Umidificadores ultrassônicos: o que são e como funcionam?
Uma habitação confortável não é um mobiliário luxuoso e uma grande área do apartamento. São, em primeiro lugar, condições suficientes para uma determinada pessoa, em que se conjugam comodidade e estética, bem como a organização do espaço visando a manutenção da saúde e do bem-estar. Um dos elementos indispensáveis desse espaço é um umidificador de ar. Dentre a variedade de tipos deste aparelho, preste atenção ao sistema de ultrassom.
Peculiaridades
O umidificador ultrassônico pertence ao equipamento climático. E hoje esses produtos são muito procurados. Esse dispositivo funciona offline. A ampla gama do umidificador e as características de seu funcionamento seduzem o comprador. Os modelos de ultrassom são ideais para casa com crianças pequenas, pois trabalham silenciosamente e são totalmente seguros. São frequentemente utilizados em divisões onde é necessária ventilação frequente ou onde é indispensável uma atmosfera húmida. Equipamento ultrassônico é adquirido para jardins de inverno e estufas.
Vale ressaltar que este dispositivo funciona sem vapor. Isso significa que ele executa suas funções sem aquecer o líquido. Isso aumenta o desempenho de segurança do equipamento para as pessoas ao seu redor.
Se vai comprar os modelos mais modernos, com certeza virão equipados com telecomando.
Dispositivo e princípio de operação
O design do dispositivo é relativamente simples: um reservatório com água está localizado em uma caixa de plástico. Há um painel de controle modesto na base do umidificador. É ela quem permite controlar e alterar os modos de funcionamento do emissor (pulverizador) de umidade. O principal mecanismo do dispositivo é representado pelos seguintes elementos:
- sistema de filtro;
- amaciante de água (não disponível em todos os modelos);
- uma pequena câmara que cria "vapor frio";
- baixa potência do ventilador.
Um umidificador ultrassônico moderno funciona de acordo com um esquema que cria "vapor frio", graças ao qual o nível de umidade no ambiente aumenta. Durante a operação, o equipamento não aquece o líquido, portanto, também consome o mínimo de energia elétrica. A ação do dispositivo pode ser representada como o seguinte algoritmo:
- o tanque do umidificador é preenchido com água destilada (ou simplesmente o mais pura possível); isso deve ser feito estritamente de acordo com as instruções anexadas ao dispositivo de climatização;
- a água vai para o cartucho do filtro, onde recebe amaciamento e purificação adicionais;
- o líquido é ligeiramente aquecido e depois segue para a câmara de evaporação; na seção inferior desta câmara há uma membrana ultrassônica, e quando o dispositivo é ativado, a membrana vibra a uma frequência de 20 kHz, então acontece que a água "se divide" em micropartículas, forma algo que pode ser chamado de névoa fria;
- se você olhar atentamente para a parte principal do gabinete, poderá encontrar uma ventoinha silenciosa e de baixa potência embaixo dela; é ele quem conduz o vapor para cima, em direção ao atomizador.
Se você escolher entre os modelos mais modernos de umidificadores ultrassônicos, poderá adquirir um aparelho equipado com lâmpada ultravioleta. É capaz de brilhar através de pequenas partículas de água, o que lhe permite destruir bactérias. Acontece que apenas ar limpo está na sala.
E essa tecnologia climática é realmente uma boa compra, focada em melhorar a saúde das famílias.
Vantagens e desvantagens
Qualquer técnica pode ter muitos prós, mas raramente ocorre sem eles. Os benefícios parecem óbvios - a própria função do dispositivo não deixa dúvidas sobre sua necessidade. O ar umidificado de um apartamento faz a saúde de seus habitantes. Está provado que as pessoas que vivem no ar seco são mais vulneráveis a vírus e bactérias. Ou melhor, não eles próprios, mas as membranas mucosas dos órgãos respiratórios. Por fim, no ar seco, o dano também é a poeira, que sempre é muito menor no ar umidificado.
Importante! O ar seco fere os olhos. A qualidade do ar afeta até o sono, por isso a umidificação do ar não precisa ser avaliada: essa é uma característica necessária para uma vida confortável.
Os benefícios de um umidificador ultrassônico são os seguintes:
- ruído mínimo durante o uso;
- atomização da água em micropartículas;
- alta ergonomia;
- compacidade do dispositivo;
- manutenibilidade do dispositivo;
- higrômetro embutido disponível.
Se dissermos o que os hidratantes podem ser prejudiciais, então é mais correto chamá-los de deficiências, em vez de danos diretos. O fato é que o aparelho, por acaso, às vezes funciona com água não tratada, de forma que uma placa pode se formar nos móveis que ficam próximos ao umidificador. Esta placa nada mais é do que os sais presentes na água. E quando essa mesma "névoa fria" evapora, os sais podem se depositar nos móveis, em outros objetos da sala.
O dispositivo em si é totalmente inofensivo para a saúde humana. Os animais de estimação também não serão afetados de forma alguma pela ação da tecnologia. Mas também há um "mas" aqui: quando uma pessoa inala vapor com partículas de sal, elas acabam nos pulmões. Uma pessoa saudável não notará isso de forma alguma, mas os alérgicos e asmáticos podem sentir isso.
Só há uma solução para o problema - não use água não tratada para o umidificador. Em todos os outros aspectos, o dispositivo só é útil para pessoas com patologias respiratórias.
Se funcionar corretamente, faz sentido instalar um umidificador ultrassônico no berçário antes mesmo do nascimento do bebê. Se o dispositivo funcionar, o bebê que cresce nesse cômodo não sofrerá de "crostas" no nariz, sua respiração ficará descomplicada, o sono e o apetite serão normais.
Está provado que equipamentos climáticos deste tipo normalizam a função respiratória, oxigenam o sangue, o cérebro e os sistemas orgânicos. Na sala onde funciona o umidificador é fácil respirar e dormir melhor.
Diferenças dos umidificadores a vapor
Antes de comprar um dispositivo de um comprador potencial, surge uma pergunta tradicional: como um dispositivo ultrassônico difere de um umidificador a vapor padrão. Em um sistema ultrassônico, a água que atinge uma placa vibrando em alta frequência é borrifada em uma nuvem. O ar é conduzido por essa nuvem, que é sugada da sala. O ar, saturado de umidade, retorna à sala sob a pressão do ventilador. Grosso modo, um umidificador a vapor, de acordo com seu esquema de ação, é em muitos aspectos semelhante a uma chaleira elétrica comum. Um líquido é aquecido dentro do corpo do aparelho e depois expelido pelo pulverizador - é assim que o ar da sala é umidificado. O vapor quente mata os germes ao longo do caminho.
Importante! O umidificador a vapor não precisa de filtros de ar. Apenas o vapor quente em si é perigoso - se você manusear o dispositivo sem cuidado, existe o risco de queimaduras.
Vale a pena comprar um umidificador ultrassônico nos seguintes casos:
- se pretende mudar para melhor o microclima da sua casa, utilizando equipamentos de elevada eficiência e conforto;
- há o desejo de ter eletrodomésticos compactos no apartamento, que, se necessário, podem ser transferidos de um cômodo para outro;
- se vive em áreas relativamente limpas do ponto de vista ambiental e não sofre de asma e alergias;
- se você não tem medo de gastar na compra de cartuchos (isso deve ser feito regularmente), na compra de água destilada, e também na troca de filtros;
- se você estiver procurando por uma máquina silenciosa.
Importante! Em uma família onde uma adição é esperada, um dispositivo ultrassônico é definitivamente necessário, e é mais seguro do que seu equivalente a vapor.
Avaliação das melhores modelos
A análise a seguir apresenta os 8 melhores modelos de tecnologia climática e, mais especificamente, umidificadores de ar do tipo ultrassônico.
- Stadler Form Jack J-020 / J021. O dispositivo funciona silenciosamente, tem um tanque conveniente com uma alça de transporte, "prateando" a água.
- Royal Clima Sanremo. Preço acessível, simplicidade no atendimento e gerenciamento, na presença de um ionizador que pode ser desligado. O equipamento é equipado com iluminação atraente. Existe uma fragrância no sistema.
- Sinbo SAH 6111. Belas cores, a conveniência do golfo de água, ele se mantém firme em suas pernas. Este modelo funciona silenciosamente, tão fácil de operar quanto possível.
- Ballu UHB-310. Neste aparelho, você pode girar o spray do umidificador. É possível alternar mecanicamente o modo de operação. Ele para automaticamente. É conveniente para o usuário reabastecer o reservatório. Este modelo é muito silencioso.
- Timberk Qui Ul 03. Esta opção funciona silenciosamente e até cheira o ar. A direção da pulverização pode ser ajustada. O dispositivo possui um indicador de nível de água.
- Leberg LH-803. É leve e bonito, unidade muito fácil de operar. Seu tanque dura muito tempo. Um umidificador geralmente é escolhido para uso no berçário.
- AIC SPS-748. Este é um dispositivo de design simples, compacto e brilhante. Funciona silenciosamente, consome o mínimo de energia. A velocidade desta técnica pode ser ajustada. É acessível.
- Electrolux Ehu-3510d / 3515d. É um equipamento compacto e de alta potência que possui operação silenciosa, lâmpada UV embutida e regulador de tamanho de gota disponível. Este modelo possui um filtro "prata". O dispositivo possui um higrômetro e uma função de desligamento automático. O reservatório de fluido é bastante espaçoso.
Em qualquer caso, a escolha é bastante ampla. É melhor formular os requisitos da técnica antes mesmo de comprar, para escolher um dispositivo específico na loja. Por exemplo, vamos fazer um pedido a um consultor do tipo: você precisa de um umidificador ultrassônico, com um higrômetro, com aromatização de ar, silencioso e assim por diante.
Como escolher?
Ao escolher um umidificador doméstico para um apartamento, o comprador costuma fazer concessões. E para que a escolha não seja impulsiva, não se deve fugir de critérios claramente definidos. A escolha é baseada na avaliação dos seguintes pontos:
- características técnicas - determinar o tipo e tipo de dispositivo (por exemplo, ultrassônico, duto), com seu tamanho e funções adicionais;
- o custo já é sua capacidade financeira e disposição de abrir mão de uma certa quantia;
- segurança - se há crianças, asmáticos, alergias na família (isso geralmente é levado em consideração).
Leia as características com antecedência, "pegue" os dias de descontos e vendas, leia as avaliações de usuários reais. É interessante que alguns compradores potenciais, depois de ler as informações, decidam fazer por conta própria um aparelho climático.
Fazer faça você mesmo
Isso pode ser feito em teoria, especialmente se você tiver experiência em design. Depois de analisar fóruns e sites onde artesãos falam sobre como fazer equipamentos climáticos caseiros, você pode delinear o processo ou pontos importantes desse trabalho. Os componentes de um umidificador caseiro incluem o seguinte:
- geradores ultrassônicos de "névoa fria" são adquiridos a baixo custo nas instalações coreanas;
- fontes de alimentação com as características necessárias são difíceis de encontrar, portanto, os artesãos costumam comprar geradores com fontes de alimentação;
- resfriador - geralmente as fontes de alimentação do computador são atribuídas a essa função;
- contentor - no mercado doméstico encontra contentores transparentes adequados com tampa;
- plataforma flutuante para geradores - um sistema com um nome poderoso é representado por poliestireno, um copo de plástico, um gargalo, o sistema é mantido unido com cola hot melt;
- bico - você pode levar uma garrafa PET normal.
A montagem do dispositivo inclui a instalação do ventilador, bico, parte traseira da tampa, entrada do cabo de força.
É possível fazer tal dispositivo com um desejo ardente e alguma experiência técnica, mas é melhor se concentrar em vídeo master classes. Não há falta deles hoje.
Instruções de operação
Um documento de instrução está sempre anexado ao próprio dispositivo, mantenha-o, se não estiver à mão, então sob controle, não o perca. Basicamente, as regras de uso são as seguintes:
- antes mesmo de ser ligado, o aparelho deve ser deixado na sala por meia hora;
- depois, ligue-o à rede - se não pensou em encher com água, não ligue o umidificador à rede; o dispositivo geralmente é ligado com um botão de toque no painel;
- se não houver água suficiente no dispositivo, o indicador embutido irá informá-lo;
- não deixe que a água entre na base do aparelho, não transfira o aparelho para outra sala se o reservatório estiver cheio ao máximo.
Cada modelo tem suas próprias instruções. Como adicionar óleos essenciais (se previstos de forma funcional), como limpar o equipamento, tudo está prescrito no documento de instruções. Se você o perdeu, encontre a versão eletrônica na Internet.
Possíveis problemas
Existem defeitos típicos, cujas causas na maioria dos casos convergem. Por exemplo, os indicadores do aparelho estão desligados e par. Isso significa que: ou o umidificador não está conectado à rede (com quem isso não acontece), ou não há tensão na rede. Se o indicador estiver aceso, mas não houver vapor, o caso pode estar em um reservatório de líquido vazio ou, ao contrário, o reservatório está cheio demais. Outros problemas comuns são dignos de nota, a saber:
- quando ligado, são sentidos odores desagradáveis - ou o próprio dispositivo é novo, ou a água está suja ou simplesmente estagnada;
- pouco vapor - pode ser uma contaminação do emissor ou da mesma água estagnada;
- muito barulho - pode não haver água suficiente no tanque, ou o umidificador é instável na superfície.
Importante! Tente usar apenas água destilada ou fervida para operar o dispositivo. Limpe o reservatório de água duas vezes por mês e troque a água com mais freqüência. O processamento com vinagre seguido de um bom enxágue é aceitável.
Visão geral da revisão
As resenhas postadas em vários sites temáticos costumam ser altamente informativas. São bastante detalhados e interessantes de ler, mas desconsideram a subjetividade do autor. Você não pode saber com certeza se ele não viola as regras de uso do dispositivo. Em relação aos umidificadores ultrassônicos, na maioria das vezes os autores das revisões os mencionam devido às seguintes qualidades:
- segurança - como principal critério para aquisição de aparelho para creche;
- silêncio do trabalho - e isso também é importante para um clima psicológico favorável na casa;
- facilidade de limpeza - o sistema é fácil de operar e manter;
- funções adicionais - por exemplo, aromatização do ar.
E os autores das revisões frequentemente reclamam sobre as características não mais significativas. Por exemplo, a falta de controle remoto em alguns modelos. Embora geralmente esteja presente em dispositivos de classificação.
Para obter informações sobre como fazer um umidificador ultrassônico com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.