Escolhendo um forro de madeira

Escolhendo um forro de madeira
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Idéias de decoração
  5. Lindos exemplos no interior

O revestimento com tábuas de madeira está se tornando cada vez mais popular hoje em dia. Antes de começar a trabalhar, você precisa saber pregá-lo corretamente e quais fechos escolher. Leia as respostas a essas perguntas abaixo.

Peculiaridades

O forro de madeira é um material de revestimento versátil, sua instalação em qualquer tipo de superfície não está associada a dificuldades especiais. As características das propriedades operacionais permitem o uso de forro de madeira em quase todas as condições.

Vantagens e desvantagens

O forro de madeira é um material prático e confiável com grandes vantagens e suas desvantagens podem ser compensadas pelo processamento adicional do revestimento.

Várias características podem ser atribuídas às qualidades positivas do forro.

  • Produto totalmente natural. Não é tóxico, não causa reações alérgicas e não emite substâncias tóxicas durante a combustão.
  • Cheiro bom. A madeira, dependendo da espécie, exala um certo cheiro específico, criando assim um excelente ambiente que tem um efeito positivo na saúde e no humor dos residentes.
  • Ótima aparência. Do ponto de vista estético, a textura do grão da madeira é atraente. Uma ampla seleção de diferentes padrões, cores e tons é fornecida por uma variedade de espécies de madeira, permitindo que você crie um design de interior único e satisfaça plenamente os gostos mais sofisticados.
  • Preço aceitável.
  • Camufla as linhas de comunicação. Tubos de gás e aquecimento, fiação, unidades de distribuição e outros objetos se esconderão perfeitamente sob a ripa.
  • Alta permeabilidade ao vapor. Proporciona ventilação das paredes, em resultado da “respiração” das instalações e da ausência de humidade.
  • Instalação fácil. A superfície acabada com ripa não requer um processamento escrupuloso, os painéis podem ser facilmente cortados à medida. Os produtos são fixados pelo método lamelar - uns para os outros e podem ser montados por uma pessoa sem conhecimentos aperfeiçoados, desde que se familiarize com a tecnologia.
  • Durabilidade. Com a seleção correta de impregnações e manutenção oportuna, o forro de madeira pode ser usado por até 50 anos.
  • Acabamento adicional. A superfície do forro pode ser revestida com vários tipos de materiais de acabamento: tintas, vernizes, decoração artística, etc.
  • Resistência à umidade fraca. A dupla qualidade, no sentido positivo, é considerada um regulador natural da umidade, quando, ao subir, a madeira absorve o excesso e, quando diminui, a umidade volta a evaporar no ar.
  • Excelente isolamento térmico e acústico.

As qualidades fracas do forro de madeira incluem:

  • fraca resistência à umidade;
  • vulnerabilidade a mudanças repentinas de temperatura;
  • alta inflamabilidade;
  • a possibilidade de deformação da estrutura.

As desvantagens da madeira podem ser compensadas tratando o material com uma impregnação contra as influências negativas presentes em uma situação particular, por exemplo, com uma mistura hidrofóbica quando usada em um banheiro. Além disso, o nível de resistência à umidade varia em função do tipo de madeira, que também deve ser levado em consideração na escolha do material.

As principais características do material

Para melhor compreender as características do forro, vale a pena familiarizar-se com as principais características do material com que é feito - a madeira.

Vários indicadores são os principais parâmetros de qualidade.

  • Força. Propriedade que caracteriza a capacidade de uma árvore de resistir ao estresse mecânico. A resistência depende da espessura do painel e do tipo de madeira. Ao escolher as lamelas, as especificidades de seu funcionamento devem ser levadas em consideração e a opção adequada deve ser selecionada.
  • Dureza. À medida que a dureza aumenta, o processamento se torna mais difícil, como aparar painéis; no entanto, essa propriedade afeta diretamente a capacidade da superfície de resistir a objetos presos a ela, como uma TV.
  • Resistência à umidade. Determina as condições em que esta ou aquela espécie de madeira pode ser explorada, podendo ser potencializada com o auxílio de impregnação.
  • Grau. Determina a qualidade das matérias-primas com as quais o forro é feito. Os principais padrões são DIN e GOST europeus, além disso, o fabricante pode ter seus próprios critérios de classificação, portanto, vale a pena conhecer as diferenças gerais.
  1. "Grau superior", "Extra", "Premium". A textura ideal do produto sem defeitos como nós ou fissuras, irregularidades de cor ou aspereza só é possível no verso da barra.
  2. "Classe A". É permitido ter nós de até 1 cm de diâmetro, não mais do que 1 peça por metro corrido, pequenas fissuras, possivelmente de massa. Pequenas falhas nas costas.
  3. "Classe B". Nós com diâmetro não superior a um terço da largura do painel, quantitativamente - 4 peças por metro de corrida. Bolsos de resina ocos, pequenas rachaduras podem estar presentes.
  4. "Classe C". Todo o forro que não atenda aos critérios acima. Um número significativo e força de defeitos, violação da monotonia da cor com manchas e outras falhas.
  • Resistência ao desgaste. Uma qualidade importante na decoração de quartos em contacto constante com a superfície, por exemplo, uma casa de banhos ou um ginásio.
  • Resistência ao fogo. Determina a velocidade de combustão da madeira, podendo ser modificada por impregnações. A característica é importante quando usada em locais com fonte aberta de fogo, por exemplo, em banhos ou perto de lareiras.
  • Características estéticas.
  • Efeito terapêutico.

Visualizações

O forro de madeira tem duas classificações principais: de acordo com o material de que é feito e a forma que lhe é dada durante o processamento.

Por material de fabricação

O forro é feito de vários tipos de madeira, ele determina tanto as principais características operacionais quanto estéticas do produto. Além disso, o material determina a categoria de preço do forro: quanto mais rara a espécie de madeira, mais caras são as lamelas. Os principais tipos são:

Caduca

  • Linden. Alta resistência, textura agradável e cor que escurece com o tempo. Necessita de tratamento de impregnação para melhorar a durabilidade e manter a aparência. Pode ser usado em ambientes com alta umidade.
  • Amieiro. Destaca-se pela excelente resistência à umidade e alto teor de taninos que evaporam no ar quando aquecidos. Pelas suas qualidades é muito utilizado na decoração de saunas e banhos. Bela sombra, alto calor e isolamento acústico. Deve ser tratado com impregnação para prolongar a vida útil.
  • Carvalho. Uma variedade de elite entre as madeiras nobres. Alta resistência, excelentes propriedades estéticas e de desempenho. Usado principalmente para revestimento de interiores.

Exótico

Um grupo de pedras vermelhas valiosas, crescendo principalmente nos trópicos. Madeira com excelentes propriedades estéticas é usada para acabamentos de design de interiores.

Coníferas

Uma característica distintiva é a alta resistência à umidade de todo o grupo.

  • Spruce. Destaca-se pela sua maciez e plasticidade, é fácil de processar, podendo ser dobrado em formas arredondadas de forma permanente. Aspereza de superfície muito baixa. Textura bonita, mas discreta. As fraquezas são: um grande número de nós, uma predisposição à infecção fúngica e a presença de insetos, uma das coníferas mais não resistentes à umidade. Freqüentemente, ele passa por processamento adicional durante o processo de produção.As placas de spruce podem ser usadas tanto para o interior como para a fachada.
  • Pinho. Um dos materiais de revestimento mais comuns. Combina resistência e leveza com ampla disponibilidade. Uma boa textura e cor, assim como um cheiro agradável, irão criar um excelente ambiente de aconchego e conforto a um preço acessível.

As desvantagens incluem a possível liberação de resina mesmo após tratamento especial por até 10 anos. A baixa densidade contribui para os danos à superfície das réguas, mesmo sob impactos desprezíveis.

  • Larch. Alta resistência, comparável ao carvalho, aumenta com o tempo a partir do processo de resinização, excelente desempenho em todos os parâmetros, superando as qualidades correspondentes de outras coníferas. Excelente isolamento térmico, a raça contém fitoncidas, antioxidantes naturais e substâncias que acalmam o sistema nervoso. A resina da árvore é um remédio natural para parasitas, o que reduz o custo do processamento adicional. Excelente textura combinada com uma agradável tonalidade vermelha que não desbota com o tempo. A desvantagem dessa raça é seu alto custo.
  • Cedro. Possui um odor característico pronunciado devido ao alto teor de resina na madeira. O material não sofre urdidura e possui alta densidade. O bom isolamento térmico alia-se à durabilidade tanto no uso em interiores como na decoração de fachadas, desde que impregnado com uma mistura hidrofóbica.

Também contém thujaplicin, um anti-séptico natural que ajuda a acalmar o sistema nervoso e a aliviar a fadiga. Além disso, o cheiro específico da raça repele os mosquitos. As desvantagens, como o larício, incluem o alto custo do forro de cedro.

Pela forma de fabricação

No processo de beneficiamento, as lamelas ganham uma determinada forma, que determina as especificidades do mecanismo de travamento e, consequentemente, a instalação do produto e sua aparência.

Recentemente, os produtos de tijolo se tornaram populares.

  • "Padrão" ("Calmo"). Apresenta uma superfície plana e muito lisa, que lembra uma barra.
  • "Eurolining". É semelhante ao formato padrão, mas deixa uma pequena ranhura de 15 mm de largura na junta. Padrões de qualidade mais elevados são respeitados na fabricação.
  • Linha suave. É semelhante à aparência padrão, mas tem cantos mais arredondados, criando um relevo específico da superfície acabada.
  • "Landhouse" ("Village House"). É caracterizada por sulcos longitudinais e bordas ligeiramente convexas.
  • "Americano". Distingue-se por um método específico de fixação horizontal. Forma um revestimento característico com um arranjo sobreposto de lamelas, que ajuda a proteger os painéis da penetração da precipitação sob a superfície.
  • "Blockhouse". A parede, recortada com tal tábua, é semelhante à parede de uma casa de madeira redonda.
  • "Papel de parede de madeira". Um novo tipo de forro para trabalhos de interiores, imita as paredes de uma casa de madeira. É subdividido em subespécies:
    1. "aceno";
    2. "Casa";
    3. "Em relevo";
    4. “Com escovagem”;
    5. "rosqueado".

Dimensões (editar)

Além de uma determinada forma, as pranchas podem ser feitas em vários tamanhos. Os desvios permitidos de produtos europeus são regulamentados pelos padrões de qualidade DIN, fabricantes nacionais - por GOST.

Os seguintes valores se aplicam aos padrões.

  • "Forro padrão". A espessura desses produtos varia de 12 a 40 mm, a largura de 76 a 200 mm e o comprimento de 20 cm a 6 metros. Espinho - de 4 a 5 mm. Um peso bastante significativo é característico.
  • "Eurolining". É caracterizado por dimensões mais precisas, em espessura é de 13, 16 e 19 mm, em largura - 80, 100, 110, 120 mm, comprimento de 50 cm a 6 metros, espigão é de 8 a 9 mm.

Pode ter erros: espessura 0,7 mm, largura 1 mm, comprimento +/- 5 mm, espinho +/- 5 mm.

Idéias de decoração

O forro pode ser usado para um revestimento sólido e despretensioso e ao mesmo tempo criar um ambiente bastante bonito, ele também pode ser usado para várias técnicas de design.

  • Para aumentar a sensação de espaço aberto, você precisa combinar forro com textura fosca e produtos lacados ao revestir paredes e tetos.
  • Pintando o forro com tintas a óleo com suas próprias mãos, você pode obter uma textura artística com um padrão original. Este método é muito difundido entre pessoas criativas.
  • Com a ajuda do forro, você pode criar várias formas aplicando as pranchas localmente, em vez de como um revestimento contínuo.
  • O “processamento japonês” envolve a criação de padrões em maçarico com abertura posterior com tinta a óleo, revelando a textura criada pela queima.
  • Uma excelente combinação é o painel de madeira, pintado em cores pastel, e uma superfície de teto brilhante e contrastante, por exemplo, roxo ou verde ácido.
  • Uma ideia interessante é a combinação de forro de madeira e fitoplitos de tons escuros com uma textura lenhosa pronunciada em várias combinações.
  • Você pode colocar luminárias sob a ripa, deixando pequenos espaços para a penetração da luz. Essa decoração criará uma atmosfera acolhedora, calma e pacificadora.
  • A decoração de zonas individuais com ripas aumenta o conforto da divisão. É melhor usar produtos pintados com tons de rosa, azulado, pastel e outros tons suaves, em combinação com móveis claros, mas não cativantes.
  • Para o piso do sótão, uma boa opção é combinar forro para planos e papel de parede para as paredes. Este projeto não é tão sobrecarregado quanto o revestimento sólido da "sala de madeira".

Se você precisar embainhar uma porta de plástico, o melhor é usar forro branco.

Lindos exemplos no interior

Uma combinação contrastante de tons leitosos e café é combinada com o uso de forros de vários formatos. A sala é dividida em zonas, o interior em dois tons parece muito impressionante e original.

A harmonia do forro e dos painéis transparentes que ocultam as luminárias no teto ondulado conferem ao ambiente uma originalidade única e um profundo espírito ideológico de cara renovação de design.

A combinação de cores contrastantes muda a percepção visual do espaço, a decoração original da varanda cria um ambiente excelente enquanto se bebe uma xícara de café ou chá.

Para informações sobre quais erros devem ser evitados ao instalar o forro de madeira, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário