionadas como forro de acordo com as normas da UE, são feitas ranhuras nas laterais para passagem de ar. Isso evita a formação de condensação e alivia o estresse interno que pode ocorrer durante as mudanças de temperatura.

      A diferença entre forro de euro e forro:

      • O cumprimento estrito dos requisitos de qualidade é realizado.
      • As placas Eurolining secas em câmaras têm um teor de umidade não superior a 12%. Em um revestimento comum, este indicador está na faixa de 15-28%.
      • A superfície externa das placas é lixada e não requer processamento posterior após o revestimento.
      • Cada pacote com placas é embalado em filme plástico.
      • Existem mais ranhuras para ventilação e drenagem de condensado.
      • O tamanho do espigão eurolining é de 9 mm, o normal é de 5 mm.

      dicas e truques

      Ao escolher o número exato de pranchas de forro (em termos de área útil, largura, tamanho da rede sem espinhos), lembre-se de que uma prancha curta é mais barata. Portanto, 1 m3 de uma placa com comprimento de 1,7 metros é quase 1,5 vezes mais barato do que uma placa padrão de 2,1 metros a 3 metros. Ao aparar, existem inconsistências, o que significa que você precisa cuidar de qual canto escolher e ordenar para o acabamento final.

      O número ideal de placas de revestimento é calculado de acordo com o tamanho útil (sem espinho). Quanto menor for o comprimento da placa, menor será o seu preço. Portanto, para a escolha do forro, o tamanho e o preço continuam sendo os parâmetros determinantes. O custo financeiro geral dependerá da área de superfície que precisa ser reforçada com tábuas.

      As superfícies externas das instalações são revestidas com uma ripa especial, que é chamada de "Casa de bloco"... Um dos lados do forro original é arredondado. A execução de tal superfície requer equipamento especial, a fim de obter o mesmo tamanho e forma das superfícies. Os detalhes da fortificação, montados em um acabamento específico, criam a impressão de uma casa de toras bem arredondada. Uma característica das fortificações é a capacidade de substituir elementos danificados, se necessário, sem violar a integridade de todo o acabamento.

      Um tipo especial de forro - "Americano"... Na verdade, esta é uma placa aplainada, na qual uma ranhura é cortada de uma extremidade e uma lingueta é formada na outra, o que permite que elas sejam firmemente conectadas entre si.Chanfros nas bordas laterais do tabuleiro criam a aparência de uma alvenaria feita de vigas de madeira, não é possível adivinhar imediatamente que se trata de um acabamento "americano".

      Embora seja também um forro para o fim a que se destina, mas devido à sua impressionante aparência, resistência, largura, peso, é usado apenas para revestimento externo. A casa depois de terminar a americana assume a forma de uma sólida estrutura de toras. Claro, se desejar, você pode usar o material para decoração de interiores, mas neste caso, parte do espaço interior da sala será reduzido.

      A área total utilizável de todo o tarugo deve ser calculada com muito cuidado e cuidado para que ao final do trabalho não haja necessidade de adicionar urgentemente o número faltante de placas de revestimento devido a cálculos inadequados ou ao aparecimento de um grande número de elementos inutilizáveis.

      Para informações sobre como escolher o forro certo, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário