Pintar o forro da casa em cores diferentes: ideias originais

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de tintas
  3. Projeto
  4. Estilo
  5. Como pintar?
  6. Belos exemplos

Se está entediado com tintas e papéis de parede na decoração de paredes e precisa de encontrar soluções novas e frescas, então deve prestar atenção à tendência natural e prática do interior - os painéis de madeira. A opção mais popular é o forro - pode ter uma superfície lisa, áspera ou ondulada e é ótima para decorar paredes em uma casa de campo ou balneário.

Peculiaridades

O forro pode ser usado para criar um interior moderno em um apartamento de painel, bem como para decorar varandas, galerias e terraços ao ar livre.

O forro de madeira tem muitas vantagens:

  • material ecológico;
  • correção da geometria visual da sala;
  • instalação simples e rápida;
  • força e resistência a danos mecânicos;
  • não há necessidade de preparar paredes e tetos adicionalmente antes de instalar o forro;
  • durabilidade e praticidade;
  • vai bem com outros materiais naturais e artificiais: pedra, azulejos, têxteis, couro, papel de parede;
  • esconde falhas em paredes e pisos;
  • permite ocultar a fiação elétrica e outras comunicações;
  • é um excelente material isolante de calor e som;
  • é possível alterar a cor e o desenho das paredes mais de uma vez.

O material também tem suas desvantagens. A principal desvantagem é o alto custo e a carga decente na parede. Deve-se ter em mente que a madeira é um material ecologicamente correto, mas pode se decompor, por isso o forro exige cuidados e manutenção adequados. Em primeiro lugar, os painéis devem ser tratados com tintas e vernizes e outras composições especiais para madeira, pois possuem propriedades protetoras e evitam defeitos mecânicos e outros danos.

Tipos de tintas

Muitas vezes os proprietários se cansam dos tons naturais da madeira no interior e desejam atualizar a cor das paredes pintando o forro. Todos os produtos de madeira são divididos em dois tipos: decorativos e de proteção. Alguns são destinados à decoração de interiores, o segundo - para aumentar a vida útil.

Todas as ferramentas da árvore podem ser divididas condicionalmente em várias categorias, cada uma delas resolvendo problemas separados.

  • Equipamento de proteção. Eles são usados ​​para decoração exterior e interior. A partir do nome de tais produtos fica claro que eles devem ser usados ​​para proteger a superfície de vários tipos de influências: mofo, umidade e radiação ultravioleta. Essas composições têm vários graus de proteção e retardam o processo de envelhecimento do material. Por exemplo, os protetores UV preservam o grão natural da madeira e combatem a descoloração e o escurecimento. Essas composições devem ser utilizadas para proteger o forro da varanda, terraço ou qualquer outra área exposta à luz solar direta. Ao tratar uma superfície de madeira, é necessário aplicar uma pequena camada do produto - para isso pode-se usar um pincel úmido.
  • Agentes tonificantes e manchas. Essas substâncias formam uma fina camada na superfície e dão-lhe uma tonalidade mais escura. Essas composições não têm propriedades protetoras. Eles são escolhidos quando é necessário que a árvore "respire". A própria estrutura do agente de tingimento pode ser fraca ou fortemente pigmentada: quanto mais fraca a composição, mais pronunciado permanece o padrão amadeirado. Desta forma, o grau de pintura da superfície pode ser ajustado.A superfície manchada deve ser envernizada, caso contrário as placas ficarão sujas.
  • Verniz. Esta substância é utilizada no processamento da madeira dentro de casa. Pode tornar a superfície fosca, semi-fosca ou brilhante e também conferir uma cor pigmentada. Se você misturar verniz com coper, a composição terá uma tonalidade uniforme, que pode ser aplicada em uma camada. Mas os especialistas recomendam aplicar a primeira camada transparente e, em seguida, adicionar pigmentos coloridos. Os vernizes à base de água formam uma película fina, mas a sujeira e a poeira não são absorvidas. Os vernizes acrílicos são considerados os mais inofensivos e desempenham duas funções ao mesmo tempo: protetora e decorativa. Além disso, os fabricantes adicionam componentes de proteção da radiação ultravioleta à composição de alguns vernizes. Recomenda-se usar esses fundos em uma casa de campo de verão ou em um balneário.
  • Corante. Essa composição tem uma textura mais densa, através da qual o padrão amadeirado natural não é visível. O material protege a superfície de fatores mecânicos, fungos, insetos, luz solar, produtos químicos, umidade e fogo. A tinta é dividida em vários grupos e pode ser látex, óleo e acrílico. Antes de pintar, os especialistas aconselham o uso de um primer ou verniz incolor para madeira, que permitirá obter uma tonalidade uniforme e suave. Assim como a tinta à base de água, quando aplicada, ela retém o padrão texturizado e não o pinta com uma camada densa, pois algumas áreas podem parecer sem pintura ou apresentar manchas. Esta é uma reação totalmente natural da madeira, uma vez que uma superfície porosa nem sempre absorve a tinta uniformemente.
  • Manteiga. Esta substância transparente ou pigmentada é rapidamente absorvida pela estrutura da madeira e não forma uma película na superfície. A madeira fica com acabamento fosco ou levemente brilhante. Ao mesmo tempo, o óleo oferece proteção contra a absorção de sujeira, umidade, poeira e fungos. As formulações pigmentadas ajudam a destacar a aparência e textura amadeirada natural.
  • Produtos à base de cera. São uma forma tradicional e eficaz de proteção da madeira e também um excelente substituto do verniz. Os fabricantes oferecem a cera em três versões: sólida, líquida e aquosa. Os dois últimos já estão prontos para aplicação, e a cera dura deve ser aquecida conforme as instruções até o estado líquido antes do uso. Mas antes disso, a madeira deve ser preparada e preparada com antecedência, caso contrário, a cera pode ficar desigualmente.
  • Óleo de secagem. Esta composição perdeu recentemente sua popularidade. Inicialmente, o óleo secante dá à árvore uma agradável tonalidade dourada, mas depois de 2-3 anos a superfície escurece e começa a grudar. Os fabricantes modernos oferecem composições mistas para o acabamento de superfícies de madeira, tanto no exterior como no interior da casa. É possível distinguir impregnações com efeito colorido e tintas com características protetoras e óleos contendo cera.

Projeto

Muitos proprietários preferem não pintar o forro e manter o padrão natural. Mas para prolongar a aparência original, a árvore ainda precisa ser processada, caso contrário as paredes podem escurecer ou adquirir uma tonalidade azulada. Para se livrar da tinta cinza na madeira, primeiro você terá que lixar a camada superior e, em seguida, tratar a superfície para protegê-la dos raios solares.

Será mais difícil remover a tonalidade azul - para isso, é necessário usar agentes biológicos. O cloro e o oxigênio ativo ajudarão a enfrentar a tarefa. Após o processamento, a superfície deve ser impregnada com um composto protetor e, em seguida, pintada com uma tinta densa ou translúcida.

    A sombra de madeira natural complementa harmoniosamente nem todos os interiores, por isso as paredes podem ser pintadas. Uma ampla gama de métodos de pintura permite criar um acabamento exclusivo. Para isso, é importante escolher a cor de tinta certa.Não se esqueça de regras simples: os tons claros ampliam visualmente o espaço, enquanto os escuros, ao contrário, tornam o ambiente menor.

    Abaixo estão algumas orientações e dicas para ajudá-lo a escolher a cor certa.

    • Tons quentes e calmos ficam bem no interior da cozinha: amarelo, laranja, rosa e pêssego.
    • Na sala de estar, um tom dourado-mel fica ótimo em combinação com um padrão de madeira natural. O interior pode ser diluído com tons claros ou cores brilhantes e cativantes.
    • Para o escritório, você pode escolher as cores naturais da madeira. Neste caso, carvalho parece ótimo, mas a iluminação da sala deve ser bem pensada. Tons frios também ajudam a sintonizar o clima de trabalho.
    • No quarto, é melhor usar tons amadeirados ou cores claras e neutras. O branco também fica bem na decoração das paredes do quarto.
    • No viveiro, você pode usar qualquer cor, mas os psicólogos aconselham abandonar as cores brilhantes e saturadas - é melhor escolher tons calmos e moderadamente brilhantes. Eles não só criarão um clima lúdico especial, mas também ajudarão a criança a relaxar e entrar em sintonia para dormir e descansar.
    • O forro, pintado de cinza e azul, vai criar uma sensação de umidade e frio, por isso é mais sensato usar esses tons em quartos ensolarados.

    O forro pode ser montado de várias maneiras.

    • Verticalmente. Permite que você eleve o teto visualmente. Essa técnica funciona especialmente bem em combinação com sombras claras.
    • Horizontalmente. Ajuda a esticar visualmente a parede e a criar o efeito de um espaço expandido.
    • Diagonalmente. Irá criar uma dinâmica especial no interior e permitir que você faça um destaque espetacular na parede ou no teto.
    • Alternando. Permite criar um charme especial usando uma técnica simples. Por exemplo, você pode representar várias figuras na parede: uma espinha de peixe, degraus e outras combinações que a imaginação do dono da casa irá criar.

    Estilo

    Na hora de escolher um revestimento para forro, é importante, antes de tudo, focar no estilo e na ideia geral do desenho a ser criado. Impregnações e vernizes são adequados se for necessário preservar o padrão natural da madeira. A sombra amadeirada antiga é perfeita para o estilo country ou provençal.

    O estilo clássico inglês não pode ser imaginado sem o uso de madeira. Para recriar um estilo único e sofisticado, pode-se usar o forro, que deve ser instalado de baixo a um terço ou no meio da parede, e a parte superior pode ser decorada com papel de parede ou pintura.

    O forro enquadra-se harmoniosamente no moderno e moderno estilo de alta tecnologia, mas para isso é necessário realizar trabalhos de revestimento das paredes com tinta com partículas de metal ou madrepérola.

    Tons claros de madeira podem ser perfeitamente combinados com um estilo ecológico atraente. Pureza e preservação do padrão natural, combinadas com vegetação brilhante, parecem adequadas e harmoniosas tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa de campo.

    Para o estilo escandinavo, você também pode usar ripasmas neste caso todas as placas devem ser pintadas de branco.

    Em alguns casos, uma combinação de várias cores é apropriada ao pintar uma parede. Por exemplo, a parte inferior pode ser escurecida e a parte superior mais clara, ou você pode alternar entre duas cores diferentes para destacar listras horizontais ou verticais. Vale a pena cuidar para que as tintas não se fundam nas bordas de cores diferentes. Para fazer isso, você precisa usar fita adesiva e pincéis finos - então, você pode transformar uma parede simples em um objeto de arte real.

    Como pintar?

    Você pode pintar o forro da casa em qualquer cor. Para tal, pode utilizar qualquer tipo de tinta - neste caso tudo depende dos requisitos decorativos e das características da divisão.

    Abaixo está uma instrução passo a passo para pintar o forro com suas próprias mãos.

    • Cada placa é verificada e classificada.Forro irregular, rachado ou curvo é enviado para processamento, e peças que não são adequadas para acabamento são usadas para testar cor ou verniz.
    • Após a classificação, as pranchas são limpas de sujeira e lixadas com uma máquina especial. Se essa ferramenta não estiver disponível, você pode usar as ferramentas disponíveis: um bloco de madeira com uma lixa.
    • O primer e os agentes de proteção são aplicados com uma pistola de pulverização ou rolo.
    • Numa sala húmida e sem aquecimento, os especialistas recomendam utilizar exclusivamente madeira tratada de todos os lados para que o material não perca o seu aspecto original. Após a secagem completa, pode-se proceder ao acabamento decorativo: revestimento com tinta ou verniz.
    • Para obter o melhor efeito em ambientes internos, os designers recomendam enfaticamente que você processe cada detalhe separadamente. Para isso lixar, pintar e secar todas as placas e só depois proceder à instalação.
    • O revestimento deve ser aplicado com pincel ou rolo na parte central do forro em toda sua extensão. A tinta é cuidadosamente polida e sombreada até obter uma tonalidade uniforme e uniforme. Para fazer isso, você precisa de dois pincéis: espessura média e formato estreito. A superfície pintada deve estar completamente seca, portanto as placas são deixadas de lado por alguns minutos.
    • Após a secagem completa, você pode repetir adicionalmente a etapa de retificação da superfície. Em seguida, uma ou mais camadas de tinta são aplicadas - tudo depende do efeito que você deseja obter. A tinta aplicada em camadas finas dura mais do que uma camada espessa, mas a última deve ser a mais fina possível. Em seguida, o forro é enviado para secar novamente.
    • Se você pintar a superfície acabada, as áreas não tratadas permanecerão entre as placas, portanto não será possível pintar bem sobre as juntas. Este método de acabamento só é permitido no caso de uma atualização de cor.
    • Pintar forro antigo é um processo trabalhoso que requer uma preparação adequada. Se em alguns lugares das paredes a tinta se soltou, você precisa se livrar dela. Para fazer isso, usando um secador de cabelo de construção, você deve aquecer a superfície da parede e remover a camada superior envernizada ou pintada. Depois disso, o forro deve ser lixado e aplicado novamente.

    Com o tempo, qualquer revestimento protetor perde suas propriedades., portanto, de vez em quando, as placas devem ser reimpregnadas com retardadores de fogo e agentes bactericidas e também cobertas com vários vernizes. O antipereno é utilizado para proteger a madeira do fogo, a vida útil do revestimento é de até 5 anos, portanto, durante este período, é necessário tratar adicionalmente a superfície com um produto.

    Durante a aplicação inicial, os especialistas aconselham, adicionalmente, a utilização de uma pequena parte da mesma madeira como exemplo. A composição é aplicada à superfície em duas camadas usando um pincel ou pistola de pulverização. Após a secagem completa, a parte tratada da placa usada para a amostra deve ser queimada - a superfície não deve queimar e não arder, e após 30 segundos deve ficar preta e carbonizada. Os compostos bactericidas ajudam a evitar infecções fúngicas e a combater o mofo existente.

    Belos exemplos

    Os designers modernos oferecem uma ampla gama de soluções práticas e extraordinárias. O forro fica bem não só no interior clássico de uma casa de campo, mas também em um quarto moderno. Este é um ótimo exemplo de combinação do grão de madeira natural com paredes suaves e suaves.

    O revestimento das paredes pode ser feito não só com serras e tábuas, mas também com mosaicos de madeira.

    A combinação de diferentes espessuras de placas também parece interessante e incomum. Por exemplo, você pode ver claramente como as placas finas são inseridas entre as placas largas na parede do quarto, e todas as placas têm tons diferentes.

    O forro do interior pode ter superfície e textura diferentes.Por exemplo, a opção com ondas na parede - o relevo pode ser ainda mais enfatizado com a cor.

    Você pode desenhar com segurança quaisquer personagens ou heróis na parede do quarto das crianças. Esses murais parecerão muito originais e certamente agradarão às crianças. Apenas o toque final deve ser coberto com verniz ou tinta incolor - isso protegerá a imagem de danos e abrasão.

    Desenhos originais podem ser aplicados às paredes não apenas no quarto das crianças - pinturas incomuns e ambíguas na parede transformarão o quarto em um verdadeiro objeto de arte.

    Se for decidido usar o forro em uma pequena varanda, então vale a pena preencher as tábuas horizontalmente. Esta técnica simples irá expandir visualmente o espaço, especialmente se sombras claras e neutras forem usadas.

    Ao decorar um interior em estilo loft, você precisa escolher placas ásperas e não polidas - elas complementam perfeitamente um interior industrial industrial.

    Mais detalhes sobre o processo de pintura do forro são descritos no vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário