Isolamento das paredes externas da casa com lã mineral
Desde os tempos antigos, vários materiais à mão foram usados para isolar as caixas. Agora, esse processo parece muito mais fácil, porque surgiram aquecedores mais modernos. A lã mineral é apenas uma delas.
Vantagens e desvantagens
A lã mineral tem uma estrutura fibrosa. É constituído por rochas fundidas, bem como vários ligantes, como minerais e resinas. O topo da lã mineral é coberto com uma fina camada de papel kraft. Na maioria das vezes, com a ajuda de lã mineral, as paredes ou a fachada da casa são isoladas do lado de fora.
Esse material é adequado para um tijolo e uma casa de toras e para a construção de uma casa de toras.
Vantagens
A lã mineral é escolhida para isolamento por vários motivos:
- possui um alto nível de resistência ao fogo;
- não deforma mesmo depois de vários anos;
- o nível de isolamento acústico e barreira de vapor é muito alto;
- é um material ecologicamente correto que é totalmente seguro para o corpo humano;
- a vida útil deste material é de cerca de 60-70 anos.
desvantagens
Apesar do grande número de aspectos positivos, a lã mineral também apresenta várias desvantagens. Portanto, na composição da lã mineral existe a resina de formaldeído. Em temperaturas muito altas, ele pode oxidar e liberar fenol, o que afeta negativamente o corpo humano.
No entanto, ao isolar as paredes externas da casa, você não precisa se preocupar com isso.
Escolha de lã mineral
Existem vários tipos de algodão.
- Basalto ou pedra. Esse material difere dos outros por sua longa vida útil e baixa condutividade térmica. É feito a partir de resíduos da produção metalúrgica. O material é totalmente seguro para o homem e amigo do ambiente. É fácil de cortar e também rápido de montar. Este material se distingue por um alto nível de isolamento acústico. Por este motivo, é utilizado para isolar fachadas sob uma camada de gesso. As desvantagens da lã de basalto incluem um custo muito alto. Além disso, durante o trabalho, pequenos pedaços de algodão podem se desprender, formando pó de basalto. A densidade da lã mineral basáltica é 135-145 kg por metro cúbico.
- Lã de vidro mineral. Para sua fabricação, é utilizada uma liga de fibra de vidro básica, o que a torna suficientemente forte e densa. O material tem baixo custo, é resistente ao gelo, não encolhe, não inflama. A densidade do material é de 130 quilogramas por metro cúbico. Esta lã é considerada a melhor entre os materiais de isolamento mineral.
- Lã mineral de escória. É feito a partir da fusão da escória de alto-forno. Sua densidade está na faixa de 80-350 quilogramas por metro cúbico. O custo do material não é muito alto. Isso torna o algodão em lã especialmente popular entre os compradores. Os especialistas não recomendam o uso deste tipo de algodão em locais com precipitação frequente e mudanças bruscas de temperatura.
Além disso, a lã mineral também se distingue por sua estrutura de fibra. Pode ser em camadas verticalmente, em camadas horizontalmente, bem como ondulado. Além disso, o isolamento é marcado.
- O algodão em rama, cuja densidade está dentro de 75 quilogramas por metro cúbico, é denominado P-75. Ele pode ser usado apenas nas superfícies onde as cargas são pequenas.
- A marcação P-125 denota lã mineral com uma densidade de cerca de 125 quilogramas por metro cúbico.Pode ser usado para acabamento de superfícies horizontais.
- Para o acabamento de paredes feitas de folhas de metal perfiladas, bem como pisos de concreto armado, utiliza-se algodão hidrófilo marcado PZH-175.
O que você precisa?
O isolamento térmico das casas com lã mineral não pode ser feito sem certos dispositivos e ferramentas. Isso exigirá:
- malha reforçada com metal;
- nível de construção;
- espátulas de diferentes tamanhos;
- perfurador;
- cavilhas;
- martelo;
- cola especial;
- primer;
- recipiente para cola.
Instalação de torneamento
A lã mineral pode ser usada sob o seguinte revestimento: sob o papelão ondulado, gesso, revestimento, tijolo. Neste caso, as paredes podem ser feitas de madeira, espuma de concreto, tijolo. No entanto, inicialmente você precisará fazer uma caixa. Pode ser construída tanto a partir de uma barra de madeira como a partir de um perfil galvanizado.
Se não for possível dispensar os fechos, é melhor fazer a caixa de madeira.
Mas também tem desvantagens, porque tem uma estrutura heterogênea. Isso pode levar a uma mudança na forma do material de toras. Para evitar que isso aconteça, a madeira deve ser pré-processada.
Depois disso, você pode prosseguir para a construção da caixa. Se for montado com blocos de madeira, eles também podem ser usados para proteger o material de revestimento. A distância entre as barras depende inteiramente da largura da lã mineral. No entanto, vale a pena verificar se ele corresponde exatamente ao tamanho dos blocos - caso contrário, o isolamento será ineficaz. Quanto aos recursos de posicionamento, eles podem ser fixados tanto horizontalmente quanto verticalmente.
Como fixador, você pode usar pregos ou cavilhas galvanizadas especiais. Cada seção individual da ripa deve ser verificada com um nível para que o plano do quadro seja uniforme. Além disso, é imperativo fazer uma caixa ao redor de todo o perímetro das janelas e portas.
Tecnologia
Aqueles que preferem isolar a casa com as próprias mãos devem primeiro ler as instruções e descobrir como colar lã mineral corretamente em uma parede de madeira e tijolo ou em uma base de concreto aerado.
Em primeiro lugar, você precisa começar a preparar a superfície das paredes externas. Devem ser limpos de sujeira e poeira, e todas as irregularidades devem ser eliminadas. Se houver tinta ou gesso velho, pode ser removido com uma espátula ou solvente.
Após a conclusão do trabalho de limpeza, é necessário fazer uma marcação com flechas feitas de fortes cordas de náilon.
Preparação e instalação de isolamento
Começamos a preparar a superfície da lã mineral. Por esta você pode usar adesivos especiais como Ceresit CT 180. Esta composição deve ser aplicada nas placas de lã mineral preparadas com uma espátula especial. A camada de cola não deve ser superior a 0,5 centímetros. Para uma melhor fixação, uma ou duas demãos de primer devem ser aplicadas na lã mineral.
Quando as placas de lã são preparadas, elas precisam ser cuidadosamente coladas na fachada. Nos locais onde o algodão se encontra com a janela, é necessário garantir que a junta do isolamento não borde a borda da abertura da janela. Caso contrário, pode ocorrer vazamento de calor. Você também precisa verificar se a lã mineral cobre bem o espaço entre as vigas.
Quando a lã mineral está bem colada, vale a pena fazer fixações adicionais. Isso é necessário para aumentar a segurança de toda a estrutura, porque o peso do bloco de algodão é duas vezes o peso dos blocos de espuma. Os tarugos podem ser usados como fixação adicional. Porém, trabalhos adicionais só podem ser realizados em um dia, quando a cola estiver completamente seca.
Para um bloco de lã mineral, você precisará usar 8 fechos. Para fazer isso, você precisa fazer furos nos blocos de algodão, cuja profundidade será vários centímetros a mais do que o comprimento do próprio passador.
Depois disso, é necessário inserir os fechos nas aberturas preparadas e, em seguida, instalar os pinos-guia no meio e fixá-los bem.
Em seguida, você precisa começar a instalar "remendos" nos cantos onde as aberturas e as paredes se encontram. Assim, toda a estrutura da fachada é reforçada. Os "remendos" leves são feitos de pedaços de malha reforçada. Logo no início, uma camada de cola é aplicada nos locais desejados. Em seguida, uma malha de reforço é instalada nessas seções.
Quando todos os "remendos" estiverem prontos, você pode começar a instalar a tela de reforço. Para fazer isso, você também precisa aplicar uma composição adesiva na qual a tela é fixada. Se o isolamento for feito para revestimento, apenas uma camada de lã mineral será suficiente - neste caso, não será necessário colocar uma malha de reforço.
Impermeabilização
Para proteger a sala da penetração de umidade do interior da casa, uma barreira de vapor deve ser colocada sob a lã mineral. Para isso, é melhor usar uma membrana difusa que permita a passagem perfeita do ar. Ele deve ser preso diretamente à parede usando um grampeador de construção comum.
Também é permitido anexar tiras individuais da membrana. É melhor usar colchetes para corrigi-los. Todas as costuras devem ser bem isoladas com fita adesiva.
Resumindo, podemos dizer que isolar as paredes da casa com lã mineral ajudará a lidar com problemas como a perda de calor.
Ao mesmo tempo, qualquer proprietário pode realizar essa tarefa. Basta seguir regras simples e utilizar materiais de qualidade.
Para dicas de isolamento com lã mineral, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.