Forro na cozinha: exemplos de design e decoração

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Prós e contras de terminar
  3. Tipos de material
  4. Idéias de design
  5. Dicas de cuidados
  6. Belos exemplos de revestimento no interior

O revestimento das paredes da cozinha com ripas é uma forma de acabamento económica e eficaz. Sua popularidade também é explicada pela compatibilidade ambiental do material e pela capacidade de dar uma aparência estética e clima ideal a este objeto estrategicamente importante.

Peculiaridades

O forro é uma placa fina, interligada pelas laterais segundo o princípio da "ranhura espinhosa", que são aparafusadas à base com parafusos auto-roscantes. Surge a pergunta: por que o material de construção recebeu esse nome, o que os vagões têm a ver com isso. Inicialmente, os vagões eram revestidos por dentro com ripas de madeira, que protegiam as mercadorias transportadas dos efeitos do sol e da chuva. No início, os painéis de madeira eram fixados da forma usual, sendo posteriormente substituídos por um sistema “macho e fêmea” - para uma instalação mais fácil e prevenção de defeitos. Logo, esse know-how foi valorizado e começou a ser aplicado na obra de acabamento das instalações.

Forro é um nome genérico para materiais de ripa, e não apenas de madeira, mas de plástico (PVC) e feito de MDF.

É utilizado em tectos e paredes, interiores e exteriores. Inicialmente, o forro era encontrado em cômodos como sacadas ou varandas, mas as tendências da moda o movimentaram dentro do espaço habitacional. Cada vez com mais frequência, o forro é escolhido para o acabamento de cozinhas.

Existem vários motivos para essa tendência:

  • algumas soluções de interiores requerem acabamento com uma placa (por exemplo, estilo country);
  • a gama de materiais se expandiu, surgiram superfícies decorativas e vários formatos de forro;
  • uma ampla seleção de tintas de alta qualidade permite dar ao material a tonalidade necessária para que se encaixe perfeitamente no interior.

    Para o acabamento da cozinha, costumam ser escolhidos painéis com cerca de 12 cm de largura e 7 a 14 mm de espessura. O comprimento das ripas chega a 3 metros, durante a instalação, você pode cortar o material nos segmentos necessários.

    Prós e contras de terminar

    As principais vantagens do forro são:

    • Amizade ambiental;
    • higiene;
    • resistência suficiente à umidade;
    • facilidade de limpeza;
    • facilidade de instalação;
    • isolamento acústico e térmico;
    • resistência a influências ambientais agressivas externas;
    • durabilidade com os devidos cuidados;
    • a capacidade de criar uma superfície lisa;
    • a capacidade de ocultar fios e sistemas de comunicação sob a capa;
    • aparência estética e respeitável;
    • se o forro for de madeira natural, seu aroma confere um ambiente único ao ambiente.

    Em comparação com as vantagens listadas, não há tantas desvantagens:

    • a necessidade de cuidados com a superfície;
    • o forro em madeira natural está sujeito a apodrecimento e deformação, portanto, as placas requerem tratamento com compostos especiais antifúngicos e refratários;
    • o forro feito de MDF e PVC não apresenta características ambientais elevadas;
    • o material da madeira da mais alta categoria tem um custo elevado;
    • uma vez que a instalação se realiza sobre uma moldura especial, pode "roubar" espaço.

    Tipos de material

    Existem várias classificações de forro. O primeiro deles é pelo tipo de material.

    De madeira

    O mais popular de todos é o revestimento de madeira. Dá ao ambiente um aroma característico e aconchegante de madeira, cria um microclima confortável no ambiente - as paredes "respiram", absorvendo o excesso de umidade ou liberando-o se necessário.Contras do material - sujeito a podridão, infecção fúngica, deformação.

    O forro de madeira é feito de vários tipos de árvores:

    • coníferas - a madeira está saturada de óleos essenciais e resinas, o que evita naturalmente o aparecimento de fungos e excesso de umidade (abetos, pinheiros, lariços, cedros), distingue-se pelo aumento da resistência e durabilidade, sendo mais encontrada na decoração externa;
    • decídua - menos durável, mas não contém resina, por isso é comum na decoração de interiores (tília, amieiro, carvalho);
    • valiosos - os produtos feitos com eles são duráveis, mas o custo é alto; utilizado para decoração de interiores (mogno).

    Este tipo de forro é de 4 classes:

    • extra - a superfície mais alta e perfeita;
    • classe A - um pequeno número de defeitos (nós, trincas) são permitidos;
    • classe B - são permitidos locais afetados por insetos, bolsas de resina, trincas, nós;
    • classe C - a menor qualidade dos produtos.

    Além disso, os produtos de madeira são classificados de acordo com os tipos de perfis:

    • forro feito de acordo com GOST;
    • O forro europeu é um perfil feito de acordo com a norma europeia DIN 68126/86.

      Entre o forro do euro, também existem várias opções:

      • tradicional;
      • Softline (softline) possui chanfro arredondado;
      • calmo - a ausência de um chanfro próximo ao espigão cria uma imitação de uma superfície de uma barra sem costuras óbvias;
      • o landhouse é o tipo de lamela mais caro, uma vez que a superfície da árvore é submetida a vários métodos de processamento, resultando em padrões complexos na madeira;
      • casa de blocos - devido ao seu arredondamento, cria uma imitação de uma superfície montada a partir de toras processadas;
      • "Americano" - mais utilizado para trabalhos de fachada, não há chanfro no perfil e há uma transição suave do espigão para o meio.
      • o forro frente e verso não possui verso, sendo utilizado para criar divisórias internas em ambientes onde não haja alta umidade.

      PVC (cloreto de polivinila)

      Os painéis de plástico têm quase todas as vantagens do revestimento de madeira, exceto para criar um microclima. Uma vasta paleta de cores, possibilidades ilimitadas de imitação de qualquer material, facilidade de manutenção, instalação simples e um preço acessível tornam este material popular.

          Os painéis de madeira parecem orgânicos em uma cozinha de campo ou em uma casa particular. É deixada sem pintura ou pintada com cores suaves. A cozinha, forrada com ripas brancas ao estilo escandinavo, encontra-se não só nas cabanas, mas também nos apartamentos da cidade. Esse material pode ser usado para decorar toda a área, um avental, uma área de jantar.

          Idéias de design

          A conveniência de usar forro no interior pode causar espanto aos compradores, já que a primeira associação é uma sauna ou decoração da era soviética. No entanto, os designers estão convencidos de que, ao criar a combinação certa de ripas com paredes pintadas, gesso, papel de parede ou cerâmica, você pode criar um ambiente interessante e harmonioso durante o processo de renovação.

          A sala, com acabamentos em ripa de madeira, apresenta um ambiente especial e um conforto indescritível. As paredes podem ser revestidas vertical e horizontalmente - dependendo da finalidade (para elevar o teto ou afastar as paredes).

          As ripas de madeira natural podem ser completamente revestidas em uma cozinha ou sala de jantar - do chão ao teto - adicionando um toque suculento. Pode ser uma bancada brilhante, um conjunto de cozinha, uma das paredes pintadas num esquema de cores intenso e agradável (castanho, bege, laranja, verde claro).

          A ripa pode embainhar a área de trabalho - um avental. Recomenda-se ainda que a área acima do recuperador seja revestida com ladrilhos ou que cubra todo o revestimento com vidros de proteção especiais.

          Se você não é fã disso, uma grande vantagem será a possibilidade de pintar painéis, não só de madeira, mas também de plástico. Você pode pintar os painéis com as próprias mãos, pois a escolha de meios para isso é enorme.

          Estilo escandinavo envolve o uso de forro branco, que é revestido com paredes e tetos.

          A cozinha de estilo provençal tem muitas vantagens: é apropriado tanto em um pequeno apartamento quanto em um enorme casarão, estará disponível com um orçamento pequeno e nunca sairá de moda, já que a base do estilo é o classicismo, só que mais suave e confortável. As cores típicas para decoração de paredes são lavanda, azeitona, pistache, ocre, pelo que o forro da cozinha pode ser pintado em qualquer uma destas cores e os móveis, paredes e tecto - em branco.

          O estilo country é criado de forma simples para casas de campo, e o forro se encaixa perfeitamente no interior.

          Para os amantes do natural e do natural - ecodesign. Não existem cânones rígidos para a concepção das instalações, é importante trazer o espírito de relaxamento e a presença de elementos naturais para o espaço do apartamento. O forro de madeira se encaixa harmoniosamente em tal interior.

          Estilos náuticos mediterrâneos com abundância de tons claros e tons de azul e azul, rattan ou apenas móveis leves combinam com painéis de tábuas.

          O interior clássico moderno também acolhe a presença de um painel de revestimento.

          Uma opção interessante aparece quando a cor do conjunto de cozinha é idêntica à do revestimento da parede e do teto.

          Ecletismo significa combinação de vários estilos. Para uma cozinha eclética, os designers aconselham decorar uma ou duas paredes com ripas, escolhendo uma disposição horizontal das ripas.

          O painel de revestimento parece ótimo como um elemento de acabamento do teto em uma casa de campo. Os especialistas recomendam a seguinte técnica: colar sobre as paredes com papel de parede e, no teto, inserir o forro de cor semelhante ou contrastante.

          As opções para combinações de forros na cozinha também podem ser as seguintes:

          • teto forrado com revestimento e paredes em gesso;
          • um teto de ripas + avental semelhante cobrindo + paredes sob o papel de parede (ou gesso);
          • teto rebocado + paredes forradas com ripa.

            Outra ideia interessante: decore o teto com ripas brilhantes e as paredes com cores mais pastéis. A cor Tiffany é popular em interiores modernos.

            Dicas de cuidados

            Apesar da praticidade e relativa durabilidade do material, o forro necessita de cuidados especiais.

            • Apesar das impregnações especiais, o forro de madeira não pode ser umedecido em abundância com água para evitar deformação e inchaço da placa.
            • Não use agentes de limpeza e detergentes agressivos. Se uma mancha grave surgir, ela pode ser esfregada suavemente com um pano macio e solvente neutro. Para superfícies envernizadas, vale a pena usar um cotonete ou cotonete, é preciso manusear a mancha com muito cuidado para que o solvente não remova o verniz junto com a sujeira.
            • Qualquer forro é limpo levemente com um pano úmido macio.
            • Uma vez por ano, recomenda-se tratar a superfície com agentes protetores (ceras, vernizes). Antes disso, as placas devem ser limpas e secas cuidadosamente, e o pó deve ser removido com um pano macio ou escova.
            • A guarnição do forro deve ser posicionada de forma que o ar fresco flua para eles - se possível.
            • Na área do avental, é melhor posicionar as placas na vertical para que a umidade não se acumule.

            Belos exemplos de revestimento no interior

            Uma bela cozinha é o sonho de qualquer dona de casa. A abundância de ideias de design e a Internet irão ajudá-lo a escolher a combinação perfeita de todos os detalhes, o principal é não perder a cabeça na grande variedade de opções.

            Uma cozinha com fogão não vai agradar apenas a Emela. Essas opções são mais comuns em casas particulares ou chalés de verão; no entanto, em um apartamento na cidade, você pode encaixar essa "unidade" no projeto da cozinha. A criação de um estilo rústico implica a utilização apenas de materiais ecológicos, como o forro de madeira. A cozinha, repleta de cheiros de madeira e madeira crepitante, proporcionará uma sensação indescritível de conforto e relaxamento.

            Estilo country é um nome comum para todos os estilos rústicos (francês Provence, mediterrâneo, inglês shabby chic, americano e assim por diante).Uma característica é o envelhecimento leve, materiais naturais, cores pastel sem contrastes brilhantes, aspereza deliberada das texturas. Ripa cobre o teto, paredes, bancadas, elementos da área de trabalho.

            A cozinha de estilo escandinavo é leve, espaçosa e confortável. A regra principal da decoração é o minimalismo, razão pela qual a cor branca e os materiais simples como o forro são tão populares.

            O forro calmo parece adequado não só no teto.

            Finalmente, algumas soluções de interiores elegantes que não são adequadas apenas para a cozinha.

              Combinando de forma razoável o painel de revestimento da cozinha com outros elementos interiores, irá criar uma atmosfera de aconchego e conforto, que irá aproximar ainda mais as famílias.

              Para informações sobre como instalar o forro, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário