Para que serve um umidificador?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Padrões de umidade do ar
  3. Funções
  4. Benefício e dano
  5. Principais áreas de aplicação
  6. Onde colocar?

As pessoas procuram sempre manter o regime de temperatura desejado no apartamento, enxugam a poeira para não entupir o ar. Mas nem todo mundo presta atenção à umidade. Este indicador tem grande impacto no conforto de humanos e animais de estimação, pois depende de como percebemos a temperatura do ambiente. Você deve conhecer as características, vantagens e desvantagens de um umidificador para descobrir se vale a pena gastar dinheiro com tal dispositivo ou se você pode ficar sem ele.

O que é isso?

Um umidificador é um dispositivo especial que aumenta o nível de vapor d'água no ar. Graças ao dispositivo, os proprietários podem controlar constantemente a umidade do apartamento. O produto emite vapor, que é transportado por toda a sala por fluxo de ar natural ou artificial. Se houver fluxo de ar forçado, o resultado será perceptível o mais rápido possível.

No mercado moderno, você pode encontrar designs mecânicos e automáticos. Os mecânicos deverão ser ligados de forma independente a cada vez, enquanto os automáticos possuem um sensor especial que monitora sempre o nível de umidade e, quando fica muito baixo, o umidificador liga automaticamente. O mesmo sensor desliga o dispositivo se a umidade do ar começar a exceder a taxa máxima permitida.

Padrões de umidade do ar

Não muito tempo atrás, os cientistas determinaram a faixa mais confortável de umidade do ar. Segundo seus depoimentos, uma pessoa se sente melhor quando a umidade está entre 35 e 60%. Uma gama tão ampla é influenciada por muitos aspectos, incluindo a temporada, o tipo de quarto. A quantidade de vapor d'água é um indicador variável e, sob a influência de vários fatores externos, aumenta ou diminui. Além disso, as mudanças podem ocorrer várias vezes ao dia. Em climas quentes, o ar quente absorve umidade assim como os sistemas de aquecimento no inverno.

Tanto o excesso quanto a falta de umidade afetarão negativamente o microclima do apartamento, o que não terá o melhor efeito nas condições da casa. Observe que a umidade na sala com um recém-nascido não deve ser inferior a 50-60% e, se a criança estiver doente, o indicador deve ser superior. Nos quartos de hóspedes, esse número pode ser um pouco menor. Na estação quente, recomenda-se aumentar seu valor e, na estação fria, diminuí-lo dentro dos limites permitidos.

É impossível determinar de forma independente o nível de umidade em uma sala sem meios improvisados. Quando os instrumentos de medição ainda não existiam, as pessoas confiavam nos remédios populares. A técnica mais popular era a medição do cone de abeto. Basta colocá-lo no apartamento e examiná-lo após algumas horas. Se a balança estiver aberta, isso indica falta de umidade e, se fechada, indica excesso de umidade. Lembre-se de que tais ações nunca fornecerão informações precisas. O instrumento de medição mais popular é o higrômetro.

Funções

Existem 3 tipos de umidificadores de ar no mercado hoje. E todos desempenham funções diferentes: umidificam naturalmente o ar, geram vapor ou emitem ultrassom.

Hidratação natural

Esses dispositivos desempenham sua função devido à evaporação natural. Eles têm cartuchos que precisam ser umedecidos periodicamente; um ventilador é instalado internamente que direciona o fluxo de ar para o cartucho. O usuário pode controlar a velocidade de rotação, portanto, regular o nível de umidade. Esses modelos são considerados os mais seguros, são ecologicamente corretos e podem servir por muito tempo.

Esse produto também tem uma função adicional: ao passar o ar por si mesmo, ele limpa a poeira. Das desvantagens, apenas o alto custo é notado.

Umidificação a vapor

Água pura é despejada no dispositivo, que aquece até 100 ° e começa a evaporar. Esses dispositivos permitem que você umidifique rapidamente o ar da sala, mas fica quente na sala. Dispositivos de vapor são perfeitos para ambientes frios, pois eles manterão simultaneamente a umidade desejada e aquecerão levemente o ar. Esses umidificadores não substituirão os dispositivos de aquecimento completos, mas irão facilmente aumentar a temperatura em 3-4 ° C.

Especialistas experientes recomendam o uso desses umidificadores em conjunto com um higrômetro.

Desta forma, você pode controlar o nível de umidade e evitar o alagamento. De acordo com as resenhas, essas unidades consomem muita eletricidade e devem ser manuseadas com cuidado. Com o uso descuidado, as correntes de ar quente podem prejudicar os proprietários. É proibida a instalação do aparelho no quarto das crianças.

Umidificação ultrassônica

Em tais dispositivos, uma membrana ultrassônica é fornecida através da qual a água passa, separando-se em micropartículas. O olho humano não consegue vê-los, então tudo o que observamos é uma pequena névoa. Partículas de umidade são distribuídas por toda a sala usando fluxo de ar natural ou artificial.Esses umidificadores podem ser instalados mesmo em salas grandes, eles não representam qualquer ameaça à saúde humana e não fazem barulho durante o funcionamento. No entanto, não devem ser enchidos com água da torneira. A membrana ultrassônica é muito sensível e não durará muito se a água for dura.

Proprietários experientes recomendam despejar água destilada, especialmente se o fabricante não forneceu um filtro.

Caso contrário, as partículas de névoa se acumularão na mobília e será muito difícil se livrar delas.

Se necessário, os proprietários podem comprar modelos mais caros com um conjunto adicional de recursos. Esses umidificadores podem ter a função de ionização, purificação do ar e aromatização. Graças a esses dispositivos, você não só aumentará o nível de umidade no apartamento, mas também limpará o ar da poeira e de outras micropartículas.

Benefício e dano

Nem sempre uma pessoa percebe uma diminuição na umidade do ar, mas isso não significa que seja inseguro. Os especialistas apontam 6 pontos principais que afetarão negativamente a saúde. E é com o auxílio de um umidificador que podem ser evitados.

  • A membrana mucosa não seca. É uma espécie de camada protetora que nos protege de vírus e bactérias. E para que a membrana mucosa possa cumprir plenamente o papel de barreira, ela deve estar constantemente úmida. Caso contrário, podem aparecer rachaduras. Isso é especialmente perigoso para os olhos e o nariz, porque qualquer infecção pode entrar facilmente no corpo.
  • As doenças oculares são evitadas. A pele ao redor dos olhos não é tão densa quanto no resto do corpo, não existem glândulas sudoríparas e sebáceas. Portanto, essa área precisa ser cuidada de forma especial. É fácil secar a pele das pálpebras. Uma pessoa moderna passa muito tempo perto da TV e no computador, então os olhos já estão tensos. Se o ar estiver muito seco, existe um alto risco de conjuntivite.
  • Cabelo, pele e unhas adquirem uma cor agradável. A umidade evapora constantemente do cabelo, o ar seco agrava a situação e beber muita água simplesmente não ajuda. Nesse caso, um ambiente úmido ajudará a manter o cabelo tonificado.
  • O sono saudável é restaurado. O ar seco afeta negativamente a duração e a força do sono. A falta de sono reduz o desempenho, uma pessoa sofre de depressão frequente.Recomenda-se colocar um umidificador e um ionizador de ar na mesinha de cabeceira ao lado da cama. O ionizador produz partículas carregadas negativamente que impedem a evaporação da umidade.
  • Reduz a concentração de poeira no ar. As partículas praticamente não têm peso e se levantam com facilidade. Devido ao ar seco, eles voam pela sala, o que provoca muitas doenças do aparelho respiratório, os alérgicos enfrentam grandes problemas. E se o ar estiver úmido, as partículas ficam saturadas de água, ficam pesadas e se acomodam nos móveis.
  • As flores de interior começam a crescer mais rapidamente. Se o ar estiver seco, as plantas param de florescer, crescem muito devagar e costumam adoecer e, em casos especiais, podem morrer. Consequentemente, a fotossíntese fica mais lenta, o oxigênio é liberado cada vez menos, o que não é o que melhor se reflete no microclima do apartamento.

Além disso, o ar úmido inibe a exacerbação de doenças crônicas. Mas esse dispositivo também tem desvantagens.

  • Os proprietários muitas vezes se esquecem de verificar o dispositivo depois de ligá-lo e, se o modelo não fornecer um sensor de desligamento, o apartamento ficará abafado e a pessoa começará a sentir umidade excessiva. Este fenômeno é corrigido rapidamente pela ventilação. No entanto, se você se esquecer constantemente de desligar o umidificador, isso pode não ter o melhor efeito sobre as condições dos móveis e das cortinas. Em alguns casos, podem desenvolver-se mofo e bolor.

Para evitar tais fenômenos, os especialistas recomendam comprar produtos em conjunto com higrômetros.

Estas, por sua vez, permitem controlar a quantidade de fluxos de ar úmido.

  • Dispositivos a vapor, ao contrário de seus concorrentes ultrassônicos, podem queimar ou deformar a decoração de uma sala. Se houver um recém-nascido em casa, a umidificação deve ser levada muito a sério.

Principais áreas de aplicação

O uso de um umidificador é muito mais do que parece. Estão instalados não só em apartamentos, casas de campo, mas também em escritórios: nos escritórios, nas salas de reuniões, nas salas de fumadores. Eles também são usados ​​em academias, salões de beleza, centros de massagem, bares, cafés e restaurantes, escolas, creches, hospitais e clínicas. Esses dispositivos também podem ser encontrados em algumas lojas, onde odores desagradáveis ​​estão frequentemente presentes. Um umidificador de ar deve ser instalado em cada depósito.

Onde colocar?

Um umidificador tem um efeito positivo no corpo humano, e os médicos recomendam instalá-lo em todos os apartamentos. Se você decidir comprar esse produto, não poderá colocá-lo em lugar nenhum. Para obter o máximo do seu umidificador, você precisa encontrar o local certo para ele.

  • Se houver crianças pequenas ou animais de estimação em casa, a unidade deve ser colocada apenas em um local inacessível para eles. Um peitoril de janela, guarda-roupa alto ou cômoda são adequados para isso.
  • A superfície sobre a qual o aparelho será colocado deve ser firme e lisa. É desejável que a distância do chão ao umidificador seja de pelo menos 1 m: nenhuma poça se formará ao redor dele e a umidade se espalhará uniformemente por toda a sala.
  • A unidade deve estar localizada a aproximadamente 0,5 m dos sistemas de aquecimento. Caso contrário, você não obterá o efeito de evaporação máximo.
  • Certifique-se de que não existem plantas de interior nas proximidades, bem como produtos de papel (livros, jornais, cadernos). É aconselhável que o vapor não entre em outros móveis que não aquele sobre o qual está o aparelho.

Nem todos os modelos possuem um mecanismo de proteção e, se você deixar cair o dispositivo, água sairá dele.

Se isso acontecer, então, sem hesitar, desconecte o fio da rede, limpe e seque o aparelho por 4 horas e só depois ligue-o novamente.

Para obter informações sobre como escolher um umidificador, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário