Escolha de forro para decoração de interiores

Escolha de forro para decoração de interiores
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Qual é melhor
  4. dicas e truques
  5. Belos exemplos

Qualquer renovação é completada com acabamentos decorativos, graças aos quais a divisão adquire um belo aspecto e agrada a quem o rodeia com o seu interior. Hoje o mercado da construção civil é representado por uma seleção chique de materiais de acabamento, mas o forro merece destaque entre eles. Além de ter um design original, protege as paredes de forma confiável, atuando como um bom isolante acústico e térmico. Além disso, este material não requer processamento adicional e é fácil de instalar.

Peculiaridades

O forro é uma prancha de várias formas e tamanhos, que se destina à decoração de interiores. O produto é caracterizado por altas propriedades técnicas e operacionais.

Normalmente o forro é feito de madeira natural, portanto não contém componentes químicos e é absolutamente inofensivo à saúde humana.

Esse material serve por muito tempo e, após a instalação, cria um microclima saudável na sala.

Tem grandes vantagens.

  • Boa aparência.
  • Resistente a temperaturas extremas.
  • Isolamento de alto ruído.
  • Grande âmbito de aplicação. Regra geral, é utilizado um produto decorativo para revestimento de paredes interiores em apartamentos, casas, chalés de verão, varandas e terraços.
  • Grande variedade de cores e texturas. Graças a essas qualidades, o produto pode ser escolhido para qualquer estilo de decoração de ambiente.
  • Preço acessível. O revestimento de um metro quadrado custará muito menos do que o acabamento com outros materiais caros.

    Além disso, o forro pode ser fixado às paredes de diferentes maneiras, o que permite criar composições inusitadas no interior. Quanto às deficiências, são poucas. A principal desvantagem do produto é considerada baixa resistência à umidade. Mas, apesar disso, as paredes de ripas de banhos e saunas podem durar muitos anos. Além disso, as pranchas, com mudanças na umidade, diminuem ou expandem em volume, inflamam rapidamente e são instáveis ​​aos efeitos dos insetos. Para prolongar a vida útil do material, recomenda-se revesti-lo adicionalmente com um composto protetor.

    Visualizações

    Uma versão clássica do forro é considerada uma placa de madeira, mas graças às modernas tecnologias de produção, recentemente também podem ser encontrados à venda produtos feitos de outros materiais. Eles podem diferir em design, mas estão todos unidos por um único princípio de instalação e forma. Dependendo do tipo de matéria-prima utilizada na criação, o forro é de vários tipos.

    De madeira

    Esse material é caracterizado por alto respeito ao meio ambiente, cria um revestimento respirável na superfície das paredes e pode ser pintado ou envernizado.

    Uma vez que a madeira é de diferentes classes, o forro de madeira é dividido em 4 tipos.

    • Aula extra - a placa é de excelente qualidade, não apresenta defeitos, é confiável no funcionamento, mas é cara. Via de regra, não é utilizado apenas para revestimento de paredes internas, mas também externas. A espessura de tal forro permite que você use o material para a construção do quadro, seu design é caracterizado por um belo desempenho.
    • "Uma aula - pequenos nós podem estar presentes em tais placas, mas elas não são de forma alguma inferiores em suas qualidades aos produtos de primeira classe.
    • Classe "B" - um material de acabamento razoavelmente durável, mas vários tipos de defeitos são perceptíveis nele.Por ser de alta durabilidade, o produto é utilizado para revestimento de paredes de banheiras ou varandas.
    • Classe "C" - é considerada a placa mais barata, muitas vezes é escolhida para o acabamento de instalações não residenciais e anexos internos.

    Uma placa de madeira pode diferir em seu formato, portanto, eles distinguem: eurolining e forro comum. O forro é o mais próximo possível da madeira natural. Essa placa sob um log parece original no interior, que pode ser usada para decoração dentro de uma casa de madeira. Não menos populares são as opções de decoração de ambientes com um material em forma de barra. Já o forro usual, possui tamanhos e formas padronizadas.

    Plástico

    Esses painéis decorativos são mais adequados para tectos de revestimento, uma vez que o material é muito frágil e nas paredes não será capaz de suportar cargas mecânicas pesadas. As matrizes são produzidas em diferentes cores e texturas, de forma que se encaixam harmoniosamente em qualquer estilo da sala, preenchendo o espaço com um toque de modernidade.

    É melhor instalar o forro de plástico horizontalmente, para que a área da sala se expanda visualmente.

    É indesejável a utilização deste tipo de material para revestimento de paredes de cozinha ou banheiro, pois a umidade elevada nessas salas prejudica o desempenho do acabamento.

    O forro de plástico tem inúmeras variedades e difere não apenas no design, mas também na cor e no método de instalação. Tábuas com imitação de mármore, granito e madeira natural são muito populares. A espessura do forro plástico é significativa, a resistência é alta, portanto, é instalado fora das instalações.

    MDF

    Externamente, o material é muito parecido com a madeira natural, é rapidamente montado e apresentado com uma escolha chique de cores. Ideal para tectos e paredes decorativas. A única desvantagem dessa placa é considerada a instabilidade à umidade: quando fica molhada, começa a se deformar e delaminar.

    O forro pode ser produzido não apenas em diferentes formas e tamanhos, mas também na presença ou ausência de chanfros.

    Dependendo disso, o material é dividido nos seguintes tipos.

    • Regular - é caracterizado por uma superfície plana. Na parte frontal da placa existe um chanfro adicional, pelo qual, no final da obra de instalação, são feitas costuras na superfície. Como regra, o chanfro é angular e arredondado.
    • "Calma" - em tal forro não há chanfro, portanto, na bainha, as juntas são invisíveis. O material imita idealmente as paredes de madeira e é produzido com uma espessura não superior a 25 mm.
    • "Landhouse" - é um dos tipos de revestimento mais caros, já que para sua fabricação são utilizadas tecnologias especiais de processamento e a face frontal do cartão é fresada. Como resultado, padrões de madeira na forma de nós e entalhes são formados na parte externa da placa.
    • "Casa de bloco" - é um perfil, graças ao qual é possível simular o revestimento de uma barra. Como o tabuleiro tem a parte frontal arredondada, após a montagem, a parede ficará com a aparência de que a casa foi construída a partir de um tronco real.
    • "Americano" - em tal forro, uma transição suave é feita entre o chanfro e a espiga, para que o produto pareça painéis de revestimento.
    • "Dupla face" - ambas as partes de tal placa são feitas de frente. Via de regra, é usado quando é necessário embainhar pequenas partições.

    Qual é melhor

    O forro para decoração de interiores apresenta-se no mercado da construção com um enorme sortimento, pelo que cada uma das suas tipologias difere não só no design único, mas também nas características técnicas. Para fazer a escolha certa e determinar qual dos materiais é o melhor, é necessário levar em consideração muitas nuances.

    Atualmente, os fabricantes produzem painéis de parede de espécies de madeira caducifólia e conífera. O pinho e outras pranchas de coníferas contêm muitos óleos essenciais e resinas, que os protegem de mofo e bolor.Além disso, esse forro serve por muito tempo, é facilmente processado e tem uma textura incomum. Além disso, os produtos feitos de árvores coníferas têm alto isolamento térmico e enchem o espaço com um cheiro agradável. Portanto, se você precisa decorar lindamente o interior de uma casa ou apartamento, então você não pode escolher a melhor opção.

    Se você planeja terminar uma sauna ou banho, então você pode dar preferência a um forro feito de madeira, você também pode embainhar o banheiro. Após um processamento especial, essa placa não emite resinas, resiste a altas temperaturas e não tem medo de umidade. A prancha de carvalho é muito procurada pelos artesãos: embora seja cara, o preço justifica-se pela qualidade. Em uma casa particular, esse material é perfeito para decorar encostas e o segundo andar do sótão.

    Para o revestimento das paredes de uma casa de campo ou chalé de verão, você também pode usar forro de bétula ou tília. Um tom agradável destes tipos de madeira não só tornará possível incorporar um design interessante do ambiente, mas também criará uma atmosfera especial de aconchego e conforto no ambiente. A decoração decorativa da parede com tábuas fica bonita no corredor, quarto, banheiro, também é adequada para o corredor, e as portas decoradas desta forma se tornarão uma verdadeira decoração.

    Em uma casa de campo construída a partir de um bar, você pode embainhar com tal placa não apenas as paredes das instalações, mas também os locais da porta.

    dicas e truques

    Para que a ripa decorativa dure muito e se delicie com sua beleza, é necessário não só escolher o material certo, mas também conhecer a tecnologia de sua instalação, para estudar as críticas.

    Como o mercado de construção oferece uma grande variedade de revestimentos, será difícil decidir sobre a compra.

    Para evitar erros e embainhar as paredes rapidamente com as próprias mãos, basta seguir recomendações simples.

    • Antes de comprar o material, você deve verificar cuidadosamente se há defeitos de fábrica. Para isso, é preciso olhar todas as pranchas da embalagem, pois as lamelas frontais podem ser perfeitas e haverá um defeito interno. Neste caso, os painéis devem ser planos, sem curvatura. Se a placa apresentar deformações, então a compra deve ser abandonada, pois problemas com sua instalação podem surgir no futuro.
    • O pente e os quebra-cabeças do forro não devem ter lascas, nós e rachaduras. Você pode verificar a integridade das fechaduras usando um kleimer.
    • Para determinar o comprimento do forro, é necessário calcular antecipadamente a área da superfície que se planeja embainhar. Via de regra, o comprimento das pranchas varia de 30 cm a 6 metros. A largura do material também é diferente. O forro largo é mais sujeito a deformação, portanto, é melhor comprar placas de vários tamanhos para acabamento decorativo. Isso simplificará o processo de instalação e criará um efeito interessante no interior.
    • O forro de madeira pode ser combinado com outros tipos de acabamentos, ou seja, uma das paredes é revestida com prancha natural e a outra é colada com papel de parede ou revestida com gesso.
    • O forro deve ser adquirido levando-se em consideração as características do local onde está prevista sua instalação. Uma vez que alguns tipos de materiais são instáveis ​​a umidade e temperaturas extremas.

    Belos exemplos

    Até à data, o forro encontrou ampla aplicação não só na construção, mas também no acabamento decorativo de instalações. Para evitar que o interior do apartamento adquira um "efeito sauna", as paredes e tectos devem ser correctamente decorados, tendo em consideração o estilo geral dos quartos e o esquema de cores. Se a sala for dominada por cores muito brilhantes, então, para o revestimento de tábuas, é aconselhável escolher tons pastéis de tábuas.

      Para salas de estar, o forro marrom é considerado uma boa opção. Mas, para enfatizar favoravelmente a beleza da madeira natural, deve haver uma boa iluminação na sala. Neste caso, na sala de estar, recomenda-se embainhar apenas as paredes e evitar enfeites de teto. É interessante brincar com o contraste desta forma: selecione uma parede principal da sala e decore-a com placas escuras e cole sobre o resto com papel de parede claro.Você pode, ao contrário, aplicar forro de tons claros para decoração e complementá-lo com materiais de cores mais escuras.

      A ripa parece incomum na sala de jantar ou na cozinha. Para estes quartos, é melhor dar preferência às cores bege claro ou cinza claro. Muitas pessoas também escolhem a clássica cor branca das tábuas para salas de jantar e cozinhas. Para fazer com que tecidos brancos, paredes e móveis leves se destaquem no interior, você pode fazer várias composições de cores a partir do forro. Assim, a divisão será ao mesmo tempo acolhedora e elegante, e a gama de luzes irá expandir visualmente o seu espaço.

      O forro também é adequado para decorar quartos. Ao mesmo tempo, no quarto, embainham a parede perto da cama. Para tornar o projeto interessante, você pode dispor as placas na forma de uma "mini-cerca" para que as listras façam uma transição suave para o teto. O forro de qualquer cor e textura ficará lindo no quarto. Ao escolhê-lo, não se deve esquecer a harmonia de tons e criar um interior de forma que o material de madeira se combine harmoniosamente com o teto, piso e móveis.

      Como embainhar as paredes com tábuas, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário