Como limpar um umidificador em casa?
Um umidificador de ar é um dispositivo útil que permite manter uma atmosfera confortável em sua casa ou apartamento. Com a sua ajuda, é possível estabelecer e manter um microclima ideal, para fugir do calor e melhorar o estado da pele. Mas se o dispositivo não for cuidado, ele pode quebrar ou se tornar uma fonte de perigo bacteriano... Considere como limpar um umidificador em casa, com que regularidade você precisa fazê-lo, como lavar o bloom branco com ácido cítrico e quais outros produtos de limpeza devem ser usados.
Como funcionam os dispositivos
Os umidificadores de ar domésticos são considerados dispositivos de uso sazonal - a necessidade deles aumenta no inverno, quando os indicadores de umidade natural na atmosfera são significativamente reduzidos devido ao aquecimento artificial do ambiente. À venda encontram-se modelos com princípio de funcionamento mecânico, vapor ou ultrassônico, realizando o mesmo trabalho utilizando diferentes tecnologias.
Além do mais, existem muitas soluções combinadas que também podem desinfetar o ar ou realizar a desodorização... O princípio de funcionamento de qualquer um desses tipos de tecnologia é bastante simples: a água amolecida ou filtrada despejada no tanque é submetida à evaporação e entra no ambiente na forma de minúsculas gotas de nevoeiro frio, que se assentam muito lentamente. Durante a operação, o dispositivo pode ferver o líquido ou causar sua transformação vibrando a membrana ultrassônica.
Os processos de troca de ar também são importantes na operação do umidificador. Nos aparelhos ultrassônicos, as massas de ar entram no tanque e passam por um sistema com uma membrana que evapora a água por meio de vibrações de alta frequência. Na saída para a atmosfera da sala, é emitido um vapor frio, já saturado de umidade, com as características especificadas. A falta de aquecimento elimina o risco de queimaduras em tais dispositivos.
A umidificação a vapor ocorre devido ao aquecimento do líquido e à liberação de ar quente saturado de umidade para a atmosfera. Nesse caso, o meio ferve dentro do aparelho, embora seja estritamente controlado pela eletrônica, e o próprio sistema tenha vários graus de proteção. O corpo feito de plástico resistente ao calor é muitas vezes feito de várias camadas, não aquece do lado de fora.
Esses dispositivos podem ser usados para inalação ou aromaterapia. O projeto pode incluir um ventilador para acelerar os processos de troca de ar.
Por que eles podem ficar sujos?
Normalmente, os umidificadores são uma construção de uma unidade eletrônica e um recipiente com um evaporador aberto ou fechado. É feito de plástico durável e higiênico que é quimicamente neutro a várias substâncias. O principal motivo para o aparecimento de contaminação no interior do aparelho é o ambiente aquático, que é uma base favorável para a reprodução de diversos microrganismos. Na maioria das vezes, os proprietários de umidificadores de ar não prestam atenção suficiente à qualidade do líquido despejado no tanque. Já a água da torneira é caracterizada pelo aumento da dureza, contém sais minerais e outros componentes, que, quando o volume do meio evapora, alteram a concentração.
Como resultado, compostos químicos perigosos se depositam dentro do aparelho, cobrem suas peças e interrompem a condutividade elétrica. A placa ou escama branca que se forma no elemento de aquecimento e nas paredes do vaso é assim mesmo.
Se o evaporador raramente é aberto, um dia você pode notar que a água brotou sob sua tampa. Este fenômeno desagradável é consequência da multiplicação de microrganismos. O mofo verde ou preto também pode cobrir qualquer outra superfície, escondendo-se em locais de difícil acesso.
Por que essa vizinhança é perigosa? Em primeiro lugar, o desenvolvimento de doenças pulmonares. Os esporos de fungos lançados ao ar pelo dispositivo são um alérgeno forte, especialmente perigoso para crianças e idosos, cuja proteção imunológica é menos perfeita. É importante considerar que o florescimento da água é uma consequência direta da má manutenção do dispositivo. Se o interior do tanque for limpo regularmente, ele proporcionará benefícios excepcionais à saúde.
Um umidificador em uma casa pode ficar sujo não só por dentro, mas também por fora. Se deixar impressões digitais na caixa ou se formar uma película gordurosa, isso também pode representar um perigo para o próprio dispositivo e para a saúde de outras pessoas. A limpeza externa deve ser realizada simultaneamente à retirada da placa bacteriana do recipiente. Além disso, será útil remover a poeira da superfície do dispositivo durante a limpeza normal.
Métodos de limpeza
Para limpar bem o umidificador em casa, basta seguir instruções simples e claras. É imperativo lembrar que todas as manipulações são realizadas apenas quando o dispositivo está desconectado da rede elétrica. Também é imperativo esperar até que a água no reservatório do modelo a vapor esfrie para evitar queimaduras. Na descalcificação, o procedimento é o seguinte:
- o dispositivo é desenergizado, o tanque é desmontado, liberado do líquido dentro dele;
- a limpeza mecânica das paredes do recipiente é realizada com pano macio embebido em água com sabão; é preparado com 100 g de sabão em pó ralado e 200 ml de água morna, bem misturado com agitação;
- o recipiente é limpo por fora e por dentro; para locais de difícil acesso, escovar com uma escova de cerdas macias é bem adequado; nenhuma pressão forte é necessária; para melhorar a qualidade da limpeza, a escova também é umedecida em água com sabão;
- o bico está sendo limpo - é usada uma solução de vinagre (a proporção de essência e água é de 1: 1); é aplicado sobre um pano macio, é necessário limpar a sujeira e as incrustações até que seja obtido um resultado satisfatório;
- o enxágue é realizado - todas as partes do umidificador são enxaguadas com água limpa destilada ou corrente;
- a secagem está em andamento - primeiro, as peças permanecem na máquina de secar, depois são cuidadosamente enxugadas com uma toalha macia; Não é recomendado secar com um secador de cabelo ou usar outros métodos de aquecimento.
Importante! Não lave peças do umidificador na máquina de lavar louça. Tais ações são possíveis somente se o fabricante indicou a permissibilidade de tais ações nas instruções do dispositivo.
Você pode descalcificar um umidificador com ácido cítrico. Para isso, é preparada uma solução na concentração de 50 g de pó seco por 1 litro de água para obter a dissolução completa dos ingredientes. Em seguida, a solução é adicionada ao tanque, o dispositivo entra em funcionamento por 1 hora de operação. Em seguida, o reservatório é liberado do líquido, todos os elementos estruturais do dispositivo são enxaguados.
A desinfecção do molde é feita por vários meios.
- Vinagre. A essência em um volume de 200 ml é dissolvida em 4,5 litros de água, após o que o aparelho a vapor é enchido com essa mistura e deixado em condições de funcionamento por 60 minutos. Os tipos de tecnologia ultrassônica são limpos em um estado desenergizado. A sala é bem ventilada durante o processamento. Em seguida, a mistura é drenada, o tanque é bem enxaguado.
- Peróxido de hidrogênio. Neste caso, 2 copos (500 ml) de peróxido de hidrogênio na concentração de farmácia são despejados no reservatório removido do dispositivo. O tempo de exposição é de 1 hora. Certifique-se de que o agente esteja em contato com as paredes e o fundo do recipiente.
- Solução de cloro - 1 colher de chá. a alvura é diluída em 4,5 litros de água, a mistura é agitada e colocada no recipiente.A duração do processo de desinfecção é de 60 minutos, depois o líquido é drenado. Antes da instalação no dispositivo, o reservatório é completamente enxaguado com água e seco.
Importante! Com a desinfecção regular, você pode eliminar qualquer microorganismo patogênico, seja muco, mofo ou fungo.
O que não pode ser usado para lavar um umidificador? Quaisquer agentes químicos com uma composição ácida ou desengordurante agressiva definitivamente não são adequados para uso.... Líquidos para lavar louça, vasos sanitários, pias, desentupimentos, devem ser excluídos da lista de componentes de cuidado. Em vez de limpar, eles simplesmente danificarão o dispositivo.
Profilaxia
Existem medidas preventivas que permitem limpeza menos frequente da placa bacteriana e prolongam a vida útil do dispositivo? Para reduzir a necessidade de remoção global de molde e incrustações, certas regras são recomendadas.
Entre as medidas preventivas úteis, podem ser observadas as seguintes:
- sempre após a limpeza, deve-se primeiro secar completamente todas as partes removíveis do umidificador; ao instalar elementos estruturais ainda úmidos, você pode aumentar o risco de formação de mofo em locais de difícil acesso;
- se houver filtros adicionais substituíveis ou limpáveis no modelo, eles também devem receber atenção; se estiverem muito contaminados, o equilíbrio bacteriano é perturbado, não se deve perder o tempo de trocar os filtros, inclusive os considerados permanentes;
- a limpeza deve ser realizada pelo menos 1 vez por mês, mas de preferência semanalmente; com forte deterioração da qualidade da água ou alteração da fonte de abastecimento, este processo deve ser mais frequente;
- para evitar a deposição de placas duras nas paredes, basta olhar regularmente para dentro do tanque, repor o líquido nele contido;
- Para uma longa ausência dos proprietários, recomenda-se retirar totalmente o umidificador da água e secá-lo bem.
Seguindo essas diretrizes, você pode tornar a manutenção contínua do umidificador menos onerosa e mais fácil para o usuário.
Veja abaixo como limpar seu umidificador.
O comentário foi enviado com sucesso.