Classificação do umidificador de ar

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Os melhores fabricantes nacionais
  3. Classificação de marcas estrangeiras
  4. Critérios de escolha
  5. Visão geral da revisão

O ar seco do interior é frequentemente uma das razões para se sentir mal. Uma pessoa freqüentemente espirra, congestão nasal, dores de cabeça e tosse aparecem, tormentos de insônia. Um umidificador de ar, que está disponível em qualquer loja de eletrodomésticos, pode ajudar a lidar com o problema. No entanto, comprar o primeiro aparelho disponível com o preço mais baixo não é a melhor opção. Primeiro, você deve se familiarizar com os modelos da mais alta qualidade.

Peculiaridades

Umidificadores são equipamentos climáticos, no processo de trabalho, pulverizando vapor d'água no meio ambiente, melhorando assim os indicadores de umidade.

De acordo com pesquisas de cientistas, a umidade deve ficar na faixa de 40-70%. Somente neste caso, a pessoa se sentirá confortável e o sistema imunológico ficará forte.

Os umidificadores de ar são de três tipos.

Ultrassônico

Um dispositivo desse tipo funciona por meio de ultra-som - ele converte água em "vapor frio". A umidade máxima alcançável é superior a 70%, o que é adequado para hidratar flores e outras plantas. Com a ajuda de um higrostato, é possível ajustar de forma independente o indicador para cada caso específico. As vantagens claras dos modelos são operação silenciosa, baixo peso, compacidade e mobilidade. Uma desvantagem significativa de tais umidificadores é que seu funcionamento requer água de alta qualidade (destilada ou bem filtrada), caso contrário, os filtros internos muitas vezes terão que ser substituídos, o que é bastante caro.

Além disso, impurezas de vapores contaminados se depositam na superfície dos móveis, prejudicando sua aparência.

Vapor

Este dispositivo funciona de forma semelhante a uma chaleira: a água é despejada em um recipiente, ela esquenta, depois ferve, o vapor resultante sai pelos orifícios correspondentes, umidificando o ar. Dispositivos de vapor não impõem requisitos aumentados sobre a água a ser vertida, eles são caracterizados por alta potência, aumente de forma rápida e eficiente a umidade do ambiente. Além disso, a estrutura interna não implica a presença de todos os tipos de cartuchos e filtros, portanto, não há necessidade de substituí-los.

As desvantagens dos produtos são: custo relativamente elevado, consumo energético significativo, formação de calcário no caso de utilização de água canalizada.

Tradicional

Seu funcionamento é baseado na evaporação natural a frio. É por isso que eles são freqüentemente chamados de umidificadores do tipo "frio". A cuba do aparelho é dividida internamente em dois compartimentos, onde também existe um filtro vertical., parte da qual está localizada no reservatório inferior, protegida da água, e a segunda - no local onde é despejado diretamente. Após entrar no líquido, o filtro fica totalmente impregnado com ele, ocorre a evaporação e o vapor é extraído para fora por meio de um ventilador também localizado ali.

As vantagens dessas unidades são o consumo econômico de energia elétrica (até 60 W), a manutenção simples, que consiste apenas em enxaguar o filtro interno no máximo duas vezes por semana, um nível de umidade moderadamente alcançado (não superior a 60%), o que faz não permitir que a sala seja resfriada demais.

Nesse caso, também, havia algumas desvantagens. Em primeiro lugar, trata-se de um baixo consumo de energia, o que não permite a umidificação muito rápida da sala, e o nível de ruído, muitas vezes chegando a 40 dB. Mas o último problema é facilmente resolvido - você só precisa ativar o modo noturno.

Além disso, o preço dos umidificadores "frios" em certa medida excede o custo dos análogos ultrassônicos.

Os melhores fabricantes nacionais

Vamos começar nossa análise dos melhores umidificadores com equipamento russo.

Ballu UHB-190

A aparência deste umidificador ultrassônico é admirável: corpo em forma de gota, superfície fosca, retroiluminado à noite. O recipiente comporta até 4 litros de água, enquanto seu consumo é de 350 mg / h. A unidade é capaz de atender salas de até 35 m². m. Potência - 20 watts.

Apesar do custo não muito alto, de até 3.000 rublos, o aparelho suporta uma série de funções, incluindo proteção antibacteriana, desmineralização, desligamento automático em caso de queda, escolha do tipo de pulverização (máximo, médio, mínimo).

Vantagens:

  • quase silencioso;
  • à moda;
  • alta performance.

Desvantagens:

  • cabo de alimentação curto;
  • na velocidade máxima de pulverização, uma poça aparece na superfície.

Ballu UHB-280 M Mickey Mouse

Outro tipo incomum de umidificador ultrassônico tem o formato do Mickey Mouse. Este modelo é perfeito para um viveiro de até 20 m². m. A segurança é organizada no mais alto nível: sem partes salientes agudas, isolamento de elementos vibratórios, bloqueio de ligar na ausência de água. Preço - até 5.000 rublos.

    Vantagens:

    • quieto;
    • econômico;
    • duradouro;
    • há um tempero.

    Desvantagens:

    • dimensionar formas rapidamente;
    • não é muito conveniente para derramar água.

    NeoClima NHL-060

    Esta unidade é um produto de qualidade de uma empresa russo-ucraniana. Potência - 24 W, área de serviço - 30 m². m, capacidade do tanque - 6 litros. No entanto, o tanque não é muito conveniente para encher - ele terá que ser revirado todas as vezes. O controle eletrônico permite ajustar a taxa de evaporação, a velocidade do ventilador e habilitar a opção de pré-limpeza.

    Não quer dizer que o modelo seja barulhento (nível de ruído - 36 dB), mas na ausência de água pode começar a ranger. Preço - 2700-3000 rublos.

    Vantagens:

    • design elegante;
    • custo acessível;
    • controles simples.

    A desvantagem é a falta de elementos desinfetantes.

    Marta MT-2668

    Essa marca se posiciona como estrangeira, embora tenha raízes russas. O modelo de ultrassom apresentado é muito simples, mas funcional. Potência - 30 W, consumo de água - 250 ml / h, volume do tanque - 5 litros, com enchimento adequado, pode funcionar até 20 horas. A unidade é dotada de módulos de aromatização e ionização, sendo estes bipolares, ou seja, saturando o ar com partículas carregadas positiva e negativamente, tornando o ar "natural".

    Usando o painel eletrônico da caixa, você pode ajustar a velocidade do ventilador embutido, a intensidade da evaporação. Preço - até 2.000 rublos.

      Vantagens:

      • baixo nível de ruído;
      • funcionalidade;
      • preço baixo.

      Desvantagens:

      • difícil limpar o tanque;
      • design feio.

      Fanline VE-200

      Um umidificador muito decente do tipo "frio", que suporta as funções de ozonização, aromatização, ionização. O projeto inclui um módulo responsável pela purificação do ar em 3 estágios. A água que está sendo vertida não precisa ser pré-filtrada - a unidade se encarregará disso sozinha. Como não há cartuchos e filtros neste umidificador, você não terá que gastar dinheiro para trocá-los e limpá-los, bem como para aumentar a tarifa de energia elétrica, já que o aparelho é bastante econômico. O aparelho não difere em falta de ruído, mas é importante notar que este som não incomoda. O preço é de cerca de 6.000 rublos.

      Vantagens:

      • facilidade de manutenção e operação;
      • durabilidade;
      • funcionalidade;
      • lucratividade.

      A desvantagem é o baixo consumo de energia.

      Polaris PUH 3504

      Umidificador ultrassônico com design elegante em preto e branco. O controle de toque permite que você ajuste a intensidade do fornecimento de vapor, e a opção de desligamento automático embutida desligará a unidade se a água acabar e o usuário não estiver por perto.

      Baixo nível de ruído, baixo consumo de energia, baixo consumo de água - tudo isso também torna a unidade um dos melhores umidificadores de fabricação russa. Preço - 2.000-2500 rublos.

      Vantagens:

      • econômico;
      • pode trabalhar continuamente ao longo do dia;
      • a água é fácil de encher e o tanque é fácil de limpar.

      Desvantagens:

      • não determina o nível de umidade;
      • o material do corpo escurecido torna difícil determinar a quantidade de líquido no tanque;
      • o brilho da luz de fundo não é ajustável.

      Classificação de marcas estrangeiras

      Considere quais umidificadores de fabricação estrangeira merecem atenção.

      Xiaomi DEM-SJS600

      A empresa chinesa recentemente se tornou popular por seus produtos de alta qualidade. O modelo especificado do umidificador possui uma caixa de plástico, atrás da qual uma lâmpada UV, água desinfetante e um sprinkler estão escondidos. A água filtrada deve ser despejada no tanque, uma vez que a purificação da água pelo fabricante não é fornecida. O volume de um tanque de 5 litros é suficiente para umidificar o ar em uma sala de até 20 sq. m. Ao mesmo tempo, pode funcionar sem manipulações adicionais por até 24 horas. A aparência do umidificador corresponde ao design de todos os outros dispositivos fabricados pela marca. Preço - 4000-5000 rublos.

      Vantagens:

      • montagem de alta qualidade;
      • consumo econômico de água;
      • Belo design.

      A desvantagem é muito barulhenta.

      AIC SPS-902

      Umidificador ultrassônico elegante de uma marca italiana. Possui módulos embutidos como hidrostato, desmineralizador. Este último permite o uso mesmo de água corrente, porém o filtro de limpeza terá que ser trocado devido à incrustação. Não ocorre vibração durante a operação do dispositivo, portanto, ele pode ser colocado em qualquer superfície. O tanque permite encher 5 litros de líquido, o que é suficiente para umidificar ambientes de até 30 m2. m. Fora do case, há um display bastante grande e botões fáceis de pressionar que permitem ajustar a temperatura e adiar o início. O preço é de cerca de 7.000 rublos.

      Vantagens:

      • silencioso;
      • de confiança;
      • multifuncional.

      A desvantagem é que ele consome eletricidade de forma não econômica.

      Beurer LB 50

      Um dos melhores umidificadores a vapor de marca alemã. Capaz de atender instalações residenciais e industriais de até 50 m². m. Não é muito eficiente em termos de energia, a potência máxima é 380 W. Mas o resultado da hidratação não demorará a chegar - a umidade aumentará quase imediatamente. Não há necessidade de pré-filtração do líquido a ser vertido - o aparelho possui um poderoso limpador. Preço - 5500-6000 rublos.

      Vantagens:

      • design elegante;
      • painel eletrônico conveniente;
      • eficiência;
      • velocidade e qualidade da umidificação.

      Desvantagens:

      • grandes dimensões e peso;
      • consumo de água antieconômico.

      Electrolux EHU-3710D (3715D)

      Um bom umidificador, ideal para o lar. Área de serviço - 50 m² m, volume do tanque - 5 l, taxa de fluxo - 450 ml / h. Possui 7 modos de umidificação, opção de desligamento automático caso a umidade desejada seja atingida. Graças à função de ionização, o ar não é apenas umidificado, mas também purificado.

      A presença de um módulo desmineralizador permite que você não se preocupe com a qualidade da água utilizada - irá purificá-la se necessário. O preço é de cerca de 8.000 rublos.

        Vantagens:

        • determina e mostra a porcentagem de umidade;
        • boa luz de fundo que pode ser desligada;
        • trabalho rápido.

        Desvantagens:

        • às vezes aparece condensação;
        • encher o tanque não é muito fácil;
        • painel de controle inconveniente.

        Stadler Form Fred F? 005EH / F-008EH / F-014H / F-015RH

        De aparência incomum e ao mesmo tempo umidificador a vapor de alta qualidade. Capaz de atender instalações de até 40 sq. m, funciona sem intervenção humana por muito tempo, já que o consumo de água é mínimo. Os mecanismos internos praticamente não são recobertos por placa e a escama é muito fácil de limpar. Notifique que a água está acabando. O preço é de 10.000-11.000 rublos.

          Vantagens:

          • barulho baixo;
          • poderoso;
          • à moda;
          • forma vapor estéril.

          Desvantagens:

          • Preço Alto;
          • alto consumo de energia.

          Royal Clima Sanremo (RUH-S380 / 3.0M)

          Um umidificador econômico não difere em tamanho - seu tanque comporta 2,5 litros de água, mas isso é suficiente para uma umidificação diária de 2 horas dos quartos de um apartamento ou casa. A aparência original e elegante se encaixa organicamente no interior de qualquer estilo. O controle da operação é realizado por meio de controle mecânico. Umidificadores baratos, via de regra, são usados ​​para os fins a que se destinam e não oferecem suporte a funções adicionais. Nesse caso, uma cápsula aromática é embutida no aparelho, que, por meio de óleos derramados, enche o ambiente de aromas agradáveis ​​e saudáveis. Preço - até 2.000 rublos.

            Vantagens:

            • sem filtros substituíveis;
            • preço acessível;
            • controle claro e simples.

            Desvantagem - é necessária uma filtragem preliminar da água.

            Há um grande número de umidificadores de ar de alta qualidade de empresas estrangeiras, nem todos os modelos foram incluídos em nosso top - pelo menos daremos seus nomes:

            • Stadler Formulário Jack J-020/021;
            • Electrolux EHU-5515D;
            • Polaris PUH 5206Di;
            • Boneco Air-O-Swiss S450;
            • Boneco W2055DR;
            • Venta LW 45;
            • Sinbo SAH 6111;
            • Leberg LH-206;
            • FIRST AUSTRIA FA-5599-5.

            Critérios de escolha

              Aquisição de um umidificador necessariamente em alguns casos.

              1. Com operação frequente do aquecedor. Neste caso, o ar é muito seco, apesar de os fabricantes de todas as formas garantirem que isso não acontecerá ao utilizar o seu aparelho. Mas o fato permanece - esses dispositivos reduzem significativamente o nível de umidade.
              2. Em salas grandes, onde a temperatura média é de +25 graus e acima. Isso inclui salas de serviço, porões, depósitos e outros locais com pouca ventilação. Estes são apartamentos comuns da cidade com janelas de plástico com vidros duplos. Ao contrário das de madeira, quando fechadas, praticamente não deixam passar o ar, prejudicando a sua circulação natural. Quando não há como abrir a janela (especialmente no inverno), um umidificador ajudará a salvar a situação.
              3. Se houver objetos na sala que sejam sensíveis aos níveis de umidade. São instrumentos musicais, pinturas, coleções de selos, envelopes e outras antiguidades. Os umidificadores, neste caso, ajudarão não apenas na manutenção de um microclima ideal (em galerias, guarda-roupas, museus e outros locais), mas também no transporte de produtos.
              4. Se as pessoas morarem em apartamento ou casa, cujo estado de saúde seja afetado negativamente pelo ar seco. Estas indicações médicas aplicam-se a crianças, grupos etários da população, pessoas com alergias, doenças crônicas, bronquite, etc. Neste caso, é desejável que o dispositivo tenha funções adicionais, por exemplo, seria simultaneamente um purificador de ar.

              Para que o umidificador funcione de forma eficaz, é necessário selecioná-lo corretamente, com base em uma série de indicadores.

              atuação

                Este parâmetro mostra a quantidade de água que o umidificador pode evaporar por hora de operação. No entanto, o funcionamento de alta qualidade do dispositivo vai depender não tanto do desempenho, mas de quanto ele corresponde ao quadrado da sala. Portanto, para umidificação 10 sq. m de espaço, você vai precisar de um dispositivo com um indicador de 100 ml / h.

                Respectivamente:

                • produtividade de 200 ml / h é suficiente para uma sala de 20 sq. m;
                • 300 ml / h - por 30 sq. m;
                • 350 ml / h - por 40 sq. m;
                • 400 ml / h - para 50 sq. m;
                • 450 ml / h - para 60 sq. m;
                • 500 ml / h - para 70 sq. me assim por diante.

                O desempenho de um determinado dispositivo pode ser ligeiramente diferente do ideal (para cima ou para baixo). Isso afeta principalmente a rapidez com que o ar interno é umidificado.

                Volume do tanque

                A grande capacidade permite que o umidificador funcione por muito tempo sem manutenção adicional. Usualmente, os fabricantes fornecem seus dispositivos com tanques, cujo volume total é suficiente para 7 a 8 horas de operação contínua.

                Poder

                  Os valores deste indicador estão diretamente relacionados ao tipo de construção, bem como ao seu equipamento técnico.Assim, dispositivos multifuncionais (com ozonização, aromatização, ionização e vários módulos eletrônicos embutidos) requerem mais energia, ou seja, o consumo de energia ao utilizá-los será maior.

                  As mais econômicas são as unidades climáticas do tipo "frio" - a sua potência não exceda 30 W (para salas com uma área não superior a 50 m2). Em segundo lugar estão os modelos ultrassônicos que consomem de 15 a 150 watts. As variedades de vapor são as mais "vorazes": sua potência às vezes chega a 500 W, embora não seja inferior a 130 W.

                  Método de colocação

                  Devido ao seu pequeno tamanho, os umidificadores de ar podem ser colocados sobre uma mesa, armário, peitoril de janela, pendurados na parede, mantendo uma área útil e sem perturbar a harmonia do interior. Mas neste caso não será um umidificador puro, mas sua combinação, por exemplo, com um purificador.

                  No entanto, modelos superdimensionados projetados para aumentar a umidade em ambientes espaçosos também estão disponíveis e são colocados principalmente no chão.

                  Display e controle

                  A gestão pode ser:

                  • mecânico;
                  • eletrônico (botão de pressão).

                  O primeiro tipo implica a presença de uma chave rotativa, diminui ou aumenta a força do fluxo de ar. Modo noturno, cronômetro, vários programas automáticos não são fornecidos nos dispositivos, portanto, você terá que controlar a quantidade de água no tanque, ligar e desligar o equipamento você mesmo. Por esse motivo, tais umidificadores pertencem à categoria de orçamento, o que não se pode dizer das variedades eletrônicas. Eles têm todos os tipos de módulos embutidos que simplificam muito a operação do dispositivo e aumentam sua funcionalidade.

                    Na parte externa, o corpo do dispositivo é equipado com um painel eletrônico que permite definir os parâmetros desejados e selecionar os modos. Além disso, há também uma indicação - ícones de sinalização que notificam o usuário sobre possíveis avarias e problemas. Os mais comuns são:

                    • indicação de umidade (higrômetro) - importante opção que determina o percentual de umidade absoluta;
                    • indicação de temperatura - disponível apenas em umidificadores a vapor, mostra se a água já esquentou o suficiente;
                    • indicação de substituição do filtro - indica que o cartucho está entupido ou quebrado, e é hora de substituí-lo por um novo;
                    • indicação de tanque vazio - notifica que a água no tanque logo acabará.

                    Os modelos mais caros possuem um painel de controle no kit, que permite configurar a unidade remotamente, economizando o tempo do usuário. E há muitos outros botões com todos os tipos de programas úteis.

                    Funções adicionais

                    Umidificadores de ar para apartamentos não são complexos climáticos de grande porte, mas ainda assim são capazes de suportar algumas funções importantes. Aqui estão os mais necessários, para os quais não é tão assustador pagar a mais:

                    • higrostato - permite manter um determinado nível de umidade, está disponível apenas em umidificadores automáticos;
                    • modo noturno - o aparelho operará com nível de ruído reduzido, o que não interferirá no sono e descanso dos membros da família, podendo apenas ser embutido em sistemas que possam funcionar por muito tempo sem intervenção humana;
                    • luz de fundo - é necessária para que você não vire acidentalmente o aparelho no escuro, se necessário, pode sempre ser desligada (por exemplo, durante o sono);
                    • temporizador - permite definir o tempo de desligamento, o que é muito conveniente quando não há ninguém para fazê-lo e não é necessária a umidificação de longo prazo;
                    • mudança automática de modos - permite que o aparelho mude de forma independente caso atinja o nível de umidade ou qualidade do ar exigidos (nos modelos com purificação);
                    • ozonização - permite refrescar o ar do ambiente saturando-o com ozônio, porém, esse gás em altas concentrações é prejudicial, portanto, não se deve usar esta função o tempo todo;
                    • aroma - com a sua ajuda, o ar não só é humedecido, mas também enriquecido com todos os tipos de aromas, que, aliás, podem ter um efeito benéfico para a saúde, mas deve-se compreender que ficar num quarto saturado de odores pode levar a uma deterioração do bem-estar, em particular, a fortes dores de cabeça;
                    • um ionizador - com sua ajuda, aumenta o número de íons carregados negativamente no ar, que efetivamente purificam o ar, mas sua concentração excedida não traz benefício;
                    • proteção antibacteriana - desinfeta o ar, removendo vírus e bactérias, pode ser implementada na forma de elementos especiais no mecanismo ou pulverização nas superfícies de trabalho;
                    • aquecimento da água - aumenta a temperatura do líquido despejado no recipiente, o que aumenta a segurança de operação do aparelho, pois o uso de água quente leva à quebra dos componentes internos do aparelho;
                    • proteção contra calcário - esta função prolonga a vida útil do umidificador, pois evita que várias partículas presentes na água encanada se depositem em suas partes funcionais.

                    Aparência

                    Quanto ao design externo, tudo depende das preferências pessoais do usuário. Os fabricantes hoje produzem opções de várias cores, formatos - resta apenas encaixá-lo organicamente no meio ambiente.

                    Visão geral da revisão

                    Analisando as avaliações dos usuários, podemos chegar à conclusão de que os aparelhos mais baratos são aparelhos que umidificam o ar por meio de ultrassom, mas periodicamente você terá que gastar dinheiro trocando filtros e cartuchos, mas esses custos não são tão significativos.

                    Os umidificadores a vapor são os mais potentes e rápidos, mas nem sempre são seguros, por isso é melhor não usá-los em apartamentos. O melhor lugar para eles são todos os tipos de escritórios e salas de serviço.

                    Os tipos tradicionais são um pouco mais caros do que os ultrassônicos e não são tão eficientes quanto os a vapor. Porém, a manutenção é a mais confortável e econômica, portanto será uma excelente opção para uso prolongado em residências urbanas.

                    Veja o vídeo a seguir para ver os 5 umidificadores de ar mais baratos.

                    sem comentários

                    O comentário foi enviado com sucesso.

                    Cozinha

                    Quarto

                    Mobiliário