Umidificadores a vapor: descrição, tipos e recomendações de escolha

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Dicas de Seleção
  7. Manual do usuário
  8. Possíveis problemas

O equilíbrio da água é um indicador importante que tem impacto direto no estado do corpo e no funcionamento de todos os órgãos internos. Uma pessoa moderna passa a maior parte de sua vida em prédios de concreto, onde eletrodomésticos e um sistema de aquecimento centralizado têm um impacto negativo no microclima das instalações, secando o ar delas.

A exposição constante à baixa umidade leva a problemas de saúde, ao surgimento de doenças crônicas, bem como à diminuição da imunidade. O longo e árduo trabalho de cientistas e engenheiros para resolver esse problema levou ao surgimento de umidificadores de ar no mercado. Existem vários tipos destes dispositivos, que se diferenciam em design e princípio de funcionamento, mas, apesar das diferenças funcionais, todos eles visam melhorar a atmosfera interna e melhorar a qualidade de vida humana. Um dos desenvolvimentos modernos dos cientistas é um umidificador a vapor.

Peculiaridades

Um umidificador a vapor é um dispositivo elétrico cuja ação visa aumentar a umidade das massas de ar. Esse aparelho melhora a qualidade de vida não só dos adultos, mas também das crianças. São os bebês que mais sofrem com o ar seco, o que leva ao ressecamento da mucosa do nariz e da garganta, o que necessariamente provoca um aumento no número de doenças virais e infecciosas. O nível de umidade ideal nas áreas comuns é de cerca de 40%, mas nos quartos das crianças esse indicador deve ser aumentado para 55%. Os indicadores de umidade de qualquer sala devem necessariamente estar de acordo com os GOSTs estabelecidos pelas organizações sanitárias estaduais.

Este dispositivo é amplamente utilizado não apenas em residências e escritórios, mas também em instituições médicas, bem como para aumentar o nível de umidade em estufas.

Dispositivo e princípio de operação

O princípio de funcionamento de um umidificador a vapor apresenta características comuns ao funcionamento de uma chaleira comum e consiste na liberação de vapor durante a fervura da água. Este dispositivo consiste nos seguintes elementos:

  • tanque de água;
  • TEN (elemento de aquecimento);
  • válvula de queda (evaporador).

Alguns modelos podem ser equipados com recipientes adicionais para fragrâncias e bicos especiais para inalação, bem como supressores de ruído. Alguns fabricantes instalam temporizadores especiais em seus modelos, com os quais você pode definir independentemente o tempo para ligar e desligar o dispositivo. Para os moradores de regiões ecologicamente desfavoráveis, o conjunto básico de componentes é complementado com ionizadores, ozonizadores e dispositivos ultravioleta, que ajudam a purificar e enriquecer o ar com substâncias úteis, tanto quanto possível.

A aparência do dispositivo e do elemento evaporativo, sua forma, cor e design dependem das idéias de design dos fabricantes, e os produtos também diferem nos parâmetros funcionais.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer eletrodoméstico, um umidificador a vapor tem uma série de características positivas e negativas.

Vantagens:

  • faixa de preço acessível;
  • eficiência;
  • alto nível de produtividade;
  • aumento rápido dos níveis de umidade;
  • limpeza máxima de massas de ar de poeira e vários microorganismos;
  • uma fonte de calor adicional durante a liberação de vapor quente;
  • a capacidade de aromatizar a sala e realizar procedimentos de inalação na presença de bicos especiais;
  • a capacidade de usar água da torneira comum;
  • não há necessidade de limpar e substituir os filtros.

    Desvantagens:

    • consumo de grandes quantidades de energia elétrica;
    • falta de sensor de controle de umidade para muitos modelos;
    • a necessidade de medições adicionais de umidade usando um higrostato;
    • a presença de alto nível de ruído;
    • incapacidade de uso na presença de doenças do trato respiratório superior e em quartos com crianças pequenas;
    • incapacidade de uso em quartos com móveis de madeira e livros;
    • o aparecimento em móveis e eletrodomésticos de placa branca, que consiste em poeira mineral e afeta negativamente a saúde humana.

    Visualizações

      Nas prateleiras de lojas modernas você pode encontrar dois tipos de umidificadores de ar:

      • com vapor frio;
      • com vapor quente.

      O princípio de funcionamento do umidificador de evaporação a frio é baseado na passagem de ar com o auxílio de um ventilador através de uma malha especial que limpa os fluxos de ar de impurezas nocivas e microorganismos perigosos, então o ar é umidificado e descarregado na sala de forma absoluta limpo e enriquecido com partículas de água. Os aparelhos de ar quente funcionam com o mesmo princípio, mas apenas as partículas de água são primeiro aquecidas e só depois são misturadas com as massas de ar.

      Ambos os modelos possuem sensores embutidos que corrigem o nível de umidade do apartamento e evitam que aumente excessivamente. Assim que a quantidade de partículas de água ultrapassar o normal, o aparelho desliga automaticamente o umidificador.

      Além disso, um elemento obrigatório dos umidificadores a vapor é um sistema de segurança, cuja tarefa é desligar o dispositivo se o tanque estiver completamente vazio.

      Avaliação das melhores modelos

      Graças a desenvolvimentos inovadores, os fabricantes produzem uma ampla gama desses dispositivos. Nem todos os modelos se distinguem por um alto nível de confiabilidade e eficiência, portanto, os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes geradores de vapor.

      • Bionaire CM-1 - um produto potente que combina preço e qualidade harmoniosamente. O vapor quente neste modelo é misturado com o vapor frio quando servido, o que reduz significativamente a probabilidade de queimaduras.
      • Boneco Air-O-Swiss S450 - gerador de vapor de alta qualidade, cujo volume de água é suficiente para 8 horas de funcionamento contínuo. O dispositivo está equipado com o número máximo de elementos adicionais.
      • Delonghi UH 700M É um modelo popular que tem um preço acessível e um visual criativo. Desvantagens - a rápida formação de escamas, a complexidade do atendimento e operação, a presença de um odor desagradável.

      Dicas de Seleção

      Antes de ir à loja para comprar um novo dispositivo, os especialistas recomendam que você decida com antecedência sobre o modelo necessário e a faixa de preço aceitável. Apesar da variedade, os especialistas recomendam levar em consideração os seguintes parâmetros básicos de todos os umidificadores de ar:

      • tipo de evaporação - um indicador cuja escolha é diretamente influenciada pelas condições climáticas da região de residência (vapor frio - para os países do sul, vapor quente - para as regiões do norte);
      • o volume da caixa d'água é um indicador que deve corresponder à área da sala;
      • a presença de um higrômetro embutido, que evitará o excesso de umidade do ar e o aparecimento de fungos, bactérias e microrganismos perigosos em um ambiente úmido;
      • a presença de um higrostato que ajusta automaticamente um nível de umidade confortável;
      • um sistema de desligamento automático é um elemento importante que evitará incêndios e ignição da fiação elétrica quando o motor superaquecer - esta situação pode ocorrer se o tanque ficar sem água e o dispositivo continuar a funcionar;
      • o nível de vibração do som é um indicador que tem impacto direto no bem-estar dos outros;
      • facilidade de atendimento e operação - parâmetros que afetam os custos financeiros e físicos na utilização do dispositivo;
      • faixa de preço é um indicador que inclui não apenas o preço do dispositivo, mas também o custo de aquisição de materiais adicionais, bem como os custos financeiros de manutenção e reparo do dispositivo.

      Manual do usuário

        Para maximizar a vida útil dos umidificadores de ar, marcas conhecidas anexam instruções detalhadas para seu uso em seus produtos, bem como dicas para prevenir e eliminar possíveis avarias e avarias. Todas as recomendações são redigidas em linguagem acessível e simples, além de complementadas com imagens gráficas.

        Mas, apesar da presença de instruções detalhadas, os especialistas recomendam prestar atenção às seguintes recomendações:

        • troca diária de água;
        • usar o dispositivo apenas em uma sala com um nível de umidade inferior a 70%;
        • instalar o dispositivo apenas em uma superfície plana e sólida;
        • limpar e reparar apenas o dispositivo desligado;
        • lavagem semanal de tanques e remoção de depósitos e incrustações acumuladas;
        • Limpe regularmente a superfície da caixa com uma solução de vinagre suave, o que evitará o aparecimento de riscos e manchas.

          É estritamente proibido colocar objetos estranhos no umidificador ligado e também lavar peças elétricas. Os especialistas não recomendam o uso de escovas duras e esponjas na limpeza do aparelho, bem como limpadores químicos com partículas abrasivas, que podem causar arranhões inestéticos.

          Para limpar o umidificador, os especialistas recomendam a compra de produtos especiais., dos quais uma ampla gama pode ser vista em lojas especializadas, ou simplesmente diluir uma pequena quantidade de refrigerante em água. Após a realização de todos os procedimentos, é imprescindível enxaguar todos os elementos com água corrente limpa.

          Para evitar queimaduras, não coloque a mão perto do atomizador enquanto o umidificador estiver operando com vapor quente.

          Possíveis problemas

          Um umidificador a vapor é um eletrodoméstico em cujo funcionamento podem surgir várias dificuldades. Os especialistas recomendam prestar atenção aos principais problemas, bem como às causas e soluções.

          • Fiação molhada - um problema comum que pode causar um curto-circuito no sistema elétrico e danos à propriedade. O motivo é a entrada de água no interior da caixa devido ao cuidado ou uso inadequado.
          • O Steam não vai (ou não vai bem) - uma avaria em que o dispositivo deixou de emitir vapor. Os motivos são danos ao gerador, oxidação dos contatos, quebra do ventilador, violação da integridade da membrana.
          • Falta de abastecimento de água - uma avaria que pode ser causada por uma avaria do emissor ou do sensor de nível de água.
          • Odor desagradável - um defeito perigoso que pode ser causado pelo aparecimento de bactérias patogênicas ou água estagnada. O problema pode ser resolvido com desinfecção e troca completa do fluido.
          • Falta de fluxo de ar - um problema comum causado por um ventilador ou motor quebrado.

          Para resolver todos os problemas técnicos, você precisa entrar em contato com centros de serviços especiais, que não só repararão o dispositivo, mas também lhe dirão o que fazer para que isso não aconteça novamente.

          Para obter uma visão geral do umidificador a vapor Boneco, consulte o vídeo a seguir.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário