Izolon: o que é?

Izolon: o que é?
  1. Peculiaridades
  2. Propriedades
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Tecnologia de instalação
  6. dicas e truques

Para trabalhos de construção e reparação, é necessária uma determinada lista de materiais, o que também se aplica aos processos relacionados com o isolamento de superfícies ou bases. Izolon pertence a uma linha de produtos que realiza uma tarefa funcional semelhante.

    Peculiaridades

    A demanda por essas matérias-primas é explicada pela necessidade de isolar todas as edificações, independentemente do material que foi utilizado na construção.

    É claro que, para qualquer proprietário, a questão de simplificar essa tarefa e economizar dinheiro para o trabalho sempre será relevante. Este problema pode ser facilmente resolvido escolhendo produtos práticos e de qualidade. Dentre as variedades existentes no mercado, destaca-se um produto como o isolon. Trata-se de um material cuja utilização permitirá não só isolar a base de trabalho, mas também formar um alto nível de isolamento acústico. O que é relevante para casas na cidade localizadas perto de rodovias barulhentas.

    Além disso, a justificativa para o uso de isolamento para preservação de calor é confirmada por fatos comprovados que indicam que a perda de calor nos quartos, que ocorre através das paredes do edifício, é de 65% do valor total.

    O mercado de produtos de construção é regularmente reabastecido com materiais que desempenham uma função de isolamento térmico.

    As características técnicas aprimoradas são inerentes aos produtos de nova geração, e isolon pode ser atribuído a eles.

    A principal característica do material é sua ampla gama de aplicações - é utilizado principalmente na construção, mas também adquirido para uso na indústria automotiva e outras áreas de produção.

    No primeiro caso, os seguintes tipos de trabalho podem ser distinguidos para os quais um isolon é adquirido:

    • isolamento e isolamento acústico de telhados, paredes, pisos, tetos entre pisos;
    • Isolamento de vapor em banheiras e saunas.

    A produção automotiva requer materiais nas seguintes áreas:

    • isolamento do corpo do interior para minimizar a vibração e ruído, isolamento térmico;
    • garantindo a proteção do metal contra a corrosão.

    Além das áreas acima de exploração de materiais, é muito procurado na indústria médica, na produção de equipamentos de refrigeração, roupas de trabalho de costura, na indústria de embalagens e assim por diante.

    Às vezes, esses produtos são usados ​​em conjunto com seus equivalentes. Mas em comparação com a maioria dos materiais, isolon se destaca favoravelmente na lista geral por suas características positivas.

    • Os produtos russos diferem no custo mais baixo, ao contrário dos materiais estrangeiros, bem como da cortiça cara. Além disso, o material em questão tem quase as mesmas propriedades da cortiça.
    • Em comparação com a lã de vidro, isolon é muitas vezes mais fácil de instalar, além de não causar reações alérgicas.
    • Polyfoam é de qualidade inferior, uma vez que é quimicamente ativo, o que significa que não é recomendado para instalação em instalações residenciais.

    Propriedades

    Izolon é uma matéria-prima sintética, cujo processo de fabricação se dá por espuma de polietileno, portanto, consiste em pequenas células fechadas. Existem tipos de folha de material suplementados com uma folha de apoio. Isolon é realizado na forma de folhas separadas, tapetes, fitas, blocos ou rolos.

    As seguintes especificações do produto são destacadas:

    • o parâmetro de reflexão de calor é 97%;
    • o material é permitido para uso na faixa de temperatura de +80 a -80 С;
    • a espessura do produto varia de 2 mm a 100 mm;
    • a taxa de absorção de água não excede 1%;
    • a densidade do isolon é 19-200 kg / m3;
    • absorção de ruído até 68%.

    Algumas propriedades do material podem diferir dependendo do tipo de produto.

    Izolon tem uma série de vantagens:

    • longa vida útil, que é de cerca de 90 anos;
    • um bom nível de resistência dinâmica, devido ao qual o material é resistente aos esforços mecânicos;
    • as matérias-primas são neutras para produtos químicos, incluindo óleo, óleo combustível e assim por diante;
    • elevados indicadores de resistência à luz solar e precipitação atmosférica de qualquer tipo, pelo que o material é recomendado para trabalhos de isolamento térmico e acústico em exteriores;
    • peso mínimo - este recurso permite excluir carga adicional nas bases durante a colocação dos produtos;
    • segurança contra incêndio - as matérias-primas não queimam, como resultado do contato com o fogo, o material se decompõe em água e dióxido de carbono;
    • devido ao uso de produtos, o nível de isolamento acústico aumenta;
    • a boa elasticidade do isolon permite seu uso em bases e estruturas de qualquer formato;
    • o uso de matéria-prima proporciona isolamento térmico, com base na opinião dos consumidores, o nível de economia de aquecimento, desde que utilizado isolon, é de cerca de 30%;
    • devido à elasticidade após ação mecânica sobre o material, este retorna à sua forma original o mais rápido possível, tal característica permite que a matéria-prima seja reaproveitada;
    • o nível mínimo de absorção de umidade;
    • o material não apodrece;
    • a instalação do isolamento térmico é feita com bastante rapidez - os produtos com base auto-adesiva são fixados com um adesivo, as demais variedades são melhor coladas com cola de silicone ou parafusos ou grampos auto-roscantes;
    • o material é ecologicamente correto, portanto não representa perigo para o ser humano.

    Izolon, como qualquer outro material, tem desvantagens. Isso inclui as seguintes nuances:

    • o material revestido de folha metálica não deve ser colocado próximo à fiação elétrica, uma vez que o alumínio é um condutor de corrente;
    • durante a execução do isolamento com o material, é necessário deixar orifícios de ventilação, pois sua ausência pode causar o acúmulo de condensação;
    • Isolon não pode ser colado com papel de parede, ou gesso deve ser aplicado.

    Visualizações

    A tecnologia de fabricação do material compreende três etapas principais, a partir das quais o produto é dividido em tipos:

    • mistura de ingredientes, entre os quais há polietileno granular, agente espumante e outros componentes;
    • extrusão;
    • espumando com isso o agente espumante passa a "funcionar", o que dá uma estrutura específica ao material - como resultado, parece uma folha porosa.

    Os produtos de folha requerem outro processo - durante a laminação, a folha de alumínio é fixada ao polietileno.

    Considerando o método de produção, dois tipos de material podem ser distinguidos.

    Costurado - PPE

    Durante a produção, ocorrem mudanças nos componentes em nível molecular. Este grupo inclui produtos com base molecular reticular e ligamentar cruzada. A especificidade da composição aumenta a resistência do material a ambientes agressivos, além disso, aumenta a resistência à umidade.

    Não costurado - IPE

    Este tipo é caracterizado pela quase completa ausência de ligações entre as moléculas dos componentes. Na verdade, essas são matérias-primas preenchidas com gás com uma estrutura de célula fechada. Mesmo na fase de formação de espuma durante o tratamento térmico da substância, é adicionado dióxido de carbono. Ele preenche os poros maiores do que outros materiais. Além disso, o IPE tem menos flexibilidade.

    Com base no método de costura, é possível distinguir materiais com uma versão química ou física da execução desta tarefa.

    Porém, dependendo do tipo de costura, não há diferença nas características de qualidade e aparência entre os materiais.

    Levando em consideração a estrutura, isolon pode ser revestido com folha ou não revestido.

    Frustrar

    Na composição, é semelhante à forma padrão, a única diferença é a presença de um filme em uma ou duas faces. O filme pode ser de alumínio ou ter uma composição metalizada. Os produtos distinguem-se pelas elevadas características, pelo que são recomendados para utilização no interior e no exterior de edifícios. A escolha dos produtos é feita a partir do escopo de aplicação, por exemplo, se o izolon for necessário para pisos, eles preferem adquirir produtos com filme refletor de calor, posicionando-o de forma que o lado com o filme fique para cima.

    Produtos não revestidos

    O material não contém camadas adicionais, devido às quais suas propriedades são ligeiramente reduzidas. O custo desses produtos é muito menor.

    De acordo com a tecnologia de fixação, alguns tipos de matérias-primas são diferenciados.

    Cobrir

    Você pode colar o material à base com uma sobreposição, desde que a espessura seja a menor, ou ponta a ponta, se você planeja usar folhas grandes. Para a instalação é utilizada fita adesiva, responsável pela estanqueidade das costuras entre os produtos.

    Material autoadesivo

    A sua instalação é efectuada sobre a base vedada, a fixação só é efectuada após a retirada da película protectora do lado que contém a camada adesiva.

    Além das variedades principais, vários outros tipos de produtos podem ser distinguidos, os quais são marcados com uma abreviatura especial:

    • isolone "A" - produtos com camada de alumínio em uma das faces, sua espessura pode chegar a 10 mm;
    • marca "B" - produtos com película fechada em ambos os lados;
    • "COM" - uma espécie de isolamento térmico, que possui uma base autoadesiva;
    • ALPES - matérias-primas autoadesivas com película branca sobre folha, com espessura de 3 mm.

    Dimensões (editar)

    Para ter uma ideia clara do que é o material, você deve saber quais os tamanhos que a matéria-prima pode ter.

    A espessura dos produtos depende diretamente do campo de aplicação do isolon. Para isolar adicionalmente o piso, pode-se optar por produtos com espessura de até 5 mm, o isolamento acústico do telhado deve ser feito com telhas com espessura de cerca de 5-10 mm, tetos interfloridos requerem a colocação de produtos com um espessura de 10-30 mm.

    O tamanho da grade é muito diversificado: existem produtos com espessura de até 50 mm. O comprimento dos produtos pode ser de 2 a 300 m, não sendo produzidos produtos com comprimento de 500 metros. A largura do isolon varia de meio metro a 2 m. Os produtos em forma de placas têm as seguintes dimensões - 1x1,11 m ou 2x1,4 m.

    Tecnologia de instalação

    A principal característica do produto é garantir a estanqueidade, portanto todas as juntas entre os produtos devem ser coladas. A superfície de trabalho deve estar seca e livre de vários contaminantes.

    Os especialistas dizem que uma camada de 3 a 5 mm será suficiente para fornecer isolamento de alta qualidade para o ambiente. Já os locais mais frios precisam ser isolados em várias camadas, ou então adquirir um material com espessura maior e combinar isolon com lã de vidro, formando um sanduíche isolante.

      O isolamento térmico da base do pavimento inclui a lista de obras necessária.

      • Depois de adquirir um material de espessura adequada, a preparação da superfície é realizada primeiro. Se houver um revestimento antigo, ele é desmontado e o piso é nivelado.
      • Se necessário, são cortados produtos com o comprimento e largura desejados, para isso é necessário medir a base de trabalho. É melhor cortar os produtos com uma faca comum.
      • Se for usado material autoadesivo, a película protetora é removida antes de sua instalação e, em seguida, as matérias-primas são colocadas. Durante o trabalho, o produto deve ser pressionado levemente contra a superfície para garantir uma melhor fixação.
      • O trabalho com produtos convencionais é realizado em compostos adesivos acrílicos.
      • Seguindo as instruções para colocar isolon na base do piso, antes de instalar as matérias-primas, é necessário colocar impermeabilizantes. No entanto, na maioria dos casos, o piso não é fornecido com proteção adicional contra umidade.
      • Uma película de polietileno é colocada em cima do isolamento térmico, uma vez que o isolon não absorve umidade.
      • O material é fixado nas costuras com fita, um grampeador de construção ou os produtos são soldados uns aos outros;

      dicas e truques

      Ao escolher um isolon, você deve seguir as seguintes recomendações:

      • O custo dos isolantes térmicos nem sempre determina sua qualidade, portanto, deve-se atentar para o fabricante do produto, bem como suas características técnicas, para a escolha de um produto ideal para isolar uma determinada superfície.
      • A instalação e fixação de costuras não pode ser realizada com fita adesiva comum, para isso existem fitas adesivas de alumínio especializadas.
      • Durante o processo de instalação, não se esqueça da camada de ventilação, que deve ser formada próximo às paredes.
      • Produtos, especialmente produtos com uma camada de folha metálica, exigem conformidade com as condições de armazenamento especificadas, bem como precisão durante o transporte de mercadorias.
      • As violações feitas durante a instalação do material isolante de calor são repletas de danos à integridade e estrutura do isolon, como resultado - os produtos perderão suas propriedades.

      Um parâmetro muito importante do isolon é a espessura dos produtos. É este indicador que determina o escopo de exploração do produto.

      Os especialistas aconselham, durante a aquisição do material, dar voz ao consultor ou vendedor da mercadoria em que área está prevista a utilização do isolamento térmico.

      Para ajudar a fazer a escolha certa, os fabricantes distinguem uma classificação de produto com base na espessura e escopo da instalação.

      • Para a realização de trabalhos de isolamento térmico de tubagens localizadas directamente no subsolo, é necessário utilizar EPI para trabalhos com espessura de 15 a 45 mm com uma camada de folha metálica.
      • O isolamento acústico em edifícios de vários andares entre andares terá um alto nível de qualidade se você usar um isolon de 8 a 10 mm de espessura. Esse material será suficiente para reduzir o ruído da movimentação das pessoas que moram no alto, bem como para excluir a audibilidade de música suave dos vizinhos. Mas para edifícios onde o andar superior, por exemplo, será utilizado como ginásio de esportes, é necessário adquirir produtos com uma espessura maior.
      • O revestimento do piso, por exemplo, laminado, pode ser isolado com produtos de 3 a 5 mm de alta qualidade. Para o sistema "piso quente", deve-se dar preferência aos produtos com espessura mínima. De acordo com o tipo de betonilha, recomenda-se a utilização de diferentes tipos de isolon: para betonilha seca - folha metálica, para betonilha húmida - é necessário colocar os produtos com uma camada metalizada.
      • O isolamento térmico de bases de madeira e concreto é realizado com produtos com espessura de produtos de até 10 mm.

      Você aprenderá mais sobre o material no vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário