As sutilezas da decoração de tábuas de parede

Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos e características
  3. Dimensões (editar)
  4. Sutilezas de instalação
  5. Fachada
  6. Decoração de interior
  7. Recomendações
  8. Exemplos de revestimento

As tecnologias modernas de construção e reparação estão constantemente a ser melhoradas, surgem muitos materiais novos. GKL, OSB, plástico são procurados e amplamente utilizados, mas a madeira ainda não abre mão de suas posições. Em particular, a ripa é muito popular e procurada, sendo praticada no revestimento de tectos, paredes, janelas e inclinações de portas. O material pode ser utilizado para trabalhos internos e externos.

Características e propósito

O forro é um material natural e ecologicamente correto. Suas características positivas incluem as seguintes características.

  • Boa aparência. O padrão de madeira original que nunca se repete torna possível criar materiais de acabamento extremamente interessantes. A variedade de cores, tons e contrastes possibilita aos designers utilizá-lo ativamente em seus próprios projetos. Usando este material, você pode não apenas mudar a aparência do interior dos aposentos, mas também tornar a fachada de qualquer casa mais atraente.
  • Resistência ao desgaste. As placas de revestimento são totalmente impregnadas com todos os tipos de equipamentos de proteção, a superfície tratada servirá por mais de uma dúzia de anos. As placas são fortemente encaixadas entre si durante a instalação, o que resulta na formação de uma superfície extremamente resistente, protegendo de forma excelente as paredes internas ou externas da influência de fatores negativos.
  • Facilidade de instalação. A colocação pode ser feita mesmo por aqueles que não sabem absolutamente nada sobre construção. A facilidade de instalação atrai muito os consumidores, pois gastando um mínimo de tempo no domínio das regras mais importantes de acabamento, pode-se economizar muito dinheiro na remuneração de especialistas.
  • Boa insonorização. Ao instalar o forro entre ela e a parede da casa, forma-se uma insignificante camada de ar, que neutraliza a penetração de sons de terceiros e garante o silêncio na casa.
  • Preço acessível. O custo do material oscila em uma faixa relativamente ampla, o que possibilita a escolha da opção mais rentável economicamente. Ressalta-se também que a instalação dispensa o preparo cuidadoso da base, o que auxilia na redução dos custos de acabamento.

O forro é um produto quase universal.usado para revestir uma ampla variedade de tipos de superfície, de paredes de salas a tetos. Pode ser utilizado para o acabamento de uma casa de banho num apartamento, uma casa de banhos, uma sauna, instalações de escritório, revestimento de uma casa de toras, madeira, estrutura, casas de tijolo ou edifícios de betão aerado. Você pode bainhar o telhado com ripa, já que a conexão macho e fêmea permite dar ao revestimento a aparência de um revestimento monolítico.

Tipos e características

O forro pode ser de madeira, MDF (resíduos de madeira), bem como de PVC (forro de plástico).

De madeira

O forro de madeira é o ancestral de todo forro, que não perdeu sua popularidade em nossos tempos. O forro de madeira encontra ampla utilização tanto no revestimento externo quanto no interno de estruturas. Parece especialmente respeitável em corredores ou saunas. Obviamente, para que a vida útil do forro seja longa, mesmo em locais com alta umidade, a base para a sua fabricação devem ser as espécies de árvores adequadas, como a tília ou o amieiro.Outros tipos de madeira (pinho, abeto) são adequados para uso em condições de temperatura mais aceitáveis.

Este material também pode ter formas diferentes. Existem vários tipos de perfis.

  • Perfil Padrão - face frontal com chanfros iguais tanto na lateral da ranhura quanto na lateral da espiga. Nesse caso, os cantos externos e as bordas do perfil são retos e parecem um pouco ásperos.
  • Perfil denominado "soft-line" confere à superfície forrada uma aparência mais lisa, o que é facilitado por chanfros arredondados. O forro da marca “calma” parece o mesmo liso. Mas, ao contrário do "soft-line", ele possui um sulco mais raso e um espigão mais curto, o que reduz significativamente o desempenho do material, uma vez que as travas do perfil podem romper com oscilações de temperatura e umidade.
  • Se as ranhuras forem feitas adicionalmente no perfil padrão em seu lado traseiro, então o chamado forro do euro... Essas ranhuras são feitas para evitar o acúmulo de condensado atrás do perfil montado, uma vez que massas de ar circulam entre a base e o perfil.
  • Forro "Americano". Por copiar virtuosamente a madeira maciça, é o substituto de maior sucesso para a madeira maciça. Sua relevância é facilitada por um custo aceitável, significativamente inferior ao custo da matriz. Também deve a sua popularidade ao seu design peculiar, que tem conseguido cativar o coração dos designers, e à resistência aos efeitos da elevada humidade e precipitação, o que permite a sua utilização para decoração de exteriores.

Fabricado em MDF

Este material pode ser atribuído à madeira, mas relativamente. A matéria-prima para sua produção são resíduos de madeira finamente picados ou pó de madeira. Graças ao tratamento térmico especializado das matérias-primas, sai um material bastante resistente e relativamente leve, cujas características ambientais tornam possível o seu uso mesmo em crianças e quartos.

As vantagens indiscutíveis do perfil MDF incluem uma gama de cores quase ilimitada. Devido à capacidade de reproduzir externamente não apenas os padrões da madeira, mas também os padrões da pedra, mármore e outros materiais, o perfil ganhou popularidade especial entre as pessoas com modesta riqueza material.

As paredes revestidas com MDF parecem aconchegantes e elegantes.

Plástico

Um perfil feito de plástico ou painéis de PVC é um forte concorrente para os primeiros dois tipos de revestimento. Freqüentemente, a versão de plástico é escolhida por causa de seu custo relativamente baixo, baixo peso e a mesma facilidade de instalação e confiabilidade na operação.

É utilizado com sucesso na decoração exterior e interior da casa. Embora este material seja ecologicamente correto e possa ser usado em quase qualquer ambiente, você deve estar ciente de que tal material não agregará um certo conforto ao interior do ambiente. As paredes (ou algumas delas), forradas com ripas de plástico na varanda ou no banheiro, ficam bem. No entanto, em uma sala de estar ou quarto, tal projeto pode parecer um pouco estranho. Onde os painéis de PVC parecem especialmente atraentes, é no teto, e apenas nas áreas comuns, como cozinha, banheiro, corredor.

Ao decidir sobre a montagem de painéis de PVC no teto e nas paredes, certifique-se de que não haja chama aberta ou apenas algo quente por perto, pois esse material se deforma livremente com as altas temperaturas, perde a cor e depois não pode ser restaurado ou reparado.

Dimensões (editar)

Deve-se notar imediatamente que os tamanhos do forro comum e do euro são diferentes. O comprimento, a espessura e a largura de um perfil regular são definidos pelo fabricante.

A maior procura é por forro em madeira, que se caracteriza por tamanhos típicos.

  • O menor comprimento da placa é de 0,2 metros, o maior comprimento é de 6 metros.Tais dimensões o tornam atraente para quem pretende cobrir um banheiro, varanda ou sala.
  • A largura do perfil pode ser de 76 a 200 milímetros. Esta dimensão permite realizar revestimentos de alta qualidade tanto no interior como no exterior da habitação.
  • A espessura da placa é de 12 a 40 mm, o tamanho do espigão é de 4 a 5 mm.

Se os perfis de madeira são analisados ​​em comprimento, eles são divididos em duas classes: os longos são usados ​​para revestimento, os curtos para o revestimento de beirais de telhado. As pranchas curtas são mais baratas devido ao fato de que os blanks são produzidos a partir das sobras da produção de pranchas longas.

As dimensões do forro podem variar de 1,5 metros a 6 metros de comprimento. A espessura pode ser de 13,16 e 19 milímetros. A largura do forro é de 80, 100, 110 e 120 milímetros. Esta largura é ideal para cobrir grandes espaços. O tamanho do espigão é de 8 mm a 9 mm.

Para forro Euro, as seguintes discrepâncias de tamanho são permitidas:

  • ao longo do comprimento +/– 5 mm;
  • espessura 0,7 mm;
  • de largura - um milímetro;
  • o tamanho do espigão pode ser +/– 0,5 mm.

Sutilezas de instalação

Normalmente, para o revestimento de ripas nas bases, são criadas esquadrias de madeira com uma distância entre os perfis de apoio de 40 a 60 cm. Da mesma forma, o subsistema pode ser feito de perfis metálicos galvanizados, apenas para a fixação de grampos em vez de pregos (para salas com alta umidade, anodizados ou de cobre), é necessário utilizar parafusos auto-roscantes para metal ou rebites com cabeça pequena, tipo LN 9 mm.

As lamelas podem ser direcionadas tanto vertical quanto horizontalmente. Na direção horizontal, os dutos de expansão na parte traseira são excelentes na remoção de umidade (muito bom para salas de vapor), e na direção horizontal do duto para baixo, a penetração de umidade na fechadura é evitada (excelente para revestimento de fachada).

Devo dizer que o forro de madeira, montado horizontalmente, pode ser praticado para revestir divisórias de madeira e metal. Às vezes, as paredes dos edifícios com estrutura são revestidas com ele diretamente nos racks. Um bom efeito decorativo pode ser obtido se as tábuas forem instaladas na diagonal, embora haja dificuldades de corte e planejamento do aproveitamento econômico do material.

É melhor instalar placas de reforço nas estruturas de fechamento com uma folga de compensação (até 10 mm). Após a montagem, os cantos externo e interno do abutment são fechados com extensões de madeira. Da mesma forma, para esses fins, pode-se usar uma corda de juta, cânhamo ou linho, que se combina perfeitamente com a madeira e sela de forma confiável as lacunas tecnológicas, pois repete com muita precisão todos os tipos de superfícies curvas.

Fachada

Para o acabamento da fachada no sentido horizontal, recomenda-se realizar os trabalhos de baixo para cima. A primeira prancha é montada com a ponta para baixo e presa à caixa. O segundo painel é instalado de forma que seu espigão entre na ranhura do primeiro, após o que também deve ser fixado à caixa. Todos os painéis subsequentes são montados da mesma maneira.

A fixação do forro ao torneamento pode ser feita por meio de parafusos auto-roscantes, pregos, grampos grampeador de construção, bem como fixadores especializados. Não faria mal nenhum para os fixadores passarem pela tira de ranhura ao montar a placa, então ficará invisível. Ao instalar cada painel, é necessário controlar estritamente a precisão de sua localização - deve ser paralelo às outras placas. Inclinações e desalinhamentos não são permitidos. Também é importante que as placas estejam localizadas estritamente no mesmo plano, ou seja, não devem ser mais altas ou mais baixas em relação umas às outras.

Para aberturas de portas e janelas, são utilizadas juntas de parede, rodapés especializados, cantoneiras de perfil e faixas. A segunda opção é a instalação de faixas de forro perpendiculares à base da fachada. As placas são instaladas e fixadas na posição vertical.Para juntas de parede, são utilizadas duas tiras, que são definidas no ângulo desejado. As aberturas de portas e janelas são feitas de forma semelhante (ode a prancha cobre a encosta, a segunda embasa a platibanda).

Em alguns casos, é necessário usar um quadro duplo para eurolining. Para ele, as barras são pregadas em duas camadas, sendo a superior perpendicular à inferior. O reforço da moldura é necessário em grandes fachadas, onde o próprio peso do revestimento é grande e a carga sobre a estrutura de suporte é aumentada.

É melhor envernizar e pintar o forro após a conclusão da instalação, e o tratamento com agentes de proteção tanto por dentro quanto por fora deve ser realizado antes da instalação.

No revestimento da fachada, o forro pode ser utilizado em conjunto com outros materiais. Isso dará ao exterior da casa um visual mais expressivo. Você também pode usar forro de várias cores.

Decoração de interior

O forro, é claro, pode ser pregado diretamente no teto ou na parede, mas apenas se forem planos e feitos de madeira, o que raramente acontece. Como regra, primeiro é construída uma moldura na superfície (as ripas são fixas) e, em seguida, o material de revestimento é pregado. Há uma nuance pequena, mas muito significativa aqui. Se o forro for montado na posição vertical, as ripas devem ser preenchidas horizontalmente na parede em incrementos de aproximadamente 0,5-1 metro. Se a posição horizontal for selecionada para o revestimento, as venezianas são colocadas verticalmente.

Isso é feito para uma adesão mais confiável da moldura ao forro. Naturalmente, a parede deve ser plana, de modo que todas as ripas da moldura devem estar no mesmo nível. Para isso, é necessário usar um fio de prumo e um nível para o trabalho. Após a conclusão do trabalho preparatório, você pode prosseguir para o revestimento. Os especialistas recomendam começar na esquina e passar para o trilho depois do trilho.

Em divisões que não requeiram uma beleza impecável (em particular, anexos e salas de utilidades), também podem ser utilizados pregos para a fixação. Claro, não pregos comuns, mas especiais - com cápsulas pequenas.

Você pode apenas pregar as pranchas no centro, mas para ter uma aparência decente, é melhor martelar os cravos nas ranhuras, então eles praticamente não serão notados. Mas se você deseja que a superfície tenha uma aparência estética agradável, é melhor usar suportes de fixação especiais.

Recomendações

A montagem do forro deve ser feita de acordo com as regras. Nesta fase, não deve haver omissões ou defeitos, caso contrário o revestimento pode revelar-se frágil e não durará muito.

Entre pranchas e base (parede, fachada, teto, etc.) deve haver um intervalo de ventilação de 1-2 centímetros. Muitas vezes, durante a instalação, ele é esquecido, fechando o espaço para ventilação com isolamento térmico. Para ventilação normal, um espaço vazio deve ser deixado entre a ripa instalada e a camada de ventilação. Se isso não for feito, o material começará a molhar, rachar, dobrar.

Se durante a produção do trabalho nenhum espaço foi deixado para ventilação, o invólucro deve ser desmontado. Na presença de isolamento, existem 2 maneiras de criar uma folga de ventilação: você pode remover parte do isolamento ou "acumular" a moldura, aumentando assim a distância entre a base e a pele.

No processo de montagem com as próprias mãos, ao alinhar as faixas do forro do euro, você deve agir com muito cuidado. Para não estragar o material ao bater em suas extremidades, é necessário calcular corretamente a força de impacto. Na verdade, devido ao medo de cortar a ranhura, muitas vezes eles deixam pequenas distorções nas tiras durante a instalação. Isso não deve ser permitido - o material deve se encaixar perfeitamente uniformemente, exatamente paralelo à barra inicial. Caso contrário, o enviesamento só aumentará, devido ao qual todo o revestimento será curvado.

Se as placas já estiverem montadas tortas, você precisará encontrar aquela que eliminou a discrepância.Todo o revestimento instalado após deve ser desmontado. Em seguida, a tábua irregular é nivelada e o forro é montado primeiro.

Quando aquecida, a árvore se expande e encolhe quando esfria. Para compensar a transformação das suas dimensões ao colocar o revestimento ao longo do seu contorno, é retido um espaço de vários milímetros. Se o assentamento for feito sem folga e as tábuas apoiadas nas paredes, o revestimento sofre deformação com o tempo. Para corrigir esse erro, é necessário desmontar os rodapés e cortar um pouco as tábuas das bordas. Portanto, ao enfrentar paredes, as faixas extremas não devem atingir os cantos por 5-6 mm. O mesmo acontece com as juntas com o teto e os pisos.

Freqüentemente, o forro é fixado à estrutura por meio de grampos (suportes de configuração especial). Enquanto isso, grampos comuns podem ser usados ​​somente quando for necessário embainhar salas internas e secas. Para revestimentos externos, bem como para salas de revestimento com alta umidade, é preferível usar pregos ou parafusos auto-roscantes. Os suportes padrão em tais episódios fornecem uma fixação não muito confiável e o revestimento se deforma quando a madeira fica úmida, bem como sob a influência de oscilações bruscas de temperatura.

Se o revestimento de uma divisão com elevada humidade ou da fachada for executado com consolas não muito fortes, é necessário reforçar os fechos. A opção mais fácil é a fixação com pregos ou parafusos auto-roscantes. Deve-se levar em consideração que nesta situação, seus gorros serão perceptíveis na superfície do revestimento. Se isso for inaceitável, o forro deve ser removido e colocado novamente com fechos mais confiáveis.

De acordo com os regulamentos, o forro após a instalação deve ser coberto com equipamento de proteção. Na verdade, isso nem sempre é produzido, via de regra, o material desempenha suas funções sem um revestimento especial. O resultado disso é o aparecimento de neoplasias fúngicas na superfície. Se a árvore não teve tempo de se deteriorar, é necessário aplicar uma substância protetora nela o mais rápido possível. Se o fungo já se formou, a superfície das placas deve ser tratada com um agente especial contra o fungo e, em seguida, aplicada a proteção. Em alguns casos, antes de aplicar a proteção, a superfície é lixada para remover a madeira danificada.

Exemplos de revestimento

  • Existe a opinião de que o forro é mais adequado para um banho ou uma residência de verão do que para um apartamento e uma casa de campo. Este equívoco é refutado com sucesso por designers que harmoniosamente encaixam o revestimento de madeira em uma ampla variedade de tendências e estilos.
  • O forro de madeira no interior combina harmoniosamente com papel de parede, azulejos, gesso. Com uma combinação profissional de texturas, você pode criar um interior moderno e elegante.
  • O forro pode se tornar parte integrante do interior no estilo escandinavo. Neste projeto, está em harmonia com pedras artificiais ou naturais e grandes vigas no teto.
  • Para os apaixonados pela Provença, a execução das paredes com material em madeira de tons naturais irá certamente servir. Nesta versão, a combinação de madeira com gesso e pisos de tábuas ásperas fica bem e à vontade.
  • Outro estilo que requer o uso de revestimento de madeira natural é o russo. As paredes voltadas para uma casa de bloco parecem as paredes de uma casa de toras.
    • Você também pode usar o forro em estilo de alta tecnologia. Nesta variante, materiais pintados em cores neutras de branco ou cinza são usados ​​como fundo para acessórios ricos.
    • Os fãs do minimalismo provavelmente irão gostar da combinação do forro com um revestimento rígido de cerâmica e pedra.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário