Características de isolamento de parede fora de uma casa particular
A situação climática russa, talvez, não seja tão diferente da de outros países do norte. Mas as pessoas que vivem em residências particulares não estão preparadas para abstrair pesquisas enciclopédicas. Eles precisam de isolamento de alta qualidade em suas casas para não sofrerem com o frio e não perderem muito dinheiro na compra de combustível para fogões ou no aquecimento elétrico.
Prós e contras do isolamento externo
Em primeiro lugar, você precisa descobrir - é realmente necessário, esse é o próprio isolamento da fachada. Sempre tem pelo menos um lado positivo, é que toda a espessura da parede é isolada. A exclusão do aquecimento de suas partes individuais resolve inicialmente o problema com a formação de condensado no interior, com superfícies "gritantes" na casa. Os engenheiros afirmam (e as avaliações confirmam sua avaliação) que o isolamento de edifícios do lado de fora permite que você deixe o espaço interno intacto. Não será gasto em designs muito grossos e nem sempre bonitos.
Antes de se alegrar e procurar SNiP adequado para uma casa em particular, você deve prestar atenção às possíveis desvantagens. Obviamente, esse trabalho não funcionará em nenhum clima: chuva e vento, e às vezes frio, não permitem que você o faça com eficiência. O custo total desse acabamento é muito alto, pois para muitas pessoas esses custos são insuportáveis. A gravidade das condições externas limita a escolha dos materiais de isolamento ou força a criação de estruturas de proteção. Além disso, se a casa for dividida em duas metades, não há sentido em isolar apenas uma delas do lado de fora, a perda de calor diminuirá apenas ligeiramente.
Os caminhos
Portanto, o isolamento das paredes de uma casa particular pelo lado de fora tem muito mais vantagens do que desvantagens. Mas é importante compreender as características de materiais e designs individuais.
Casas feitas de blocos de concreto de argila expandida são isoladas do lado de fora, na maioria das vezes com a ajuda de:
- lã mineral;
- espuma;
- sua contraparte mais moderna - penoplex.
A primeira opção é preferível devido ao risco zero de incêndio e ao baixo custo. Mas o problema é que o preço acessível é amplamente negado pela necessidade de organizar uma tela de proteção. Polyfoam é leve, também pertence ao grupo de materiais de baixo custo e você pode montá-lo rapidamente.
Ao mesmo tempo, não devemos esquecer o perigo de danos na camada de isolamento por roedores, os riscos de incêndio. Penoplex é ecologicamente correto, camundongos e ratos não ficarão encantados com ela. Desvantagens - alto custo robusto e falta de micro-ventilação.
Muitas vezes, as pessoas se deparam com o problema de isolar as fachadas externas de antigas casas de painel. A principal condição para a proteção térmica de alta qualidade é um dispositivo em que a permeabilidade ao vapor aumenta da sala de estar para a rua. Não há necessidade de remover o revestimento externo da residência, várias tecnologias foram desenvolvidas para permitir a montagem de isolamento térmico em cima dela.
Na hora de escolher uma opção adequada, vale a pena dar preferência a soluções que não sobrecarreguem a fundação e absorvam o mínimo de água. É a severidade significativa e a descoberta do ponto de orvalho dentro da proteção térmica higroscópica que causam os maiores problemas aos proprietários de edifícios de painéis.
O isolamento das casas no campo para residência de inverno é muito importante.
É imperativo fornecer proteção térmica:
- pisos internos no térreo;
- pisos do primeiro nível (se a fundação não for isolada);
- paredes externas;
- piso frio do sótão ou telhado do sótão.
Não faz sentido destacar qualquer um desses elementos, mesmo tão importantes quanto paredes. Se pelo menos uma área não for isolada, todos os outros trabalhos podem ser considerados desperdiçados, assim como o dinheiro gasto com eles. As paredes devem ser dotadas de impermeabilização e barreira de vapor; ao escolher lã mineral ou ecológica para isolamento, é necessário deixar um espaço ventilado de 50-100 mm. O isolamento de uma casa de painéis pelo lado de fora tem suas especificidades. As menores irregularidades devem ser removidas, e idealmente - para nivelá-las com um primer.
Se houver divisão de tinta, derramamento de acabamento diferente - todas essas camadas são removidas, mesmo que a tecnologia não exija tal manipulação. Na maioria dos casos, a espuma é usada para proteção térmica externa de paredes de concreto, e a forma mais confiável de fixação é a conexão de cola e buchas. O trabalho é executado de baixo para cima, no ponto mais baixo é montada uma barra especial, projetada para evitar que o material escorregue. Para sua informação: é permitido substituir as buchas por pregos de plástico. Independentemente do método de fixação, você precisa monitorar cuidadosamente as lacunas resultantes.
O aquecimento da junção da parede com o telhado merece uma discussão separada. Este trabalho é feito tradicionalmente com lã de rocha, mas os amantes das tecnologias modernas preferem focar na espuma Macroflex. Em muitos casos, é formado um avental de ligação de aço. Se é necessário em uma casa específica, em uma parede específica - apenas especialistas treinados podem descobrir. O isolamento das junções é muito difícil de ser feito adequadamente pelos próprios donos da casa ou por senhores livres acidentalmente encontrados.
Tipos de materiais
O isolamento da parede externa de casas particulares pode ser feito com uma variedade de materiais. Não adianta usar serragem para esse fim, pois essa proteção é sempre a granel. A rigor, a camada de serradura é colocada no interior da parede e deve ser bastante espessa. Principalmente, os proprietários de edifícios com estrutura e a granel recorrem a essa solução. Mas isso deve ser considerado em último lugar: mesmo os resíduos de madeira com suplemento de cal são muito propensos a endurecer e molhar.
Para a construção de casas particulares, muitas pessoas preferem usar concreto espumoso ou concreto aerado; esses dois materiais são mais fortes do que a madeira. No entanto, eles precisam ser isolados de acordo com um esquema especial. As soluções preferidas são espuma de poliuretano e lã mineral. O segundo material é o mais barato e não está sujeito a ignição, é fácil de trabalhar. Ruídos estranhos se extinguem na camada de algodão e incomodarão menos os inquilinos.
Alguns desenvolvedores usam concreto serragem, o que é excelente para economizar calor em casas de madeira. Para fazer este material com suas próprias mãos, você pode usar grande serragem e aparas de calibração obtidas em máquinas para trabalhar madeira. Um componente indispensável da mistura é o vidro líquido. Para evitar a estratificação da mistura em componentes separados, o transporte de estruturas de reforço através das paredes ajudará. Recomenda-se fazer furos para eles imediatamente.
A perlita é usada não tanto no exterior como na composição de paredes multicamadas. Um pré-requisito para o serviço confiável deste material é a barreira de vapor no interior e a impermeabilização de alta qualidade no exterior. Para reduzir o risco de saturação de água e perda de qualidades térmicas, a perlita é geralmente misturada em proporções iguais com cimento e argila expandida. Se você precisa de um isolamento com características realmente notáveis, é difícil encontrar algo mais prático do que a lã de basalto.Como é impossível trabalhar a fachada em sua forma pura, você terá que comprar chapas especiais.
Como outros revestimentos amassados, esta solução aumenta não apenas o isolamento térmico, mas também o isolamento acústico. Esta circunstância é muito importante para residências particulares localizadas perto de rodovias, ferrovias, aeroportos e instalações industriais. Deve-se ter em mente que nem toda cola é adequada para unir essas placas a uma base de madeira. A instalação pode ser feita úmida ou seca. No segundo caso, é necessário adquirir buchas com tampas estendidas.
Para o acabamento da fachada de uma casa particular, é permitido o uso apenas de lajes de basalto com massa específica de pelo menos 90 kg por 1 metro cúbico. m. Como proteção térmica adicional, às vezes usam juncos, todos serão capazes de preparar as matérias-primas necessárias e prepará-las para o trabalho. Os caules deverão ser colocados o mais firmemente possível para que haja o mínimo possível de lacunas para o ar frio entre eles. O problema de risco de incêndio é resolvido por impregnação com um retardante de fogo ou bischofite, essas substâncias aumentam a resistência ao fogo da massa de junco para o nível G1 (extinção espontânea quando o aquecimento é interrompido).
Espuma de poliuretano
Se não houver nenhum desejo particular de usar materiais naturais, você pode usar os painéis PPU com segurança. A vantagem desta solução é a combinação da proteção térmica e acústica do espaço habitacional. A espuma de poliuretano não permite a passagem de água e, portanto, não há necessidade de uma camada de impermeabilização adicional, obtendo-se economia de custos. A espuma de poliuretano adere facilmente ao material de base e, portanto, é bastante simples de trabalhar com ela. Pontos fracos também devem ser levados em conta - o alto preço do revestimento, sua instabilidade sob a influência da radiação ultravioleta.
Tapume
Em alguns casos, um bolo acabado com revestimento externo também se torna uma estrutura isolante. O metal em si, por mais bonito que pareça, permite a passagem de muito calor. E mesmo os designs de vinil não são muito melhores nesse ritmo. A espuma de poliestireno extrudado é frequentemente usada para revestimento de aço ou vinil, mas sua alta inflamabilidade deve ser levada em consideração ao escolhê-la. Além disso, às vezes o EPS e o poliestireno não podem amortecer com eficácia os sons estranhos.
O isolamento leve sob o revestimento é fornecido por materiais em rolo, incluindo espuma de polietileno com um revestimento externo de folha. Os aquecedores de concreto espumoso e de concreto aerado evitam o interesse de roer animais e garantem proteção térmica total. Ao usar poliestireno expandido, primeiro você precisa cortar as folhas de acordo com as dimensões exatas. Desde que a caixa seja planejada especificamente para folhas específicas, o número de peças cortadas será mínimo. Se for instalada lã mineral, é recomendável deixá-la sem torção por 60-90 minutos antes de cortar ou preencher a moldura, então o resultado será melhor e mais estável.
Lã mineral
O Minvata é bom porque não interfere na ventilação da sala através das paredes.
Também é capaz de fechar o desnível do relevo em:
- árvore;
- tijolo;
- pedra.
A este respeito, o acabamento subsequente é simplificado e a superfície rugosa torna-se o mais lisa possível. Ao trabalhar no exterior das paredes, ao contrário do isolamento térmico interno, o problema da emissão de formaldeído desaparece por completo. Importante: se a umidade relativa do ar for superior a 85%, é inadmissível colocar lã mineral sob qualquer forma.
A fixação geralmente é feita com âncoras, e uma parede de tijolos é colocada em cima delas. Ao isolar uma casa já em uso, as estruturas metálicas não podem ser deixadas dentro das paredes, podem enferrujar muito rapidamente.
Gesso
As propriedades isolantes do gesso, mesmo anunciadas pelos fabricantes, não são muito impressionantes na prática. Só pode ser utilizado como uma solução auxiliar que potencializa a proteção térmica, realizada de outras formas.A vantagem é que as placas de isolamento de gesso têm uma aparência bonita ao mesmo tempo e reduzem a necessidade de outros materiais especializados.
Como resultado, a espessura total da parede e a carga que ela exerce sobre a fundação são visivelmente reduzidas. Para melhorar as propriedades térmicas de uma casa, a mistura seca mais comum é adequada, à qual se adicionam areia de perlita, lascas de pedra-pomes e outras cargas de uma fração fina.
isopor
O uso de estruturas de espuma é excelente para fornecer proteção térmica aos edifícios. Este isolamento funciona silenciosamente em temperaturas de -50 a +75 graus. Entre as diferentes opções de materiais, vale a pena atentar para aqueles que são impregnados com aditivos resistentes ao fogo e preenchidos com dióxido de carbono incombustível. Bactérias e organismos fúngicos não gostam muito de poliestireno e praticamente não se instalam nele. Seções rachadas nas paredes e buracos primeiro terão que ser cobertas para obter um resultado decente.
A gama de aquecedores, é claro, não termina com os materiais listados. Muitas pessoas usam espuma de poliuretano, que não é pior do que painéis de espuma de poliuretano pré-fabricados. A excelente adesão ajuda o líquido a penetrar imediatamente na superfície e fornece um serviço confiável por muitos anos. Para fins domésticos, normalmente são usados cilindros de baixa pressão: a qualidade do reagente não é nada pior do que em equipamentos profissionais, a única diferença é que sua saída é mais lenta. Deve-se notar que tal tecnologia não pode excluir até o final do aparecimento de bolhas de ar na camada de espuma, e uma parede feita de material de baixa qualidade às vezes é danificada pela pressão.
Arbolit é usado não só para a construção de casas, mas também para melhorar as qualidades térmicas de estruturas já erguidas. Este material de construção é quase inteiramente feito de madeira natural, o que permite melhorar a proteção térmica de edifícios de pedra e tijolo. Mas é importante entender que por si só ele é facilmente soprado e molhado, quase instantaneamente acaba sendo perfurado por pontes de frio.
Se a espessura da parede de concreto de madeira for de 0,3 m ou mais, além disso, o assentamento é feito corretamente, não haverá necessidade especial de cobertura adicional contra o frio nas regiões da Rússia central. O isolamento de concreto de madeira é necessário nas regiões do Extremo Norte (em toda a superfície). Os pontos onde a perda de calor externa é mais intensa devem ser isolados em qualquer área.
A argila é frequentemente usada a partir de materiais naturais para proteção térmica externa das paredes (ela é usada sozinha ou em misturas com palha ou serragem). As vantagens indiscutíveis de tal solução são o preço baixo e a ausência de risco de incêndio. Muitas pessoas são atraídas pela simplicidade do fluxo de trabalho.
Importante: a falta de atenção às proporções das misturas constituintes pode levar à rápida perda de suas valiosas propriedades e à estratificação do isolamento térmico preparado. Para que a massa de argila fique na superfície da parede, você terá que montar estruturas feitas de placas e papelão durável.
Bons resultados podem ser alcançados com isolamento de feltro. É especialmente recomendado para proteção térmica de casas de madeira. A colocação pode ser efectuada em várias camadas de uma só vez, o que melhora a qualidade do isolamento, um preço acessível permite não temer custos excessivos neste caso.
Para sua informação: antes de encomendar o material, vale a pena verificar com os profissionais se o isolamento de feltro é adequado para uma determinada zona climática.
Como o isolamento acolchoado, ele amortece os sons que penetram do lado de fora, mas você precisa ter em mente os possíveis problemas:
- eficiência insuficiente em grandes habitações e em edifícios de vários andares;
- inadequação para isolamento de estruturas de pedra e tijolo;
- espessura relativamente grande do isolamento sendo criado;
- a necessidade de um alinhamento cuidadoso do estilo (cada pequena dobra é muito prejudicial).
Uma alternativa aos materiais naturais é o isolamento de parede com isolon.Este isolamento reflete efetivamente a energia infravermelha radiante e foi reconhecido como um produto confortável e seguro com base nos resultados de uma série de testes especiais. É amplamente utilizado em edifícios privados e de apartamentos. O Izolon é vendido em rolos de grande formato, por isso é especialmente importante calcular corretamente a necessidade dele. Em geral, as abordagens para calcular a necessidade de isolamento merecem atenção especial.
Cálculo da espessura do material
O cálculo da espessura necessária das esteiras de penofol deve ser feito de acordo com as normas consagradas no SNiP 2.04.14. Este documento, aprovado em 1988, é muito difícil de entender e é melhor confiar o trabalho a profissionais. Os não especialistas podem estimar aproximadamente os parâmetros necessários usando calculadoras online e software instalado. A primeira opção é a mais simples, mas nem sempre correta; é difícil levar em conta todas as nuances necessárias. A largura das telas penofol é sempre padrão - 200 mm.
Você não deve se esforçar para comprar o material mais espesso possível; às vezes, será mais lucrativo variar o número desejado de camadas de folha. O bloco duplo de alumínio é caracterizado pelas mais altas propriedades térmicas e acústicas. Os melhores resultados (a julgar pela experiência operacional) são obtidos por penofol de 5 mm de espessura. E se a tarefa é alcançar a mais alta proteção térmica e isolamento acústico, sem economizar nos custos, vale a pena escolher um design centímetro. Uma camada de espuma de espuma de 4-5 mm é suficiente para fornecer a mesma proteção do uso de lã mineral de 80-85 mm, enquanto o material de folha não capta água.
Preparando as paredes
A formação de nós de torneamento na madeira é a mais simples e fácil, em comparação com o processamento de paredes de outros materiais. Nesse caso, o layout do material deve levar em consideração as propriedades básicas da madeira: sua alta permeabilidade ao vapor e a probabilidade de infecção por fungos. A moldura pode ser formada por uma barra de madeira ou um perfil de alumínio. Devem ser fornecidos pontos de fixação especiais para material de proteção térmica e torneamento para acabamento frontal. O isolamento do rolo é fixado às paredes da madeira nas ripas.
O revestimento de isolamento térmico de camada dupla deve ser montado em uma ripa dupla (simples ou complementado com colchetes). Você pode conseguir uma moldura de madeira usando uma serra elétrica (se escolher a lâmina certa), mas é recomendado cortar estruturas de alumínio com tesouras de metal. Não se deve tentar acelerar o processo com rebarbadoras, pois danifica a camada anticorrosiva, reduz a vida útil do isolamento térmico. Parafusos, pernos e parafusos auto-roscantes em paredes de madeira é melhor feito com uma chave de fenda com um conjunto de bocais. A versão recarregável do dispositivo é a mais adequada, porque então não haverá nenhum fio interferindo permanentemente.
Aconselha-se a regularização das peças de madeira e cravar as buchas com martelo ou maço de borracha. Se você precisar montar filmes de membrana, a melhor solução é usar um grampeador com um conjunto de grampos. Na preparação do torneamento, cada parte é verificada de acordo com o nível de construção: mesmo pequenos desvios, imperceptíveis à vista, muitas vezes levam ao funcionamento incorreto do isolamento. Claro, antes mesmo de iniciar a instalação, as paredes de madeira devem ser impregnadas com várias camadas de composição anti-séptica. O uso de pistola de pulverização ajudará a acelerar essa impregnação.
Etapas de instalação
É útil considerar as instruções passo a passo sobre como isolar as paredes externas das casas de silicato de gás com suas próprias mãos. Um pré-requisito para o funcionamento normal da maioria desses edifícios é a instalação de material de isolamento e proteção contra a umidade do exterior. Se os blocos são decorados com tijolos, todos os materiais de proteção são dispostos no espaço entre eles e o silicato de gás. A alvenaria com 40-50 cm de espessura no centro da Rússia, via de regra, não requer isolamento térmico adicional.Mas se forem utilizadas construções de 30 cm e mais finas, esse trabalho torna-se obrigatório.
Recomenda-se não utilizar argamassas de cimento, pois formam emendas insuficientemente estanques que transmitem em abundância calor para o exterior e geada para o interior do edifício. É muito mais correto montar os próprios blocos com uma cola especial, que garante o encaixe mais confortável. Ao mesmo tempo, reduz a probabilidade de formação de pontes frias.
Ao escolher qual tecnologia para isolar uma casa de silicato de gás, você deve prestar atenção a:
- o número de andares nele;
- o uso de janelas e o método de envidraçamento;
- comunicações de engenharia;
- outros detalhes estruturais e arquitetônicos.
Ao isolar silicato de gás, a maioria dos profissionais prefere estruturas de laje à base de lã de rocha ou EPS. Em terceiro lugar em popularidade estão os complexos de isolamento de fachada à base de gesso. O isopor e os rolos de lã de rocha tradicionais são estranhos: não há vantagens particulares sobre os líderes, mas há complicações adicionais. Dos últimos desenvolvimentos, vale a pena prestar atenção aos painéis térmicos, que se distinguem não só pela excelente proteção térmica, mas também por uma aparência estética decente.
Se qualquer tipo de lã mineral for escolhido para o trabalho, você precisará de:
- aperte o torneamento vertical;
- colocar impermeabilização e barreira de vapor (separados ou combinados em um material);
- montar o próprio algodão e deixá-lo repousar;
- coloque um segundo nível de isolamento de umidade e vapor;
- colocar uma malha de reforço;
- aplicar um primer e material de acabamento;
- pintar a superfície (se necessário).
A instalação das placas de algodão é feita somente com os adesivos indicados na embalagem. É permitido terminar as paredes acima do isolamento não com tinta, mas sim com tapume. Recomenda-se escolher a variedade mais densa de algodão para evitar endurecimento e escorregamento prematuros. Ao instalar as guias, elas são montadas 10-15 mm mais próximas umas das outras do que a largura de uma única placa. Isso permitirá o preenchimento mais denso da moldura e eliminará as menores lacunas.
O poliestireno expandido para isolar as casas do exterior é ainda melhor do que a lã mineral. Mas seu maior isolamento térmico é desvalorizado por sua baixa resistência mecânica. Se cargas significativas irão obviamente atuar na parede, é melhor recusar tal solução. O preenchimento das juntas entre as placas só é permitido com espuma de poliuretano. O revestimento externo com tapume ou a aplicação de gesso na fachada evitarão os efeitos nocivos das intempéries e da radiação ultravioleta.
O isolamento térmico externo de um porão em uma casa particular deve ser feito apenas com materiais que sejam tão resistentes à umidade quanto possível. Afinal, mesmo as camadas de proteção mais confiáveis podem ser violadas e, por razões óbvias, não será possível eliminar esse problema de forma rápida e fácil.
Os requisitos básicos são os seguintes:
- realizar todos os trabalhos apenas na estação seca e em climas quentes;
- certifique-se de remover o solo ao redor da fundação da casa;
- aplicar mástique resistente à umidade em uma camada contínua;
- remover o isolamento 50 cm acima da linha superior da fundação;
- processar a camada isolante que permanece no subsolo com um revestimento impermeabilizante adicional;
- providenciar drenagem;
- decore a base com estruturas e materiais decorativos
Dicas úteis
Profissionais isolam casas de lajes de concreto armado com o máximo de cuidado possível. Este material, além de passar muito calor por si só, é projetado de forma que a eficiência térmica seja significativamente reduzida. Os desenvolvedores se esforçam para tornar os produtos de concreto armado leves e compactos para os padrões de construção, portanto, é recomendável levar em consideração as informações da documentação que acompanha.
Um erro comum é usar o tipo de espuma mais barato; eles têm vida muito curta e não permitem nem mesmo uma vida inteira para fornecer isolamento de alta qualidade.Para sua informação: antes de isolar porões, é recomendável primeiro fornecer ventilação completa de alta qualidade.
Aquecedores com folha são uma solução bastante nova e prática que combina três propriedades valiosas ao mesmo tempo:
- restringir o fluxo de calor;
- bloquear o encharcamento da camada isolante e seu substrato;
- supressão de sons externos.
As opções modernas de materiais laminados permitem isolar simultaneamente a parede e as divisórias da casa, as tubulações e até mesmo os edifícios auxiliares. Lã mineral, coberta com folha em um dos lados, é recomendada para uso principalmente em instalações não residenciais. Independentemente do tipo de material, é fixado de forma que o refletor "olhe" para o edifício.
Deve deixar uma folga de 20 mm do acabamento externo à camada de isolamento, a fim de fortalecer o isolamento térmico com uma folga de ar. Nos primeiros pisos, é imperativo isolar não só as paredes, mas também o chão.
Os resíduos industriais são bastante difundidos na proteção térmica de residências particulares, muitas pessoas utilizam a escória metalúrgica para esse fim. Resíduos da fundição de níquel e cobre são mais demandados do que outros, pois são quimicamente resistentes e a resistência à tração começa a partir de 120 MPa. Usando escórias com densidade inferior a 1000 kg por 1 cu. m, é necessário criar uma camada de proteção térmica de 0,3 M. Na maioria das vezes, os resíduos do alto-forno são usados para isolar pisos, não paredes.
Às vezes você pode ouvir declarações sobre isolamento de papelão. Teoricamente, isso é possível, mas na prática existem muitos problemas e dificuldades com isso. A única opção que atende aos requisitos necessários é o papelão ondulado, que possui entreferros que retêm o calor.
O próprio papel, mesmo sendo muito grosso, protege apenas do vento. O material ondulado deve ser colocado em várias camadas com a colagem obrigatória das juntas. Quanto menos conexões entre as camadas individuais, melhor.
As melhores qualidades de papelão:
- higroscópico;
- cheira muito mal quando molhado;
- conduzir muito calor em comparação com outras opções.
É muito melhor usar papel kraft: também é fino, mas muito mais resistente do que papelão. Esse revestimento protege eficazmente o isolamento principal do vento (na maioria dos casos, a lã mineral está localizada na parte inferior). Em termos de parâmetros de proteção térmica, o papel kraft é idêntico à madeira natural, também passa bem o vapor.
Pelo menos o fato de os produtos para ele serem produzidos em escala industrial e mesmo com tecnologias diferentes fala dos méritos do isolamento com lã ecológica. O método seco de aplicação de celulose envolve o enchimento dos grânulos nos nichos atribuídos. É importante levar em consideração que a ecowool é produzida na forma de uma fração fina e pode "pulverizar". Vários reagentes contidos neste isolamento são capazes de provocar reações alérgicas locais. Portanto, todo o trabalho é realizado com luvas de borracha ou tecido e respiradores (máscaras de gás), e uma camada de lã ecológica é circundada por uma barreira de papel kraft (não pode ser substituída por papelão!).
Para obter informações sobre como isolar as paredes externas da casa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
Se houver oportunidade de material, é melhor chamar um profissional com uma máquina especial e solicitar um tratamento com cola d'água. Não é apenas mais seguro para a saúde, mas também mais eficaz e confiável ao longo do tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.