Os benefícios e malefícios dos umidificadores
Os umidificadores são considerados a maneira mais fácil, segura e eficaz de aumentar o nível de umidade. Esses dispositivos permitem em pouco tempo aumentar significativamente a porcentagem de umidade em uma sala fechada, o que tem um efeito positivo na saúde, na estabilidade do sistema imunológico e até no humor de uma pessoa. Neste material, você conhecerá os benefícios e os perigos dos umidificadores, além de conhecer a opinião dos médicos sobre esse assunto polêmico.
Por que você precisa umidificar o ar?
Poucos entendem claramente por que ainda é necessário aumentar a porcentagem de umidade do ambiente. A resposta a esta pergunta é bastante simples - em apartamentos onde as pessoas dormem e passam a maior parte de suas vidas, três fatores principais afetam a saúde humana. Os primeiros 2 fatores são o nível de temperatura e a limpeza das instalações. Eles são responsáveis pelo conforto, bom humor e não permitem que você adoeça. O terceiro fator é o nível de umidade do ar, que deve ser de 45 a 80% para uma vida plena e saudável.
Você deve entender com mais detalhes, em que condições nas instalações o nível de umidade é aumentado.
- No inverno, a umidade nos apartamentos é bastante reduzida devido ao aquecimento quente - isso também é afetado pela falta de ar condicionado e a substituição das janelas de madeira (como antes) por janelas de plástico, que absolutamente não permitem o ar fresco passar através. Pessoas que vivem nessas condições podem apresentar os seguintes sintomas: envelhecimento prematuro e pele seca, cabelos quebradiços, imunidade enfraquecida e doenças frequentes, dores de cabeça matinais e congestão nasal. E o mesmo efeito prejudicial é em crianças, animais de estimação e plantas.
- Um nível agradável de umidade em apartamentos onde moram crianças pequenas é especialmente importante. O ar seco afeta os bebês muito mais fortemente do que os adultos - tudo por causa do medo dos pais de provocar correntes de ar das aberturas.
- A umidade interna adequada e estável desempenha um papel importante no bem-estar das pessoas que sofrem de alérgenos domésticos e animais. O ar úmido pesa sobre as partículas de poeira, pólen e pelos de animais, o que impede que se levantem do chão e provoquem reações alérgicas.
- Pessoas com asma, pneumonia ou tuberculose também são aconselhadas a descansar em quartos com um nível de umidade relativamente alto. Freqüentemente, os especialistas recomendam a instalação de dispositivos de umidificação de ar em salas com doenças infecciosas, como infecções respiratórias agudas.
Além disso, o ar seco em uma área sem ventilação pode acumular os seguintes compostos prejudiciais, que podem piorar sua saúde:
- produtos de resíduos humanos;
- vários vapores de aparelhos de polímero na sala;
- gases e compostos nocivos que se formam durante o cozimento;
- vários microrganismos virais.
A umidificação do ar pode reduzir significativamente o impacto desses elementos prejudiciais no sistema imunológico humano. Muitas pessoas preferem aumentar a humidade das divisões, recorrendo aos meios improvisados que se utilizavam há meio século. Para isso, são realizadas limpezas úmidas nas instalações sempre que possível, recipientes com água fria são instalados em toda a sala ou objetos úmidos (principalmente trapos) são pendurados perto de paredes quentes e radiadores.
A maneira mais fácil de aumentar a umidade hoje é considerada um umidificador, mas, de acordo com a comunidade médica, esse dispositivo tem qualidades e propriedades positivas e negativas.
Recursos benéficos
Hoje, umidificadores e dispositivos de controle de temperatura estão em grande demanda, o que pode ser explicado por um número impressionante de vantagens e propriedades úteis possuídas por tal técnica.
- Acredita-se que os umidificadores sejam capazes de otimizar os processos de transferência de calor humano. Em maior medida, isso se aplica a bebês e adolescentes, cujo corpo produz uma grande quantidade de calor através dos pulmões. Se uma criança dorme em um quarto com ar estagnado e seco, seu corpo começa a perder umidade intensamente, o que leva ao espessamento do sangue e à complicação dos processos internos do corpo. Além disso, um nível insuficiente de umidade afeta o funcionamento das membranas mucosas da criança (que simplesmente secam e ficam cobertas por uma crosta), o que se reflete no aumento da taxa de respiração e no bloqueio dos processos naturais de neutralização de micróbios que entram no corpo humano pela boca e nariz. A dificuldade respiratória e o bloqueio das membranas mucosas geralmente levam a doenças graves, como otite média, bronquite e até asma.
- Os umidificadores modernos são extremamente funcionais e podem executar simultaneamente várias funções úteis. A maioria dos novos modelos são lavadores de ar de alta tecnologia que funcionam com defletores de filtragem de água e carbono, bem como filtros de ar fino. Isso permite que você processe o ar de forma eficiente e limpe-o de bactérias, micróbios e alérgenos.
- Hidratantes de alta qualidade não só estabilizam o funcionamento do corpo humano, mas também têm um efeito positivo na condição da pele, cabelo e unhas. Acredita-se que com um bom nível de umidade, a probabilidade de rugas na pele, irritações e erupções no rosto e no corpo é reduzida.
- Um umidificador funcionando corretamente afeta indiretamente o humor e a vitalidade de uma pessoa - as pessoas que trabalham em escritórios sabem como é difícil se concentrar em uma sala abafada, quente e sem ventilação com umidade abaixo de 20%.
- O ar desumidificado tem um efeito negativo não só nas pessoas, mas também na aparência e durabilidade dos eletrodomésticos, elementos decorativos e móveis (em pedra, madeira ou tecido natural). Móveis feitos de alguns tipos de madeira secam com o tempo e racham devido à baixa umidade.
- Um bom nível de umidade otimiza o trabalho do corpo não só de uma pessoa, mas também de todas as plantas que são cultivadas em um apartamento. A umidade afeta o estado das folhas e caules das flores e também estimula a floração. Não é à toa que, no cultivo de plantas de jardim, é realizado um procedimento de estratificação (inclui a criação de condições de alta umidade), que envolve a criação de condições climáticas agradáveis para a germinação de sementes de flores.
Impacto prejudicial
Deve-se dizer desde já que o dano potencial dos umidificadores se deve ao uso impróprio desses dispositivos ou à compra de modelos de baixa qualidade que não são capazes de desempenhar funções importantes. As desvantagens descritas abaixo serão características apenas de alguns tipos de umidificadores.
- Dispositivos de umidificação a vapor trabalhe fornecendo vapor razoavelmente quente através dos orifícios da caixa. Isso pode ser perigoso para famílias com crianças pequenas e curiosas, que podem deliberada ou acidentalmente atingir o jato de vapor quente ou derrubar o aparelho - tudo isso pode causar queimaduras. Em modelos ultrassônicos de umidificadores, o vapor é fornecido na forma fria - isso é tanto um ponto positivo quanto um negativo, pois o vapor quente simultaneamente destrói bactérias nocivas e é capaz de elevar ligeiramente a temperatura do ambiente.
- Entre os consumidores, é justamente umidificadores ultrassônicos sem filtros... O princípio de funcionamento destes modelos é construído de forma que o líquido fornecido ao recipiente evapore no ambiente junto com todos os elementos nocivos, como os sais. Essas substâncias entram nos pulmões de uma pessoa, são depositadas na pele e nas folhas das plantas.
- Se você instalar o umidificador próximo a paredes ou móveis com revestimento escuro, poderá encontrar o problema da formação de um revestimento branco desagradável devido à evaporação da umidade. Eles são criados usando água muito dura. A flor branca força os consumidores a limparem regularmente e afeta a aparência dos móveis. Para lidar com este problema, alguns recorrem ao seguinte conjunto de truques:
- encher os aparelhos com água destilada, que pode ser comprada em lojas;
- comprar modelos mais caros de complexos de umidificação com um filtro que amolece a água, o que reduz significativamente a quantidade de sais nocivos na água e evita a formação de um sedimento desagradável;
- usado para reabastecer a água filtrada em casa - filtros domésticos padrão, que geralmente são usados na purificação da água da torneira para beber.
- Devo dizer que altos níveis de umidade são tão perigosos quanto baixos - o ar muito umidificado pode provocar resfriados e afetar negativamente a pele. Para criar condições ideais de umidade, um dispositivo como um higrômetro é instalado nos dispositivos, o que permite regular a eficiência e a taxa de evaporação da umidade.
Visão geral da revisão
Todas as opiniões sobre umidificadores que podem ser encontradas em abundância na Internet podem ser divididas em dois campos: as opiniões de médicos e especialistas, bem como as opiniões de usuários comuns que estão convencidos dos benefícios ou perigos de um umidificador por experiência própria . Vale a pena olhar mais de perto o ponto de vista de cada segmento de público.
Opinião de médicos
Deve-se dizer que, mesmo entre a comunidade médica profissional, as opiniões sobre complexos climáticos e umidificadores variam muito. Os especialistas concordam em apenas uma coisa - um nível excessivo de umidade é tão perigoso quanto um baixo, por isso é necessário controlar 24 horas por dia o nível de umidade do ambiente. Os especialistas acreditam que o nível de umidade ideal para adultos deve ser de 40-60%, para bebês, a umidificação do ambiente pode variar de 50 a 70%. Os especialistas falam sem ambigüidade sobre a influência dos dispositivos de umidificação ultrassônicos no corpo humano, que hoje são os mais populares e amplamente utilizados nas famílias russas comuns.
Os médicos acreditam que os efeitos nocivos do uso dos umidificadores ultrassônicos são muito exagerados e são decorrentes do uso analfabeto desses equipamentos em casa. De acordo com especialistas, umidificadores ultrassônicos não afetam a manifestação de resfriados e doenças infecciosas, como dor de garganta. De acordo com muitos estudos, a frequência de vibração do som ao usar tais dispositivos não ultrapassa 5 MHz, o que é um indicador absolutamente seguro para o corpo humano. Os médicos lembram que o ultrassom é frequentemente usado no trabalho de dispositivos médicos - com sua ajuda, diagnósticos de ultrassom, fisioterapia, inalações e muitos outros procedimentos para melhorar a saúde são realizados.
Opinião do consumidor
Se você avaliar as análises dos umidificadores na Internet, perceberá que a maioria das deficiências descritas de tais dispositivos se aplica a modelos estritamente definidos. Em particular, destacam-se os comentários negativos sobre o efeito prejudicial do vapor dos umidificadores nos móveis e nas paredes da casa. Muitos consumidores não estão satisfeitos com a eficiência dos dispositivos, bem como com a umidade constante na forma de poças que se acumulam sob tais dispositivos. Quanto às avaliações dos consumidores sobre os efeitos nocivos dos umidificadores no corpo humano, aqui você pode encontrar um grande número de pessoas que afirmam que seus filhos ficaram com dor de garganta ou resfriado após instalar um umidificador em seu quarto. Vale ressaltar também que grande parte do público trata essas resenhas com desconfiança e se refere à incompetência dos próprios pais nas questões da saúde infantil.
Os usuários do umidificador são aconselhados a prestar atenção a uma série de fatores que permitirão que você escolha o modelo de umidificador da mais alta qualidade, funcional e seguro.
- Decida o tipo de umidificador - são tradicionais (a umidade evapora devido ao contato com o elemento de evaporação), vapor (operando no princípio de aquecimento de água e posterior fornecimento de vapor quente), bem como ultrassônico (a umidade cai na placa vibratória e evapora).
Os modelos ultrassônicos são considerados os mais eficazes e caros.
- Estude cuidadosamente todos os parâmetros técnicos do aparelho - a capacidade do umidificador deve corresponder ao tamanho do seu apartamento, bem como às necessidades individuais da sua casa. A capacidade do dispositivo deve ser suficiente para trabalhar em uma sala por muito tempo sem reabastecimento. Para apartamentos com crianças pequenas, você deve escolher modelos de umidificadores com baixo nível de ruído. E também descubra os valores do custo de energia do modelo.
- Confira os recursos adicionais do seu dispositivo. As funções mais comuns: ionizador, aromatização, filtros de purificação de ar, temporizadores, controle remoto, 2-3 velocidades de umidificação, função de mudança da direção do suprimento de vapor, higrômetro. Lembre-se de que quanto mais funções adicionais um dispositivo tiver, mais caro ele custará e maior será a probabilidade de algo quebrar.
- Certifique-se de verificar as instruções de uso do dispositivo, bem como o manual do usuário. Use o aparelho estritamente de acordo com as instruções e não exceda a dose recomendada de água.
Além disso, uma série de recomendações ao consumidor podem ser distinguidas para criar as condições mais convenientes, confortáveis e saudáveis para o uso de tais equipamentos, a saber:
- tente limpar regularmente o tanque do umidificador, o que evitará o crescimento de bactérias e excluirá o aparecimento de sedimentos no fundo do tanque;
- não use a mesma água no funcionamento do umidificador por mais de 24 horas; Idealmente, você deve trocar o fluido toda vez que ligar o dispositivo;
- não se esqueça de substituir ou limpar os filtros de purificação de ar - isso é especialmente verdadeiro para consumidores que instalaram o dispositivo em salas velhas e empoeiradas; um filtro sujo pode levar a um cheiro desagradável de vapor e reduzir a eficiência de umidificação a nada; as instruções para o uso de tal técnica devem indicar o tempo permitido para o uso de um determinado filtro - geralmente cerca de 30–45 dias.
- os consumidores são aconselhados a manter o nível de umidade ideal na sala entre 50–55%; qualquer coisa a mais ou a menos pode levar a sensações desconfortáveis;
- de vez em quando, você deve ventilar a sala, o que não precisa ser feito enquanto o dispositivo estiver em operação;
- em nenhum caso conserte aparelhos climáticos e umidificadores por conta própria;
- nem todos os modelos de umidificadores são equipados com a função de aromatização, mas muitos consumidores gostam de adicionar óleos e até sal ao recipiente de evaporação, o que leva à quebra de tais dispositivos; fazer isso, é claro, não vale a pena;
- o dispositivo é melhor instalado em um local inacessível para crianças pequenas, para isso, geralmente são escolhidos móveis ou colinas mais próximas do centro da sala; Ao procurar um lugar, lembre-se de que o vapor pode afetar negativamente os móveis e tapetes próximos.
Se você tentar comparar todas as avaliações de consumidores sobre umidificadores, a maioria das pessoas fica satisfeita com o trabalho de tais dispositivos, e também afirmam sua utilidade e até indispensabilidade para a saúde e o bem-estar.
Como escolher um umidificador, veja o vídeo.
Cansado de limpar telas de TV - flores brancas em flores e móveis - a impressão é que a poeira é anual todos os dias. Tive de recusar, é melhor à moda antiga - ventilar com mais frequência.
O comentário foi enviado com sucesso.