Características do forro de tília
É costume decorar os quartos com madeira desde os tempos antigos. Antigamente, os materiais naturais eram a única opção possível para decoração e construção. Agora, eles foram substituídos por várias soluções com maior desempenho e uma série de opções de design. Mas a demanda por acabamentos em madeira ainda não está perdendo espaço. A tília é um tipo de árvore muito comum em nosso país. Quais são suas características e vantagens como material de acabamento serão discutidas a seguir.
Peculiaridades
O forro é um tipo de placa para cobertura de salas. Não muito tempo atrás, houve um período de popularidade frenética da decoração de tábuas de casas, quartos, sacadas, varandas e vários gazebos. Agora, com o desenvolvimento da indústria da construção, os projetistas esfriaram um pouco em relação a esse tipo de acabamento. Mas há cômodos na casa, em que as tábuas de acabamento serão a melhor opção para decoração. Em primeiro lugar, trata-se de banhos, saunas e salas de vapor.
A escolha de uma árvore como a tília para decoração é muito relevante. As pessoas que gostam da medicina tradicional sabem há muito tempo sobre as propriedades curativas da flor de tília e do mel. Mas, para a madeira, propriedades valiosas também são características. As características qualitativas permitem a utilização de forro de tília tanto para a decoração externa como interna de edifícios.
Abaixo estão as vantagens das placas de revestimento de tília.
- Estrutura. Em termos de aproveitamento para construção civil e móveis, a tília é uma excelente opção. Por sua natureza, o tronco contém poucos defeitos naturais. Os produtos são uniformes, visualmente perfeitos, lisos e com mínimo relevo. Isso adiciona conforto à decoração interior dos banheiros.
- Densidade. Em banheiros com sistema de aquecimento, ventilação e troca de ar devem ser fornecidas para evitar o superaquecimento do meio. Os revestimentos de paredes e pisos também não devem ficar muito quentes. A este respeito, a tília, que tem uma estrutura solta, encaixa-se perfeitamente (o valor da densidade está dentro de 530 kg / m3).
- Espectro de cores. As qualidades da madeira afetam os tons naturais. Em geral, as tábuas de cal são claras, variando entre o amarelo e o marrom. Algumas espécies podem ser quase brancas com um tom quente. É conveniente para uso em pequenos banhos e quaisquer outras instalações.
- Características naturais. No uso de madeira, geralmente é muito inconveniente liberar resina quando aquecida. Em altas temperaturas, a resina pode queimar a pele e danificar irreparavelmente o tecido, aderindo a ele e aderindo à estrutura do tecido. No caso da tília, o risco é mínimo devido ao seu baixo teor de resina. As propriedades curativas acima mencionadas do forro também se manifestam quando aquecido. As pranchas estão cheias de óleos essenciais, que vão saturar com os seus vapores a atmosfera da sauna e, literalmente, curar certas doenças, por exemplo, constipações ou doenças da nasofaringe e brônquios. E, em geral, estar em um ambiente com cheiro agradável e com um aroma adocicado natural relaxa e tonifica, e também alivia o estresse.
- Características operacionais. O revestimento Linden pode suportar altas temperaturas e mudanças repentinas, bem como altos níveis de umidade. Para salas de vapor e banhos, isso é muito importante, pois lá as temperaturas chegam a 140 graus e o nível de umidade é superior a 90%. A durabilidade da placa nos permite esperar por sua longa vida útil.Os tipos de forro mais baratos são capazes de não perder suas qualidades por 10 anos. Os tipos de materiais Elite, combinados com os devidos cuidados e limpeza, duram até 30 anos. Com o tempo, o acabamento começa a escurecer, mas isso também pode ser corrigido com processamento adicional.
- Outra vantagem indiscutível do revestimento de tília é a simplicidade de sua implementação. Mesmo um finalizador não muito treinado será capaz de fazer o trabalho no nível adequado sem muita dificuldade.
Com toda a gama de vantagens, qualquer material tem suas desvantagens.
- Como qualquer árvore, o forro pode sofrer a influência de microorganismos, especialmente em ambientes com muita umidade. Mofo e bolor podem se tornar um problema enorme e difícil se o tratamento antibacteriano não for feito a tempo.
- Sob a influência de fatores externos e da proximidade de estruturas metálicas, a madeira escurece com o tempo.
- Em comparação com outras espécies de árvores, o material da tília custa várias vezes mais.
- A única maneira de economizar dinheiro é usar as pequenas dimensões das placas, mesmo em uma sala grande, combinando-as entre si em diferentes direções. Mas com o seu respeito pelo ambiente e segurança, este tipo de acabamento continua a ser o mais adequado para um banho.
Variedades
Durante o processamento, é impossível selecionar apenas placas perfeitas. Portanto, é comum classificá-los em função da qualidade da superfície. A diferença de variedades é típica de qualquer forro, tanto de tília quanto de outras espécies de árvores.
Existem 4 divisões no total.
- Variedade "Extra". Este é um forro de primeira classe. Não há defeitos, rachaduras ou lascas. É impossível fazer muitas dessas pranchas de uma árvore, então as seções da mais alta qualidade são selecionadas e emendadas para aumentar a quantidade de materiais. A categoria premium tem o custo mais alto e é usada para o acabamento de casas e chalés de luxo. Na hora de comprar é necessário conferir todo o lote de materiais, pois um vendedor inescrupuloso pode misturar os de melhor qualidade com os de menor qualidade. O forro extra é transportado com extremo cuidado, evitando danos. Às vezes, é emitido do depósito já embalado em uma folha de vácuo. A placa não requer ajustes, é fácil de prender e todos os fixadores são normalmente fornecidos com o material. Para proteção adicional e melhoria das propriedades decorativas, a superfície das placas é adicionalmente envernizada, o que requer cuidados adicionais na manutenção e instalação.
- Nota A". Não muito diferente do mais alto. Alguns produtos de diferentes qualidades de diferentes fabricantes podem competir em qualidade uns com os outros. O primeiro grau permite pequenos defeitos. Se houver fissuras, não podem ser atravessadas, têm um comprimento não superior a 10 cm e ocupam uma parte insignificante da superfície do cartão. No caso da presença de nós, certos requisitos também se aplicam a eles. O diâmetro não deve ser superior a 15 mm, elementos de cor clara. O nó não deve cair. O forro Classe A deve estar livre de descoloração e apodrecimento. A superfície das placas também é envernizada ou encerada para dar um brilho natural.
- Série b". O forro é de qualidade ainda inferior. Os defeitos começam a chamar sua atenção. Pode haver rachaduras, lascas de até 5 centímetros de tamanho dentro de 1 metro linear da placa. Além disso, a superfície pode conter áreas azuis não superiores a 10%, nós escurecidos com um diâmetro não superior a 15 mm e luz normal não superior a 20 mm. Pode haver no máximo 1 nó por rm do produto. Nós soltos e podres não são permitidos. Quanto às fissuras oscilantes, as fissuras passantes não devem exceder 30 cm de comprimento, enquanto as fissuras ao longo das fibras não podem ter mais de 5 cm de comprimento e 1 mm de largura. As áreas com escurecimento não podem ultrapassar 10 por 20 cm. A presença de podridão é possível, mas não mais do que 10% da placa por 1 rm. As desvantagens do processamento das bordas de contorno não devem interferir na instalação dos produtos. O aspecto decorativo do forro pode ser dado pintando-o em tons escuros para velar os defeitos.A única vantagem dessa opção é seu preço razoável.
- Terceira série. A qualidade mais baixa do forro com defeitos visíveis e pronunciados: fissuras profundas, queda de nós, escurecimento, elementos mal unidos, resina saliente. Adequado para decoração econômica de instalações que requerem paredes de madeira. Para dar uma aparência aceitável, é necessário ajustar as placas e depois pintar.
Além da classificação padrão, uma subespécie separada pode ser distinguida - eurolining. Os fabricantes da Europa cuidaram dos benefícios adicionais desse acabamento redesenhando as placas. A ranhura, neste caso, é mais profunda do que nos produtos convencionais e os pentes são mais longos. Para proteger ao máximo o revestimento de umidade e vapores, canais adicionais são feitos nas placas. O preço do revestimento em euros excede qualquer produto de alta qualidade.
Mesmo com um material bem estudado como a madeira, os fabricantes buscam desenvolver novas tecnologias. Graças a essas tentativas, apareceu madeira tratada termicamente. Sua produção é realizada por diversos métodos: exposição a vapor aquecido em temperaturas de até 200 graus, processamento sob pressão, exposição a gases inertes e óleo vegetal nas placas. O resultado final é que o forro é aquecido. As resinas evaporam, os produtos se tornam mais duráveis e menos higroscópicos. A placa térmica é um produto do mais alto nível. As suas características de qualidade permitem definir a vida útil de 50 a 100 anos sob quaisquer influências externas. O único ponto negativo é o alto custo do material.
Dimensões (editar)
No mercado você encontra forros em diversos tamanhos. A principal diferença é entre os produtos nacionais e o forro do euro. As dimensões mais comuns para fabricantes locais são placas com espessura de 12 a 40 mm, com larguras variando de até 150-200 mm. O comprimento começa a partir de 200 mm e chega a 6 metros. No caso dos produtos europeus, tudo se limita estritamente a vários tipos: três tipos de espessuras - 13, 16, 19 mm, largura - 80.100, 110, 120 mm, comprimento até 6 metros.
O comprimento da prancha é o que mais varia. Isso pode ser explicado pelo menos pelo fato de ser este o parâmetro mais importante e definidor.
Quanto mais compridas as placas, mais caras elas são. É muito mais barato aparar as mesmas áreas com produtos curtos, combinando-os, do que com placas sólidas.
Mas com muito trabalho de construção, são precisamente os produtos de grande porte que são necessários.
Adendo
Para o acabamento dos banhos, aconselha-se o uso de forro de tília, amieiro e álamo tremedor. A principal diferença visível entre os dois é que as pranchas do álamo tremedor e do amieiro desenvolvem rapidamente manchas escuras ao redor dos fixadores entupidos. A tília é mais cara, mas dura mais tempo, não esquenta e exala um cheiro agradável.
Abaixo estão as recomendações de especialistas para o acabamento ideal de ripas de tília.
- Antes de iniciar o trabalho, o forro deve ser mantido em uma sala quente por vários dias.
- É preferível realizar os trabalhos de construção e reparação com uma placa de acabamento em madeira a uma temperatura positiva no exterior ou num edifício com aquecimento quente.
- É melhor prender a caixa do tabuleiro horizontalmente a cada meio metro uma da outra. Você pode navegar ao longo das linhas marcadas com a ajuda do nível do edifício.
- O torneamento do forro é montado horizontalmente em incrementos de 40-50 cm.
- Para casais, costuma-se usar produtos com espessura não superior a 25 mm.
- O desenho pode ser qualquer, mas para aumentar a vida útil do acabamento e sua menor molhabilidade, o forro deve ser recheado na diagonal ou na vertical.
- Soluções de pré-tratamento anti-séptico podem ser usadas para aumentar as propriedades de proteção.
- Para dar um maior efeito decorativo, a superfície é tratada com vernizes e diversos compostos destinados a banhos e saunas. Estude cuidadosamente a composição de tais produtos. Devem ser ecologicamente corretos e não emitir substâncias tóxicas quando aquecidos.
- Se você decidir isolar as lavanderias, é melhor escolher materiais com uma função de barreira de vapor. Isso evitará que as paredes apodreçam.
- Se você tem uma pequena sauna ou balneário à sua disposição, escolha pranchas de no máximo 90 cm, pois elas irão expandir visualmente o ambiente.
Belos exemplos
Em uma pequena sauna, acabamentos de ripas de diferentes tons ficarão ótimos. As listras darão ao quarto um visual mais estiloso. E o efeito de escuridão e escuridão pode ser evitado usando iluminação adicional no teto.
A um custo mínimo, e uma pequena sala de vapor pode ser batida com acabamento em diferentes direções. Elementos verticais e horizontais da mesma tonalidade destacam superfícies diferentes, mas ao mesmo tempo parecem um todo.
Cores contrastantes irão adicionar um sotaque interessante. O principal é não se deixar levar pelos tons escuros. Eles podem enfatizar os encostos dos bancos e elementos de acabamento verticais, lâmpadas. Com uma grande quantidade, ficará escuro e desconfortável no banho.
Se paredes e tetos de madeira são muito enfadonhos para você, pode adicionar brilho com painéis temáticos com iluminação artificial. Imagens de pedras quentes, madeira ou fogo irão adicionar calor, conforto e relaxamento ao interior.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do forro de tília para banho ou sauna.
O comentário foi enviado com sucesso.