Umidificadores de ar para um apartamento: uma visão geral dos tipos, os melhores modelos e critérios de seleção
Em um esforço para fornecer as condições de vida mais confortáveis, uma pessoa moderna compra vários utensílios domésticos para a casa. Um deles é um umidificador. Com o material deste artigo, você aprenderá que tipo de técnica é, qual é o princípio de seu funcionamento, quais são as vantagens e desvantagens. Além disso, apresentaremos detalhes sobre os tipos de umidificadores e no que você deve prestar atenção ao comprá-los.
Por que você precisa de um umidificador?
Um umidificador é essencial em uma variedade de situações da vida. Normaliza o microclima do apartamento ou escritório onde está instalado. Poucas pessoas pensaram no fato de que o microclima em uma sala depende muito do estado do ar e, mais especificamente, do grau de umidade e temperatura.
Se não houver umidade suficiente, isso afeta a saúde das pessoas e o estado de todos os objetos no apartamento (escritório).
Um umidificador de ar para um apartamento traz o microclima do quarto de volta ao normal, devido ao qual:
- diminui a concentração de poeira, que provoca o aparecimento de reações alérgicas;
- a perda de umidade no corpo de qualquer um dos membros da família ou de seus convidados cessa;
- as famílias se livram da sensação de secura na nasofaringe;
- os processos de respiração e deglutição são facilitados;
- a probabilidade de dores de cabeça diminui;
- a condição da pele melhora;
- o desejo de piscar com mais frequência cessa;
- a sensação da presença de grãos de areia nos olhos desaparece;
- o risco de multiplicação de vírus e bactérias diminui;
- as funções protetoras do corpo aumentam, resistindo aos resfriados.
O uso mais importante ocorre durante a estação de aquecimento, quando o nível de umidade em muitos apartamentos da cidade diminui acentuadamente. Nesse caso, os primeiros a sofrer, via de regra, são as crianças pequenas. Além disso, o ressecamento afeta plantas domésticas, móveis, parquete e eletrodomésticos. Tudo precisa de seu próprio nível de umidade, que é determinado por um higrômetro.
O umidificador é uma alternativa para métodos de umidificação ineficazes como pendurar toalhas molhadas no calor, instalar fontes e recipientes com água. O dispositivo é projetado para repor o nível necessário de umidade no ambiente e ajustá-lo para criar as condições mais confortáveis para as pessoas, plantas e móveis.
Este é um sistema climático com umidificação do ar de 45 a 60%. Graças ao seu trabalho, o sono é normalizado, o nervosismo desaparece e a imunidade aumenta.
Um pouco de historia
Embora a história do ar condicionado remonte a séculos, os primeiros dispositivos autônomos para purificação e umidificação do ar surgiram apenas no século XIX. O primeiro dispositivo foi patenteado em 1897 nos EUA. Era uma câmara de bico que umedecia, desumidificava e resfriava o ar por meio da água. Desde 1906, o método de regular o teor de umidade pelo teor de umidade foi introduzido.
A produção em massa de umidificadores é atribuída a Empresa suíça Plaston, que apresentou o primeiro aparelho a vapor em 1969. Seu princípio de funcionamento era semelhante ao de uma chaleira elétrica. Ao ferver, a água de dentro do tanque saía em forma de vapor por orifícios especiais, que levavam à saturação do ar com a umidade necessária.Assim que o aparelho forneceu a quantidade necessária de umidade, o sensor do hidrostato foi acionado, o que levou ao desligamento do aparelho.
Este princípio formou a base da produção e também contribuiu para a prosperidade da empresa.
Hoje a empresa é considerada líder na produção de aparelhos para umidificação do ar dos mais diversos tipos. Os dispositivos diferem no princípio de operação, no número de opções integradas e na classe de desempenho. Tudo isso permite que você escolha a opção mais adequada, levando em consideração as diferentes demandas dos consumidores.
Tipos populares, seus prós e contras
Hoje, os fabricantes de equipamentos para umidificação do ar oferecem a mais ampla gama de produtos aos compradores. A riqueza de escolha torna-se um problema para o comprador, pois os modelos têm sua própria classificação. Eles diferem não apenas na aparência: além de diferentes tamanhos e designs, eles possuem diferentes características de desempenho, bem como o princípio de operação.
A variabilidade da funcionalidade dos dispositivos também difere. Por exemplo, você pode comprar uma versão tradicional ou um umidificador-limpador com ionização (umidificador-ionizador), um eletrodoméstico duto, vapor ou ultrassônico. Os produtos diferem na forma de instalação: eles são parede e chão... Cada tipo de dispositivo faz seu trabalho de maneira diferente.
Tradicional
Esses dispositivos são caracterizados por um tipo de umidificação natural (frio). O dispositivo para essas estruturas é extremamente simples, seu princípio de operação é baseado na evaporação natural da umidade. Dentro há um recipiente para água, no qual um filtro especial (cartucho) é parcialmente (meio) carregado. Um ventilador existente força o ar ambiente através do filtro poroso.
Em que o nível de saturação de umidade geralmente atinge 60% com a evaporação da água não mais do que 400 g por hora. O cartucho está constantemente em contato com a água, se não for adicionado, não ocorrerá o desligamento, e o próprio dispositivo passará a funcionar como um ventilador. O desempenho desta técnica depende do nível de umidade da sala: quanto mais alta, mais lento é o processo de evaporação.
Este trabalho permite normalizar o clima interior de forma natural. A desvantagem do sistema é a necessidade de se utilizar água purificada ou mesmo destilada. Em geral, o aparelho é despretensioso na manutenção, sendo necessário lavar o filtro em água corrente. O cartucho úmido deve ser trocado no máximo uma vez a cada 2 meses.
As vantagens deste tipo de dispositivo incluem baixo consumo de energia (na faixa de 20 a 60 watts), bem como a impossibilidade de umidificação excessiva... Estes aparelhos caracterizam-se por um custo orçamentário, pois possuem um ionizador, portanto são adequados para a limpeza do ar de uma sala onde se fuma. As estruturas são projetadas de forma que o usuário veja o nível da água e, portanto, adicione-o na hora certa.
Não há vapor quente aqui, o que significa que é impossível se queimar. No entanto, as variedades porosas são barulhentas e, portanto, devem ser desligadas à noite. Como mostram as análises, produtos desse tipo não funcionam tão rapidamente quanto gostaríamos. Assim que o nível de umidade da sala se aproxima de 60%, o aparelho para de umidificar o ar.
Vapor
Essas modificações funcionam de acordo com o princípio da bem conhecida chaleira elétrica. Os principais elementos de design são um reservatório, um recipiente de água, um elemento de aquecimento, um bico de pulverização e uma câmara de fornecimento de vapor. À medida que a água esquenta, ela se transforma em vapor, que sai do aparelho e vai para o ar. Assim, ocorre uma rápida umidificação do ar, o aparelho é considerado altamente efetivo.
O umidificador evapora cerca de 700 g de líquido por hora... No entanto, dependendo da área da sala, essa eficiência nem sempre é lógica, porque em uma sala pequena você pode simplesmente umidificar o ar em excesso. Em geral, para um trabalho eficaz, é preciso monitorar o nível da água, não esquecendo de reabastecer o recipiente a tempo. Você pode usar água da torneira comum para essa finalidade.
A desvantagem dessas modificações, como os bules, é a escala. Se você não se livrar dele a tempo, o dispositivo se tornará rapidamente inutilizável.
Apesar da alta eficiência e da capacidade do dispositivo de umidificar uma sala grande, ele pode criar um efeito estufa. Outras variantes da linha são equipadas com opção de inalação, o que as torna mais atraentes para os compradores.
As modificações da caldeira não podem ser chamadas de economia de energia. Eles aumentam significativamente o consumo total de energia consumido pelos residentes de um determinado apartamento por mês. No entanto, ao usar essas modificações, deve-se tomar cuidado para evitar que tombem ou fiquem perto do vapor que sai. Também é ruim que as partes dos dispositivos se desgastem rapidamente.
Embora as modificações sejam ruidosas no processo de trabalho e não sejam adequadas para quartos de crianças, elas têm uso próprio. Por exemplo, esses dispositivos podem ser usados para umidificar um jardim de inverno, uma pequena estufa de flores e uma estufa. Ao usar esta técnica, não só aumenta a umidade, mas também a temperatura do ar. O melhor da linha são os produtos com hidrostato ou higrômetro embutido.
Ultrassônico
Essas modificações são atualmente consideradas um dos melhores, por isso são adquiridos para umidificar os apartamentos da cidade. Eles são considerados não apenas modernos e ergonômicos, mas também fáceis de usar. Seu dispositivo consiste em uma câmara de vaporização, uma membrana ultrassônica, um ventilador, um tanque de água e um cartucho especial. O dispositivo opera a partir da rede elétrica, devido ao fornecimento de energia, o emissor divide a água em partículas minúsculas.
O ventilador existente os lança de dentro para fora na forma de vapor frio. Porém, há modificações na linha com a opção de evaporação a quente. Além do conjunto básico de funções, os produtos podem ter funcionalidade integrada adicional que oferece mais oportunidades para a criação de um clima interno confortável. Os modelos são equipados com sistema de filtros de limpeza, para aumentar a vida útil é necessário abastecer com água purificada.
A manutenção dos equipamentos prevê a substituição periódica dos cartuchos. Entre as vantagens, vale destacar um compromisso entre eficiência e economia, um funcionamento relativamente silencioso, que permite utilizar o aparelho durante o sono. Além disso, esses produtos possuem uma função de configuração automática, o que evita que o usuário ajuste o dispositivo automaticamente. Com alta eficiência, esses dispositivos não ocupam muito espaço, são compactos e visualmente atraentes. Em vista disso, eles não se destacam no fundo do interior de nenhuma sala.
No entanto, o custo de manutenção e compra de cartuchos para essas modificações é mais alto do que para qualquer outro tipo. Além disso, o preço dos dispositivos também é diferente: eles são mais caros do que quaisquer modificações de outros tipos. Isso é parcialmente compensado pelo local de aplicação: se a vizinhança com móveis e livros for inaceitável para análogos de vapor, essas opções podem ser colocadas em qualquer lugar. Por exemplo, eles são adequados não apenas em uma casa ou escritório, mas também em uma estufa, estufa, lojas de antiguidades, floriculturas.
Podem ser instalados em pontos de venda de instrumentos musicais e eletrônicos. Os modelos sem filtros de amaciamento devem ser enchidos com água limpa. No mínimo, deve ser defendido, pois se isso não for feito, logo o chão, as plantas e os móveis podem ficar cobertos de depósitos de sal.
Lavagem de ar
Na verdade, as modificações incluídas nesta linha são um pouco semelhantes aos umidificadores tradicionais. Sua diferença fundamental é o sistema de purificação de ar embutido de contaminantes existentes. Para isso, existem discos de plástico especiais que são imersos em líquido e giram durante a operação. O dispositivo consiste em um tanque de água, um ventilador e um tambor com placas de trabalho.
Discos de resina revestidos com absorvente substituem os cartuchos de reposição.No decorrer do trabalho, o ar se livra de partículas de poeira, alérgenos e também da fumaça do cigarro. Toda a sujeira é lavada para o cárter, o ar é desinfetado devido aos íons de prata. Esses dispositivos podem matar cerca de 600 espécies de bactérias, tornando a vida mais fácil para pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Os lavadores de ar são caros, consomem até 400 W e podem ter fragrâncias embutidas. Suas vantagens são facilidade de manutenção e enchimento do ar umedecido com aromas agradáveis. Além disso, eles têm um baixo nível de ruído e não precisam de substituição de consumíveis. Alguns deles são equipados com funcionalidade embutida, através da qual você pode melhorar o microclima da sala a ser umidificada.
No entanto, como mostra a prática, o trabalho de umidificação e purificação do ar é lento, pois os aparelhos não fornecem modos de saturação acelerada do espaço com a quantidade de umidade necessária. Além disso, os dispositivos não conseguem umidificar o ar acima do normal. Portanto, comprá-los para um jardim botânico ou estufa nem sempre se justifica. Para atingir a porcentagem de umidade necessária, o dispositivo deve operar por um longo tempo.
Mas apesar disso, o equipamento pode ser utilizado não só nos quartos dos adultos, mas também nos quartos das crianças. Quanto ao calcário que aparece nos objetos após o uso de certas variedades, esse problema não existe. Processam de 3,5 a 17 litros por dia, enquanto nas linhas você encontra modelos não só do tipo doméstico, mas também industrial. Possuem ligação a redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário e apresentam alto desempenho.
Bicos de alta pressão
O princípio de operação dos bicos de alta pressão é semelhante aos bicos convencionais. A diferença é o fato de nenhum ar comprimido é usado aqui. A água é atomizada por bocais de nebulização. É fornecido a uma pressão de 30-85 bar e, quanto maior for, menores serão as partículas pulverizadas.
O equipamento deste tipo pode ser instalado na própria sala (versão doméstica) ou na conduta de ventilação (método de instalação em edifícios de escritórios e industriais). Quando o dispositivo é instalado em ambientes internos, as gotículas evaporam no ar. Porém, para isso é importante escolher o dispositivo certo, levando em consideração as dimensões de uma determinada sala e o desempenho dos bicos. O nível de umidade aumenta devido às gotículas de água evaporada e à diminuição da temperatura (devido à absorção de calor no momento da evaporação).
As vantagens das modificações deste tipo podem ser chamadas economia de energia, alto nível de eficiência, capacidade de atender salas com diferentes modos de operação. Esses produtos não precisam de reposição constante de água, pois estão conectados a comunicações. Além disso, eles são fáceis de manter, geralmente equipados com funcionalidades avançadas. Seu uso tem um efeito significativo no estado do microclima interno.
No entanto, com uma série de vantagens, eles também apresentam desvantagens. Por exemplo, muitas vezes essas modificações são distinguidos por grandes dimensões corporais... Seu custo não pode ser chamado de orçamentário e os filtros terão que ser alterados conforme necessário, caso contrário, o dispositivo não funcionará com alta eficiência. A desvantagem é a complexidade da instalação, bem como os elevados requisitos de qualidade da água. Se o filtro não estiver embutido no aparelho, é necessário purificar a água.
Como escolher o melhor?
A escolha de um modelo que atenda aos requisitos exigidos pode ser confusa. Muitas vezes o comprador não presta atenção às características técnicas do dispositivo. Isso pode levar a uma discrepância entre os parâmetros do dispositivo e as necessidades das pessoas que vivem em uma determinada residência. Se o comprador ainda não decidiu sobre o tipo de produto e suas características, você pode analisar os tipos de produtos que estão em uma determinada loja.
Depois disso, vale a pena escolher várias opções do sortimento disponível, comparando-as entre si em termos de parâmetros técnicos e avaliações que os compradores reais deixaram sobre elas na rede mundial de computadores. Qualquer dispositivo baseado na conversão de água em vapor é escolhido, vários fatores-chave precisam ser considerados.
Poder
Na verdade, quanto maior a potência, maior o percentual de umidificação e maior a área da sala que o aparelho pode suportar. Em média, os dispositivos podem evaporar cerca de 400-500 ml de água por hora. Existem aparelhos mais potentes, precisam de mais de 10 litros de água por dia. Ao escolher uma ou outra opção, o comprador deve entender se ele precisa de umidade colossal e o efeito dos trópicos, ou se o nível ideal de umidade é suficiente.
Na hora da compra é importante levar em consideração o tamanho da sala a ser umidificada, bem como o modo de funcionamento do aparelho. É importante decidir se o aparelho funcionará apenas algumas horas ou se hidratará constantemente o território que lhe foi confiado. O produto não prevê a mesma umidificação de vários ambientes ao mesmo tempo. Se precisar umidificar, por exemplo, todos os cômodos de um apartamento de uma vez, é mais conveniente pensar em comprar vários aparelhos.
Quanto à eficiência, é menos que tudo com os umidificadores tradicionais (150-300 ml / h). Em comparação com eles, as contrapartes de vapor são mais eficazes (400-700 ml / h). No entanto, os modelos ultrassônicos são considerados os melhores dispositivos porque são capazes de aumentar os níveis de umidade interna em até 80%.
Nível de ruído
O nível de ruído para cada dispositivo é individual. Considerando que para maior eficiência, o aparelho pode funcionar por até 24 horas, você precisa escolher a opção que não interfere no sono normal. Se você escolher entre os modelos a vapor, tradicional e ultrassônico, o mais barulhento é o aparelho a vapor. No processo, ele emite os mesmos sons de gorgolejo que água fervente.
A versão ultrassônica do dispositivo não interfere no sono e nas tarefas domésticas. O umidificador natural também não é ruim: tem um nível de ruído ideal. Para obter uma boa unidade, você precisa prestar atenção ao indicador de decibéis. Para os melhores dispositivos, esses indicadores variam na faixa de 25 a 30 dB. Em média, produtos com ótimo desempenho de ruído não excede 40 dB.
O tamanho
As dimensões dos produtos variam, isso afeta a capacidade do tanque de água. Usualmente, quanto mais compacto o próprio dispositivo, menos água ele pode reter... Portanto, quem compra pequenas modificações de umidificadores tem que monitorar constantemente a quantidade de líquido e adicioná-lo. Esses dispositivos não são adequados para aqueles que os deixam ligados à noite.
Se o umidificador deve ser operado à noite, é necessário levar opções com volume do tanque de no mínimo 5 litros. As dimensões dos dispositivos podem variar. Por exemplo, os modelos projetados para 4 litros e 10-12 horas de operação contínua podem ser 240x190x190, 255x346x188, 295x215x165, 230x335x230 mm.
Os tamanhos dos análogos com capacidade de 5-6 litros são 280x230x390, 382x209x209, 275x330x210, 210x390x260 mm.
Dispositivos compactos, projetados para 1,5 litros de líquido e 10 horas de operação contínua, têm dimensões de 225x198x180 mm. Variantes de dispositivos com capacidade de 3,5 litros diferem nas dimensões de 243x290x243 mm.
Consumo de energia
A conservação de energia é um dos critérios fundamentais para uma boa compra. Não basta apenas escolher algum modelo, você precisa comprar um produto que não gere contas grandes nas contas a receber. Os fabricantes indicam que o tempo de funcionamento recomendado deve ser de aproximadamente 10-12 horas por dia.
E se você escolher entre as variedades de acordo com a quantidade de energia consumida durante este tempo, então o pior desempenho em modelos de vapor. Os melhores produtos são ultrassônicos. Sua operação geralmente não custa aos usuários mais do que 100-120 rublos por mês.
Filtros
Os filtros usados nos dispositivos de umidificação são diferentes.Eles não são universais: alguns destinam-se a purificar a umidade evaporada, outros são necessários para purificar o ar. Por exemplo, variedades:
- a pré-limpeza remove partículas grandes do ar;
- eletrostática elimina pólen, fumaça de cigarro, poeira;
- os de plasma limpam o ar de poeira, pólen, fumaça, alérgenos, são mais eficazes do que os eletrostáticos;
- os de carvão removem moléculas do ar que são fontes de odores desagradáveis;
- HEPA - filtros finos, livram o ar de poeira, bactérias, pólen;
- ULPA - umidificador e purificador do ar, mais eficaz em relação ao HEPA;
- com enchimento de cerâmica desinfetante líquido, necessário para a purificação preliminar da água;
- os antialérgicos são necessários como meio de combater bactérias, esporos de fungos e vírus.
Funções adicionais
Além do conjunto básico de opções, o umidificador pode ter diferentes funcionalidades. Na hora da compra é aconselhável escolher um produto com higrostato. Isso evitará o alagamento da sala, o que afeta negativamente a saúde das famílias, livros, móveis e pinturas. Níveis excessivos de umidade prejudicam o revestimento das paredes, teto e piso.
Existem modelos que, além do trabalho básico, possuem modo noturno. Essa nuance deve ser atentada para quem tem um sono sensível ou perturbado. Além disso, na loja você pode perguntar se a modelo tem não apenas um higrostato ou filtro de água, mas também um ionizador. Esta função é especialmente importante para quem sofre de alergias e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
Aqueles que valorizam um conjunto de certas opções podem olhar para produtos com uma escolha de modo de velocidade de evaporação. O ajuste pode ser automático ou manual. Pode ser útil opção para manter o nível de umidade necessário.
Existem modificações equipadas com uma função de desligamento automático quando o nível de umidade desejado é alcançado. Existem opções com timers e aromatização nas linhas.
Quanto ao tipo de controle, algumas modificações podem ser controladas não só por meio do controle remoto... As conquistas do progresso permitem que você use um smartphone comum como controle remoto. Os aparelhos possuem telas sensíveis ao toque com as informações necessárias, além de indicadores que sinalizam o tipo de trabalho e a necessidade de adição de água.
Alguém mais como dispositivos combinados ou os chamados complexos climáticos. Eles são considerados avançados porque geralmente são equipados com um sistema de filtro de degraus. Se o orçamento for ilimitado, você pode comprar um produto com um conjunto específico de sensores (por exemplo, acionados não apenas por baixos níveis de umidade, mas também por fumaça de tabaco, poeira).
Além do ventilador, esses modelos possuem filtros úmidos HEPA, de carbono, contra bactérias.
E se o comprador não tem medo da perspectiva de substituição constante de vários tipos de cartuchos, pode adquirir um aparelho que umedece e purifica o ar, livrando-o de ácaros, bactérias e vírus. Servem, via de regra, por muito tempo, no trabalho mostram-se dispositivos altamente eficientes que realizam com eficiência as tarefas atribuídas.
Avaliação de modelos populares
Os umidificadores são produzidos por muitas empresas hoje. Ao mesmo tempo, existem modelos de baixo custo ou orçamento em suas linhas, bem como análogos de uma categoria de alto preço, equipados com funcionalidades adicionais. Os produtos diferem no design, o que permite escolher uma opção que não se destaca no estilo e no esquema de cores do interior. Por exemplo, você pode comprar um dispositivo feito na forma de um animal, inseto, pássaro, cebola, vaso de flores, anel.
O top inclui produtos de diferentes marcas. Por exemplo, produtos de fabricantes como Electrolux, Shivaki, Polaris, Philips, Sharp, Winia, Boneco Air-O-Swiss, Tefal. Além disso, modelos de baixo custo com ótimo desempenho são produzidos por empresas Vitek, Scarlett, Supra. Vários dos dispositivos mais populares podem ser observados, os quais se estabeleceram como dispositivos altamente eficientes, confiáveis e convenientes na vida cotidiana.
Boneco E2441A
Modelo tradicional, considerado um dos melhores em seu segmento. É caracterizada pela economia de energia, baseada no princípio da autorregulação da água evaporada. Equipado com sistema de filtração antibacteriana, ionizador de prata, possui 2 modos de operação (padrão e noturno). Isso significa instalá-lo no chão, limpar regularmente o tanque de água e trocar o filtro no máximo uma vez a cada 3 meses.
Ballu UHB-400
Uma espécie de ultrassom, perfeitamente compacto, comprovando de fato a conformidade com as características declaradas. O design foi concebido em forma de luz nocturna, podendo escolher uma das três cores disponíveis. O nível de ruído é de 35 dB, o modelo é operado mecanicamente, possui indicador da quantidade de líquido. Instalado no chão ou mesa, pode trabalhar de 7 a 8 horas por dia todos os dias.
Boneco U7135
Umidificador ultrassônico de alta qualidade, controlado eletronicamente. Tem hidrostato embutido, através do qual o nível de umidade em uma sala particular é regulado.
Em funcionamento normal, consome 400 ml / h, se passar para o vapor "quente", evapora 550 ml por hora. O aparelho é equipado com regulagem do grau de umidificação, ionizador, opção para desinfecção da água. Quando não há água suficiente, ele desliga.
Fanline VE-200
Lavador de ar projetado para salas de até 20 m². m. O produto possui 3 graus de purificação: filtros de malha, plasma e úmidos. O dispositivo lida com poeira, cabelos e cabelos, pólen, microorganismos prejudiciais. O modelo está equipado com retroiluminação, regulação da intensidade do processo de trabalho, sistema de purificação do ar. Pode funcionar continuamente dentro de 8 horas, não precisa de consumíveis.
Timberk THU UL - 28E
Umidificador ultrassônico classificado como prático e seguro. Capaz de lidar com eficiência com uma sala de até 30 m² m, o consumo de energia é 25 W. A água por hora não consome mais de 300 ml, tem reservatório com volume de 3,7 litros, está equipada com higrostato, cartucho desmineralizador e cronômetro. É compacto, silencioso, equipado com um ionizador, sistema de ajuste da velocidade do modo de umidificação, e pode ser operado a partir de um painel de controle.
Ballu UHB-310 2000 r
Umidificador ultrassônico de alto desempenho que pulveriza a umidade em um raio de 360 graus. A área de serviço é de 40 m². m, o dispositivo foi projetado para manter um nível confortável de umidade e criar um microclima favorável na sala com funcionários.
Possui design estiloso, alto desempenho, baixo nível de ruído, facilidade de manutenção, mas não possui ionizador.
Philips HU 4802
Uma máquina de ultrassom que pode ser usada no quarto ou no quarto de uma criança. Difere na comodidade de encher o reservatório, na ausência de água desliga-se automaticamente. Graças a uma tecnologia especial, distribui o ar uniformemente por toda a divisão, não cria um efeito de estufa e funciona segundo o princípio da evaporação a frio. Equipado com luz indicadora e sensor digital. Não faz barulho, por isso pode funcionar a noite toda, pois tem altas taxas de purificação do ar.
Stadler Formulário Jack J-020/021
Um dispositivo poderoso o suficiente para fornecer um microclima ideal dentro da sala. Diferencia-se nas características externas originais, graças às quais se encaixará com sucesso no interior de qualquer cômodo da casa ou escritório... Pode funcionar em dois modos: quente e frio (o primeiro consome 138 W, o segundo 38 W). Silencioso e eficiente em operação, fácil de operar, compacto, mas precisa ser substituído por consumíveis.
Sinbo SAH 6111
Modelo de orçamento com capacidade do tanque de 4 litros, adequado para instalação em uma casa, apartamento ou escritório. Pertence à classe dos produtos compactos, pulveriza a umidade em um círculo dentro de um raio de 360 graus. Quando o nível da água desce, sinaliza a necessidade de reabastecer, é considerado um dispositivo silencioso.
Porém, funciona com água destilada, pois se desgasta mais rapidamente com a água corrente. O dispositivo foi projetado para atender a uma sala de até 30 m². m.
Como usar?
Poucas pessoas, depois de comprar um aparelho, pensam no fato de que, além dos benefícios, pode afetar negativamente o microclima da sala. Isso geralmente é devido à operação inadequada ou violação dos regulamentos de segurança. Antes de conectar o dispositivo à rede, você deve ler o manual de instruções. Isso evitará que o comprador aperte os botões sem rumo e, ao mesmo tempo, evitará que o dispositivo seja usado incorretamente.
Para prolongar a vida útil do seu umidificador, há algumas dicas simples a serem observadas:
- antes de conectar o aparelho à rede, deve-se colocá-lo sobre uma base plana e seca;
- a superfície deve estar limpa, sem qualquer inclinação, é importante que o dispositivo fique firme sobre ela;
- o umidificador é colocado de forma que não haja objetos estranhos nas proximidades;
- ao determinar a localização, é importante garantir que o ponto de venda não aponte para uma parede, móveis ou plantas;
- é necessário não só trocar a água do tanque, mas também lavar o próprio reservatório, retirar incrustações da resistência (nas versões do tipo vapor);
- é importante livrar o cartucho de sujeira visível, placa e poeira de sedimentação;
- é necessário limpar o produto com um guardanapo sem produtos químicos domésticos ou substâncias abrasivas;
- os cartuchos são trocados com a freqüência indicada pelo fabricante nas instruções de um determinado tipo de produto.
Cada tipo de umidificador tem suas próprias nuances operacionais:
- o umidificador a vapor possui indicador de nível de água, o aparelho é abastecido com água até o nível desejado, a tampa é fechada e conectada à rede;
- depois que o indicador verde piscar, selecione o modo de operação;
- assim que acender o indicador vermelho, que indica falta de água, o aparelho desliga;
- você não pode adicionar água quando o dispositivo está conectado e opera no modo selecionado;
- não instale o dispositivo próximo a fontes de calor (por exemplo, radiadores ou aquecedores);
- o aparelho está equipado com um compartimento especial para aromatização, não se pode adicionar substâncias estranhas ao reservatório de líquido;
- não encha o dispositivo com água suja ou enferrujada, em casos extremos deve ser filtrada ou protegida.
O umidificador tradicional também tem pontos de funcionamento:
- antes de conectar à rede, o filtro é instalado em um recipiente para líquido, a parte inferior é conectada e o corpo do dispositivo é colocado;
- a água é despejada no tanque, após o qual é coberto com uma tampa;
- o reservatório é instalado na parte inferior do dispositivo, após o qual é conectado à rede e selecionado o modo de operação desejado;
- para aumentar o desempenho, o dispositivo é instalado próximo a uma fonte de calor (radiador);
- a água é adicionada ao nível necessário apenas quando o dispositivo é desligado da rede elétrica;
- o filtro é trocado com o aparelho desligado, durante o funcionamento é necessário seguir os indicadores que indicam a necessidade de água.
Variedades ultrassônicas também têm suas próprias regras de trabalho:
- antes de se conectar à rede, é necessário colocar o cartucho em um recipiente com água e mantê-lo por pelo menos um dia;
- o recipiente é cheio de água, bem fechado com uma tampa, inserido no fundo da caixa;
- instale a parte superior do aparelho, insira o spray e, a seguir, conecte o aparelho à rede elétrica;
- depois que o indicador verde acender, selecione o modo de umidificação desejado, selecionando o valor de umidade desejado;
- não há necessidade de regular o funcionamento do aparelho, ao atingir o valor ajustado desliga-se sozinho;
- se você quiser alterar o valor do nível de umidade, um botão especial é usado.
Como fazer um análogo barato com suas próprias mãos?
Se não houver umidificador em casa e a situação for urgente, você pode fazer um umidificador de ar usando as ferramentas disponíveis. Os artesãos modernos são capazes de fazer este dispositivo com base em garrafas de plástico, recipientes de plástico (por exemplo, caixas de plástico para absorventes higiênicos para bebês), recipientes e até ventiladores de chão. E apesar do fato de que os dispositivos não são muito atraentes, eles funcionam.
De uma garrafa de plástico a uma bateria
Para a confecção deste aparelho, será necessário preparar uma fita larga, uma garrafa plástica vazia com volume de 2 litros, um trapo tecido e 1 m de gaze. Fazer um umidificador é o mais simples possível. Primeiramente é feito um furo retangular com dimensões de 12x7 cm na lateral da garrafa, o recipiente é suspenso do radiador com o furo cortado para cima, fixando-o com uma corda ou pano.
Para evitar que o umidificador caseiro tombe acidentalmente, ele é adicionalmente reforçado no tubo com fita adesiva.
A gaze é dobrada em uma tira de 10 cm de largura, uma das pontas é colocada dentro do recipiente, a segunda é envolvida em um tubo de metal do radiador. O reservatório está cheio de água.
Da garrafa e refrigerador
Para a fabricação de um aparelho simples, vale a pena preparar um recipiente plástico com volume de 10 litros, fita adesiva comum e um cooler de um computador. Para colocar o cooler no interior, é necessário cortar o gargalo por um tamanho de corte igual ao tamanho do cooler. Em seguida, é fixado com fita adesiva, além de fechos de papelão grosso. Este dispositivo pode ser feito não apenas de uma garrafa de plástico, mas também de um recipiente de plástico de tamanho apropriado. Os suportes podem ser construídos para tornar o dispositivo mais estável, se desejado.
Do container
Com recipientes de plástico, você pode fazer não apenas um modelo simples, mas também ultrassônico de um umidificador de ar. Este projeto consistirá em um refrigerador, um transdutor ultrassônico, um recipiente de plástico, um vidro de plástico, um tubo corrugado, um canto de alumínio, um estabilizador e uma parte em forma de anel de uma pirâmide infantil comum.
Usando uma broca, furos do tamanho necessário são feitos na tampa do recipiente. Aqui são colocados os fechos do resfriador, o fio gerador de vapor e um tubo para a remoção de vapores. O ventilador é aparafusado ao recipiente, um tubo corrugado é instalado. É feita uma plataforma flutuante, necessária para um gerador de vapor, colocando uma xícara com um furo feito no fundo na parte em forma de anel da pirâmide.
Você pode usar tecidos como filtro, colocando-o na parte inferior do vidro e prendendo-o com um elástico. O vaporizador é mergulhado em um copo.
Para que o dispositivo funcione sem falhas, a alimentação é conectada ao microcircuito estabilizador ou equipada com um resistor constante (variável). Esta parte, junto com o botão de configuração de velocidade, é colocada sob um canto de alumínio.
Visão geral da revisão
Como mostra a prática, umidificadores projetados para criar um microclima interno confortável são um produto popular e discutido na lista de utensílios domésticos. Isso é evidenciado por comentários de clientes deixados nos portais da rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo, as prioridades dos compradores são diferentes: algumas pessoas gostam de modelos ultrassônicos, outras preferem comprar lavadores de ar e ainda outras acreditam que os dispositivos tradicionais são bastante adequados para a casa. No entanto, de forma geral, os compradores destacaram uma série de vantagens dessa técnica, por exemplo, dispositivos para umidificar o ar são bons porque:
- umidifique a sala até o nível de umidade necessário;
- afetar favoravelmente o microclima da casa e das plantas vivas;
- contribuir para a melhoria da saúde de uma pessoa e das coisas em sua casa;
- feito de acordo com tecnologias modernas, levando em consideração a ergonomia;
- variável em design e, portanto, se encaixam perfeitamente no interior;
- frequentemente equipado com um ionizador, livra o ar da fumaça do tabaco;
- são caracterizados pela simplicidade de trabalho, não emitem toxinas para o ar;
- tem bom desempenho, pode umidificar ambientes grandes;
- pode ter uma opção de inalação, o que aumenta seu benefício;
- podem ter ajuste automático, às vezes são equipados com higrômetro embutido;
- não ocupam muito espaço, podem ter sabores;
- diferem em diferentes consumos de energia elétrica;
- pode ter sensores embutidos que indicam o nível de umidade e o grau de poluição do ar.
No entanto, além das vantagens, os compradores observam nas avaliações e aspectos negativos dos umidificadores de ar. Por exemplo, muitas pessoas não gostam do fato de que esses produtos não são universais e, portanto, leva muito tempo para descobrir o que exatamente o comprador precisa. Entre outras deficiências identificadas, segundo os consumidores, pode-se destacar:
- diferentes níveis de ruído, que às vezes o impede de adormecer;
- a necessidade de substituir os filtros para certas variedades;
- trabalho insuficientemente rápido para umidificar o ambiente;
- consumo excessivo de energia elétrica;
- desgaste rápido de peças de estruturas individuais;
- criando um efeito estufa dentro da sala a ser umidificada;
- a impossibilidade de purificação do ar para produtos individuais.
Além disso, de acordo com os clientes, produtos de diferentes grupos têm diferentes graus de desempenho, bem como diferentes áreas de serviço. Alguns umidificam lentamente o ar, enquanto outros, literalmente, supersaturam-no com umidade ao mesmo tempo. Os compradores não gostam da necessidade de troca de cartuchos, assim como do combate à balança.
Os consumidores também observam que os produtos com boa funcionalidade e princípio de operação são caros e, portanto, alguns precisam buscar opções mais aceitáveis para sua casa.
Para informações sobre como escolher um umidificador, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.