Forro de lariço: prós e contras
Vários tipos de madeira são utilizados como matéria-prima para a fabricação de materiais de construção, já que a naturalidade proporciona uma longa vida útil ao produto, desde que devidamente cuidados. As matérias-primas naturais são mais procuradas por consumidores e desenvolvedores, incluindo empresas estrangeiras e nacionais.
Peculiaridades
O larício siberiano para a produção de madeira serrada começou a ser adquirido não há muito tempo - anteriormente, as variedades de coníferas eram muito procuradas. No entanto, devido ao seu excelente desempenho e apelo estético, o larício se tornou muito popular. Hoje, o forro feito com este tipo de madeira é um material de construção muito utilizado na decoração de interiores e exteriores de diversos locais.
Vantagens
As características positivas dessas matérias-primas incluem uma série de suas propriedades únicas, devido às condições específicas em que a árvore cresce.
A presença de goma na matéria-prima enriquece a madeira e confere-lhe propriedades especiais.
- Resistente à decomposição e aos efeitos nocivos dos microrganismos. A bioestabilidade é a mais alta em comparação com outros tipos de madeira usados na produção.
- Para a maioria dos insetos, a goma é perigosa, por isso não prejudica a madeira. É por isso que os produtos não requerem tratamento químico obrigatório contra pragas, o que é uma necessidade para muitos outros materiais.
- O material não sofre deformações devido à umidade, o que possibilita a utilização do lariço no arranjo de saunas e banhos. Além disso, o lariço é a única madeira que não perde suas qualidades na água, mas, ao contrário, torna-se ainda mais forte.
- Está comprovado que os vapores que a madeira liberta durante o seu funcionamento têm um efeito benéfico na saúde humana - aumentam a imunidade, reduzindo o risco de constipações frequentes. Os fitoncidas também saturam o microclima interno com propriedades anti-sépticas e um aroma agradável e delicado.
Além das características inerentes ao larício devido à sua composição, o material apresenta muitas outras vantagens.
- Um alto nível de resistência do produto, que consiste nos seguintes dados: tração e compressão, flexão ao longo das fibras da madeira, dureza e outras características. É por estes indicadores que difere significativamente do pinho e do cedro, uma vez que é muito semelhante nas características anteriores à madeira de carvalho, que é o material mais durável.
- Excelente nível de resistência ao fogo, que ultrapassa o dobro do nível semelhante de resistência ao fogo do pinho.
- A aparência atrativa da madeira, mesmo quando comparada ao bordo ou faia, resulta em uma excelente visualização das camadas da madeira quando do corte transversal. Graças a esta característica, o piso de lariço é visualmente muito semelhante ao carvalho canadense. Além disso, o larício não fica azul com o tempo.
- Longa vida útil dos produtos.
- Alto desempenho de isolamento térmico, o que permite que o forro proporcione frescor no período quente e mantenha-se aquecido no inverno.
- O esquema de cores do material tem muitas opções diferentes, tornando muito fácil escolher a tonalidade desejada para trabalhos em exteriores ou interiores.A paleta inclui 12 cores que variam de tons claros de ouro a marrom avermelhado.
- A idade da madeira só aumenta as qualidades positivas das matérias-primas, e a cor natural agrada com a sua nobreza, pelo que não há necessidade urgente de a corrigir com o auxílio de composições corantes.
Pode-se preservar a tonalidade natural do forro de lariço processando produtos com óleos especiais ou ceras para madeira, e pode-se definir a tonalidade desejada com composições de corantes à base de verniz.
desvantagens
As desvantagens da raça incluem duas características muito subjetivas e condicionais.
- O alto custo dos produtos. O forro e outras madeiras de lariço exigirão custos de aquisição impressionantes; no entanto, a durabilidade e os excelentes indicadores de qualidade das matérias-primas mais do que compensam essas despesas.
- Má qualidade do produto devido a erros no processamento e secagem do material. Isso se deve ao fato desse tipo de madeira ser uma matéria-prima resinosa, o que exige estrita aderência ao processo produtivo com ferramenta especial, pois a secagem adequada reduz o risco de rachaduras da matéria-prima.
Variedades
A gama de aplicação do revestimento de lariço é bastante impressionante - inclui a decoração externa e interna de edifícios e instalações para diversos fins. Portanto, com base no escopo do material, seus principais tipos podem ser distinguidos.
O forro, na verdade, é uma placa de revestimento com uma espessura de produto de cerca de 20 mm. Possui uma crista, constituída por um espigão e uma ranhura, graças à qual as tábuas se unem umas às outras. A produção dos produtos é feita a partir do beneficiamento da madeira com fresadoras e desbastadoras, e o nível de umidade é definido por meio de secagem técnica.
Os produtos são divididos em classes com base na qualidade do produto acabado.
Existem variedades disso:
- calma;
- placa escovada;
- forro do euro;
- casa de bloco;
- Americano.
Forro calmo
O primeiro tipo é uma barra convencional. As características do dispositivo do perfil do forro calmo permitem finalizar com o mínimo de juntas. Os produtos pintados com uma composição especial cabem perfeitamente no interior de qualquer divisão, graças ao qual o forro sereno pode ser visto em vários usos: acabamento de portas de garagem, como tábua de parquete, disposição de caixilhos de janelas.
As vantagens deste tipo de madeira são as seguintes características:
- largura impressionante do produto, o que reduz o número de juntas na superfície;
- brevidade dos produtos em combinação com outros materiais;
- a capacidade de trabalhar com premissas fora do padrão;
- a presença de reentrâncias na parte posterior da placa, que proporcionam ventilação e saída de condensado;
- cobertura uniforme da parte frontal;
- conveniência e facilidade de instalação.
Se desejar, usando ferramentas especiais, você pode definir um relevo interessante para o revestimento.
Requisitos muito estritos são impostos à produção de calmaria de forro. De acordo com a nota, o material é dividido nas classes A, B, C, “Prima” e “Extra”. Essa separação depende da presença de nós, rachaduras, bolsas de resina, defeitos de processamento e outros indicadores. Avaliações de consumidores indicam que o grau Extra é de qualidade superior em comparação com outras classes de produtos.
Forro escovado
O forro escovado destaca-se por sua textura peculiar: a parte frontal do cartão possui uma superfície em relevo, devido ao qual a atratividade do revestimento feito com este material aumenta muito. Começou a ser utilizada para trabalhos de acabamento há não muito tempo, mas graças à sua textura peculiar e ao uso de tecnologias especiais, pode receber uma textura pronunciada com imitação de um efeito 3D. Para conformar a superfície utiliza-se pincel, patinação, envelhecimento com cera e tinta.Você pode definir a textura do material com suas próprias mãos, mas vale a pena considerar que escovar o lariço é um processo bastante trabalhoso.
Esses produtos são populares como decoração de interiores para quartos nos estilos retro, country e provençal. Eles também são usados para estruturas e salas para diversos fins: terraços, escritórios, salas de estar.
Forro Euro
O forro Euro é produzido em equipamentos modernos, o produto é muito procurado devido à sua geometria correta. Os produtos diferem dos americanos no tamanho: via de regra, estes são produzidos em tamanho menor. O forro Euro "Extra" é popular devido à superfície lisa polida, que não possui nós ou quaisquer outros defeitos.
Grau C
O grau C pode incluir nós e rachaduras superficiais, às vezes com manchas contrastantes. Mas, apesar de essa série ser a última aula, essas pranchas são perfeitas para decorar várias salas ou edifícios, por exemplo, na decoração de gazebos. Normalmente, o lariço é armazenado e transportado em embalagens de filmes protetores, que proporcionam proteção contra umidade e sujeira, mantendo a aparência adequada dos produtos.
americano
A mulher americana destaca-se pela configuração em cunha, pela qual, depois de concluída a instalação, se instala o efeito de sobreposição de produtos. Esta característica aumenta a vida operacional do acabamento, uma vez que a confiabilidade das juntas dos elementos protege contra os efeitos destrutivos de fatores externos. O americano é considerado uma opção ideal para decoração de paredes externas de casas. Quando a questão sobre a escolha da madeira para revestimento de parede é decidida em favor do forro americano, é imperativo levar em consideração o grau da madeira: quanto maior o grau, melhor será a qualidade. A classe "Extra" de forro de lariço é considerada da mais alta qualidade.
Casa de bloco
Uma casa de bloco é uma tábua usada com mais frequência para decoração de exteriores, enquanto os produtos têm uma frente semicircular. Esta configuração permite criar uma imitação de alta qualidade de um tronco arredondado. Um edifício decorado com tal forro parecerá luxuoso, já que o design externo se assemelha a um acabamento de moldura de madeira.
A casa de bloco é usada com sucesso não apenas para revestir as paredes externas de casas de campo. - os painéis são usados para decorar as empenas dos edifícios em combinação com outros materiais, bem como as superfícies internas das casas: paredes e tetos. Para o interior de instalações feitas em estilo rústico, esse forro será útil. O forro da casa de blocos de lariço fornecerá isolamento térmico e acústico no ambiente. Recomenda-se processar adicionalmente o material que será usado para trabalho externo com um composto especial - isso aumentará a vida útil dos produtos e os protegerá da umidade e da radiação ultravioleta.
O lariço não é uma espécie de madeira valiosa, portanto, em comparação com os produtos de carvalho ou mogno, seu custo é mais acessível. No entanto, o apelo estético e a excelente qualidade não são inferiores aos análogos de produtos mais caros.
A confiabilidade e durabilidade do lariço siberiano foram comprovadas ao longo dos anos e da históriaUma vez que as estacas feitas deste tipo de madeira servem como uma espécie de fortificações para vários tipos de estruturas em Veneza, os pisos de parquete do Palácio Sheremetyev e muitos outros edifícios significativos foram feitos dessa madeira.
Dimensões (editar)
O forro calmo na maioria das vezes tem as seguintes dimensões:
- espessura - 14 mm;
- largura - 85-140 mm.
Em pedidos individuais, alguns fabricantes fabricam produtos com espessura de 20 mm.
O revestimento europeu e os produtos escovados são feitos de acordo com dois padrões: Europeu e doméstico. A primeira norma define os parâmetros do produto: comprimento - 0,4-6 m, largura 80-140 mm com espessura de 12,5 mm.
Com base no tamanho, torna-se óbvio que o forro é dividido em comprimento em dois tipos: longo, mais usado para acabamento, e curto, que é recomendado para lixar beirais de telhado.
O larício americano, como material de construção e revestimento, é produzido em versões grandes e pequenas. Os painéis pequenos têm uma largura de 0,6 a 0,9 mm, com uma espessura de nervura estreita de 14-20 mm e uma larga - 22-28 mm.
A visão ampla tem as seguintes dimensões: largura - 0,9-1,4 mm com uma espessura de nervura estreita de 16 a 28 mm e uma largura - 28-40 mm.
A casa de lariço é feita com uma espessura de produto de 28 mm, uma largura de 135 mm e um comprimento de 2 a 4 m. As dimensões podem variar dependendo do fabricante.
Conhecendo as dimensões do tipo de produto selecionado, pode-se escolher a opção de acabamento mais adequada, fazendo um cálculo preliminar do material necessário.
Exemplos de edifícios acabados
O forro há muito destruiu os estereótipos relacionados a afirmações errôneas de que o material é supostamente uma opção aceitável apenas para o acabamento de edifícios rurais. Hoje, o forro, especialmente de lariço siberiano, tornou-se uma matéria-prima de design popular, amplamente usada para criar o interior e o exterior de edifícios residenciais e públicos.
Design da sala, cujas paredes e teto são revestidos com tons claros calmos de ripa, irá criar uma atmosfera de espaço livre e arejado, apesar da presença de móveis e paredes. Uma solução interessante seria um projeto semelhante para casas de dois andares decorando a superfície do teto com caixões de madeira e um lustre enorme.
Uma varanda ou terraço coberto, onde a decoração é feita com ripas de cor escura em combinação com móveis de vime, feitos para combinar com as paredes e o teto, vão dar ao interior um estilo rústico que vai te aquecer com o aconchego e o calor da decoração do ambiente com produtos naturais e ecológicos.
Para informações sobre onde você pode usar o forro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.