Como consertar o forro?
Hoje em dia, a gama de materiais de acabamento é muito diversificada. Produtos bonitos e de alta qualidade podem ser selecionados para trabalhos internos e externos. Separadamente, vale destacar um material tão popular como o forro. Hoje vamos considerar em detalhes como consertá-lo corretamente.
Peculiaridades
As instalações, com acabamento em materiais de madeira, parecem incrivelmente aconchegantes e hospitaleiros. É por isso que muitos compradores optam por essas opções de design.
Uma grande variedade de acabamentos pode ser usada para um acabamento tão atraente., de painéis de madeira especiais a laminados com efeito de madeira. No entanto, diferentes tipos de forro são reconhecidos como um dos mais populares e exigidos. Esse material não é incomum - é fácil encontrá-lo em lojas especializadas.
O forro de madeira de alta qualidade tem uma vida útil impressionante. De acordo com os fabricantes, esses produtos podem servir por 15-20 anos sem problemas, sem perder sua aparência original.
A durabilidade do forro depende em grande parte do cuidado adequado por parte dos proprietários da casa. Esses revestimentos devem ser tratados com compostos anti-sépticos especiais de vez em quando. Eles são necessários para proteger o material natural do aparecimento de fungos ou mofo. Não é segredo que a madeira é o "prato" preferido de vários insetos, mas com o uso de impregnações especiais, você pode esquecer esses problemas.
Via de regra, o revestimento é processado de maneira semelhante na fase de fabricação. Porém, com o tempo, o material ainda precisará de autocuidado. Felizmente, muitos produtos e vernizes adequados são vendidos em lojas que fornecerão ao revestimento excelente proteção contra fatores externos negativos.
Vantagens e desvantagens
O forro é legitimamente reconhecido como um dos materiais mais exigidos. O consumidor escolhe este acabamento porque não tem apenas um aspecto harmonioso e natural, mas também uma série de outras qualidades positivas.
- A principal vantagem do forro é o respeito ao meio ambiente. Atualmente, nem todo material de acabamento pode se orgulhar de tamanha qualidade. O forro não emite substâncias perigosas e nocivas, mesmo em altas temperaturas.
- O forro pode ter uma superfície perfeitamente lisa e agradável ao toque.
- Não é necessário envolver equipes profissionais de acabamento para instalar esses painéis de madeira. É perfeitamente possível prender esses materiais por conta própria, seguindo instruções simples.
- Muitos consumidores notam o agradável aroma amadeirado inerente a tais materiais de acabamento. Graças a esta propriedade, uma atmosfera indescritível é criada na sala.
- O forro de alta qualidade apresenta resistência a danos mecânicos e fortes impactos. Não é tão fácil quebrá-lo ou danificá-lo.
- O forro não é um material sujo, no entanto, se houver sujeira em sua superfície, você não precisará fazer muito esforço para removê-la.
- É importante notar as excelentes propriedades de isolamento térmico do forro. Uma sala em que esse acabamento está presente sempre manterá um microclima confortável.
- Além disso, o forro tem propriedades de isolamento acústico. Graças a esses materiais, a audibilidade de ruídos irritantes estranhos na sala é significativamente reduzida.
- Sob a ripa, você pode ocultar elementos não apresentáveis, como fios e várias comunicações.
- Esse acabamento pode ser usado não apenas em uma casa de campo ou de campo, mas também em um apartamento comum na cidade.
- A ripa pode ser usada para decorar não só as paredes, mas também o teto. Os tectos concebidos desta forma têm um aspecto esteticamente agradável e elegante.
Claro, o forro tem suas desvantagens. Você também deve se familiarizar com eles se quiser fazer referência a este material no projeto de sua casa.
- Para instalar o forro, muitas vezes é necessário um quadro. Na maioria das vezes, essas estruturas de montagem devem ser tratadas quando se trata de acabamento do teto. Além disso, você não pode prescindir de uma moldura se as paredes da sala forem muito desiguais e apresentarem diferenças perceptíveis.
- As desvantagens do forro incluem o fato de não ser à prova de fogo. Claro, essa qualidade pode ser corrigida se o material for processado com meios especiais, mas mesmo eles não farão essas matérias-primas 100% não inflamáveis.
- Com o passar dos anos, o forro pode mudar seus parâmetros geométricos. Na maioria das vezes, essas deformações ocorrem se os proprietários cuidaram incorretamente do acabamento ou o instalaram incorretamente.
- O forro não pode ser chamado de material barato. Além disso, muitos consumidores consideram-no bastante caro.
- Foi mencionado acima que é necessário cuidar periodicamente da ripa, tratando-a com compostos protetores especiais. A maioria dos consumidores considera esse recurso uma desvantagem.
Visualizações
Existem vários tipos de forro. Eles são feitos de materiais diferentes e têm características de desempenho diferentes. Vamos considerá-los com mais detalhes.
De madeira
O mais popular é o forro de madeira.
O processo de fabricação é bastante complicado e ocorre em várias etapas. A qualidade adequada de tal material de acabamento pode ser alcançada por apenas se você aderir estritamente a uma determinada tecnologia:
- primeiro, a placa afiada é preparada;
- depois é seco de uma maneira industrial especial;
- o trabalho posterior é realizado em ranhuras de serragem;
- em seguida, o forro de madeira é cuidadosamente polido;
- ao final de todos os processos de produção, os painéis resultantes são sempre classificados.
As propriedades do forro de madeira dependem muito do tipo de madeira de que é feito.
Aspen
As placas Aspen são diferenciadas por um tom claro. Praticamente não existem resinas em sua composição. Esses materiais apresentam boas características de isolamento térmico, por isso são frequentemente usados para decoração de interiores.
O forro de Aspen também pode ser instalado em banheiras ou saunas. É claro que, em tais casos, não se deve esquecer o processamento de alta qualidade do material para que não apodreça.
De abeto
Via de regra, o abeto do norte é usado para a fabricação de forro. Possui uma madeira bastante densa e dura. Esses materiais de acabamento podem ser usados para decorar não só as paredes da casa, mas também o teto.
O forro de abeto não tem medo de umidade e umidade. No entanto, deve-se ter em mente que com o tempo muda de cor e escurece.
Pinho
O forro de pinho é um dos mais comuns. É barato, mas tem excelente qualidade, por isso muitos consumidores o escolhem.
O forro de pinho distingue-se por uma bela estrutura natural, que também se torna mais escura com o tempo.
Carvalho
O forro de carvalho é caro, mas isso não afeta sua popularidade de forma alguma. Esse material de acabamento não está sujeito a deterioração e é fácil de processar.
As principais vantagens do forro de carvalho são sua incrível cor e estrutura.Com a ajuda desses acabamentos, você pode transformar o interior, tornando-o mais rico e sólido. Os especialistas dizem que o forro de carvalho deve ser manchado e decapado.
Hardwood
O forro feito de madeira de lei praticamente não emite resinas e tem baixa densidade. Graças a estas características, pode ser utilizado com segurança no revestimento de uma banheira ou sauna.
O forro de madeira pode ter diferentes seções transversais.
- Padrão. Esses painéis são equipados com um sistema de travamento macho e fêmea padrão. Como regra, as espigas no forro são sempre ligeiramente mais curtas do que as ranhuras. Isso é necessário para que quando a madeira estiver secando fortemente, o material não se deforme. Painéis com seção transversal padrão têm bom isolamento acústico e térmico.
- "Calma". Caso contrário, os painéis com tal seção são chamados de "agricultores coletivos". Eles têm cantos externos arredondados. Esses materiais parecem muito limpos e organizados.
- Forro Euro. Esses tipos de forro de madeira têm uma ranhura mais longa, o que faz com que a superfície adquira uma aparência completamente diferente.
- Linha suave. Esses materiais de acabamento também têm chanfros arredondados e uma ranhura longa.
Além disso, o forro de madeira é dividido em classes.
- "UMA". Esta classe inclui painéis de alta qualidade. Pequenos nós às vezes são visíveis em sua superfície, mas eles não caem. Além disso, nesses materiais, você pode encontrar várias pequenas rachaduras e rachaduras. Forro classe "A" pode ser usado com segurança para decoração de interiores.
- "V". As pranchas desta classe têm um comprimento de 1,5 m. Não podem haver mais de 3-4 nós em sua superfície. Além disso, esses tipos de revestimento têm pequenos bolsos de resina e fendas cegas. Os especialistas não recomendam o uso de tais materiais para revestimento interno.
- "COM". Os materiais desta classe não são de alta qualidade. Via de regra, eles são usados para decorar edifícios externos para os quais o design não é tão importante. Em tais lâminas, nós visíveis podem cair e através de fendas estão freqüentemente presentes. Sua cor está longe do padrão.
- "Extra". O forro da classe "Extra" é um material de acabamento ideal. Não há defeitos na superfície de tais painéis.
Metal
Em vez de madeira, você pode usar forro de metal. Na maioria das vezes, esses materiais de revestimento são usados quando é necessário arranjar uma base, que está em condições de alta umidade. Esses painéis não têm medo de influências externas negativas e protegem deles a base sobre a qual são instalados.
Muitos consumidores optam pelo revestimento metálico, pois tem uma vida útil quase ilimitada. Ela não necessita de cuidados complexos e regulares, o que demonstra sua despretensão.
A vantagem do revestimento de metal é que ele é apresentado em um espectro de cores muito rico. Além disso, este material de acabamento pode ter uma textura diferente.
A vantagem dos painéis de metal é que eles não são inflamáveis e não suportam combustão. Os revestimentos de madeira populares não podem se orgulhar de tais qualidades.
Esses materiais também são ecológicos. Eles não contêm compostos perigosos que são prejudiciais à saúde humana. Você pode instalar o forro de metal com suas próprias mãos. Além disso, este material pode ser montado tanto na parede quanto no teto.
Plástico
Se os tipos de revestimento de metal e madeira parecerem muito caros para você, procure opções de plástico mais acessíveis. Esses revestimentos são feitos de cloreto de polivinila. Este material é seguro para a saúde humana, portanto não há necessidade de se preocupar com o bem-estar dos membros da família.
Como regra, a largura do forro de PVC é de 10 cm. Os elementos de madeira têm parâmetros semelhantes. Além disso, os painéis de plástico podem ser usados não só para o interior, mas também para a decoração exterior da casa.
O forro de plástico não é apenas monocromático, mas também multicolorido. Em algumas lojas, você pode encontrar materiais mais originais com estampas ou padrões interessantes. Painéis que imitam madeira natural são especialmente populares hoje em dia.
Para a decoração exterior, recomenda-se o uso de um forro especial resistente ao gelo. Para sua fabricação, utiliza-se um plástico especial, complementado com os aditivos necessários. Esse material de acabamento tolera facilmente baixas e altas temperaturas.
O forro de plástico para uso externo não pode se orgulhar de uma seleção tão ampla de cores diferentes. Aqui, como regra, são utilizadas opções monocromáticas em tons suaves, bem como revestimentos semelhantes a madeira.
As vantagens do revestimento de PVC incluem:
- propriedades de isolamento térmico e acústico;
- segurança contra incêndios;
- resistência a altas temperaturas;
- não suscetibilidade a danos mecânicos;
- permeabilidade à umidade;
- peso leve;
- custo democrático (especialmente quando comparado com materiais naturais de madeira);
- despretensão.
A ripa de plástico não precisa de manutenção regular, usando meios caros. Além disso, a sujeira e a poeira são facilmente removidas dele.
Preparando as paredes
Antes de instalar o forro (principalmente se for de madeira), é necessário preparar adequadamente as paredes. Após a compra, o próprio forro deve ser colocado em uma sala seca por pelo menos um dia. Lá ele deve se assentar e se adaptar à temperatura ambiente. Só então você pode começar a cortar o material de acabamento para dar o comprimento desejado. Se você negligenciar essa etapa do trabalho, os painéis não ficarão muito presos uns aos outros.
Quanto às próprias paredes, elas deverão fornecer uma boa barreira de vapor. Para fazer isso, primeiro você precisa pregar as ripas nelas. A sua largura não deve ser inferior a 3 cm. Estes elementos devem ser pregados em incrementos de 1 m. A seguir é necessário retirar uma película de polietileno, folha ou material de cobertura e instalar nas ripas fixas. Pequenos orifícios devem ser feitos na parte superior e inferior da barreira de vapor para garantir uma melhor ventilação.
Esta etapa não pode ser considerada estritamente obrigatória, mas os especialistas recomendam utilizá-la em ambientes com alto nível de umidade externa.
Em seguida, você precisa construir uma caixa de alta qualidade para ripas de madeira. As ripas com secção de 20x40 cm devem ser aparafusadas com uma chave de fendas. Observe um passo de 40-50 cm (horizontalmente). Sempre verifique se todas as peças estão instaladas corretamente usando o nível de montagem.
Com a ajuda de ripas, pode-se nivelar qualitativamente a parede antes de instalar o forro. Desta forma, as placas serão muito mais fáceis de fixar na base. Além disso, essa moldura também deve ser montada de forma que a folga entre o teto e a guarnição de madeira seja ventilada.
Se as paredes não tiverem uma superfície plana, então algo deve ser colocado sob a caixa. Você também pode construir sarrafos mais grossos. Uma folha de compensado, um bloco de madeira ou uma cunha de montagem são melhores para o apoio. O torneamento deve ser fixado com parafusos auto-roscantes longos e pregos de cavilha. As ripas inferiores deverão recuar 5 cm do chão, pois nesta área haverá um pedestal. Deverá ser feito o mesmo recuo na parte superior da estrutura, pois também haverá um pedestal, mas já será um forro.
O ripado deve ser montado em torno das aberturas das portas ou janelas. Essas estruturas são feitas não apenas de madeira, mas também de metal ou plástico.
Se você não instalou uma barreira de vapor na base, a caixa deve ser montada diretamente na parede. Se estiver presente:
- se as ripas às quais a barreira de vapor foi fixada forem fixadas verticalmente, os detalhes da caixa devem ser instalados horizontalmente e vice-versa;
- a fixação das ripas às lâminas sobre as quais se encontra a camada de barreira de vapor deve ser feita com parafusos auto-roscantes longos.
O isolamento deve ser colocado nas "janelas" aparecidas. Os especialistas recomendam comprar lã mineral para isso. O isolamento deve ser fixado com longarina de polipropileno para que não encolha com o tempo.
Outra camada de barreira de vapor pode ser colocada no isolamento. Deve ser fixado com o lado áspero à camada isolante.
Instrumentos
Para a instalação da moldura e revestimento da parede, você deve ter os seguintes dispositivos:
- Chave de fenda;
- perfurador com os acessórios necessários;
- nível de construção;
- martelo;
- malho;
- quebra-cabeças;
- grampeador elétrico;
- cantos de madeira;
- parafusos auto-roscantes;
- arma de montagem;
- unhas;
- perfil (para o quadro);
- grampos.
Métodos de montagem
No total, existem duas opções principais de fixação do forro. Eles diferem uns dos outros nas direções. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Vertical
A fixação vertical do forro é feita da seguinte forma:
- A parte inicial é instalada no canto. Para fazer isso, use pregos, que ficam escondidos sob um canto decorativo. Se você não tiver este item, você pode simplesmente "arrancar" os chapéus com cortadores laterais. Insira os pregos com o máximo de cuidado e cuidado possível.
- Sempre verifique se você está colocando o forro na vertical - qualquer erro pode fazer com que as próximas lamelas fiquem cada vez mais dobradas.
- A parte fixa deve ser fixada com grampos. Depois disso, você pode prosseguir com a instalação das lamelas restantes. No entanto, eles devem primeiro ser inseridos nas ranhuras e só depois fixados.
- A cada 5 elementos, é necessário verificar a regularidade da superfície por meio de um nível e um fio de prumo.
- A lamela final deve ser lixada nas dimensões exigidas.
Horizontal
Para colocar o forro de forma horizontal, as seguintes regras devem ser observadas:
- Neste caso, as lamelas devem ser fixadas a partir do teto. A ranhura deve apontar para baixo. Se o acabamento parecer um tronco arredondado, deve ser instalado com a ranhura para cima para ocultar os pontos de encaixe.
- As peças devem ser fixadas umas às outras de acordo com o mesmo princípio do método de instalação vertical. Deve-se ter em mente que para uma fixação mais confiável, as tábuas devem ser desmontadas com matrizes.
- Descendo gradualmente de cima para baixo, será muito mais cómodo fixar todas as lamelas com a ajuda de tachas. É muito importante martelar de forma a não danificar a parte frontal do forro.
Cálculo da quantidade de material
Ao escolher um forro, você precisa descobrir a quantidade de material de acabamento necessária. Via de regra, o custo das lamelas de madeira é indicado em metros quadrados (menos frequentemente em metros cúbicos). No entanto, um cálculo matemático elementar neste caso não funcionará, uma vez que a quadratura será influenciada por parâmetros como o comprimento das lamelas, a altura dos pisos da casa, as dimensões das portas e aberturas das janelas.
Existem duas maneiras de ajudar a calcular o número de revestimento.
- Intuitivo. Seguindo este método, você deve calcular o perímetro da área da superfície que planeja aparar com lamelas. A partir daqui, você precisa calcular as dimensões das aberturas. Adicione 10-30% de resíduos ao resultado. Este método de cálculo é simples, mas não o mais preciso.
- Matemático. Este método de cálculo é mais escrupuloso. Para tal, é necessário contar as lamelas uma a uma, tendo em conta o seu comprimento e largura, bem como as dimensões das aberturas. Para o cálculo, o parâmetro comprimento da superfície deve ser dividido pela largura da lamela. Assim, você pode determinar o número necessário de forro. Como resultado de todos os cálculos, será possível obter um valor bastante preciso. Nesse caso, não mais do que 10% podem ser descartados.
dicas e truques
Se você decidir embainhar as paredes da casa com tábuas com suas próprias mãos, então você algumas recomendações simples devem ser seguidas:
- Durante a instalação, certifique-se de que nenhuma lacuna feia permaneça entre as lamelas. Você pode evitar esses defeitos se monitorar constantemente o nível de disposição do material.
- Ao calcular a quantidade necessária de material, não se esqueça de elementos como portas e janelas. Você precisa construir uma estrutura em torno deles. As pistas do forro também podem ser construídas com suas próprias mãos. O principal é respeitar os parâmetros dimensionais corretos.
- Se você quiser refrescar a atmosfera, precisará formar várias imagens geométricas no chão com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa aderir a várias opções de layout das lamelas de uma só vez.
- No inverno, não é recomendável colocar o forro nas paredes. É melhor adiar esse trabalho até o verão ou a primavera, para que o material não sofra deformação.
- Se você escolheu um forro para acabamento, que tem a forma de um tronco arredondado, deve instalá-lo com a ranhura para cima. Isso é necessário para ocultar a junção de peças individuais.
- Muitos usuários têm certeza de que o forro só pode ser montado em um perfil de metal. É claro que essas estruturas podem ser usadas, mas são mais adequadas para os casos em que os pisos da sala apresentam irregularidades e diferenças muito fortes.
- O estofamento diagonal das paredes com ripa parece original. Deve ser feito sobre uma estrutura em que as estantes fiquem mais próximas umas das outras.
- Após a instalação, o forro precisará de manutenção regular. Para fazer isso, você vai precisar de um primer para madeira, compostos anti-sépticos, bio óleo, verniz alquídico, antipirina, que forma uma camada refratária e outras substâncias semelhantes. Segundo especialistas, o processamento do forro deve ser feito antes de sua instalação direta.
- Ao escolher um material adequado, preste atenção à sua classe, pois é recomendável embainhar os aposentos com algumas ripas e os anexos com outras. É claro que, para o revestimento interno, é melhor usar materiais da mais alta qualidade da classe "extra".
- Compre todas as ferramentas de que você precisa com antecedência. Os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados com uma chave de fenda, pois isso levará um tempo mínimo. No entanto, não se esqueça de ter cuidado. Trabalhe com cuidado para não danificar o material de acabamento.
- Em áreas com alta umidade, o revestimento deve ser colocado de forma que as lamelas não entrem totalmente nas ranhuras. Graças a esta técnica, o material não sofrerá deformações.
- Não bata nas ranhuras com um martelo. Isso pode levar a uma grave deterioração do material.
O método de prender um forro de madeira em diferentes tipos de kleimers é descrito no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.