Isolamento da fachada de uma casa de alvenaria com métodos modernos

Isolamento da fachada de uma casa de alvenaria com métodos modernos
  1. Peculiaridades
  2. Os melhores materiais
  3. Tecnologias reais
  4. Como fazer a automontagem?
  5. Avaliações
  6. Conselhos úteis de profissionais

O tijolo é um material tradicional para construção privada. Mas, ao contrário da madeira, requer necessariamente um isolamento de alta qualidade. Se isso não for feito, a vida na casa provavelmente não será agradável e confortável, especialmente durante a estação fria.

Peculiaridades

O isolamento de uma casa de tijolos é um grande complexo de obras. Não basta executá-los apenas nas paredes da fachada, será necessário realizar algumas manipulações com o telhado, o resto das paredes, a base e o piso. É imprescindível levar em consideração que tipo de tijolo é utilizado, como foi feita a alvenaria, em que região climática se realiza a construção ou reforma.

É impossível isolar blocos sólidos da parte externa usando o mesmo método que é adequado para peças com cavidades de ar. O método de alvenaria (contínua ou com entreferro interno) também é importante.

Ao avaliar a condutividade térmica, não se pode confiar apenas em indicadores tabulares que podem ser encontrados na Internet ou em literatura especializada. As tecnologias estão mudando rapidamente e também cada fabricante está tentando colocar seu próprio know-how em circulação, variar a receita e os modos de processamento. Portanto, você deve se concentrar apenas nas informações oficiais dos fornecedores.

Se você planeja colocar um tijolo em uma camada contínua, o isolamento pode ser colocado em um lado e nos dois lados ao mesmo tempo. O uso de painéis frontais e isolamento na parede de alvenaria oca tem suas próprias sutilezas.

Os melhores materiais

O coeficiente de condutividade térmica é um indicador decisivo para qualquer material de isolamento térmico. É igual à energia térmica que passa por 100 cm do revestimento em 60 minutos. Se partirmos apenas deste parâmetro, é melhor cobrir a parede de tijolos com poliestireno expandido e lã mineral.

Mas é preciso levar em conta outras nuances, pois se o material mantém o calor bem, isso não significa que seja adequado para todos os casos possíveis. É muito importante prestar atenção à intensidade da absorção de umidade - dependendo desse indicador, nenhum material pode se comparar à espuma de poliestireno extrudado.

O mesmo método de proteção é o mais denso de todos. Se levarmos em consideração a inflamabilidade (classe mínima G1 - parar a combustão após o fogo cessar), então o EPS e a espuma estão em posições aproximadamente iguais. Nem sempre é possível usar argila expandida, é adequada apenas para casas com alvenaria de poço.

Essa proteção térmica é muito simples de criar, mas com o tempo pode se tornar heterogênea, o que afeta negativamente as características. É possível usar drywall para isolamento apenas em ambientes internos, pois as declarações dos fabricantes sobre a resistência de algumas opções à alta umidade não devem ser levadas a sério.

É relativamente simples usar poliestireno, incluindo penoplex. As lajes grandes são por vezes equipadas com um sistema de ranhuras espinhosas e podem ser coladas a partir do perfil da cave. Essa solução é adequada para tapume, mas o nível de permeabilidade da camada de acabamento para o vapor não irá satisfazer ninguém. Se, no entanto, existe o desejo de escolher apenas esses aquecedores, vale a pena equipar uma fachada ventilada completa no topo.

Penoplex pode ser aplicado de várias maneiras.Uma folha típica tem uma largura de 600 mm, um comprimento de 1,2 ou 2,4 m. Em diferentes modificações, a espessura da folha varia de 20 a 100 mm. Dentre todas as versões, em primeiro lugar está merecidamente a modificação “Fachada”, especialmente desenhada para o acabamento e proteção térmica de paredes externas capitais.

Alguns construtores amadores escolhem revestimento de parede de tijolo com blocos de concreto aerado para isolamento. Essa medida é recomendada se houver um fulcro adequado e toda a estrutura for bem pensada. Vale a pena com antecedência, no processo de preparação da parede de suporte, colocar reforço de fibra de vidro na forma de saídas.

Não vale a pena usar concreto de argila expandida para proteção térmica de estruturas de tijolo, pois suas qualidades térmicas não são boas o suficiente. Justifica-se isolar uma parede de tijolo de silicato com lã de basalto porque dura muito tempo e é uma solução totalmente natural. Em vez de uma versão solta ou em rolo, é mais correto pegar placas de algodão, pois são consideradas as mais confiáveis.

Eles começaram a isolar casas com vidro de espuma granulada na década de 1930, mas na época era muito caro e não era muito prático. A porosidade desse material, obtida com tecnologia moderna, varia de 80 a 95%. A cor depende do tipo de matéria-prima utilizada. Apesar da leveza, a resistência à compressão desse material é muito alta, e a liberação de calor para o exterior é perceptível à frente da madeira.

A vantagem do vidro de espuma é um excelente amortecimento do ruído externo; mas não devemos esquecer que é muito caro e pode ser destruído por esforços mecânicos.

Especificações

A espessura padrão de isolamento para paredes de tijolo é determinada pelas fórmulas mais simples. É melhor focar na taxa de resistência térmica estabelecida para uma região específica do país. O segundo parâmetro indispensável para um cálculo preciso é a resistência térmica das superfícies principais do mancal, e o terceiro é o mesmo, mas para proteção térmica.

Uma parede de meio tijolo é considerada igual a 12 cm, um tijolo - 24 cm, e para uma estrutura de três camadas, o cálculo é realizado com uma espessura de 0,8 m. Uma estrutura de três camadas é muito rara e bastante cara opção. A parte principal das estruturas é feita de um tijolo e meio e, se houver menos de três blocos, não se pode prescindir de isolamento em todo o território pós-soviético. Esta regra também se aplica à costa dos mares Negro e Azov.

Um erro comum é isolar as paredes por dentro, isso leva à condensação e outros fenômenos negativos. Para o revestimento ou uma fachada ventilada, geralmente é usada lã mineral ou de vidro com uma densidade de pelo menos 40 kg e 17 kg por 1 metro cúbico. m respectivamente. Quando se pretende isolar as paredes com tijolos decorativos, será necessário reforçar a fundação com adição de argamassa.

Se a parede após o acabamento com isolamento será permeável ao vapor de água ou não, depende das preferências pessoais dos proprietários. Uma exceção é feita apenas para a sala de vapor, onde é necessária a liberação de vapores externos.

Qual escolher?

Depois de revisar as informações básicas sobre materiais de isolamento, é fácil entender que sua escolha não pode ser ditada apenas por considerações financeiras. A tentativa de economizar dinheiro com isolamento acaba sendo apenas uma despesa adicional durante a operação do edifício. Deve-se ter em mente que, dependendo da opção escolhida, as alterações:

  • a composição da ferramenta manual necessária;
  • tipos de máquinas usadas;
  • lista de componentes;
  • seqüência de trabalhos;
  • execução da fundação.

Uma base muito leve suportará facilmente a carga criada pelo polímero espumado, mas se grânulos de cerâmica forem usados, já não será confiável. E você também precisa prestar atenção se um acabamento decorativo externo será necessário ou se as próprias peças de proteção contra calor terão um desempenho bastante atraente.

Se você precisar instalar revestimentos, tijolos de revestimento ou gesso, precisará de mais adesivos, fixadores, geotêxteis e assim por diante. Essa circunstância complicará significativamente o trabalho. Os materiais para isolamento interno e externo devem ser cuidadosamente separados.

No segundo caso, os requisitos de segurança ambiental são muito menores, mas aumenta o perigo dos efeitos destrutivos da umidade e do vento. Os aquecedores externos são preferíveis por outro motivo: eles permitem que você deixe toda a parede de suporte na área de temperaturas de congelamento e excluem completamente o seu congelamento.

O uso de materiais de isolamento interno torna-se obrigatório nos seguintes casos:

  • por decisão das autoridades de supervisão estaduais, esta é a única maneira de fazê-lo;
  • uma sala técnica sem aquecimento está localizada imediatamente atrás da parede (isso é irrelevante para a fachada da casa);
  • são prováveis ​​geadas muito severas, que requerem proteção mais intensiva do espaço habitável.

A lã mineral, embora não seja ruim por si só, é rapidamente embebida em água. Portanto, você precisará cobri-lo por fora com filmes à prova d'água. Se você quiser deixar o "bolo" o mais fino possível, deve-se prestar atenção às misturas de polímeros extrudados, porque são quase impermeáveis ​​à umidade e são caracterizadas por uma resistência aumentada. Ao avaliar a inflamabilidade, é recomendável comparar o desempenho real do material com os requisitos definidos pelo corpo de bombeiros.

A vantagem dos revestimentos de rolo e folha sobre as opções líquidas é que eles podem ser facilmente montados mesmo por não profissionais que não possuem ferramentas especializadas.

Tecnologias reais

A melhor solução seria, em princípio, não procurar uma opção adequada entre todas as abordagens possíveis de isolamento, mas concentrar-se nos métodos modernos. Eles atendem plenamente a todos os requisitos das normas e, além disso, absorveram uma experiência de trabalho centenária concentrada. Existem duas áreas principais que são mais procuradas agora:

  • Formato de sanduíche. Uma moldura (feita de madeira ou metal) é montada em paredes completamente acabadas, nas quais o isolamento é inserido. Do lado de fora, o material decorativo é aplicado à moldura. A vantagem deste método é a alta resistência e confiabilidade, mas a base da construção também deve ser forte e sólida.
  • "Fachada molhada". O isolamento é colado com misturas especiais, em seguida é coberto com uma tela de reforço e acabamento. É importante notar que o poliestireno expandido será corretamente montado como substrato para revestimento de vinil e outros materiais de acabamento.

O método de fixação ao escolher uma "fachada úmida" é aproximadamente o mesmo que ao trabalhar com espuma, a saber:

  • o primeiro passo é limpar as paredes de sujeira, poeira e gesso;
  • grandes fissuras são cobertas com massa e a superfície como um todo deve ser coberta com uma camada de primer;
  • é colocado um perfil inicial, que é fixado em todo o perímetro com pregos. Certifique-se de verificar as linhas horizontais com um nível de construção;
  • além de colar espuma de poliestireno, às vezes é fixada com âncoras ou pastas especiais;
  • a fixação na parte central dos painéis com pregos aumenta a rigidez da estrutura;
  • é necessário selar as juntas das placas com espuma de poliuretano, e levar uma malha de reforço que não seja destruída por ácidos e álcalis.

Se a alvenaria de poço estiver sendo feita, materiais em rolo podem ser usados ​​para impermeabilizá-la por dentro. O próprio isolamento é realizado através do preenchimento de reagentes especiais - concreto leve, escória, argila expandida e alguns outros. É necessário bater o material a cada 50 cm.

Muita atenção deve ser dada ao aquecimento dos cantos, enquanto o efeito de uma garrafa térmica deve ser alcançado. Recomenda-se estudar cuidadosamente a composição química do revestimento a ser instalado ou da mistura derramada nele para ter total confiança em sua segurança e confiabilidade.

Como fazer a automontagem?

Cálculos

Até os métodos mais modernos de isolamento de paredes de tijolos estão disponíveis para pessoas comuns. A principal condição para a sua utilização é um cálculo preciso e competente da estrutura. Só ele permite garantir simultaneamente a retenção do calor no interior e o custo mínimo de trabalho. A solução mais simples e eficaz em muitos casos é o isolamento da parede com espuma de poliestireno extrudido. Calcular as métricas necessárias é bastante simples.

Por exemplo, a parede é forrada com tijolos maciços, cada um com 30 cm de espessura. A resistência à transferência de calor é determinada dividindo essa espessura pela condutividade térmica do material. Acontece a diferença entre a resistência térmica prescrita normativamente e real.

Agora você precisa multiplicar essa diferença pela condutividade térmica do isolamento selecionado. O resultado calculado deve, se necessário, ser arredondado para o valor inteiro mais próximo (uma vez que os protetores térmicos de rolos e placas são produzidos em múltiplos de 1 cm).

Quando várias camadas são usadas ao mesmo tempo, suas características de energia devem ser somadas para evitar erros.

O isolamento da parede final de uma casa ou apartamento tem suas próprias sutilezas. Em prédios de apartamentos, essa manipulação raramente é realizada ao ar livre, pois é muito cara e pouco prática. Isso deve ser precedido por uma busca minuciosa por prováveis ​​pontes frias. Como em outros casos, recomenda-se o uso de poliestireno expandido, espuma ou materiais à base de basalto.

Seqüência de trabalho

Tijolo de cerâmica não apenas isola a fachada, mas também tem uma aparência atraente e funciona de forma confiável. Mas isso só é feito com a condição de que a alvenaria seja feita de acordo com as normas, suas costuras sejam totalmente uniformes e não sujas. A presença de pequenas fissuras ou manchas de argamassa nos blocos é inaceitável. A mistura para fixação da alvenaria é formada por cimento M-400 e areia na proporção de 1: 3.

É importante notar que você não pode tirar areia de rio, pois leva a um encolhimento rápido da solução, se você não adicionar um plastificante. Não é necessário criar uma costura cinza clássica: uma grande variedade de pigmentos é vendida de bom grado em um conjunto para tijolos de revestimento.

A primeira etapa da obra é preparar a impermeabilização. Para ela, leve material de cobertura ou polietileno espesso. Comece o assentamento pelos cantos, deixando um espaço de ar na parede principal (40-50 mm). A argamassa preparada deve ser relativamente densa, mas não muito pesada para trabalhar com uma espátula. Uma haste de metal com uma seção de 8x8 a 12x12 mm é colocada nas bordas frontais da alvenaria.

Ao lado dela, a solução deve estar nivelada, e na parte de trás - cerca de 1 cm mais alta. Uma costura vertical é criada de maneira semelhante. Todas as listras precisarão ser esfregadas com um pincel fino após 120-180 minutos, para cobrir quaisquer buracos ou arranhões que apareçam. Então, a entrada de água do ambiente externo será excluída.

Avaliações

O isolamento "faça você mesmo" de uma casa de campo de tijolos com concreto serragem é perfeitamente possível. A julgar pela experiência das pessoas, isso requer a formação de cofragem e aterro ou vazamento de isolamento entre a parede e o perímetro externo desta cofragem. Segundo os profissionais, o concreto serrilhado deve ser misturado à cal, o que o tornará mais resistente e estável. Este isolamento é mais durável que o poliestireno, não é suscetível a invasões de camundongos. Parte da laboriosidade do trabalho é completamente coberta por essas vantagens.

Conselhos úteis de profissionais

Recomenda-se isolar paredes ocas usando os seguintes materiais:

  • bolas de espuma;
  • serragem;
  • misturas desses dois reagentes.

Se não estamos falando de uma construção totalmente nova, você pode usar Penoizol. Através de vários orifícios especialmente perfurados, uma cavidade será preenchida com eles, e isso completará o trabalho. A alvenaria de poço também pode ser isolada com espuma de poliuretano, que é 50–300% mais quente do que outras opções.Um revestimento monolítico é formado sem costuras e pontes de gelo.

A camada isolante não rachará quando o edifício se mover. É possível isolar a parede de tijolo externa ao longo do perímetro externo com materiais como:

  • poliestireno expandido;
  • Isopor;
  • lã mineral.

Não tenha medo de que esses materiais possam piorar a aparência, pois podem ser revestidos adicionalmente com placas de gesso cartonado ou revestimento. Além disso, cada 100 mm de isolamento deve ser igual a 100 cm de alvenaria.

Antes da decoração da parede externa, deve-se remover os menores defeitos do gesso. A instalação das placas de poliestireno deve ser realizada com cola especial, e a fixação adicional é realizada por meio de buchas de guarda-chuva. Uma superfície externa completamente acabada é às vezes coberta com tinta de fachada para uma aparência ideal, mas aqui você tem que tomar sua própria decisão.

Ao formar uma fachada ventilada, uma estrutura de metal deve ser preferida. Claro, é mais difícil criá-lo, mas esse design será mais durável e estável. Recomenda-se colocar o isolamento sob tensão, bem como sobre ele materiais impermeáveis ​​a líquidos. Defeitos significativos são eliminados com um primer que penetra profundamente no material. As composições de cimento-areia não fornecem uma conexão eficaz entre a parede principal e a camada de proteção térmica.

O isolamento de uma velha casa de madeira forrada de tijolos é bastante acessível para os construtores comuns. Neste caso, recomenda-se levar lã mineral, pois permitirá a passagem do ar e tem um maior nível de segurança contra incêndio. Mas se houver uma necessidade ou desejo, não haverá nenhum dano particular na escolha de penoplex e outros materiais modernos. É aconselhável fazer um isolamento externo em duas camadas, então as pontes frias definitivamente não aparecerão. Os orifícios de ventilação na alvenaria ajudam a evitar que a camada de isolamento se molhe.

As pessoas costumam perguntar como isolar um cômodo de canto de uma casa de tijolos. O primeiro passo é aplicar uma camada de gesso (se não for originalmente). Obviamente, toda a decoração de parede anterior, incluindo a massa de vidraceiro, deve ser completamente desmontada. O isolamento interno é feito na maioria das vezes com a colagem de folhas de poliestireno expandido. É importante não esquecer que depois de aplicar a cola na folha, falta apenas um minuto para trabalhar, por isso todo encaixe, recorte deve ser feito com antecedência.

Neste vídeo, você encontrará uma visão geral comparativa dos aquecedores para a fachada da casa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário