Você precisa de um umidificador no verão e ele ajudará no calor?
Uma parte importante do microclima de qualquer sala é a umidade do ar. O funcionamento normal do corpo e o nível de conforto dependem disso. Você precisa de um umidificador no verão, ele resfria o ar, ajuda no calor do apartamento ou não - consideraremos as respostas a essas e outras perguntas no artigo.
Por que umidificar o ar?
Quando estamos em um apartamento, muitas vezes pensamos em como torná-lo ainda mais confortável. Temperatura, umidade, saturação de oxigênio - tudo isso afeta nosso corpo e seu trabalho.
Aqui estão alguns dos efeitos negativos do ar seco.
- O desconforto. Pode ser expressa pela ocorrência de ressecamento na garganta e na mucosa nasal. Isso pode causar mal-estar durante o dia e perturbar o sono à noite. Podemos não perceber, mas a baixa umidade também afeta o estado psicológico, causando irritação e agressões desnecessárias.
- Doenças. O ar seco provoca uma deterioração na saúde humana durante a doença, na maioria das vezes é uma tosse, resfriados, broncoespasmo e doenças alérgicas. O ar seco também é prejudicial para as crianças pequenas, uma vez que nos primeiros anos de vida são mais sensíveis do que nunca ao clima envolvente.
- Irritação. Pode ocorrer em pessoas que usam lentes. A síndrome do olho seco em climas quentes ou gélidos pode se tornar um problema separado com umidade insuficiente no ambiente.
- Efeitos na pele, cabelo, unhas. Este é um detalhe importante para mulheres que se preocupam com elas mesmas - a pele seca e menos elástica do rosto fica em uma sala seca. Pelo mesmo motivo, aparecem cabelos quebradiços e secos, as unhas começam a esfoliar.
- Apartamento. Sim, o ar seco também afeta os objetos do apartamento. Faz com que móveis e pisos rangam. Os objetos podem até começar a "morder" com eletricidade em baixa umidade devido ao acúmulo de eletricidade estática. As plantas do apartamento não sofrem menos. Isso se manifesta no amarelecimento de suas folhas e na ocorrência de diversos tipos de doenças.
Nível de umidade interna ideal no verão
O problema do ar seco ocorre entre moradores de várias regiões. Podem ser tanto as regiões do sul, onde a falta de umidade é sentida durante todo o ano, quanto as do norte, onde a secura é fortemente sentida durante as estações de inverno.
O nível ideal de umidade no verão promove a rápida sedimentação da poeira, enquanto no ar seco ela permanece instável.
A poeira voa livremente na massa de ar, entrando nos pulmões, nos órgãos visuais. Removê-lo é, portanto, muito mais difícil. Por esse motivo, o ar seco causa ataques em asmáticos, alérgicos e também leva ao broncoespasmo. O ar umidificado contém muito menos poeira.
É necessário ar hidratado da membrana mucosa dos olhos. Promove o envelhecimento retardado da pele ao redor dos órgãos visuais. A umidade evapora mais rápido na área dos olhos do que em outras áreas do rosto. A pele nesta área está sempre seca, quase sem suor e glândulas sebáceas. Portanto, ela precisa de uma atitude cuidadosa.
Um nível de umidade normal em uma sala promove um sono profundo e saudável. Os pulmões trabalham com mais facilidade, o risco de dores de cabeça diminui. É sabido que em um sonho passamos um terço de nossas vidas. E nosso desempenho, condição psicológica e física, humor depende disso. Portanto, é importante lembrar sobre as condições do sono, uma vez que a umidade evapora especialmente rapidamente no verão.
De acordo com a pesquisa da SanPiN, a umidade relativa do ar na sala deve ser de aproximadamente 40-60%.
Em umidade mais alta, o desenvolvimento de patógenos na superfície e nos próprios objetos da sala pode começar. O índice de umidade depende da estação. Como é mais quente no verão, deve ficar em torno de 60%.
Quando você precisa ligá-lo?
Existem várias vezes em que você pode usar um umidificador. É importante saber usá-lo corretamente para não prejudicar você e seus entes queridos.
No verão, o umidificador pode ser ligado quando:
- umidade baixa fixa ou claramente sentida;
- o ar condicionado está ligado continuamente.
Após a produção em massa de condicionadores de ar na década de 1980, os cientistas descobriram que as pessoas eram mais propensas a ter tosse, alergias e doenças pulmonares em quartos com esses dispositivos.
Um umidificador é freqüentemente necessário nas regiões onde a umidade do ar na cidade (fora) é inferior a 40%. Nesses casos, é necessário em qualquer época do ano.
Um dispositivo ou dispositivo para garantir o nível ideal de umidade nas massas de ar também é necessário quando uma criança aparece na família. Ao mesmo tempo, o nível de umidade deve ser 5% maior do que o normal. Se você não tem certeza se realmente precisa de um umidificador em casa, meça a umidade em sua casa com um higrômetro. Ele pode ser comprado de forma barata.
Qual é melhor escolher?
Todos os umidificadores são divididos em vários tipos, cujas diferenças estão no princípio de funcionamento: tradicional, ultrassônico e a vapor. Para recém-nascidos, os umidificadores tradicionais e ultrassônicos são os mais usados.
Vamos examiná-los mais de perto.
Tradicional
Esses dispositivos baratos e muito comuns operam por "evaporação a frio". Ele tem um ventilador embutido que puxa o ar da sala e elementos especiais de evaporação, que fazem com que a água seja despejada no tanque. Silenciosa, fácil de usar e com baixo consumo de energia, a unidade fornece ar umidificado. O umidificador em si funciona melhor nas áreas mais quentes da sala ou onde as massas de ar são mais ativas em movimento.
Vapor
Os umidificadores deste tipo, por outro lado, funcionam segundo o princípio da "evaporação a quente". Mais de 60% do ar pode ser umidificado com eletrodos dentro do aparelho que aquecem a água e a transformam em vapor. Depois que todo o volume do líquido evapora, o dispositivo desliga-se automaticamente. Umidificadores a vapor de alta eficiência são normalmente usados no inverno, pois aquecem o ar no verão.
As desvantagens desses dispositivos são os altos custos de eletricidade e a possibilidade de se queimarem com o vapor quente.
No entanto, são ótimos para aromaterapia e inalação se as instruções do umidificador indicarem o possível uso de óleos adicionados ao aparelho em pequenas quantidades.
Ultrassônico
Os umidificadores deste tipo surgiram há relativamente pouco tempo, distinguem-se pela segurança, não criam ruído. Eles são freqüentemente usados em viveiros. Geralmente são caros e sensíveis à qualidade da água.
Esse umidificador funciona de acordo com o seguinte princípio: por meio de vibrações de alta frequência, a água derramada se transforma em uma nuvem de névoa fria que, espalhando-se pela sala, se mistura com o ar e o umidifica.
Existem aparelhos ultrassônicos para umidificação do ar, cuja função adicional é antibacteriana. Geralmente são caros e sensíveis à qualidade da água.
Por seu efeito no ar, os umidificadores são divididos em:
- hidratante;
- hidratação e limpeza.
Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um umidificador.
- Existem crianças e animais na casa? Como mencionado acima, neste caso, os umidificadores tradicionais e ultrassônicos são mais frequentemente comprados.
- Preço. Um bom dispositivo não precisa ser caro. Mesmo entre umidificadores premium, existem modelos ineficazes e inconvenientes de usar.
- Tamanho do tanque. Preste atenção a isso ao escolher um dispositivo. Quanto maior o tanque de água, menos frequentemente você precisará reabastecer o umidificador.
- Consumo elétrico. A economia da compra também depende de quanta eletricidade o dispositivo consumirá no futuro. Uma compra cara terá um baixo consumo de energia.
- Silêncio. Se o dispositivo funcionar sem som, pode ser ligado à noite. Um umidificador ideal que funciona sem sons irritantes não excede 40 dB SPL.
- Especialização. Existem umidificadores especialmente projetados para fins específicos. Em particular, trata-se de modelos para quartos de crianças, que se distinguem pela segurança e pelo design interessante.
Resfria com o calor?
O entupimento que vem com o verão nos faz pensar se o aparelho que umedece o ar vai ajudar e se salva do entupimento. A solução ideal, claro, seria instalar um ar condicionado. No entanto, há vários casos em que isso não pode ser feito. Existe a opinião de que em tal situação é necessário um umidificador, pois ajuda não só a aumentar o nível de umidade do ar, mas também a resfriá-lo ainda mais.
Na verdade, o dispositivo causa o movimento das massas de ar, mas apenas as satura de umidade, condensa-a, o que leva a uma ligeira diminuição da temperatura em 1-2 graus.
No interior, no verão, o uso de um umidificador criará uma verdadeira experiência de sauna.
Assim, não será possível livrar-se totalmente do calor, mas será possível criar um microclima são e suavizar o ar da sala.
Resumindo, podemos dizer com certeza que um umidificador de ar é indispensável nos dias em que o ar da rua e do apartamento está seco. Escolhendo um umidificador com sabedoria e usando-o corretamente, você pode obter melhores resultados não apenas em termos de melhoria do conforto do ambiente, mas também em termos de manutenção da saúde.
No próximo vídeo, você conhecerá a opinião do médico sobre a importância de monitorar o nível de umidade do apartamento e como usar corretamente um umidificador.
No início, não achei que o hidratante fosse realmente benéfico, mas minha mãe começou a ter asma com a idade e decidimos dar-lhe um hidratante. Escolhi com a função de lavar o ar, pois minha mãe tem um pequinês e é cheio de lã. Mamãe disse que ela realmente percebeu a diferença com e sem hidratante, então, por suas palavras, posso recomendar.
O comentário foi enviado com sucesso.