Isolamento interior de uma casa de madeira: como e como é melhor fazê-lo?
A casa de madeira pode ser considerada o orgulho dos proprietários. A madeira retém bem o calor e proporciona um microclima favorável na divisão, tem um design atraente. No entanto, em alguns casos, as propriedades de isolamento térmico do material não são suficientes, portanto, a saída da situação é isolar a casa.
Características do procedimento
O mais difundido é o isolamento externo da casa. No entanto, na impossibilidade de o cumprir, deve-se recorrer ao isolamento térmico da casa, banho ou cabana de veraneio pelo interior. Deve-se notar de imediato que como resultado dessas manipulações, a área útil da sala diminui na maioria dos casos. Uma exceção é feita apenas para uma cabana de madeira, que requer apenas aquecimento entre as cunhas.
Com o isolamento térmico interno de uma casa feita de qualquer material, a umidade no ambiente sempre aumenta. É claro que isso afeta negativamente as paredes, principalmente as de madeira. Se o isolamento estiver incorreto, já no primeiro ano de operação, o isolamento se molhará e perderá suas propriedades de isolamento térmico, e as superfícies de madeira começarão a apodrecer e ficarão cobertas de mofo.
Evitar tais fenômenos permite a instalação obrigatória de um filme permeável ao vapor e a criação de um poderoso sistema de ventilação.
Ao isolar uma casa de madeira pelo lado de dentro, deve-se lembrar que, em termos de eficácia, não se compara ao isolamento térmico pelo lado de fora. Isso se deve ao fato de que a parede isolada por dentro não acumula calor, portanto a perda de calor é de 8-15%. Além disso, isolada de uma sala quente por material isolante de calor, tal superfície congela mais rápido.
Outro ponto importante é uma abordagem abrangente para o isolamento. Não apenas as paredes terão de ser isoladas, mas também o piso e o teto. Se a casa tiver sótão e porão sem aquecimento, é mais racional dar atenção primária e principal a essas zonas ao isolar.
Colossais, até 40%, as perdas de energia térmica caem nas janelas e portas. É importante não só utilizar janelas e folhas de porta modernas com vidros duplos, mas também certificar-se de sua correta instalação e estanqueidade, para cuidar do isolamento e proteção das encostas.
Um erro comum ao isolar uma casa de madeira por dentro é manter pequenos espaços entre as superfícies., geralmente entre pisos e paredes, paredes e divisórias, paredes e tetos. Essas lacunas são chamadas de "pontes frias" porque o calor escapa por elas e o ar frio penetra.
Características dos materiais de isolamento térmico
Para qualquer material isolante de calor, a característica mais importante é o indicador de condutividade térmica. Quanto mais baixo for, menos perda de calor a casa acarreta. É medido em W / m × ° С, o que significa a quantidade de energia térmica que sai do isolamento por m2.
Ao escolher um material isolante térmico para superfícies de madeira, deve-se atentar para os indicadores de permeabilidade ao vapor. O fato é que a própria madeira é um material que "respira". É capaz de captar o excesso de umidade do ar da sala e, em caso de umidade insuficiente, transmiti-la.
É fácil imaginar que ao usar um isolamento não permeável ao vapor, a umidade da madeira não encontrará uma saída e permanecerá entre o material isolante e a madeira.Isso acabará sendo prejudicial para ambas as superfícies - um isolamento úmido tem uma alta condutividade térmica e a árvore começa a apodrecer.
Outro critério importante para um isolante térmico é a resistência à umidade. Geralmente é conseguido aplicando repelentes de água no isolamento e usando uma película impermeabilizante.
Se falamos do isolamento mezhventsovy, então é impossível fechá-lo com uma película impermeabilizante, pois a resistência à água do material, juntamente com sua eficiência térmica, vem à tona na escolha de um produto específico. Para uso interno, um material ecológico deve ser escolhido. É importante que pertença à classe dos não inflamáveis ou não suporta combustão, e também não emite toxinas quando aquecido.
A bioestabilidade de um produto afeta diretamente sua durabilidade. Se o isolamento atrai insetos ou roedores, então no processo de sua atividade vital invariavelmente aparecem rachaduras e danos nele, o que provoca o aparecimento de "pontes frias".
Entre outras características primordiais estão a facilidade de instalação, uma variedade de formas de execução e opções de densidade, espessura e acessibilidade.
O que é melhor para isolar?
A opção mais comum para isolar uma casa de madeira é o isolamento de lã mineral. Normalmente, lã de vidro ou lã de pedra é usada para organizar a camada de isolamento térmico. Esta última é superior à lã de vidro em termos de características técnicas, mas o mais importante, é absolutamente amiga do ambiente.
A lã de vidro emite compostos tóxicos durante a operação, portanto não é recomendada para uso interno. Além disso, tem os piores indicadores de resistência à umidade e resistência ao fogo (embora tenha altas características de combate a incêndio - a temperatura de combustão é de 400-500 graus). Finalmente, é propenso a encolher e a diminuir a espessura (o que leva a um aumento da condutividade térmica), ao ser colocado requer o uso não apenas de um respirador (como todo isolamento de lã mineral), mas também de vestuário de trabalho.
Nesse sentido, o uso de lã de pedra ou basalto é mais atraente. A base do material é rocha processada, que é submetida a aquecimento de alta temperatura (mais de 1300 graus). Em seguida, as fibras finas são isoladas da massa semilíquida. De forma caótica, eles são formados em camadas, após as quais são prensados e expostos a altas temperaturas por um curto período de tempo.
O resultado é um material de diferentes durezas, produzido em esteiras, rolos e telhas. Os tapetes são os mais duráveis, adequados para estruturas pesadas, incluindo o isolamento do piso sob a mesa.
Para paredes de madeira, na maioria dos casos, lã basáltica ladrilhada é suficiente, ela também é colocada entre as toras do piso de madeira. Os produtos em rolo são convenientes para o isolamento de superfícies horizontais planas, por exemplo, um teto.
As propriedades de isolamento térmico são fornecidas pelo arranjo de fibras, entre as quais bolhas de ar se acumulam em grandes volumes - o melhor isolante térmico. O coeficiente de condutividade térmica do material, dependendo da densidade e do grau, é 0,35-0,4 W / m × ° C.
Além de alto isolamento térmico, o material apresenta bom desempenho de absorção sonora. O coeficiente de isolamento acústico do ruído de impacto atinge 38 dB, ar - de 40 a 60 dB.
Ao contrário da lã de vidro, a lã de basalto é caracterizada pela baixa absorção de umidade, que é de 1% em média. Em combinação com uma alta permeabilidade ao vapor - 0,03 mg / (m × h × Pa), isso permite proteger a madeira da decomposição e manter uma atmosfera saudável na casa. A temperatura de fusão da lã de rocha é de cerca de 1000 graus, por isso é considerada um material não combustível. Além disso, graças à naturalidade da composição, é possível alcançar a segurança ambiental do isolamento de basalto.
Ecowool também é adequado para isolamento de paredes.80% do material são cavacos de celulose tratados com retardantes de fogo e anti-sépticos, o restante são resinas poliméricas e modificadores.
Ecowool pertence a materiais a granel, mas também é possível pulverizá-la na superfície usando equipamentos especiais. Apesar do tratamento com hidrofugantes, o material necessita de uma camada impermeabilizante. Em termos de eficiência térmica, é inferior à lã de rocha.
Material de isolamento moderno - penofol, também adequado para isolamento interno. É um rolo de espuma de polietileno (proporciona efeito de isolamento térmico) com uma camada de folha metálica aplicada de um lado (reflete a energia térmica para o ambiente). A presença de uma camada metalizada aumenta a força e a resistência à umidade do material, mas o torna combustível (classe G1).
O conhecido poliestireno expandido com condutividade térmica semelhante não é recomendado para uso dentro de uma casa de madeira. A questão é que o material "não respira". A árvore, como você sabe, é caracterizada pela capacidade de retirar o excesso de umidade do ambiente e doá-lo, se necessário. Na presença de uma camada de espuma de poliestireno, a árvore simplesmente não consegue se livrar do excesso de umidade, o que levará ao início do apodrecimento. Além disso, o poliestireno é tóxico e inflamável, e muitas vezes se torna um lar para roedores.
Se, no entanto, for impossível recusar o seu uso, deve-se dar preferência não ao poliestireno, mas sim à espuma de poliestireno extrudido. É mais amigo do ambiente e tem uma maior segurança contra incêndios.
Outro material durável e eficiente em termos de calor é a espuma de poliuretano (PPU), à primeira vista, é o isolamento ideal. O baixo coeficiente de condutividade térmica, bem como as características de aplicação (é pulverizado sobre a superfície) permitem não só reduzir a perda de calor, mas também eliminar o risco de “pontes frias”. No entanto, a espuma de poliuretano não "respira" e, se, no caso do uso de poliestireno expandido, for possível organizar uma barreira de vapor entre uma superfície de madeira e um aquecedor, então, ao instalar o PPU, é impossível criar esta camada. Após 5 a 7 anos, as paredes sob a camada de espuma de poliuretano começarão a apodrecer e sua remoção é um processo bastante trabalhoso.
Para o isolamento mezhventsovy, são usados materiais especiais. Eles podem ser de origem natural ou sintética.
Os seguintes tipos de materiais são referidos como isolamento orgânico entre coroas, que são mais frequentemente usados para isolamento térmico interno:
Isolamento de linho
Durante muito tempo, foram utilizados para esses fins grosseiros e inadequados para a tecelagem de fibras de linho. Hoje, o isolamento de fita também é feito em uma base vegetal e é chamado de feltro de linho ou enchimento de linho. Difere em alta densidade, permeabilidade ao vapor (ideal para ambientes com alta umidade).
Juta
O isolamento é feito à base de fibras recicladas da casca de uma árvore exótica da família das tílias de mesmo nome. É caracterizada por um alto teor de resinas na composição, o que confere resistência e altas propriedades antibacterianas à juta. Ele protege não só o espaço entre as coroas, mas também a própria superfície de madeira. No entanto, uma grande quantidade de resina leva à inelasticidade do isolamento. Com o tempo, torna-se mais rígido e parece secar, diminui de volume, o que leva ao aparecimento de fissuras. A combinação da juta com o enchimento de linho permite neutralizar esta desvantagem.
Sentiu
Material de lã natural (lã de ovelha), graças ao qual são alcançadas características insuperáveis de isolamento térmico e acústico. É processado com repelentes de água e compostos que evitam que insetos e formas microscópicas de vida apareçam no isolamento.
Entre os materiais de origem artificial, destacam-se o inverno sintético, o polytherm (feltro sintético à base de poliéster) e o PSUL. É digno de nota que o nome "polytherm" denotava originalmente um determinado material de um fabricante finlandês. No entanto, com o tempo, o termo se tornou um nome familiar. Hoje, ele designa um fabricante específico e um tipo de isolamento de poliéster.
A abreviatura PSUL oculta o seguinte nome - isolamento pré-comprimido. A sua principal capacidade é a propriedade de encolher e expandir de acordo com as mudanças lineares nas dimensões da madeira sem perder as suas características técnicas. Em termos de condutividade térmica e resistência à umidade, supera os mesmos valores de isolamento natural. Ao mesmo tempo, é caracterizado pela permeabilidade ao vapor, bioestabilidade, segurança ambiental e resistência ao fogo.
Ao isolar as costuras entre as juntas, é necessário abandonar o uso de aquecedores como estopa e lã mineral devido à sua menor resistência à umidade.
Visão geral dos fabricantes
Na hora de escolher um aquecedor para uma casa de madeira, vale a pena dar preferência a marcas bem conhecidas e consagradas.
- A posição de liderança entre os fabricantes é ocupada pela empresa lã de rocha (Marca dinamarquesa, que também é produzida em 4 cidades da Rússia). O sortimento impressiona pela variedade. Cada seção da casa tem sua própria linha de produtos. Portanto, para as paredes, o isolamento de lã mineral "Butts Light" e "Scandic" será o ideal. Existem tapetes inovadores para paredes de diferentes rigidez no mesmo tapete, rolo e placas correspondentes. A desvantagem é o alto custo (em média, 1.500 - 6.500 rublos / m2).
- Os produtos da Alemanha não são de qualidade inferior - lajes e rolos de lã mineral de marcas comerciais Knauf e Ursa... Para isolar uma sala do interior, basta selecionar materiais com densidade de 10-25 kg / m3. O preço está entre 1.200 e 3.000 rublos / m2.
- Também ocupam posições de liderança o isolamento francês de lã mineral em chapas, tapetes e rolos da marca Está acabado... Nas coleções, você pode encontrar produtos leves (com densidade de 10-20 kg / m3) e tapetes rígidos para casas de madeira (densidade 150-190 kg / m3). O custo é bastante alto - de 2.000 a 4.000 rublos / m2.
- A lã mineral produzida na Rússia, em sua maior parte, não é inferior às contrapartes ocidentais em termos de eficiência térmica, permeabilidade ao vapor e resistência ao fogo. Porém, tem um preço mais acessível. Avaliações de usuários permitem empresas como TechnoNikol, Izovol.
Todos os fabricantes mencionados acima produzem um tipo de lã de isolamento térmico com desempenho de isolamento acústico aprimorado.
- Entre os melhores fabricantes de ecowool, vale destacar as empresas Isofloc (Alemanha), Ekovilla e Termex (Finlândia), bem como as empresas nacionais "Equator", "Ekovata Extra" e "Nanovata".
- Isolamento finlandês mezhventsovy "PoliTerm" é legitimamente considerado um dos mais ideais para operação em condições domésticas. Além das qualidades de isolamento térmico melhoradas, distingue-se pela presença de elementos cacheados especiais para o desenho de juntas, esquinas, transições na casa.
- Um material de isolamento térmico à base de poliéster mezhventsovy semelhante é produzido por uma marca russa "Avatherm"... Segundo o fabricante, devido às mais elevadas características operacionais, o material pode servir até 100 anos. Marcas populares de selantes são Weatherall e Neomid - Warm Joint.
Como escolher?
Na hora de escolher um material, é importante que sua densidade corresponda àquela exigida em uma determinada área da casa. Em vários casos (absolutamente em todos os produtos de lã mineral), a condutividade térmica, a rigidez, o peso e a capacidade de carga do material dependem da densidade.
Normalmente, os fabricantes indicam não apenas a densidade, mas também o escopo recomendado de uso do material.
Preste atenção às condições de armazenamento dos produtos.O isolamento de lã mineral deve ser armazenado na embalagem original lacrada, mesmo uma leve imersão do produto é inaceitável. O poliestireno expandido tem medo dos raios do sol e, sob sua influência, começa a entrar em colapso.
Tipos de tecnologia
Dependendo do tipo de materiais utilizados, bem como dos métodos de instalação utilizados, distinguem-se as seguintes tecnologias para o isolamento térmico de uma casa de madeira:
Costura quente
É usado para isolamento mezhventsovy de casas de toras, para vedar as juntas entre a colocação da fundação e as paredes. Adequado para objetos em que a decoração de parede adicional do interior não é fornecida. Para isolamento, isoladores mezhventsovy especiais são usados, bem como selantes de silicone. A vantagem desse método é a menor intensidade de trabalho e custo do processo, a capacidade de preservar a beleza natural e a permeabilidade ao vapor dos revestimentos de madeira.
Isolamento na caixa
Prevê-se na presença de decoração de parede interior, bem como eficiência térmica insuficiente do isolamento mezhventsovy. Sem falta, exige barreira de vapor e paredes e ventilação adicional da casa, fixação da moldura, fixação do isolamento, revestimento contínuo da moldura com gesso cartonado e fixação do material de acabamento. Esse isolamento térmico é eficaz e, para que não haja condensação, é mantida uma lacuna entre o isolamento e o invólucro para a circulação do ar.
Como fazer isso sozinho?
- Independentemente da tecnologia utilizada, antes de mais nada as paredes devem ser preparadas... Se você decidir fazer o trabalho sozinho, deve começar limpando-os de poeira, sujeira e revestimento antigo. Se forem encontradas rachaduras, elas são tratadas com um selante, todas as irregularidades são limpas. Antes do isolamento, você também deve remover todas as comunicações das paredes, verifique a fiação. A fase preparatória é concluída com a aplicação de um primer anti-séptico e retardadores de fogo na superfície.
- Instalação de filme de barreira de vapor. Ele é preso a toda a superfície com uma folga de 10 cm e é fixado com fita adesiva. Se os recursos financeiros permitirem, então, em vez de um filme de barreira de vapor, é melhor usar uma membrana de barreira de vapor mais eficiente. Vamos lembrá-lo mais uma vez que a barreira de vapor é apenas um dos componentes para manter a umidade ideal e um microclima favorável em uma casa de madeira. O segundo "componente" necessário é o sistema de ventilação.
- Criação de um torneamento de madeira, que é fixado às paredes da casa por meio de suportes. O torneamento é montado a partir de toras de madeira, que são pré-tratadas com retardantes de fogo e compostos antibacterianos. O passo do torneamento corresponde à largura do isolamento e, no caso de produtos de lã mineral, pode ser até 1-2 cm mais estreito. O isolamento mais comum, como já foi observado, para paredes de madeira é a lã mineral. Suas camadas são colocadas entre os elementos da caixa e fixadas com buchas.
- Instalação de aglomerado ou placas de gesso como camada de revestimento. Uma pequena lacuna permanece entre as placas de drywall e a camada de isolamento, o que proporciona melhor isolamento térmico e permite que o isolamento seja ventilado. Se o ecowool for usado como isolante térmico, as placas de gesso são imediatamente anexadas à caixa e o ecowool é despejado na lacuna formada. As placas de gesso cartonado são betumadas em várias camadas com tratamento preliminar de cada camada com lixa fina. Depois de aplicar a camada de acabamento de massa, você pode começar a fixar o revestimento decorativo da parede - papel de parede, pintura, etc.
Hoje à venda você pode encontrar placas de lã mineral com diferentes espessuras de espessura.
A parte da laje que é fixada à parede tem uma estrutura mais solta, a superfície externa é mais densa e rígida. Esses materiais são colados à parede com misturas especiais.Devido à alta rigidez do lado externo do isolamento, é possível dispensar a instalação do torneamento. O material é coberto com cola, fixando-se nele a fibra de vidro de reforço, sobre a qual se aplica gesso em várias camadas e aplica-se tinta ou gesso decorativo.
O revestimento da parede feito de toras ou madeira parece um pouco diferente.
- Imediatamente após a construção do edifício, é realizado o isolamento primário dos vãos entre as juntas, também denominado calafetagem. Para fazer isso, um isolamento torcido entre coroas é inserido nas lacunas com uma faca de calafetagem ou uma espátula. Ao usar materiais sintéticos, uma camada selante é aplicada sobre eles.
- Depois de um ano (é depois de tanto tempo que a casa dá o encolhimento máximo), repetidas calafetagens são realizadas. Em primeiro lugar, é avaliada a condição da própria superfície de madeira. Se forem encontrados fragmentos e rachaduras, eles serão preenchidos com o mesmo selante elástico. Em seguida, eles verificam a qualidade do isolamento das costuras entre as juntas. É melhor que isso seja feito não apenas "a olho nu", mas também com um termovisor.
- Se forem encontrados pontos de perda de calor, eles serão calafetados novamente. Se o isolamento adicional das paredes de toras não for fornecido, as juntas serão tratadas novamente com um selante, agora para fins decorativos. As composições modernas são caracterizadas por uma riqueza de cores, portanto o usuário pode escolher uma mistura para combinar com as toras. Outra opção para fechar as juntas é usar a trança de juta, que tem uma atraente tonalidade dourada suave e fica em harmonia com a maioria dos tipos de madeira.
- Se for assumido um maior isolamento térmico das paredes, então as etapas descritas acima são executadas (primer, criação de uma camada de barreira de vapor, instalação da moldura e fixação do isolamento, fixação da drywall, acabamento). O isolamento do teto também implica a criação de uma caixa, sob a qual é colocado um revestimento impermeabilizante, por exemplo, glassine. Além disso, com a ajuda de parafusos auto-roscantes e cola especial, o isolamento é fixado ao teto. O próximo passo é cobrir o teto com gesso cartonado e terminar o revestimento.
Se houver um segundo andar, o teto é isolado. Para pisos entre pisos, são necessários materiais de maior rigidez.
Se a casa tiver um sótão de um tipo inexplorado, materiais a granel (argila expandida, lã ecológica) podem ser usados para isolá-lo. Para sótãos e sótãos aquecidos, são produzidos aquecedores de basalto especiais de maior rigidez. O isolamento de rigidez máxima (de 150 kg / m3) é necessário para um telhado plano.
Ao isolar o chão Em primeiro lugar, deve ser nivelado, colocado com uma sobreposição e com um pequeno "rastejamento" (até 10 cm) nas paredes da membrana impermeabilizante. Em seguida, coloque toras de madeira com degrau de no máximo 50 cm. Entre as toras é colocada lã mineral (ou poliestireno expandido). A camada de isolamento é fechada com uma membrana de PVC, sobre a qual é montado o piso (geralmente placas de aglomerado ou compensado).
Dicas úteis dos profissionais
Os especialistas recomendam calcular cuidadosamente a espessura do material, pois disso dependem os indicadores de sua eficiência térmica. Se a camada de isolamento for insuficiente na casa, não será possível atingir a temperatura ideal. Uma camada desnecessariamente espessa não é apenas um custo financeiro injustificado, mas também uma carga adicional nas estruturas de suporte, bem como uma mudança na localização do "ponto de orvalho".
O último termo denota a fronteira onde a umidade que escapa da sala na forma de vapor se transforma em líquido. Idealmente, isso deve ocorrer fora do isolamento, no entanto, se a espessura for calculada incorretamente e a tecnologia de instalação for violada, o “ponto de orvalho” pode acabar dentro do isolamento.
Também é errado isolar uma casa de madeira por dentro e por fora. A superfície da madeira encontra-se entre 2 camadas de barreira de vapor, o que atrapalha a ventilação natural do material e leva ao início de processos de putrefação.
Os profissionais recomendam fortemente o uso de isolamento externo como mais eficaz e correto para o funcionamento de uma casa de madeira. O isolamento por dentro é uma medida extrema. Os trabalhos de isolamento térmico devem ser efectuados na estação quente, com tempo seco, visto que neste período as paredes ficam o mais secas possível. Se você planeja isolar uma casa recém-construída, deve esperar um ano. Isso se deve ao fato de que os objetos de madeira encolhem.
Ao instalar as ripas, certifique-se de que sua inclinação corresponda às dimensões não apenas do isolamento, mas também das chapas de drywall. Caso contrário, ripas adicionais terão de ser preenchidas - uma carga extra no quadro e um aumento na intensidade do trabalho. A melhor opção é selecionar folhas de isolamento e drywall de dimensões semelhantes.
Apesar do baixo custo do poliestireno, bem como de sua baixa transferência de calor, recusam-se a isolar paredes de madeira com esse material.
- Possui baixa permeabilidade ao vapor, o que levará à degradação das paredes, aumento da umidade da casa, aparecimento de condensação nas paredes e mofo no material de acabamento.
- Ele emite estireno prejudicial à saúde e, portanto, em alguns países europeus, é proibido o uso de poliestireno expandido para decoração de interiores.
- É um material inflamável que libera toxinas quando a temperatura sobe. Ao usar espuma em uma estrutura de madeira, você pode criar uma verdadeira armadilha de incêndio.
O selante usado para o isolamento entre coroas deve ser elástico e capaz de encolher e expandir durante o encolhimento e expansão térmica da madeira. Para uso dentro de casa, uma composição à base de acrílico será ideal. Se você precisar de um selante mais durável, o acrílico com a adição de espuma de poliuretano é adequado. Um ponto importante é que esse selante não pode atuar como um isolamento independente.
Ao isolar os vãos entre as juntas, é importante realizar trabalhos em todo o perímetro do edifício. Ou seja, primeiro, a primeira linha de lacunas é isolada ao redor de todo o perímetro, então você pode passar para a segunda. Se você isolar primeiro uma parede e depois a segunda, não será possível evitar o empenamento da casa.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.