As sutilezas do processo de isolamento externo dos cantos da casa

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formas básicas
  3. Como é feito o isolamento térmico?

Os moradores de casas muitas vezes enfrentam o problema da formação de umidade e mofo nas paredes, especialmente nos cantos das casas. Muitas vezes, isso se deve a erros de cálculo na construção, em que a condutividade térmica dos materiais usados ​​na construção e decoração da casa e a temperatura interna dos cômodos não foram levadas em consideração.

Peculiaridades

Se, no inverno, se formar condensação na parede interna da sala sob a forma de gotículas de água, e posteriormente - mofo, isso indica um isolamento térmico insuficiente das paredes ou do material de que são feitas.

Além disso, no inverno, se houver pequenas rachaduras nos cantos, as paredes e os cantos podem até mesmo congelar devido ao fluxo de ar muito frio. A razão para isso pode ser tanto as lacunas entre as lajes ou os tijolos quanto os vazios nas próprias lajes.

Devido a este fenômeno desagradável:

  • o papel de parede colado fica molhado e fica para trás;
  • paredes pintadas com tinta à base de água são cobertas com manchas vermelhas desagradáveis;
  • a camada de gesso é gradualmente destruída, não importa quão forte e de alta qualidade seja;
  • fungos e bolor aparecem nas paredes.

Você pode eliminar essas deficiências isolando as paredes por dentro. Por exemplo, colocando tubos de aquecimento verticalmente ao longo dos cantos ou fazendo um chanfro adicional de gesso nos cantos da sala. No entanto, a forma mais eficaz e eficiente é o isolamento externo de paredes e cantos, o que elimina a própria razão - o isolamento térmico fraco.

Formas básicas

A indústria moderna oferece várias opções de isolamento, que se diferenciam pelo uso dos mais diversos materiais e pelo método de aplicação.

  • Aplicação de gesso “quente”. Neste caso, grânulos de espuma são adicionados ao gesso em vez de areia. Isso reduz significativamente a condutividade térmica e o peso geral da camada de gesso. Seu uso reduz a condutividade térmica geral das paredes e cantos, enquanto permite que as paredes respirem, o que impede a formação de condensação nas paredes.
  • O uso de isolamento térmico líquido. Produzido por vários fabricantes. São uma solução líquida contendo microesferas de cerâmica, vidro ou silicone. Possuem excelente isolamento térmico, permitindo trabalhar em locais de difícil acesso, inclusive nos cantos das casas.
  • Instalação fora dos blocos de espuma, lã mineral ou poliestireno expandido. Este método possui as características de isolamento térmico mais fortes, em contraste com os dois anteriores. Ao mesmo tempo, as paredes externas da casa são totalmente revestidas com leves blocos isolantes de calor, que não corroem e apresentam excelente resistência a temperaturas extremas e alta umidade.
  • Engrossamento da alvenaria. Este método muito simples e eficaz é frequentemente utilizado mesmo na fase de construção de casas e distingue visualmente a construção pelo facto de a colocação de tijolos adicional ser efectuada nos cantos das casas. A instalação adicional pode ser realizada posteriormente, se a própria arquitetura do edifício o permitir.

Como é feito o isolamento térmico?

Entre os muitos métodos de isolamento, cada um escolhe o seu - a opção mais conveniente e acessível. Na maioria das vezes, as paredes e os cantos dos cômodos dos cantos devem ser isolados, pois neles, via de regra, duas paredes ficam do lado de fora da casa. Ao mesmo tempo, existem algumas sutilezas ao usar certos materiais.

O próprio processo de aquecimento de cantos e paredes pode ser realizado ainda na fase de construção de uma casa e de soluções de design para decoração de ambientes.Por exemplo, apenas arredondar os cantos internos e externos da fachada pode reduzir a diferença de temperatura entre a parede e o ar dentro da sala em até 20%.

Instalar luminárias em painéis de gesso diretamente nos cantos da sala aquece as paredes e altera o ponto de orvalho. Isso elimina a causa do aparecimento de paredes úmidas na sala.

Além disso, durante a construção das casas de madeira, deve-se levar em consideração algumas características das cabanas de toras na "pata" e na "tigela". Portanto, uma das desvantagens de uma casa de toras de "patas" é que ela é uma fonte de maior transferência de calor e, portanto, de consumo de calor. Como resultado, o aumento do resfriamento da superfície interna das paredes e cantos, a formação de umidade em sua superfície.

Ao usar o penofol para isolamento, deve-se ter em mente que o principal ao usá-lo é criar uma almofada de ar entre a parede e o próprio material. Se esta condição não for atendida, o isolamento com penofol não funcionará e não poderá realizar suas funções. Além disso, quando isolado do exterior, o próprio penofol assenta em três grades de suporte.

    Para reforço com espuma de plástico pelo método do painel, é necessário calcular a área do material com espessura de 5–10 cm para que cubra toda a superfície da parede externa com uma margem. Os próprios painéis cortados sob medida são fixados às paredes e cabines de toras com cola especial. Depois que toda a espuma é fixada e a cola seca, é necessário sobrepor a malha de fibra de vidro nas folhas de espuma para dar resistência mútua às folhas coladas.

    Em seguida, as folhas de espuma são cobertas com uma massa especial para proteger contra a penetração de umidade entre as folhas. Para o revestimento final, use massa estrutural ou tinta de fachada.

    Com uma fonte incerta de danos ao isolamento térmico, as tecnologias modernas podem vir em seu socorro. Neste caso, é necessário o uso de imagens térmicas da sala. Os especialistas nesta área poderão determinar com precisão o local da violação do isolamento térmico e dar recomendações sobre como eliminar a deficiência identificada.

    Para obter informações sobre como isolar adequadamente uma casa do lado de fora, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário