Penoizol: características e desvantagens

Penoizol: características e desvantagens
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Visualizações
  4. Onde é usado?
  5. Peculiaridades
  6. Vantagens e desvantagens
  7. É prejudicial ou não?
  8. Visão geral dos fabricantes
  9. Componentes
  10. Como escolher?
  11. dicas e truques
  12. Críticas positivas

Ao construir casas ou renová-las, muitas vezes surge a questão do isolamento eficaz das paredes. Para esses fins, são produzidos diversos materiais que diferem em suas características técnicas, propriedades, desempenho e custo. Recentemente, o penoizol ou espuma plástica de uréia-formaldeído se tornou cada vez mais popular no mercado nacional.

Permite isolar de forma rápida e econômica quase todas as estruturas de edifícios.

O que é isso?

Penoizol é uma espuma modificada. Sua consistência lembra um marshmallow. O material é um plástico espumado com uma estrutura em favo de mel. A espuma modificada é um isolante térmico moderno para isolamento térmico de estruturas de edifícios.

Muitas vezes, o material é preparado diretamente no canteiro de obras. Com a ajuda de equipamentos especializados, cavidades em paredes, tetos, tetos e sótãos são preenchidos com uma mistura líquida. Graças à fabricação de um isolamento em um canteiro de obras, economiza-se dinheiro, tempo e esforço para a entrega de um isolador térmico convencional e seu manuseio. Não é necessário espaço adicional para armazenar produtos com isolamento térmico.

Composição

Na fabricação do penoizol, são utilizados componentes de baixo custo, devido aos quais o material acabado tem um custo acessível.

Para a produção deste isolamento requer:

  • resina de ureia-formaldeído;
  • componente de espumação;
  • ácido ortofosfórico;
  • agua.

    As partes dosadas desses componentes são colocadas em equipamentos especiais (gerador de espuma), aos quais é fornecido ar comprimido. Devido ao uso de tal dispositivo, uma massa espumosa é formada, destinada a vedar espaços vazios.

    A espuma modificada é branca e gelatinosa. Com sua ajuda, é possível selar rapidamente todos os espaços de ar. A espuma aplicada endurece após 10 minutos. Após 4 horas, a massa torna-se sólida, e após 3 dias adquire força “final”. 72 horas são suficientes para a secagem final do material.

    Visualizações

    O isolamento térmico de estruturas é feito por vários tipos de penoizol. Existem três tipos deles:

    • Líquido. O tipo mais comumente usado por construtores. Sua popularidade se deve à facilidade de uso. Esse isolante de calor é preparado diretamente no local, usando equipamento especializado. O material pode ser adquirido em cilindros para uma pequena quantidade de trabalho. As lacunas de ar são fechadas com espuma líquida durante a construção, reconstrução ou reparo de várias estruturas.
    • Folha ou em rolos. Este material de isolamento é feito despejando espuma líquida em moldes. Após o endurecimento da massa, ela é cortada em lâminas de comprimento ideal, seca e limpa mecanicamente. Alguns fabricantes oferecem folhas de espuma com revestimento de alumínio. Esses materiais não podem ser colados. Eles devem ser fixados com buchas e cobertos com forro na parte superior.
    • Chit. Os grânulos de penoizol são obtidos esmagando o penoizol solidificado em frações, cujo tamanho não excede 15 mm. O isolamento granular tem uma densidade mínima (até 8 kg / m2).

    Diferentes tipos de espuma líquida podem ser usados ​​para diferentes fins de construção.

    Onde é usado?

    Penoizol é amplamente utilizado na construção privada e profissional. Ele é usado não apenas como um material isolante de calor, mas também como um componente isolante de som.

    É usado para isolamento:

    • paredes externas;
    • fachadas;
    • telhados;
    • oleodutos;
    • lojas de vegetais.

    O material também se destina a painéis sanduíche. O penoizol granular encontrou aplicação no isolamento de estruturas horizontais: pisos, sótãos e pisos entre pisos. O isolamento de folha pode ser usado para isolar canos de água.

    Você deve estar ciente de que a espuma líquida tem algumas restrições quanto ao seu uso. Por exemplo, não é recomendado para uso em áreas sujeitas a umidade intensa. Isso inclui pedestais, porões, fundações. A razão é simples: o penoizol é capaz de resistir a vários ciclos de congelamento e descongelamento, mas ao mesmo tempo perde suas propriedades de isolamento térmico.

    Os especialistas também não aconselham o uso de espuma de uréia-formaldeído para preparar um bolo para cobertura. O fato é que o material colapsa rapidamente sob a influência da luz solar, razão pela qual, logo após a instalação, pode perder suas qualidades de isolamento térmico e acústico.

    Peculiaridades

    Por seus parâmetros técnicos, o penoizol supera muitos aquecedores modernos.

    As principais características do material:

    • Excelente condutividade térmica. Os indicadores desse parâmetro variam de 0,03 a 0,4 W / mK. Para preservar o calor e poupar significativamente no aquecimento, bastará instalar nas paredes folhas isolantes de espuma com 10 cm de espessura.
    • Boa absorção de ruído (mais de 65%).
    • Resistência ao fogo. Os produtos termo-isolantes à base de resinas de ureia-formaldeído pertencem à classe de inflamabilidade G-1 e ao grupo de inflamabilidade V-2. Isso significa que o material não pegará fogo ou mesmo derreterá. Com a exposição prolongada a uma chama de fogo, o isolamento irá evaporar sem emitir substâncias tóxicas.
    • Resistência à umidade. O isolador de calor absorve bem a umidade e a devolve sem perder seu desempenho. O isolamento é capaz de absorver até 1/5 da umidade e logo evaporá-la.
    • Força. A compressão sob deformação linear é de 0,25–0,3 kg / cm2 e sob tensão é de 0,05–0,08 kg / cm2.

    Penoizol pode ser operado em fortes oscilações de temperatura de -50 a +100 graus, o que permite que seja usado em condições climáticas difíceis.

    Vantagens e desvantagens

    A espuma líquida tem inúmeras vantagens que a distinguem de outros tipos de isolantes térmicos.

    Este material apresenta as seguintes vantagens:

    • Baixo coeficiente de condutividade térmica.
    • Elasticidade e resiliência. Graças a essas propriedades, a espuma preenche todas as lacunas e vazios, eliminando a formação de pontes de ar frio.
    • Resistente ao estresse mecânico. Sob cargas de energia, o material endurecido é triturado e, após a cessação da pressão, retorna rapidamente à sua posição original.
    • Persistência a mudanças repentinas na temperatura e resistência às mudanças na umidade.
    • Excelente permeabilidade ao vapor. Devido a esta propriedade, a condensação não se acumula nas superfícies isoladas das paredes.
    • Boa adesão. A espuma adere de forma rápida e confiável a qualquer uma das bases, tornando-se conveniente para isolar edifícios com uma estrutura complexa.
    • Excelente proteção contra mofo e bolor. Não há necessidade de temer que os insetos comecem no isolamento ou que os roedores o estraguem.
    • Preço favorável. As matérias-primas para a fabricação do penoizol são baratas, o que tem um efeito positivo nos preços do material acabado. Concluída a instalação de um isolador de calor com as próprias mãos, é possível economizar uma quantia significativa no isolamento da casa.
    • Durabilidade. O material de isolamento térmico instalado corretamente pode durar mais de 50 anos sem alterar seu desempenho.
    • Ambientalmente amigável. Durante a operação, o isolador de calor não emite substâncias nocivas. É seguro para a saúde.

    Apesar das vantagens acima, a espuma líquida não é um isolamento ideal. Tem algumas desvantagens. Avaliações daqueles que isolaram suas casas com penoizol indicam encolhimento do material (aproximadamente 5%). As desvantagens incluem a impossibilidade de preparar e aplicar uma massa espumosa sem equipamento especializado.

    Pode ser alugado ou comprado, o que acarreta custos financeiros adicionais.

    As desvantagens dos consumidores também incluem uma alta porcentagem de absorção de umidade, baixa resistência à tração e a incapacidade de trabalhar com espuma em temperaturas abaixo de +5 graus. Além disso, durante a instalação do material, há riscos de liberação de vapores de fenol-formaldeído prejudiciais à saúde. E ainda que o penoizol seja prejudicial ou não, vale a pena entender com mais detalhes.

    É prejudicial ou não?

    De acordo com várias análises online, a maioria dos consumidores de espuma líquida reclama de seu odor tóxico durante a instalação e secagem. De acordo com especialistas, tais situações são observadas na compra de um isolante térmico de baixa qualidade. O fato é que alguns fabricantes, para economizar dinheiro, usam resina de ureia barata com inúmeras impurezas.

    Um isolador de calor de alta qualidade só pode exalar um odor desagradável durante a instalação. Isso se explica pelo fato de que, durante a polimerização, a substância começa a liberar formaldeídos. No entanto, seu número é insignificante. Em comparação, muitos produtos modernos de tintas e vernizes emitem substâncias muito mais nocivas, enquanto o isolamento de espuma feito de acordo com os padrões deixa de emitir formaldeído já após a secagem.

    Comparando todos os prós e contras, podemos concluir que é melhor recusar isolamento barato de fabricantes desconhecidos. É melhor pagar a mais e dar preferência a marcas conhecidas que conquistaram a confiança dos consumidores.

    Visão geral dos fabricantes

    Penoizol é um nome comercial para espuma de ureia e esta marca só pode ser usada pela NST ("New Construction Technologies"). Este material é produzido no exterior, em cada país tem um nome próprio:

    • na Grã-Bretanha - flotophoam;
    • na Alemanha - animotherm;
    • no Canadá - insulspray;
    • na República Tcheca - mofotherm.

    A base para a produção de espuma líquida na Rússia é produzida pelas empresas ZAO Metadynea, OAO Togliattiazot, OAO Akron e outras.

    Componentes

    Para a fabricação do penoizol diretamente no canteiro de obras e seu abastecimento, serão necessários equipamentos especializados. Inclui instalações gás-líquido, cuja função é misturar os componentes que compõem o material e fornecer a espuma acabada a moldes ou locais de isolamento. Além das unidades de mistura, você precisará de um compressor de ar e recipientes de reagente.

    O princípio de funcionamento de tal instalação é simples: todos os recipientes com os componentes necessários e um compressor são conectados à unidade gás-líquido por meio de mangueiras. Após misturar os reagentes, forma-se espuma. Em seguida, é alimentado em moldes ou entreferro no canteiro de obras.

    Antes de comprar o penoizol, bem como adquirir ou alugar todos os componentes necessários para o isolamento da casa, é importante familiarizar-se com algumas recomendações.

    Como escolher?

    Considere uma série de nuances ao selecionar o equipamento.

    1. Para a instalação de espuma líquida, podem ser utilizados dois tipos de instalações: gás-líquido e tecnologia pneumohidráulica. O primeiro, orçamentário, é aconselhável usar para isolar pequenos objetos, por exemplo, uma casa particular. Os equipamentos pneumohidráulicos se diferenciam por suas grandes dimensões, produtividade e custo.Deve ser selecionado quando o trabalho em grande escala é necessário.
    2. Recomenda-se dar preferência às instalações com compressor e receptor embutidos.
    3. Preste atenção ao que a bomba de êmbolo é feita e suas opções. Escolha uma bomba feita de aço inoxidável ou plástico. Deve ter uma função de controle de velocidade.
    4. Não vale a pena comprar uma unidade com gerador de espuma acoplado à parte de bombeamento.

      Não é altamente recomendável comprar penoizol "às cegas". Peça ao vendedor para preparar o material e demonstrar suas qualidades. A amostra deve:

      • ser de cor branca;
      • não diminua o volume imediatamente após deixar a manga de instalação;
      • resistir à pressão da mão após 15 minutos de solidificação;
      • não possuem poros grandes e heterogêneos;
      • recupere rapidamente após clicar.

      Se a massa preparada atender a esses requisitos, você pode comprá-la com segurança.

      dicas e truques

      De forma a reduzir os custos associados ao isolamento térmico da estrutura, não pode adquirir equipamentos pré-fabricados, mas sim fazer a instalação em casa. Esse dispositivo deve ter:

      • unidade gás-líquido;
      • mangueiras para fornecimento de reagentes e espuma;
      • recipientes de plástico;
      • compressor;
      • torneiras.

      O esquema de automontagem da unidade é mostrado na Fig. 1

      Os instaladores aconselham trabalhar com penoizol de acordo com este esquema:

      • montagem da instalação de acordo com as instruções;
      • misturar todos os componentes necessários em um barril;
      • preparação da superfície a ser tratada desmontando materiais antigos de revestimento (a base não precisa ser nivelada: uma camada de espuma líquida é capaz de esconder todas as saliências, saliências e outras imperfeições);
      • instalação de ripas de metal ou madeira (uma estrutura de madeira deve ser tratada com compostos anti-sépticos);
      • instalação de toras de vigas de madeira;
      • aplicar uma camada uniforme de penoizol ou vazios espumantes;
      • cortar o excesso de material com uma faca de construção após seu endurecimento;
      • instalação de malha de reforço após polimerização do isolamento;
      • enfrentando o trabalho.

      Para realizar a instalação de um isolador térmico de alta qualidade, é melhor entrar em contato com organizações instaladoras certificadas.

        Os artesãos são capazes de isolar rapidamente qualquer estrutura e dar uma garantia para o trabalho realizado.

        Críticas positivas

        Milhares de consumidores domésticos já aproveitaram o Penoizol. Todas as pessoas que instalaram este material de isolamento térmico notaram que a sala está ficando muito mais quente. Por causa disso, o custo do consumo de energia no período outono-inverno é reduzido. Ao mesmo tempo, uma temperatura e umidade do ar confortáveis ​​são estabelecidas na residência.

        Os consumidores notaram a rápida instalação do isolamento e seu baixo custo em comparação com outros tipos de produtos de isolamento térmico. O uso de penoizol é uma ótima maneira de reduzir o custo da obra ou reconstrução sem perder sua qualidade.

        Para uma comparação das propriedades do penoizol e da espuma, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário