Forro da sala de vapor: regras de seleção e instalação
A construção de uma banheira é um processo bastante trabalhoso, pois requer a utilização de materiais especiais que toleram bem a humidade. Depois que a banheira já estiver construída, você deve decidir sobre o material de acabamento. Entre outros tipos de matérias-primas, você pode fazer decoração com forro. Para entender como escolher um material para banho turco, você precisa se orientar pelo fato de que a decoração do banho desempenha muitas funções e, portanto, os requisitos para ela devem ser elevados.
Vantagens e desvantagens
O forro é uma excelente opção porque tem um bom aspecto e possui todas as qualidades necessárias para o acabamento de uma sala de vapor. Existem muitas opções de como processá-lo sem prejudicar a saúde.
Devido aos diversos tipos de forro, você poderá decorar a sala de vapor com o estilo que mais gostar. Ao escolher uma determinada árvore, você deve pensar cuidadosamente sobre que tipo de banho você gostaria de ver no final. Além disso, é necessário calcular o preço, pois o custo é diferente para cada tipo de madeira. Existem, é claro, outros tipos de materiais de acabamento, mas são mais caros e exigem muito mais atenção durante a instalação. Além disso, o forro é mais fácil de desmontar em caso de danos.
Normalmente, um balneário consiste em uma sauna a vapor, um chuveiro e um camarim. Cada uma dessas salas tem requisitos específicos. Por isso, o material que vai servir de decoração de interiores deve ter características técnicas específicas e ser de alta qualidade.
As principais vantagens do revestimento em relação a outros materiais são:
- Custo-benefício;
- alta resistência à umidade;
- resistência a altas temperaturas;
- variedade de espécies nas lojas.
O forro pode ser considerado um material ecologicamente correto e seguro para a saúde humana. Dado que a temperatura da sala de vapor é bastante elevada, o material com que vai ser decorada não deve, em caso algum, ser aquecido. Além disso, para saber como escolher o material certo, é necessário indagar sobre as características das espécies de madeira com as quais o forro pode ser feito. Certos tipos de madeira podem liberar resinas quando aquecidas, o que às vezes causa reações alérgicas. Não há falhas óbvias no forro, então você pode adquirir esse material com segurança para decoração.
Como escolher um material?
Para o trabalho de acabamento, o forro decíduo é frequentemente escolhido. Não emite alcatrão, tem um aroma agradável e não aquece com o aumento da temperatura da sala de vapor. Ao contrário das variedades de coníferas, esta espécie emite odores que têm um efeito benéfico no corpo humano. Vamos examinar mais de perto as vantagens de cada material.
Linden
Linden é uma boa opção, é bastante resistente ao desgaste e durável. Devido à sua elevada resistência à humidade, não se deforma, permite distribuir uniformemente o calor por toda a área da divisão. Além disso, este material tem baixa capacidade de calor, portanto, esse revestimento será seguro, não deixará queimaduras no corpo ao ser tocado.
Amieiro
O amieiro vai custar um pouco mais que a tília ou o álamo, pois sua qualidade é muito superior. Este forro tem uma superfície ideal e, portanto, não requer trabalhos adicionais de desbaste. É caracterizado por características de alto desempenho.
Cedro
O cedro é usado para decorar salas de vapor em estabelecimentos caros. Isso se deve ao fato do material ter aparência luxuosa e propriedades cicatrizantes.O cedro não requer cuidados especiais e o trabalho de instalação com ele é bastante fácil. Se você sabe como embainhar as bases com esta tábua com suas próprias mãos, então você pode economizar nos custos de artesãos.
Larício
O Larch merece, com razão, o título de melhor material para o acabamento dos trabalhos na sala de vapor. Em primeiro lugar, tem um belo padrão e, em segundo lugar, é especialmente durável e resistente à umidade.
Elite
Esse forro tem um custo elevado e ao mesmo tempo uma aparência muito refinada e de alta resistência. O material de revestimento mais caro e luxuoso é o carvalho. Além disso, a árvore africana Abashi é muito procurada. Apaixona-se pelo facto de dificilmente aquecer e, por isso, muitas vezes são feitas prateleiras no banho.
Pinho
A madeira de pinho não é a melhor opção para uma sala de vapor. Este acabamento não vai durar muito. Na tentativa de economizar dinheiro com material de revestimento, você pode perder qualidade.
Cálculo de consumo
Após a seleção do material, o forro deve ser calculado corretamente. Assim você poderá saber quanto material é necessário para toda a área. Para calcular a quantidade de material de acabamento necessário, você deve medir todos os parâmetros da sala (altura, largura, comprimento). Usando esses indicadores, calculamos a área de cada parede, depois os somamos e obtemos um valor que mostrará quantos revestimentos serão necessários. Você deve saber que é melhor comprar 5 a 10% mais material (no caso de algo ser danificado no processo de trabalho ou surgirem custos adicionais). Se você estudar cuidadosamente a tecnologia de revestimento, a instalação não exigirá custos desnecessários.
Como processar?
Qualquer madeira no curso de sua operação é influenciada por vários fatores. Isso pode ser deterioração por umidade, dano por roedores ou devido a efeitos térmicos. Para que o revestimento não se deteriore durante a operação, é preciso saber processar, molhar o material para que o forro não escureça nem se deteriore. Apesar de este procedimento ser bastante lógico, há quem se oponha ao uso da fecundação. Isso se deve ao fato de os materiais de impregnação serem feitos de produtos químicos. Os vapores liberados têm um efeito nocivo no corpo humano.
Mas se a questão da necessidade de tratar o forro com impregnações já foi resolvida, você pode cobri-la com os materiais menos seguros.
Dentre essas impregnações, os seguintes meios merecem destaque:
- óleo de secagem;
- óleo de linhaça;
- antisséptico.
É melhor não alimentar as paredes da sala de vapor com nada, basta ventilá-la após cada viagem, retirar a sujeira que apareceu. Se um fungo for encontrado, é melhor processar imediatamente esse local com a ajuda de remédios populares, sem recorrer à química.
Métodos de montagem
Você pode montá-lo verticalmente, horizontalmente e até mesmo diagonalmente. A opção mais conveniente é a montagem horizontal. Suas vantagens são que se a madeira próxima ao piso começar a se deteriorar, a parte inferior pode ser facilmente substituída. Visualmente, a sala no banho se expande e a circulação de ar diminui. Métodos de fixação de uma recepção vertical também ocorrem se você quiser obter um efeito como em uma sauna (baixa umidade e alta temperatura).
Antes de revestir o balneário para dentro, é necessário fazer uma caixa. Isso permitirá a instalação correta do forro. Normalmente, apenas seções separadas são fixadas diagonalmente, uma vez que esse tipo aumenta significativamente os custos de material. Se você combinar todos os tipos de fixação, poderá obter um design exclusivo. O principal é lembrar que além da beleza, também é preciso pensar na comodidade de futuramente desmontar algumas áreas. Para economizar custos no futuro, é melhor escolher a opção mais adequada.
Como embainhar?
O revestimento da sala de vapor com ripa deve ser correto. O chapeamento é um processo bastante fácil que não requer muito esforço. Antes de começar, você precisa cuidar da barreira de calor e vapor. Para o primeiro, o melhor é o vidro de espuma. Depois que esse trabalho for concluído, você precisa passar para a barreira de vapor.Para isso, é melhor embainhar com papel alumínio. A lã basalto é freqüentemente usada como um aquecedor. É menos sujeito a danos e mais durável.
O melhor material para tal é o aglomerado de cortiça. Não se apodrece, é raro encontrar fungos nela, não é difícil processar a base com ela. Depois disso, vale a pena passar para o trabalho de instalação, começando pelo teto. Fixe o forro com parafusos e pregos comuns. Você também pode usar um método que esconde a tampa e prega, então a sala de vapor fica com uma aparência mais estética.
Belos acabamentos
Agora você deve aprender mais sobre designs. A opção mais familiar e querida é um estilo contido e lacônico.
- Estas são grandes cadeiras de madeira, uma mesa e um modesto acabamento em tília ou amieiro. Para o camarim, você pode escolher um acabamento em pinho. Não é adequado para uma sala de vapor, mas se houver uma questão de como embainhar uma sala numa casa de banhos onde não haja vapor, pinheiros ou abetos serão mais úteis do que nunca. O pinho escandinavo é geralmente escolhido porque tem uma bela tonalidade rosa e parece original dentro de casa. Sabendo pregar o forro e mobiliar o vestiário, dá para tomar um bom banho moderno.
- Se quiser que a sala de vapor pareça rica por dentro, é melhor lembrar as formas de fixação na horizontal, combiná-las com a opção diagonal. Neste caso, é preferível usar uma espécie como o carvalho. É assim que uma solução de design chique vai sair.
- Não se esqueça que o banho não é apenas uma sala de vapor, mas também uma piscina e um duche. É necessário certificar-se de que esses quartos não diferem da aparência geral e parecem harmoniosos. Para fazer isso, é melhor escolher elementos semelhantes ao estilo da sala de vapor. Por exemplo, se o acabamento for carvalho, é melhor adicionar produtos nas cores vermelho e dourado.
- Lindas cadeiras feitas à mão também não serão supérfluas. Além deles, não se esqueça da luz, ela deve ser brilhante e quente. Toda a fiação deve estar bem protegida da umidade.
O principal é lembrar que vários tipos de madeira não podem ser combinados em uma sala. Eles não coexistem e começam a se deteriorar rapidamente, criando problemas e custos desnecessários para o proprietário. Esta solução pode levar a uma necessidade de desmontagem rápida. Além disso, eles não impressionam entre si e criam um desequilíbrio interno no banho.
Para as regras de instalação de forro para a sala de vapor, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.