Como embainhar uma casa de madeira com tábuas por dentro?
Uma casa de madeira é sempre um conforto único e um ambiente indescritível. Para não perder essa mesma "naturalidade", muitas pessoas preferem embainhá-la por dentro com ripa. Um acabamento tão barato e de alta qualidade permitirá que você resolva vários problemas difíceis de uma vez. É bem possível embainhar uma casa com ripa por dentro e de forma independente, o principal é conhecer todos os segredos e sutilezas desse assunto.
Vantagens e escolha de forro
O forro atrai a muitos justamente por se tratar de um material natural, graças ao qual será agradável estar em casa. O material é totalmente seguro, não emite quaisquer substâncias nocivas, é relativamente barato e tem sempre uma boa aparência.
Além disso, com a ajuda deste material, muitos problemas podem ser resolvidos. Como este acabamento resiste perfeitamente a temperaturas extremas, durará muitos anos. Ao mesmo tempo, não se deforma e não perde sua aparência original. Graças a esse revestimento, o isolamento acústico é aumentado.
Além disso, é uma espécie de excelente isolamento que pode ser apreciado em seu verdadeiro valor na estação fria.
O forro é um material universal, pois é adequado para qualquer ambiente e para o revestimento não só das paredes, mas também do teto. Como esse tipo de material é muito durável, você precisa abordar sua escolha com conhecimento do assunto para que a decoração da casa sirva por muitos anos.
Ao escolher um material, preste atenção à sua classe. O material de primeira classe é, obviamente, o melhor. O forro Classe A também é uma matéria-prima de qualidade. O resto, "B" e "C", são de classe inferior e, portanto, não podem se orgulhar de tal qualidade ideal. Para decoração de interiores, recomenda-se escolher painéis com não mais de dezesseis milímetros de largura.
No entanto, lembre-se de que os painéis mais finos do que 12 milímetros podem ser muito frágeis.
O que mais você precisa prestar atenção é o tipo de madeira de que o revestimento é feito. Pode ser pinho, bétula, carvalho, freixo ou lariço. Todos eles são ótimos para decoração de paredes ou teto de interiores.
Se você preferir material de pinho, lembre-se de que, com o tempo, esse forro vai adquirir uma cor escura desagradável se não for coberto com um verniz ou tinta especial. O cinza é muito resistente a temperaturas extremas e é ótimo para ambientes com alta umidade. Quanto ao carvalho, este material não tem desvantagens óbvias.
A única coisa é o preço alto.
Estágio preparatório
O revestimento dentro de uma casa de madeira só é possível se todo o trabalho externo já tiver sido concluído. Uma casa de madeira, apesar de todas as suas vantagens óbvias, apresenta várias desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de iniciar os trabalhos.
Claro, em primeiro lugar, é alta umidade, o que significa o aparecimento de mofo e outros organismos prejudiciais. Portanto, antes de prosseguir com o revestimento, as paredes devem ser cuidadosamente preparadas.
O forro é sempre montado em paredes secas e perfeitamente planas.caso contrário, qualquer defeito prejudicará o resultado final de toda a obra.
Previamente, todas as paredes devem ser tratadas com um agente especial contra fungos e mofo. Para fazer isso, você pode usar antissépticos modernos, que são vendidos em qualquer loja de ferragens. Todas as paredes precisam ser processadas, apesar de não serem afetadas por mofo.
Se necessário, antes de instalar o forro, você pode isolar adicionalmente as paredes e cuidar do isolamento acústico adicional. Por exemplo, você pode usar um material à base de lã mineral ou um filme especial de barreira de vapor.
Qualquer isolamento ou folha especial deve ser sobreposto diretamente na própria parede. Você pode fortalecê-los usando um grampeador especial. As barras já precisarão ser fixadas em cima desse material, e não vice-versa.
Depois de preparadas as paredes, pode-se passar para a próxima etapa - a confecção da moldura, na qual o próprio forro será fixado em seguida.
A moldura pode ser de metal ou madeira. Se você planeja montar o forro verticalmente, as vigas do quadro devem ser montadas horizontalmente e vice-versa.
Recomenda-se a preparação prévia das venezianas, que serão a base da moldura. Escolha-os com até trinta milímetros de largura.
A moldura deve ser feita no mesmo plano, caso contrário o resultado final não irá agradar a você.
O primeiro trilho, independentemente de como o forro será fixado, deve ser instalado estritamente na vertical. Ao prender o trilho, por exemplo, usando parafusos autoatarraxantes, certifique-se de usar um fio de prumo. Para que todo o quadro seja feito em um único plano, você pode usar fios que precisam ser puxados entre as ripas. Guiado pelas roscas, você pode instalar facilmente o resto dos elementos da moldura.
Ao fazer a caixa, lembre-se que a distância entre as lâminas não deve ser maior nem menor que cinquenta centímetros. Depois de tudo pronto, a caixa deve ser tratada com um anti-séptico especial.
Então, a fase preparatória acabou. Em seguida, você deve prosseguir com a instalação do próprio forro.
Sutilezas de chapeamento
O revestimento dentro de uma casa de madeira pode ser horizontal ou vertical. Tudo depende do estilo que você deseja dar ao ambiente e, claro, da preferência pessoal.
No caso de você planejar montar o material de acabamento horizontalmente, recomendamos que você se lembre de uma regra simples. O espigão deve estar localizado na parte superior e a ranhura, respectivamente, na parte inferior. Isso permitirá que você evite problemas sérios se houver formação de umidade. Se a ranhura estiver localizada na parte superior, a água pode se acumular nela e, portanto, a deformação começará, e há um alto risco de mofo ou bolor.
É melhor iniciar a instalação do forro do teto ao chão, para que seja muito mais conveniente. Claro, o oposto também é possível. As ripas são fixadas umas às outras com pregos, que devem ser cuidadosamente cravados na ranhura. Tudo deve ser feito com muito cuidado para não danificar a superfície do próprio painel e não deformar a parede posterior da ranhura.
E você também pode pregar o material de acabamento com grampos especiais, que os profissionais chamam de "grampos". Esses suportes são geralmente fixados com parafusos auto-roscantes.
O primeiro painel deve ser montado a uma pequena distância do teto de cerca de um centímetro. Assim, haverá ventilação natural das paredes, o que ajudará a evitar a deformação do acabamento.
O mesmo recuo deve ser feito na parte inferior da parede.
Não vale a pena apertar o forro com força, pois deve haver uma lacuna quase imperceptível entre os elementos - um ou dois milímetros. Isso é necessário para que, em caso de alta umidade no ambiente, o revestimento não se deforme.
Depois que todo o forro é reforçado, segue-se a etapa final - é o reforço dos rodapés. Claro, isso só é necessário se você mesmo quiser. O rodapé pode ser no piso ou no teto. Tudo depende do tipo de design e estilo que você deseja dar ao quarto.
Os cantos externos e internos podem ser decorados com cantos especiais, que são feitos de madeira. Isso dará ao acabamento um look completo, além de ajudar a esconder imperfeições e imperfeições. As portas podem ser decoradas com platibandas.
Recomenda-se fazer o mesmo com as aberturas de janelas.
dicas e truques
Especialistas compartilham sua experiência na instalação de forro e é melhor seguir essas recomendações para um trabalho bem-sucedido do tipo faça você mesmo.
- Antes de iniciar a instalação do forro, recomenda-se deixá-lo aberto na sala por um dia. Assim, o material de madeira natural poderá se adaptar às condições do ambiente, adquirir a mesma temperatura, o que ajudará a evitar deformações. Se a instalação for feita na estação fria, o material deve ser deixado em ambientes fechados por pelo menos dois dias.
- Depois de concluída a instalação do próprio forro, vale a pena cuidar da sua proteção, ou seja, como cobrir o material por cima. O processamento do material de revestimento é uma parte indispensável do reparo. Assim, será possível proteger o forro de danos externos e não só. Você pode apenas envernizá-lo. E se for instalado em uma sala com alta umidade, é imperativo tratá-lo com um composto protetor.
- Antes de montar a estrutura, certifique-se de marcar as áreas onde os interruptores e soquetes estarão localizados.
- Depois de tratar as paredes com uma solução anti-séptica, espere até que seque completamente para só então continuar a trabalhar.
- Se a sala não precisar de isolamento, é perfeitamente possível usar vigas com menos de cinco centímetros de espessura para a moldura.
- Para que as cabeças dos pregos não prejudiquem a aparência do revestimento, é necessário martelar os pregos com uma ferramenta especial chamada doboinik.
Não ajuste as cabeças dos pregos em mais de três milímetros.
- Se houver necessidade de cortar o forro, é melhor fazer isso com a serra de metal mais comum. Escolha apenas uma ferramenta com dentes finos.
- No caso de a instalação do forro ser realizada em ambiente com alta umidade, recomendamos tratar todos os painéis com um verniz especial resistente à umidade. Os painéis só podem ser montados depois de o verniz estar completamente seco.
- Ao escolher um método de revestimento, lembre-se de que o revestimento da parede vertical é visualmente capaz de dar altura adicional ao ambiente, enquanto o revestimento horizontal torna o ambiente visualmente muito mais largo do que realmente é.
Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.